quinta-feira, 28 de outubro de 2010

GABARITO: Atividade sobre informatividade e senso comum no texto dissertativo-argumentativo



# Respostas:

1.
a) No terceiro parágrafo; são apontadas como causas: crises econômicas problemas mentais, uso de drogas.
b) Não; são apenas mencionadas.
c) Revelam insegurança e pouco conhecimento do assunto.

2.
a) Não; desde o início o autor afirma ser praticamente impossível eliminar a violência da sociedade.
b) Apenas a de se precaver, não sendo sugerida concretamente nenhuma medida.
c) Resposta pessoal. Espera-se que o aluno perceba que a sugestão não é satisfatória.

3.
a) Não, pois o texto não consegue fazer uma análise das causas e consequências do problema nem apontar soluções.
b) A insatisfação do leitor deve-se à baixíssima informatividade do texto, responsável pela fragilidade deste quanto ao conteúdo.

4.
a) Não; estruturalmente ele é coerente.
b) Não, pois o texto precisa apresentar um nível adequado de informatividade, isto é, aprofundar adequadamente as ideias que fundamentam o ponto de vista do autor.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Gabarito: Atividade sobre o gênero textual "Meme de Internet"


# Respostas:

1- "Romeu e Julieta".

2- William Shakespeare.

3- Porque ela representa a marca Xbox e ele, a marca Playstation. Essas marcas são concorrentes no mercado atual. O meme está fazendo uma analogia ao amor proibido de Romeu e Julieta e às suas famílias, que viviam brigando.

4- Redes sociais, internet. Textos publicitários.

5. Em geral para criar uma mensagem de humor. Eles também são utilizados como uma forma de criar uma imagem de inteligência ou modismo.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Gabarito: Atividade com propaganda de O Boticário (anúncio publicitário) intertextualidade com "Chapeuzinho Vermelho"


# Respostas:
1. A propaganda divulga os produtos da marca "O Boticário"

2. Intertextualidade com a obra "O Chapeuzinho Vermelho"

3. A imagem de Chapeuzinho Vermelho como uma mulher bem cuidada, forte, independente e determinada.

4. O texto verbal apresenta que Chapeuzinho Vermelho não é submissa ao Lobo Mau, pelo contrário.

5. Que em ambos os textos Chapeuzinho Vermelho é apresentado como uma mulher forte, independente e determinada.

6. Às mulheres adultas

7. Implicitamente, o argumento que foi usado foi de que as mulheres devem usar os produtos de O Boticário para ficarem lindas e fortes.

8. Convence porque toda mulher se sente bem ao ser associada a uma personagem dos contos de fadas (princesas, branca de neve, cinderela, Chapeuzinho Vermelho).

9. A imagem de uma bela mulher, bem maquiada e sensual.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Gabarito: Atividade sobre literatura de cordel


# Respostas:

a) Há 42 versos nesse cordel.

b) Há 7 estrofes nesse cordel.

c)

na segunda estrofe; Usar/transformar/libertar

na terceira estrofe; Crescimento/conhecimento/convencimento

na quarta estrofe; Importante/constante/estudante

na quinta estrofe; Escola/mola/decola

d) É a palavra “pra” e a forma culta/formal é para.

2.
a) uma sílaba;
E, nos, à, do, é, o, É, ser, de.

b) duas sílabas;
leva, saber, cujo, poder, onde, cargo, maior, capaz

c) três sílabas;
viagem, conquista, escolher

d) quatro sílabas ou mais.
incessante, conhecido

3. 
Escolher, incondicional, mal, opção, poder, por, profissional, quem, quer, representante


Gabarito: Atividade de revisão sobre concordância verbal e nominal



# Respostas:

1. A

2. B

3. C

4. D

5. A

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

GABARITO: Atividade sobre ambiguidade II



Resposta:

a) "... o uso comum de pentes e escovas pode ser transmitido."
"... e se o parasita picar outra espécie que não seja a sua, morre(...)"

b) "... o uso comum de pentes e escovas pode transmiti-lo".
"... e se o parasita picar outra espécie que não seja o seu hospedeiro habitual, morre".

c) Não é o uso de pentes que se transmite, e sim o piolho.

