quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

Quiz Literário - Você sabe tudo sobre "Harry Potter e a Pedra Filosofal? Teste seus conhecimentos


1. A que gênero textual pertence a obra "Harry Potter e a Pedra Filosofal"?
a) crônica
b) conto de fadas
c) aventura
d) romance

2. Para qual das casas de Hogwarts Harry foi?
a) Grifinória
b) Sonserina
c) Corvinal
d) Lufa-Lufa

3. Quais são as posições no quadribol?
a) goleiro, batedor e soresto
b) esse esporte não existe
c) apanhador, batedor, goleiro e artilheiro
d) apanhador, goleiro e batedor

4. Qual o nome do cão de três cabeças que aparece na obra?
a) Besta
b) Cão do inferno
c) Fofo
d) Totó

5. O que a pedra filosofal faz?
a) É o elixir da vida
b) Deixa a pessoa louca
c) Permite voar
d) Transforma tudo em bronze

terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Atividade sobre o gênero textual verbete de dicionário


Leia o verbete de dicionário a seguir:

Questões:
1. Qual a finalidade de um verbete de dicionário?
a) expressar sobre o sentimento de uma palavra
b) explicar o conceito de uma palavra
c) determinar referências sobre o conceito de uma palavra
d) comentar sobre o sentido de uma palavra

2. Quais informações o verbete de dicionário acima possui sobre a palavra "saudade"?
a) o conceito
b) o gênero
c) a separação silábica
d) todas as alternativas anteriores

3. Qual o suporte textual de um verbete de dicionário?
a) enciclopédia
b) jornal
c) dicionário
d) revista

4. Os poetas costumam escrever muito sobre o tema "saudade" em suas poesias. No verbete de dicionário acima, a linguagem empregada é
a) literária
b) não literária
c) mista
d) emotiva

5. No verbete lido, o termo "nostálgico" tem o mesmo significado de qual palavra listada abaixo?
a) sôfrego
b) enriquecedor
c) saudoso
d) descontrolado

sábado, 11 de dezembro de 2021

Quiz Literário - Você sabe tudo sobre Machado de Assis? Teste seus conhecimentos


1. Com o romance "Memórias póstumas de Brás Cubas" Machado de Assis foi considerado o introdutor de que escola literária no Brasil?
a) Romantismo
b) Realismo
c) Naturalismo
d) Simbolismo

2. A obra de Machado de Assis, Dom Casmurro, é narrada em primeira pessoa. Quem é o narrador-personagem da história?
a) Capitu
b) José Dias
c) Escobar
d) Bento Santiago

3. Machado de Assis, em Dom Casmurro, mostra Capitu como personagem de maior destaque. Bentinho nutria, em relação a ela, sentimentos de
a) amor desmedido
b) ciúme exacerbado, raiando os limites da doença
c) nenhuma admiração ou respeito
d) profunda admiração e respeito

4. Qual o verdadeiro objetivo que motiva Bento Santiago a escrever suas memórias?
a) publicar um livro
b) provar a seus leitores que foi realmente traído por sua esposa
c) unir as pontas da vida e restabelecer na velhice a juventude
d) criar um novo entretenimento para a sua vida

5. Qual dessas obras não é de Machado de Assis?
a) Quincas Borba
b) Papéis Avulsos
c) O Cortiço
d) Dom Casmurro

6. Machado de Assis nasceu no Rio no Morro do Livramento. Já escritor ganhou um apelido associado com o bairro em que viveu, ele era o "bruxo do..."
a) Poste
b) do Leme
c) Cruzamento
d) Cosme Velho

7. Publicado em 1881, 'Memórias Póstumas de Brás Cubas' foi um divisor de águas na obra machadiana. Qual a última frase do romance do narrador-defunto?
a) Toda alma livre é imperatriz.
b) Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver, dedico como saudosa lembrança estas 'Memórias Póstumas'
c) Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria.
d) No que respeita à política nada temos a invejar ao reino de Lilliput.

8. Romance repleto de duplos (monarquia e república, liberais e conservadores), 'Esaú e Jacó' reflete a maturidade da crítica social do autor. Quem são os personagens Esaú e Jacó do título?
a) O pai-de-santo e o padre
b) Os gêmeos Pedro, monarquista, e Paulo, republicano
c) O banqueiro Santos e o Conselheiro Aires
d) Os gêmeos Fred, republicano, e Jorge, monarquista

9. No capítulo “Ao Leitor”, Brás Cubas (de Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis) classifica sua narrativa como “obra de finado”. Tal classificação se justifica caso se leve em conta que...
a) personagem-narrador, no presente da narrativa, já não faz parte do mundo dos vivos.
b) Dona Plácida, personagem fundamental do livro, tinha verdadeira obsessão pela morte.
c) personagem principal termina sendo ministro; o adjetivo "finado" fica por conta da ironia do autor.
d) narrativa se desenvolve através da ação de personagens, todos mortos.

