quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Activity interpretation of the novel Harry Potter

Read the excerpt below from Chapter I of "Harry Potter and the Philosopher's Stone" when Harry is left as a baby, to create uncles, after the children have become orphans of parents and having survived an assassination attempt by Lord Voldemort.

"- Good luck, Harry" - Dumbledore muttered, turned on his heel and with a swish of his cloak, disappeared.

A breeze ruffled the manicured hedges of Privet Drive, silent and quiet under the blackness of the sky, the last place where one would expect astonishing things to happen. Harry Potter turned into the blankets without waking up, grabbed her little hand next to the letter but he went to sleep, not knowing it was special, not knowing he was famous, (...) could not know that at this very moment, there were people gathering and secretly across the country raised their glasses and said in hushed voices.

"The HarryPotter: the boy who lived. "

Answer the following questions:
1. What genre belongs the above excerpt, the book "Harry Potter and the Philosopher's Stone"?
a) chronic b) tell c) Movie d) Romance e) Magic

2. The passage refers to that element of the plot narrative?
a) presentation b) complication c) climax d) outcome

3. On the characteristics of narrative text in the passage read, is the correct alternative?
a) Dumbledore and Harry Potter characters are
b) "Privet Drive" indicates space
c) "this instant" indicates time
d) the narrator is an observer
e) all of the above are correct

4. What is the semantic value of the conjunctions "and" and "but", respectively?
a) addition and opposition b) addition and explanation c) explanation and opposition
d) completion and adding e) opposition and conclusion

5. Direct Speech is the alternative:
a) "Harry Potter turned"
b) "Good luck, Harry"
c) "there were people gathering"
d) "murmured Dumbledore"
e) "he went to sleep"

6. What meaning can be inferred from this passage: "he went to sleep ... not knowing it was special "?
a) Harry did not know that his parents had died
b) Harry still did not know he was a wizard important
c) Harry unaware of the fact that it was a normal boy
d) Harry knew he was famous
e) Harry still did not know who never had parents

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

活动上的文字解释的小说“哈利·波特

阅读下面的摘录从第一章“哈利·波特与魔法石”哈利离开时,作为一个婴儿,创建叔叔,后的孩子成为孤儿的儿童家长和伏地魔的暗杀企图中幸存下来。

“ - 祝你好运,哈里” - 邓布利多喃喃地说,打开他的脚跟,一个时髦他的斗篷,消失。

微风轻抚着修剪整齐的普里怀特街,沉默和安静下漆黑的天空,最后的地方,其中一个会想到惊人的事情发生。哈利·波特变成毯子没有醒来,抓起她的小手信,但他睡觉去了,不知道它是特别的,不知道他是有名的,(...)可能不知道,在这个非常时刻,还有人收集和全国各地的秘密提出了自己的眼镜,在平静的语调说。

“HarryPotter:男孩谁住。”

回答下列问题:
1。上述摘录,这本书“哈利·波特与魔法石”属于什么流派?
一)慢性B)告诉C)电影D)浪漫E)魔术

2。该通道是指该元素的情节叙事?
一)演示B)并发症C)高潮D)结果

3。在叙事文本中的一段话读的特点,是正确的选择吗?
)邓布利多和哈利·波特字符
B)“女贞路”表示空间
C)“这一刻”表示时间
d)本解说员是一个观察者
E)上述所有是正确的

4。的语义值的连词“和”和“但是”,分别是什么?
a)可加成和反对派二)除了和解释ç)解释和反对派
d)完成并加入E)的反对和结论

5。直接引语是替代:
一)“哈利·波特转身”
B)“祝你好运,哈利”
三)“还有人聚集”
D)喃喃地说:“邓布利多”
E)“,他睡觉去了”

6。从这段话是什么意思可以推断:“他睡觉去了......不知道它是特别的“?
一)哈利不知道,他的父母已经死了
B)哈利仍然不知道他是一个重要的向导
三)哈利不知道的事实,这是一个正常的男孩
D)哈利知道他是著名的
E)哈利仍然不知道是谁没见过家长

