# Respostas:
1.
a.
Resposta: Negro velho refere-se a um homem negro com idade avançada; já a expressão velho negro, além desse sentido, pode ter também o sentido de ser o "antigo negro", o negro histórico, que continua sendo tratado da mesma forma há tantos anos.
b.
Resposta: O velho negro se refere a todos os negros que hoje estão fora da África.
c.
Resposta: Ele é tanto o negro do passado quanto o do presente, sem um lugar definido, conforme os versos "perdido no tempo / e dividido no espaço".
d.
Resposta: Historicamente, o "velho negro" vem sendo torturado, explorado, zombado.
e.
Resposta: Ele perdeu sua identidade: já não tem sua pátria nem sua religião, perdeu a "noção de ser".
2.
Atenção professor: Sugerimos abrir a discussão com a classe. Do nosso ponto de vista, trata-se de uma ironia do eu lírico, que não vê os poetas de seu tempo lutarem pela causa do negro. Fim da observação.
3.
a.
Resposta: Seria uma forma de se referir ao negro de forma preconceituosa, como se fosse necessário fazer algum tipo de ressalva.
b.
Resposta: A frase reitera o assumir a identidade negra, ou seja, o eu lírico enfatiza que é negro exatamente como é, sem necessidade de acrescentar ou explicar nada.
c.
Resposta: "Negro e pronto!" expressa o sentido indicado no item anterior; já "Negro pronto" é aquele que, com maturidade, está preparado para lutar por seus direitos.
4.
a.
Resposta: Há a aliteração dos encontros consonantais gr, pr, br, tr como nas palavras negro, pronto, preconceito, branco, retranco.
b.
Resposta: Rimas internas: pronto/contra, prego/preto. Rimas externas: entre outras, branco/manco/retranco/pranto; sim/mim; rosto/imposto; força/forcas.
c.
Resposta: A sonoridade do poema reitera a expressividade e a força das palavras. A voz do eu lírico soa como um grito de protesto.
5.
a.
Resposta: O novo conceito de belo é o da beleza negra, ou seja, uma beleza que contém beiço, cabelo pixaim, nariz de abas largas, elementos normalmente desprezados segundo o padrão de beleza preconceituoso dos brancos.
b.
Resposta: Os dois últimos versos se referem a um discurso social preconceituoso, segundo o qual o negro é sujo ou o negro é bom quando, na visão do branco, anula suas próprias referências étnico-culturais e assume características do branco.
6.
Resposta: Ambos os textos abordam o tema do negro historicamente discriminado, a ponto de perder sua própria identidade. No texto de Agostinho Neto, entretanto, não se vislumbra uma saída. Já no texto de Cuti, o eu lírico é um sujeito que dá um basta a essa situação e assume sua identidade negra, irrestritamente.