10. “Saímos à varanda, dali à chácara, e foi então que notei uma circunstância. Eugênia coxeava um pouco, tão pouco, que eu cheguei a perguntar-lhe se machucara o pé. A mãe calou-se; a filha respondeu sem titubear;
– Não, Senhor, sou coxa de nascença.”
Trecho fundamental do romance, não só dá título a um capítulo, como serve para definir, com bastante nitidez, o caráter da personagem central.
De que obra se trata?
a) Memórias Póstumas de Brás Cubas
b) Dom Casmurro
c) Quincas Borba
d) A Cartomante

quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

Quiz Gramatical - Você sabe tudo sobre "fonemas e letras"? Teste seus conhecimentos


1. A palavra que apresenta a mesma quantidade de fonemas e de letras é
a) intolerância
b) milhões
c) sequer
d) técnica

2. Em qual dos vocábulos a seguir a letra "x" apresenta dois fonemas?
a) luxo
b) complexo
c) próximos
d) exato

3. Em qual alternativa abaixo há uma sequência de palavras que todas elas possuem a mesma quantidade de letras?
a) intempérie e impressão
b) corroborar e concessão
c) prescindir e diligência
d) incipiente e apreciadora

4. Nas palavras "enquanto", "queimar", "folhas", "hábil" e "grossa", constatamos a seguinte
sequência de letras e fonemas
a) 8 - 7, 7 - 6, 6 - 5, 5 - 4, 6 - 5
b) 7 - 6, 6 - 5, 5 - 5, 5 - 5, 5 - 5
c) 8 - 6, 7 - 5, 6 - 4, 5 - 4, 5 - 4
d) 8 - 6, 7 - 6, 6 - 5, 5 - 4, 6 - 5

5. Marque a alternativa cuja palavra apresenta cinco fonemas
a) filha
b) molhada
c) guerra
d) fixa

6. Em qual das palavras abaixo há mais letras do que fonemas?
a) achado
b) táxi
c) cadeira
d) surpresa

7. A palavra "charuto" apresenta
a) um dígrafo e seis fonemas
b) um dígrafo e sete fonemas
c) sete letras e sete fonemas
d) sete letras e dois dígrafos

8. O vocábulo abaixo que possui mais fonemas que letras é
a) destaque
b) extraordinárias
c) humanidade
d) táxi

9. Quantos fonemas há em "representante"?
a) 12
b) 14
c) 10
d) 11

10. Qual a opção cujas palavras têm dois fonemas a menos que letras
a) tóxico ­- tamanho
b) bochecha -­ assessor
c) piscina ­- recessivo
d) recessivo -­ máximo

terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Atividade com história em quadrinhos do Chico Bento, de Maurício de Sousa


Leia o texto em quadrinhos do personagem Chico Bento, de Maurício de Sousa:

# Questões:
1. A finalidade do texto em quadrinhos do Chico Bento é
a) alertar.
b) anunciar.
c) divertir.
d) criticar.

2. No último enquadramento, a expressão fisionômica do personagem Chico Bento é de
a) espanto
b) curiosidade
c) susto
d) raiva

3. O humor do texto em quadrinhos acima é construído pelo fato de
a) a Rosinha ter chamado o Chico de "pamonha"
b) o Chico ter interpretado que Rosinha o chamara de "pamonha"
c) a Rosinha não ter chamado o Chico de "flor'
d) o Chico ter chamado Rosinha de "flor'

4. Qual a interpretação que o Chico Bento fez da palavra "pamonha"?
a) comida
b) iguaria
c) doce
d) idiota

5. No trecho "Procê, Rosinha", qual foi a variedade linguística empregada na construção "procê"?
a) padrão
b) formal
c) não padrão
d) técnica

domingo, 5 de dezembro de 2021

Atividade a partir de um texto em quadrinhos que dialoga com o conto "Chapeuzinho Vermelho"


Leia os quadrinhos que seguem, do cartunista John McNamee:

# Questões:
1. O texto em quadrinhos acima dialoga com um clássico conto de fadas? Que conto é esse?
a) Cinderela
b) Chapeuzinho Vermelho
c) Rapunzel
d) Branca de Neve e os Sete Anões

2. A relação existe entre o texto em quadrinhos lido e o clássico conto de fadas é um exemplo de qual recurso de linguagem usado?
a) polissemia
b) ironia
c) intertextualidade
d) ambiguidade