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Aula: Análise da música "Pelados em Santos" Mamonas Assassinas



Atividade para aula de língua portuguesa com exercícios de análise e interpretação da música "Pelador em Santos", da banda Mamonas Assassinas

Aula: Música I (Análise de Pelados em Santos)

Pelados Em Santos - Mamonas Assassinas

Mina, seus cabelo é da hora
Seu corpão violão
Meu docinho de coco
Tá me deixando louco

Minha Brasília amarela
Tá de portas abertas
Pra mode a gente se amar
Pelados em Santos

Pois você, minha pitchula
Me deixou legalzão
Não me sintcho sozinho
Você é meu chuchuzinho

Music, is very good
(Oxente ai, ai, ai!)
Mas comigo ela não quer se casar
Na Brasília amarela com roda gaúcha
Ela não quer entrar

É feijão com jabá
Desgraçada num quer compartilhar
Mas ela é lindia
Muitcho mais do que lindia
Very, very beautiful

Você me deixa doidão
Oh, yes! Oh, nos!
Meu docinho de coco

Music, is very porreta
(Oxente Paraguai!)
Pos Paraguai ela não quis viajar
Comprei um Reebok e uma calça Fiorucci
Ela não quer usar

Eu não sei o que faço
Pra essa mulé eu conquistchar
Por que ela é lindia
Muito mais do que lindia
Very, very beautiful

Você me deixa doidão
Oh, yes! Oh, nos!
Meu chuchuzinho

Oh, yes! No, no, no, no!
Eu te I love youuuuu!
Pera aí que tem mais
Um poquinho de "u" Uuuuuuuuuu...


Análise da música:
1. Qual o objetivo do eu-lírico (aquele que se expressa na música) em “Pelados em Santos”?


2. Quais meios ele usa para atingir esse objetivo?


3. Pode-se afirmar que essa canção é de amor? Justifique.


4. Considerando a última resposta, o que torna a música diferente das tradicionais?


5. Identifique na fala do eu-lírico 4 diferentes variedades linguísticas regionais ou extrangeiras (ex.: “mina” – paulistas)..


6. Explique, por meio de uma análise gramatical, a estranheza na construção “Eu te I love you”?

7. Faça uma ilustração da música “Pelados em Santos”. Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Aula: Análise da música "Pra Você" Paula Fernandes


Atividade para aula de língua portuguesa com exercícios de análise e interpretação da música "Pra você", de Paula Fernandes

Aula: Música Sertaneja

Pra Você (Paula Fernandes)

Eu quero ser pra você
A alegria de uma chegada
Clarão trazendo o dia
Iluminando a sacada

Eu quero ser pra você
A confiança, o que te faz
Te faz sonhar todo dia
Sabendo que pode mais

Eu quero ser ao teu lado
Encontro inesperado
O arrepio de um beijo bom
Eu quero ser sua paz, a melodia capaz
De fazer você dançar

Eu quero ser pra você
A lua iluminando o sol
Quero acordar todo dia
Pra te fazer todo o meu amor

Eu quero ser pra você
Braços abertos a te envolver
E a cada novo sorriso teu
Serei feliz por amar você

Se eu vivo pra você
Se eu canto pra você
Pra você

Exercícios de Interpretação de texto:
1. O busca o eu-lírico durante toda a música?

2. A que gênero literário pertence a música “Pra Você”?
a) lírico (expressa sentimentos);
b) narrativo (narra-se uma história);
c) dramático (interpretam-se diálogos).