Aula sobre coerência



Leia o texto a seguir e responda às questões propostas:

“João Carlos vivia em uma pequena casa construída no alto de uma colina, cuja frente dava para leste. Desde o pé da colina se espalhava em todas as direções, até o horizonte, uma planície coberta de areia. Na noite em que completava trinta anos, João, sentado nos degraus da escada colocada à frente de sua casa, olhava o sol poente e observava como a sua sombra ia diminuindo no caminho coberto de grama. De repente, viu um cavalo que descia para sua casa. As árvores e as folhagens não o permitiam ver distintamente; entretanto observou que o cavalo era manco. Ao olhar de mais perto verificou que o visitante era seu filho Guilherme, que a vinte anos tinha partido para alistar-se no exército, e, em todo esse tempo, não havia dado sinal de vida. Guilherme, ao ver seu pai, desmontou imediatamente, correu até ele, lançando-se nos seus braços e começando a chorar” (KOCH & TRAVAGLIA, 2003).

Exercícios:
Exercícios:
1. O  texto acima é coerente, ou seja, tem sentido?

2. O autor do texto demonstra ter domínio da linguagem escrita? Justifique sua resposta com elementos do texto.

3. O texto também apresenta marcas de coesão. Destaque do texto:
a) três pronomes que retomam um termo anterior.

b) uma conjunção que indica adição.

c) uma conjunção que indica oposição.

4. Quais são os problemas que você encontrou no texto? Enumere sete desses problemas.

5. O texto em estudo foi produzido numa situação escolar. Levando em conta os tipos de incoerência do texto, responda: A que causas podemos atribuir algumas dessas incoerências?

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Gabarito: Atividade sobre ambiguidade



Resposta:

a) "A portaria proíbe ainda os menores de 18 anos de irem a motéis e rodeios sem a companhia ou autorização dos pais."

b) Que menores de 18 anos só podem ir a motéis com os pais.

c) A portaria proíbe ainda os menores de 18 anos de irem a motéis sem autorização dos pais ou a rodeios sem a companhia ou autorização da família.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Gabarito: Atividade sobre variedade padrão e não padrão a partir do compositor Adoniran Barbosa


# Respostas:
1. Ele escreve errado porque as pessoas falam errado. O autor está se referindo a linguagem informal (coloquial) Neste ambiente, as pessoas não adotam a norma culta da Língua Portuguesa.

2. É importante entender as variedades da língua para que as pessoas compreendam que existem diferenças e que são usadas conforme o contexto.
Na escola é necessário aprender conforme a norma padrão.

3. Porque ele não irá se prender às normas padrão, irá criar conforme a linguagem coloquial.

4. 
"De tanto levar flechada do teu olhar
Meu peito até parece sabe o quê?
Tábua de tiro ao alvo
Não tem mais onde furar

Teu olhar mata mais do que bala de carabina
Que veneno estricnina
Que peixeira de baiano
Teu olhar mata mais que atropelamento de automóvel
Mata mais que bala de revólver"

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Gabarito: Atividade a partir de um poema de Patativa do Assaré | Variedades linguísticas


 # Respostas:

1. B

2. D

3. “Escute o que estou dizendo,

Senhor doutor, senhor coronel:

De fome, estão padecendo

meus filhos e minha mulher.

Sem briga, nem guerra,

Consiga nesta grande terra

um trabalho para mim!

Tenha pena do agregado

Não me deixe deserdado

Daquilo que Deus me deu”.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Gabarito: Atividades sobre Variedades Linguísticas (2)


 # Respostas:

1. 

a) "Olá, Orelha!"

b) "Tudo bem, amigo!"


2. Que o personagem Orelha possui um vocabulário pouco variado na sua comunicação do dia a dia, comum ao grupo social a que ele pertence.


3. O humor reside no fato de que Luke, quando perguntado o que havia achado do Orelha, respondeu apenas "Cabeça", ou seja, respondeu seguindo o padrão da comunicação do Orelha. E a palavra "Cabeça" é uma gíria que significa "gente boa".


4. 

a) Sim, a linguagem usada por eles é adequada porque faz parte do grupo social com o qual eles convivem.

b) O Orelha poderia ter estranhado o jeito diferente que o amigo havia lhe cumprimentado, por considerá-lo muito formal.