3. O humor desse texto em quadrinhos é construído pelo fato de
a) o Lobo Mau estar vestido com as roupas da Vovozinha
b) a Vovozinha não estar vestida como o Lobo Mau
c) a Vovozinha, coincidentemente, ter olhos, boca e dentes grandes
d) a Vovozinha não se parecer em nada com o Lobo Mau

4. Qual a finalidade do texto em quadrinhos lido?
a) gerar humor por meio de uma curta história 
b) contar uma história de pessoas reais
c) noticiar fatos cotidianos por meio de desenhos
d) apenas apresentar desenhos em formato lúdico

5. Os gêneros textuais em quadrinhos costumam misturar a linguagem verbal e não verbal. No caso do texto em quadrinhos, há uso da linguagem
a) mista
b) apenas verbal
c) apenas não verbal
d) Nenhuma das alternativas anteriores

domingo, 28 de novembro de 2021

Exercícios com cartum sobre o tema "Falta de consciência da sociedade em relação à covid-19"


Leia a charge abaixo de Jean Galvão:
# Questões:
1. A que gênero textual pertence esse texto?
a) Tira em quadrinhos
b) Cartum
c) História em quadrinhos
d) Charge

2. Sobre qual tema esse texto aborda?

3. Qual foi o objetivo do cartunista ao criar esse texto?

4. O “cartum” é um gênero que explora só a linguagem verbal, só a linguagem não-verbal, ou a linguagem mista? Explique.

5. Analisando o cartum em questão, você considera eficiente o modo como o cartunista abordou o tema, ou seja, ele conseguiu chamar a atenção da sociedade para o problema da evolução do contágio do coronavírus?

6. A charge de Jean Galvão satiriza as aglomerações nas ruas de uma cidade paulista em plena pandemia da covid-19. Dê continuidade à frase abaixo acrescentando a conjunção "porque", que é usada para iniciar uma "explicação".

O Festival de Inverno de Campos do Jordão deveria ser melhor fiscalizado porque...

quarta-feira, 24 de novembro de 2021

Atividade sobre charge com o tema "maior investimento em educação"


Leia essa charge do cartunista Juntão:

1. Em relação à leitura da charge, podemos inferir que
a) os alunos que participam das aulas aprendem mais.
b) professores desmotivados ensinam menos.
c) os erros ortográficos recrudescem com mais investimentos na área da educação.
d) os investimentos na área de educação corroboram para o aprendizado dos alunos.
e) A educação prescinde de investimentos para melhorar o aprendizado dos alunos.

2. Leia as afirmações acerca dessa charge sobre educação: 
I – As imagens sugerem que o aluno em destaque escrevendo no quadro está ainda no ensino fundamental. 
II – A charge faz uma crítica à falta de investimentos necessários para uma educação de qualidade. 
III – A charge faz uma crítica à ausência de professores na sala de aula, deixando o aluno escrevendo sozinho no quadro. 

Marque a alternativa que possui afirmações corretas em relação à charge: *
a) I
b) I e II
c) II e III
d) I e III
e) I, II e III​

3. Qual a finalidade desse gênero textual?
a) provocar humor através da crítica a algum fato do momento
b) contar uma história de pessoas por meio de ilustrações
c) noticiar fatos cotidianos por meio de desenhos
d) apenas apresentar desenhos em formato lúdico

4. Os gêneros textuais em quadrinhos costumam misturar a linguagem verbal e a não verbal. No caso do texto do Juntão, há uso da linguagem
a) mista
b) apenas verbal
c) apenas não verbal
d) Nenhuma das alternativas anteriores

5. No trecho "Cete porssento do PIB para educassão", nota-se desvios de ortografia em relação ao emprego das "letras "c", "s", "ss" e "ç", quando possuem o som de "sê". Em qual sequências de palavras abaixo todas as palavras foram grafadas corretamente?
a) intenção - expansão - processo
b) repartissão - utilização - remessa
c) fusão - fundisão - concessão
d) repreensão - processo - excessão

terça-feira, 23 de novembro de 2021

Atividade sobre conjunções coordenativas a partir do tema "invisibilidade e registro civil no Brasil"


1. Preencha as lacunas com as conjunções coordenativas adequadas:

e - por isso - ou - porque - porém 

a)"O registro civil é importante _______ garante o acesso a direitos e às políticas públicas de inclusão."

b) "O Brasil tem avançado em várias pautas sociais, _____ ainda temos pessoas que são invisíveis para a sociedade."

c) "O registro civil trata dos fatos da vida civil das pessoas, como nascimento, casamento, divórcio e morte, ______ é tão fundamental."

d) "O governo precisa ter projetos para incentivar o registro civil ______ colocar em prática os direitos sociais."

e) "O Estado deve incentivar o registro civil na sociedade _____ muitas pessoas continuarão marginalizadas." 

