Leia a resenha crítica sobre o filme "O menino e o mundo":
O Menino e o Mundo é um dos melhores do cinema nacional atual
SÉRGIO ALPENDRE
LEGENDA: Cena do filme O menino e o mundo.
Convém es quecermos por um instante o clima de Copa do Mundo criado com a indicação de "O Menino e o Mundo" para o Oscar de animação. É bom para o filme, é notícia, mas o clima de festa não faz bem à reflexão crítica.
Premiados ou não, alguns artistas elevaram a animação ao status de arte: Walt Disney, Tex Avery, Chuck Jones e Alexander Ptushko, por exemplo. Nos últimos anos, temos o elogiadíssimo animador japonês Hayao Miyazaki ("A Viagem de Chihiro").
Com o belíssimo "O Menino e o Mundo", Alê Abreu sobe mais um degrau no longo caminho a ser percorrido para entrar no rol de gigantes.
Seu filme narra a história de um menino que parte em busca do pai e, ao mesmo tempo, descobre o mundo e a força da imaginação. O traço simples segue a compreensão infantil das coisas, utilizando várias técnicas (giz, aquarela, lápis, colagens).
A narrativa é poética e sensível sem ser sentimental, semelhante à de outro fera da animação, o holandês Michaël Dudok de Wit, cuja obra-prima, "Father and Daughter" (Pais e filhas), de 2000, está no YouTube.
Em alguns momentos, a tela se enche de cores, como numa aquarela escolar inconscientemente fauvista (uma espécie de versão simplória, mas com sua própria beleza, das telas de André Derain).
Isso porque, obviamente, a escolha das cores e suas combinações não são bem as de uma criança. A não ser que fossem de um pequeno Mozart das artes plásticas.
Em sua aventurosa busca, o menino se depara com procissões de homens com pernas de pau, carroceiros, animais estranhos, paisagens de sonho e até um Carnaval.
Os poucos diálogos são ditos em reverso, como numa brincadeira infantil, o que ajuda a colocar o filme dentro de uma bolha peculiar. Essa é sua maior força.
Podemos questionar o excesso de trilha sonora, mesmo levando em conta que um dos músicos participantes é o craque Naná Vasconcelos. A música torna-se excessiva porque é forte, com melodias marcantes, e, assim, satura.
Trata-se, contudo, de um pequeno deslize entre uma série impressionante de acertos, que fazem deste filme uma das melhores coisas do cinema brasileiro recente.
(Folha de S. Paulo, 27/1/2016. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2016/01/1733860-o-menino-e-o-mundo-e-um-dos-melhores-do-cinema-nacional-atual.shtml. Acesso em: 12/2/2016.)
# Questões:
1. O texto lido comenta o filme "O menino e o mundo", uma animação brasileira em longa-metragem. Entre os itens a seguir, indique em seu caderno o que traduz a finalidade principal do texto.
- Noticiar o lançamento do filme, falar dos profissionais envolvidos na sua produção e comentar a indicação que ele teve ao Oscar.
- Apresentar de maneira breve o enredo do filme e expor um ponto de vista crítico sobre ele.
- Tratar, na forma de reportagem investigativa, da problemática social abordada no filme.
2. Considere que é possível identificar no texto as seguintes partes:
I. apresentação do contexto em que o filme se insere;
II. breve resumo da história e descrição de algumas cenas do filme, entremeadas por elogios;
III. ressalva aos pontos positivos e referência a um ponto negativo do filme;
IV. conclusão, considerando os dois lados apontados.
a. Discuta com os colegas e o professor: Quais parágrafos correspondem a cada uma das partes?
b. Identifique, nas partes I e II, expressões que revelam o caráter elogioso ao filme.
c. Identifique, na parte III, expressões que fazem menção a pontos negativos do filme.
d. Conclua: Entre a crítica positiva e a crítica negativa feitas ao filme, qual prevalece no texto? Justifique sua resposta com base nas respostas dos itens anteriores.
3. Para construir seu texto e fundamentar a crítica que faz, o autor lança mão das seguintes estratégias:
- menção a nomes de autoridades na área cinematográfica;
- descrição detalhada de uma ou mais cenas do filme;
- uso de termos ou explicações de caráter mais técnico.
a. Identifique no texto os trechos em que cada estratégia é empregada.
b. Levante hipóteses: Qual efeito de sentido resulta do emprego dessas estratégias no texto?
4. A linguagem utilizada no texto lido - publicado em um jornal de grande circulação - segue a norma-padrão, porém não apresenta um alto grau de formalidade.
a. Entre os seguintes trechos do texto, indique em seu caderno aqueles que permitem classificar como pouco formal a linguagem empregada.
- "Convém esquecermos por um instante o clima de Copa do Mundo criado com a indicação de 'O Menino e o Mundo' para o Oscar de animação."
- "Premiados ou não, alguns artistas elevaram a animação ao status de arte"
- "Alê Abreu sobe mais um degrau no longo caminho a ser percorrido para entrar no rol de gigantes."
- "A narrativa é poética e sensível sem ser sentimental, semelhante à de outro fera da animação"
- "Isso porque, obviamente, a escolha das cores e suas combinações não são bem as de uma criança."
- "um dos músicos participantes é o craque Naná Vasconcelos"
- "Trata-se, contudo, de um pequeno deslize entre uma série impressionante de acertos"
b. Discuta com os colegas e o professor e conclua: Quais possíveis sentidos o uso de uma linguagem menos formal pode atribuir a um texto como esse?
c. Releia estes trechos:
- "outro fera da animação, o holandês Michaël Dudok de Wit"
- "um pequeno Mozart das artes plásticas"
- "é o craque Naná Vasconcelos"
Ao mesmo tempo em que conferem mais informalidade ao texto, esses trechos também auxiliam na construção da imagem do autor da resenha. Qual imagem é essa? De que forma ela contribui para a credibilidade do autor?
5. Releia o trecho:
"Podemos questionar o excesso de trilha sonora, mesmo levando em conta que um dos músicos participantes é o craque Naná Vasconcelos. A música torna-se excessiva porque é forte, com melodias marcantes, e, assim, satura."
a. Discuta com os colegas e o professor: Trata-se de um trecho que faz uma crítica positiva ou uma crítica negativa ao filme?
b. Proponha uma reescrita para esse trecho, mantendo a mesma ideia, mas acentuando o caráter apontado no item anterior.
c. Compare o texto original ao que você criou e conclua: Qual tom o autor escolheu para fazer a crítica ao filme?
6. A resenha crítica despertou em você vontade de assistir ao filme? Troque impressões com os colegas e o professor e justifique sua resposta.