3. Com suas palavras, explique os versos “Eu quero ser pra você a alegria de uma chegada”.
4. O eu-lírico menciona várias palavras que deseja ser para a pessoa amada. Identifique-as.
5. Aos desejar ser tais palavras, esse eu-lírico demosntra ser uma pessoa com quais qualidades?
6. Explique a diferença entre sentido denotativo e sentido conotativo a partir do verso “Eu quero ser pra você a lua iluminando o sol”.
7. Qual o gênero musical dessa canção? Que indícios te levaram a sua resposta? Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Aula: Análise da música "Na sua estante"



Atividade para aula de língua portuguesa com exercícios de análise e interpretação da música "Na sua estante", da banda Pitty

AULA - Na Sua Estante - Pitty

Te vejo errando e isso não é pecado,
Exceto quando faz outra pessoa sangrar
Te vejo sonhando e isso dá medo
Perdido num mundo que não dá pra entrar

Você está saindo da minha vida
E parece que vai demorar
Se não souber voltar ao menos mande notícias
Você acha que eu sou louca
Mas tudo vai se encaixar
Estou aproveitando cada segundo
Antes que isso aqui vire uma tragédia

E não adianta nem me procurar
Em outros timbres, outros risos
Eu estava aqui o tempo todo
Só você não viu

Você tá sempre indo e vindo, tudo bem
Dessa vez eu já vesti minha armadura
E mesmo que nada funcione
Eu estarei de pé, de queixo erguido
Depois você me vê vermelha e acha graça
Mas eu não ficaria bem na sua estante

Só por hoje não quero mais te ver
Só por hoje não vou tomar minha dose de você
Cansei de chorar feridas que não se fecham, não se curam
E essa abstinência uma hora vai passar...

1. Na 1ª estrofe, há uma demonstração de amor do eu-lírico (uma menina)? Explique.


2. Na 2ª estrofe, a menina admite uma desilusão amorosa.
a) Ela parece superar rápido esse momento? Por quê?

b) Por que ela sofre com as palavras de seu namorado em “Você acha que eu sou louca / Mas tudo vai se encaixar”?

3. Na 3ª estrofe, como a menina resolve mostrar para ele que ela tem o seu valor?

4. Na 4ª estrofe, ela se mostra mais determinada em que postura passar a ter. Explique.

5. Explique o sentido de cada um dos versos abaixo:
a) “Dessa vez eu já vesti minha armadura”
b) “Mas eu não ficaria bem na sua estante”
c) “Só por hoje não vou tomar minha dose de você”
d) “Cansei de chorar feridas que não se fecham”
e) “E essa abstinência uma hora vai passar...” Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Aula: Análise da música "Rap da Felicidade'



Atividade para aula de língua portuguesa com exercícios de análise e interpretação da música "Rap da Felicidade", da dupla de funk Cidinho e Doca

Rap da Felicidade – Cidinho e Doca

Eu só quero é ser feliz
Andar tranquilamente na favela onde eu nasci, é
E poder me orgulhar
E ter a consciência Que o pobre tem o seu lugar
(...)
Minha cara autoridade,
eu já não sei o que fazer
Com tanta violência
eu tenho medo de viver

Pois moro na favela
e sou muito desrespeitado
A tristeza e a alegria
aqui caminham lado a lado

Eu faço uma oração
para uma santa protetora
Mas sou interrompido
a tiros de metralhadora

Enquanto os ricos moram
numa casa grande e bela
O pobre é humilhado,
esculachado na favela

Já não agüento mais
essa onda de violência
Só peço, autoridade,
um pouco mais de competência. (...)

Exercícios de interpretação da música:
1. Que mensagem essa música se propõe a transmitir?

2. Quais os sentimentos que o eu-lírico revela ao cantar os versos da música?

3. Pode-se afirmar que a música é uma crítica aos governantes do nosso país? Explique.

4. Identifique nesse trecho da música:
a) quantidade de estrofes;
b) quantidade de versos em cada estrofe;
c) a localização das rimas (em quais versos de cada estrofe?).

5. Ao ritmo de trovas poéticas, como no “Rap da Felicidade”, escreva um rap (poema) com as seguintes exigências:
a) 3 estrofes;
b) 4 versos em cada estrofe;
c) rimas no 2º verso com o 4º verso de cada estrofe. Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...