2. Escreva uma redação dissertativa sobre o tema "invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil". Mínimo de 10 linhas distribuídas em 4 parágrafos.

segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Atividade a partir da música "Admirável Gado Novo", de Zé Ramalho


Cartum de Jeff
A passagem da canção de Zé Ramalho, que foi lançada ainda nos tempos da ditadura, apareceu na prova do ENEM tanto com um trecho do verso quanto seu refrão conhecido Brasil afora.

Leia o trecho abaixo da canção "Admirável gado Novo", de Zé Ramalho:

Vocês que fazem parte dessa massa
Que passa nos projetos do futuro
É duro tanto ter que caminhar
E dar muito mais do que receber

Ê, ô, ô, vida de gado
Povo marcado
Ê, povo feliz!

(ENEM 2021) 1. Qual comportamento coletivo é criticado no trecho da letra da canção lançada em 1979?
a) Militância política
b) Passividade social
c) Altruísmo religioso
d) Autocontrole moral
e) Inconformismo eleitoral

2. No trecho "Vocês que fazem parte dessa massa", quem seria a "massa" representada na música?
a) políticos
b) empresários
c) cidadãos
d) construtores

3. Qual verso da música fala especificamente da realidade do trabalhador que sempre ganha menos do que produz?
a) Vocês que fazem parte dessa massa
b) Que passa nos projetos do futuro
c) E dar muito mais do que receber
d) Ê, povo feliz!

4. O refrão da música faz referência ao estado de felicidade forçada, como no livro "Admirável Mundo Novo", de Aldous Huxley. O que esse estado de felicidade representa na música?
a) que as pessoas forçam uma felicidade real contra o sistema opressor 
b) que a sociedade acredita que a felicidade é divina, independente do sistema opressor
c) que os cidadãos manipulados pelo sistema vivem uma falsa ideia de felicidade
d) que as pessoas felizes não são manipuladas por um sistema opressor

5. No trecho "E dar muito mais do que receber", a conjunção "e" indica ideia de
a) oposição
b) adição
c) explicação
d) conclusão

quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Atividade sobre linguagem impessoal (gírias e variedade padrão)


Reescreva as frases alterando as palavras destacadas por outras mais adequadas, podendo consultar sugestões no box abaixo:

dissidentes - necessitadas - mentira - interessante - acompanhar - preocupados - passar vergonha - chateados - bajular - foi agredido - atormentar - desrespeitam - inadequada 

a) Federação de Futebol condena times traíras.
Federação de Futebol condena times dissidentes

b) Os políticos esculhambam o país.

c) Os pesquisadores desenvolveram um projeto bacana.

d) O jogador teve uma atitude babaca.

e) O plano econômico do governo busca atender a pessoas coitadas.

f) Candidatos políticos costumam aporrinhar em época de eleição.

g) Deve-se ter atenção com pessoas que gostam de puxar saco.

h) O professor deixou os alunos bolados.

i) Os policiais não gostam de pessoas que ficam contando caô.

j) A alta do dólar deixou os economistas grilados.

k) Muitos jovens costumam ir na onda quando o assunto é bebida alcoólica.

l) Muitas pessoas não se preocupam tanto em pagar mico ao defenderem alguns políticos.

m) Um homem foi abordado num assalto e levou porrada do bandido. 

segunda-feira, 15 de novembro de 2021

Atividade sobre marcas de impessoalidade em textos dissertativos


Você já ouviu falar em impessoalização da linguagem?

Um texto para ser considerado impessoal deve ser escrito na terceira pessoa. Evitando assim, termos em primeira pessoa.

"Eu acho que a violência não leva a nada." (pessoal)
"Pode-se dizer que a violência não leva a nada." (impessoal)

Questão:
1. Elabore frases usando apenas os marcadores de impessoalidade:
a) É preciso... / Na minha opinião, é preciso...

b) É essencial... / Eu acho essencial

c) Eu concluo que... / Concluímos que...

d) Acredita-se que... / Eu acredito...

e) Afirmo que... / Pode-se afirmar que...

f) Digo que... / É possível dizer que...

