domingo, 5 de junho de 2011

Gabarito: Atividade sobre ambiguidade e polissemia a partir de uma tirinha de Fernando Gonsales



# Respostas:
1. 
a. 
Resposta: descascar

b.
Resposta: Os sentidos de "trocar de pele" pela exposição excessiva ao sol e de "tirar a casca".

c. 
Resposta: Não, pois só a opção de trocar a pele devido à exposição ao sol seria considerada.

2. Além do termo polissêmico, dois elementos da tira possibilitam a construção da ambiguidade.
a. 
Respostas corretas: a legenda do 1º quadrinho; os desenhos.

b.
Resposta: Os fatores contextuais que explicitam a situação de comunicação em que o enunciado é dito. Nesse caso, as imagens são importantes quando se trata de um texto que mistura as linguagens verbal e não verbal.

3. 
I. Resposta: O incêndio foi no apartamento ou a testemunha estava no apartamento?
II. 
Resposta: Banco: assento ou agência bancária?
III. 
Resposta: O homem ou a mulher estava com as mãos amarradas?
IV. 
Resposta: Manga fruta ou manga da camisa?
V. 
Resposta: Tira: história em quadrinhos ou pedaço?
VI. 
Resposta: Ganhou o estojo ou ganhou a caneta?
VII. 
Resposta: O passeio será uma recompensa por ficar em casa ou foi o motivo pelo qual ela ficou em casa?
VIII. 
Resposta: Pela terceira vez só nesta semana ou esta semana será a terceira vez?

Gabarito: Atividade sobre polissemia e ambiguidade a partir de um anúncio publicitário




# Respostas:
1. 
Resposta: O anúncio constrói o sentido de que, mesmo sem investir em boa propaganda, o interlocutor poderia conquistar parcerias em negócios importantes, veiculando uma ideia de que não seria preciso investir em boa propaganda para se ter sucesso nos negócios.

2. 
a.
Resposta: negócio

b. 
Resposta: Ao próprio interlocutor, tratado por você no anúncio.

3. 
a.
Resposta: fechar um grande negócio

b. 
Resposta: Os sentidos de confirmar uma grande parceria de trabalho ou o sentido de encerrar as atividades de uma grande empresa.

4. 
a.
Resposta: Um conjunto de organizações ligadas à área da publicidade e propaganda: Associação Brasileira de Agências de Publicidade; Associação Latino-americana de Publicidade; Associação Rio-grandense de Propaganda; Federação Nacional das Agências de Propaganda; Sindicato das Agências de Propaganda do RS.

b.
Resposta: O dia mundial da propaganda, 4 de dezembro.

5. 
a. 
Resposta: A fim de chamar a atenção de empresários sobre a importância da propaganda para a sobrevivência do negócio que eles administram.

b. 
Resposta: Um efeito tragicômico, uma vez que a quebra de expectativa do leitor cria humor a partir de uma hipótese trágica.

Gabarito: Atividade sobre literatura africana e negro-brasileira a partir de poemas Agostinho Neto e Cuti



# Respostas:
1. 
a. 
Resposta: Negro velho refere-se a um homem negro com idade avançada; já a expressão velho negro, além desse sentido, pode ter também o sentido de ser o "antigo negro", o negro histórico, que continua sendo tratado da mesma forma há tantos anos.

b. 
Resposta: O velho negro se refere a todos os negros que hoje estão fora da África.

c. 
Resposta: Ele é tanto o negro do passado quanto o do presente, sem um lugar definido, conforme os versos "perdido no tempo / e dividido no espaço".

d. 
Resposta: Historicamente, o "velho negro" vem sendo torturado, explorado, zombado.

e. 
Resposta: Ele perdeu sua identidade: já não tem sua pátria nem sua religião, perdeu a "noção de ser".

2. 
Atenção professor: Sugerimos abrir a discussão com a classe. Do nosso ponto de vista, trata-se de uma ironia do eu lírico, que não vê os poetas de seu tempo lutarem pela causa do negro. Fim da observação.

3. 
a. 
Resposta: Seria uma forma de se referir ao negro de forma preconceituosa, como se fosse necessário fazer algum tipo de ressalva.

b. 
Resposta: A frase reitera o assumir a identidade negra, ou seja, o eu lírico enfatiza que é negro exatamente como é, sem necessidade de acrescentar ou explicar nada.

c. 
Resposta: "Negro e pronto!" expressa o sentido indicado no item anterior; já "Negro pronto" é aquele que, com maturidade, está preparado para lutar por seus direitos.

4. 
a. 
Resposta: Há a aliteração dos encontros consonantais gr, pr, br, tr como nas palavras negro, pronto, preconceito, branco, retranco.

b. 
Resposta: Rimas internas: pronto/contra, prego/preto. Rimas externas: entre outras, branco/manco/retranco/pranto; sim/mim; rosto/imposto; força/forcas.

c. 
Resposta: A sonoridade do poema reitera a expressividade e a força das palavras. A voz do eu lírico soa como um grito de protesto.

5. 
a. 
Resposta: O novo conceito de belo é o da beleza negra, ou seja, uma beleza que contém beiço, cabelo pixaim, nariz de abas largas, elementos normalmente desprezados segundo o padrão de beleza preconceituoso dos brancos.

b.
Resposta: Os dois últimos versos se referem a um discurso social preconceituoso, segundo o qual o negro é sujo ou o negro é bom quando, na visão do branco, anula suas próprias referências étnico-culturais e assume características do branco.

6. 
Resposta: Ambos os textos abordam o tema do negro historicamente discriminado, a ponto de perder sua própria identidade. No texto de Agostinho Neto, entretanto, não se vislumbra uma saída. Já no texto de Cuti, o eu lírico é um sujeito que dá um basta a essa situação e assume sua identidade negra, irrestritamente.