2. Elabore uma redação dissertativa sobre "a importância da conclusão do Ensino Médio para os jovens estudantes". Para isso, empregue uma linguagem impessoal. 

domingo, 14 de novembro de 2021

Atividades sobre parônimos e homônimos (2)


1. Crie uma frase para cada uma das palavras abaixo:
a) inflação 
b) infração 
c) sede (local)
d) sede (água)
e) cesto
f) sexto
g) cavaleiro
h) cavalheiro
i) tráfego
j) tráfico
k) descrição
l) discrição
m) flagrante
n) fragrante
o) acender
p) ascender

2. Crie frases somente com as palavras empregadas de acordo com a norma padrão da língua:
a) jeito - geito

b) dirigir- dirijir

c) mecher - mexer

d) enchergar - enxergar

e) cabeleireiro - cabelereiro

f) paralisação - paralização

g) mendigo - mendingo

h) quizeram - quiseram

Atividade a partir de um cartum do Cristiano sobre "4º bimestre? E agora pra se recuperar?"


Leia o cartum abaixo do cartunista Cristiano:

# Questões:
1. O cartum tem como tema um dilema comum entre alunos que
a) acompanham adequadamente as aulas durante o ano
b) estão atento às explicações dos professores ao longo dos bimestres
c) têm dificuldade em tirar dúvidas quando não entende um conteúdo nas aulas
d) não acompanham adequadamente as aulas durante o ano

2. O efeito de humor é reservado para a última cena (4º bimestre) porque revela que
a) o aluno ainda não reconheceu a necessidade de tirar boas notas
b) o estudante reconheceu a importância de tirar boas notas antes desse bimestre
c) o aluno percebeu a necessidade de tirar boas notas apenas neste bimestre
d) o estudante não quis perceber a importância de tirar boas notas nesse bimestre

3. Na terceira cena (3º bimestre), nota-se o uso de qual figura de linguagem?
a) onomatopeia
b) prosopopeia
c) hipérbole
d) comparação

4. Nos trechos "A revisão tá igual a prova?" e "Passa um trabalho valendo ponto extra!", as palavras "tá" e "passa" podem ser exemplos de variedade não padrão. Como seria o emprego padrão dessas duas palavras no texto?
a) "esta" e "Passe" 
b) "está" e "Passe"
c) "esta" e "Passas"
d) "está" e "Passas"

5. No trecho "se eu precisar de 6 pontos o senhor me dá?", a conjunção "se" indica ideia de
a) consequência
b) condição
c) causa
d) concessão

terça-feira, 9 de novembro de 2021

Atividade de interpretação sobre o texto "Japoneses revelam os segredos da dormideira"


Leia o texto abaixo publicado no jornal "Folha de São Paulo":

Japoneses revelam os segredos da Mimosa pudica, conhecida como dormideira

Uma plantinha brasileira que fascinou gerações de crianças por sua capacidade de fechar as folhas quando tocada está revelando seus segredos a cientistas japoneses. Eles descobriram que o movimento da Mimosa pudica (conhecida como dormideira) está associado à perda de moléculas de fosfato em uma proteína chamada actina.

A actina está presente nas células da planta como componente do citoesqueleto (estrutura que determina o formato da célula). Como toda proteína, ela é composta por aminoácidos, sendo um deles a tirosina. É nesse pedaço que ocorre a variação na quantidade de fosfatos. Uma redução na quantidade faz com que as folhas da dormideira se recolham. Durante a noite, elas se fecham naturalmente.

No entanto, a planta também é sensível ao toque. Se tocada, ela imediatamente contrai as folhas, compactando-as em torno do galho. O mecanismo é usado para frustar insetos interessados em devorar suas folhas.

O estudo, feito pela Universidade Sophia, em Tóquio, sai publicado hoje na revista científica "Nature".
(Fonte: Folha de São Paulo, 7/9/2000)

# Questões:
1. Sobre qual assunto é o texto lido?
a) a descoberta da explicação do movimento da plantinha conhecida como dormideira
b) a fascinação das crianças pela plantinha conhecida no Brasil como dormideira
c) a revelação de que a Mimosa pudica é uma planta originalmente brasileira
d) a capacidade da Mimosa pudica de frustar insetos interessados em devorar suas folhas

2. No trecho "ela é composta por aminoácidos, sendo um deles a tirosina", a que palavra se refere o pronome "ela"? 
a) dormideira
b) actina
c) planta
d) célula

3. No trecho "No entanto, a planta também é sensível ao toque", a conjunção "no entanto" indica ideia de 
a) explicação
b) conclusão
c) oposição
d) alternância

4. No trecho "Se tocada, ela imediatamente contrai as folhas", o conectivo "se" expressa
a) condição
b) finalidade
c) causa
d) concessão

5. Segundo texto, qual o motivo de a plantinha dormideira se fechar?
a) para se recolher no momento em que começa a amanhecer
b) para frustar insetos interessados em devorar suas folhas
c) para se compactar em torno dos galhos da plantinha
d) para reter moléculas denominadas de actina

terça-feira, 2 de novembro de 2021

Atividade a partir de uma charge de Thyagão sobre o tema "alta do preço da gasolina"


Leia o texto de Thyagão:
# Questões:

1. O texto é um exemplo de qual gênero textual?
a) história em quadrinhos
b) tira em quadrinhos
c) charge
d) ilustração
2. Qual a finalidade desse gênero textual?
a) provocar humor através da crítica a algum fato do momento
b) contar uma história de pessoas por meio de ilustrações
c) noticiar fatos cotidianos por meio de desenhos
d) apenas apresentar desenhos em formato lúdico
3. O texto de Thyagão faz uma crítica 
a) ao fato de o combustível ser um recurso de valor muito alto no Brasil
b) à sucessão de aumentos no preço de combustível no Brasil
c) ao aumento de postos de gasolina nas cidades no Brasil
d) ao aumento de bombas de gasolina nos postos de combustível no Brasil 

4. O texto faz referência a uma celebração conhecida como "Dia das Bruxas" ou "Halloween". Qual é o humor desse texto?
a) ao fato de o "Dia das Bruxas" ter fantasias diversas que nem sempre são relacionadas à bruxaria
b) ao fato de as fantasias de bruxa, de esqueleto e bomba de posto de gasolina serem muito comuns em "Halloween" 
c) ao fato de a fantasia de bomba de posto de gasolina ser considerada tão assustadora quanto a de bruxa ou caveira
d) ao fato de as fantasias bruxa e de esqueleto serem mais assustadoras do que de bomba de posto de gasolina
5. Os gêneros textuais em quadrinhos costumam misturar a linguagem verbal e não verbal. No caso do texto do Thyagão, há uso da linguagem
a) mista
b) apenas verbal
c) apenas não verbal
d) Nenhuma das alternativas anteriores

quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Atividade sobre texto expositivo a partir da leitura de "Lar do Desperdício"


Leia o texto "Lar do Desperdício":

De acordo com as Nações Unidas, crianças nascidas no mundo desenvolvido consomem de 30 a 50 vezes mais água que as dos países pobres. Mas as camadas mais ricas da população brasileira têm índices de desperdício semelhantes, associados a hábitos como longos banhos ou lavagem de quintais, calçadas e carros com mangueiras.

O banheiro é onde há mais desperdício. A simples descarga de um vaso sanitário pode gastar até 30 litros de água, dependendo da tecnologia adotada. Uma das mais econômicas consiste numa caixa d'água com capacidade para apenas seis litros, acoplada ao vaso sanitário. Sua vantagem é tanta que a prefeitura da Cidade do México lançou um programa de conservação hídrica que substituiu 350 mil vasos por modelos mais econômicos. As substituições reduziram de tal forma o consumo que seria possível abastecer 250 mil pessoas a mais. No entanto, muitas casas no Brasil têm descargas embutidas na parede, que costuma ter um altíssimo nível de consumo. O ideal é substituí-las por outros modelos.

O banho é outro problema. Quem opta por uma ducha gasta até 3 vezes mais do que quem usa um chuveiro convencional. São gastos, em média, 30 litros a cada cinco minutos de banho. O consumidor - doméstico, industrial ou agrícola - não é o único esbanjador. De acordo com a Agência Nacional de Águas, cerca de 40% da água captada e tratada para distribuição se perde no caminho até as torneiras, devido à falta de manutenção das redes, à falta de gestão adequada do recurso e ao roubo.

Esse desperdício não é uma exclusividade nacional. Perdas acima de 30% são registradas em inúmeros países. Há estimativas de que as perdas registradas na Cidade do México poderiam abastecer a cidade de Roma tranquilamente. (Ambiente Brasil, outubro de 2014)

1. Segundo o texto, quais hábitos as camadas mais ricas da população brasileira fazem com que os índices de desperdício sejam semelhantes aos de países desenvolvidos?
a) longos banhos ou lavagem de quintais, calçadas e carros com mangueiras.
b) descargas demoradas no banheiro e alto consumo de água para beber
c) alto consumo de água para beber e preparar alimentos
d) longos banhos em riachos ou de mangueiras em momentos de recriação

2. Qual tecnologia é mencionada no texto como recomendável para economizar água no banheiro?
a) uma descarga embutida na parede e sem dispositivo para reservatório 
b) uma caixa d'água com capacidade para apenas seis litros, acoplada ao vaso sanitário
c) uma ducha com orifícios pequenos que possibilitam sua dispersão de modo uniforme
d) um chuveiro de terminação de rede de água usado para fins de higiene pessoal

3. O título dado ao texto - "Lar do desperdício" - se justifica pelo fato de
a) o Brasil ser um país de maior desperdício de água
b) as habitações domésticas não terem aparelhagens modernas
c) os lares mostrarem situações variadas de desperdício
d) as perdas de água ocorrerem em todo o planeta, nosso lar

4.No trecho "não é o único esbanjador", a palavra "esbanjador possui o mesmo sentido de
a) gastador
b) econômico
c) aproveitador
d) dissimulado

5. No trecho "O ideal é substituí-las por outros modelos", a que se refere o pronome "las" no texto?
a) duchas
b) descargas
c) camadas
d) caixas-d´água

6. No trecho "No entanto, muitas casas no Brasil têm descargas embutidas", a conjunção "No entanto" indica ideia de
a) explicação
b) conclusão
c) oposição
d) adição

segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Atividade sobre texto expositivo a partir de uma notícia


Leia o texto abaixo:

Batida entre carro e ônibus deixa um jovem ferido em Salvador

Um jovem ficou gravemente ferido após um acidente envolvendo um carro e um ônibus de transporte coletivo, em Salvador. O acidente aconteceu na manhã desta quinta-feira (25). A batida foi registrada no retorno da Avenida Otávio Mangabeira, orla da Boca do Rio. O motivo do acidente ainda está sendo investigado.

O jovem de 28 anos que dirigia o veículo, ficou preso às ferragens do carro. Ele conseguiu ser retirado pelo Corpo de Bombeiros e levado ao hospital uma hora depois pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Duas crianças também ocupavam o veículo, mas só tiveram ferimentos leves. De acordo com o motorista de ônibus, o carro tentou fazer uma manobra para fugir do semáforo. Nenhum dos passageiros se feriu no acidente. 
(Fonte: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/lingua-portuguesa/texto-expositivo acesso em: 23.01.2020.)

1. A que gênero textual pertence o texto acima?
a) reportagem
b) notícia
c) artigo de opinião
d) editorial

2. A tipologia desse texto é predominantemente 
a) argumentativo
b) descritivo
c) expositivo
d) narrativo

3. Qual das alternativas abaixo não é uma característica do texto expositivo? 
a) tem preferência pelo conteúdo, pela mensagem
b) apresenta um assunto apenas explicando-o 
c) busca convencer o leitor a um determinado ponto de vista.
d) interpreta sem debater ou confrontar posicionamentos

4. O texto expositivo significa, basicamente, a apresentação de uma informação. Sendo assim, qual das alternativas informa o assunto central do texto acima?
a) Um jovem ficou gravemente ferido após um acidente envolvendo um carro e um ônibus
b) O motivo do acidente ainda está sendo investigado.
c) Ele conseguiu ser retirado pelo Corpo de Bombeiros e levado ao hospital
d) De acordo com o motorista de ônibus, o carro tentou fazer uma manobra para fugir do semáforo.

5. No trecho "Ele conseguiu ser retirado...", a que refere o pronome "ele" mencionado no texto?
a) Otávio Mangabeira
b) um jovem
c) um carro
d) o motorista do ônibus

segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Atividade sobre o gênero "Carta do Leitor" - tipos de modalização


Leia a Carta do Leitor abaixo:

Campo de Santana

Aparentemente, a prefeitura está exterminando cruelmente os gatos do Campo de Santana, à luz do dia, achando que, dessa forma, vai se livrar da responsabilidade, imposta por lei, de tratar dos animais abandonados que se encontram no local. Uma kombi branca está sendo vista várias vezes entrando e saindo do campo, com autorização da administração, recolhendo dezenas de animais e levando-os para local ignorado. Certamente, para abatê-los cruelmente. Se fosse para cuidar deles, dariam satisfação aos voluntários, que dão o seu "suor" todos os dias naquele local cuidando dos animais e à população que frequenta o campo. (Ugo Teixeira Werneck Vianna - Rio)
Fonte: ogritodobicho.com/2011/02/cartas-dos-leitores-do-jornal-o-globo.html

1. Qual a finalidade do gênero textual Carta do leitor?
a) apresentar observações irônicas.
b) apresentar semelhanças.
c) mostrar opiniões contrárias.
d) usar argumentos inconsistentes.

2. Qual a tese (ponto de vista principal) defendida no texto?
a) A prefeitura está exterminando cruelmente os gatos achando que vai se livrar da responsabilidade imposta por lei.
b) Uma kombi branca está sendo vista várias vezes entrando e saindo do campo recolhendo dezenas de animais.
c) Se fosse para cuidar deles, dariam satisfação aos voluntários.
d) Todos os dias os voluntários estão naquele local cuidando dos animais.
3. Qual das frases abaixo possui um tipo de modalização indicando "possibilidade" ou "suposição"?
a) Aparentemente, a prefeitura está exterminando cruelmente os gatos
b) achando que, dessa forma, vai se livrar da responsabilidade
c) Certamente, para abatê-los cruelmente.
d) Se fosse para cuidar deles, dariam satisfação aos voluntários
4. Qual das frases abaixo possui um tipo de modalização indicando "certeza"?
a) Aparentemente, a prefeitura está exterminando cruelmente os gatos
b) achando que, dessa forma, vai se livrar da responsabilidade
c) Certamente, para abatê-los cruelmente.
d) Se fosse para cuidar deles, dariam satisfação aos voluntários
5. Qual o sentido da palavra "suor" no texto lido?
a) fadiga
b) cansaço
c) empenho
d) incômodo

terça-feira, 12 de outubro de 2021

Atividade sobre tese, argumentos e conectivos a partir de um parágrafo argumentativo


Leia o texto abaixo:

"O governo deve imediatamente proibir toda e qualquer forma de propaganda de cigarro, porque ele gasta, todos os anos, bilhões de reais no tratamento das mais diversas doenças relacionadas ao tabagismo; e, muito embora os ganhos com os impostos sejam vultosos, nem de longe eles compensam o dinheiro gasto com essas doenças."

1. Num texto argumentativo, a "tese" é uma afirmação (ou ponto de vista). Qual a tese do texto acima?
a) O governo deve imediatamente proibir toda e qualquer forma de propaganda de cigarro
b) ele gasta, todos os anos, bilhões de reais no tratamento das mais diversas doenças
c) os ganhos com os impostos sejam vultosos
d) nem de longe eles compensam o dinheiro gasto com essas doenças

2. O texto apresenta dois argumentos. É correto que afirmar que
a) O gasto de bilhões de reais em tratamento de doenças ligadas ao tabagismo não foi usado como argumento
b) O primeiro argumento fala sobre gasto de bilhões de reais em tratamento de doenças ligadas ao tabagismo
c) O fato de altos ganhos com impostos não compensarem o dinheiro gasto com doenças ligadas ao tabagismo não foi usado como argumento
d) Nenhuma das alternativas acima são corretas

3. No trecho "porque ele gasta... bilhões de reais no tratamento das mais diversas doenças relacionadas ao tabagismo", o conectivo "porque" pode ser substituído por qual outro de mesmo sentido? 
a) para que
b) à medida que
c) já que
d) ainda que

4. No trecho "muito embora os ganhos com os impostos sejam vultosos", o conectivo "muito embora" pode ser substituído por
a) mesmo que
b) à proporção que
c) tal como
d) uma vez que

5. No trecho "nem de longe eles compensam o dinheiro gasto com essas doenças", o advérbio "nem" expressa ideia de
a) intensidade
b) dúvida
c) negação
d) afirmação

terça-feira, 14 de setembro de 2021

Atividade sobre texto de opinião (dissertativo) SAERJ


Leia os textos abaixo:

TEXTO I:
A seca no Nordeste:  problema social ou natural?

A seca no Nordeste, além de ser um problema climático, é uma situação que gera dificuldades sociais para as pessoas que habitam a região. E para desespero da população, a água e os investimentos nunca chegam à região Nordeste de forma efetiva, ou seja, faltam medidas mais enérgicas para que isso ocorra de forma rápida e eficaz. Com a falta de água, torna-se difícil o desenvolvimento da agricultura e da criação de animais.

As principais causas da seca são naturais. A região está localizada em uma área em que as chuvas ocorrem poucas vezes durante o ano. Esta área recebe poucas massas de ar úmidas, ficando muito tempo no Sertão nordestino uma massa de ar quente e seca, não gerando precipitações pluviométricas (chuva). O desmatamento nesta região também contribui para o aumento da temperatura.

Como resultado, a seca provoca a falta de recursos econômicos, gerando fome e miséria no sertão do Nordeste. Muitas vezes as pessoas precisam andar durante horas, sob sol e calor forte, para pegar água, muitas vezes contaminada, correndo sérios riscos de doenças. O desemprego nesta região também é muito elevado, provocando o êxodo rural.
Disponível em: <http://vestibular.brasilescola.com/banco-de-redacoes/5668/>. Acesso em: 10 jun. 2012.

TEXTO II: 

1. Sobre a região Nordeste, esses dois textos têm em comum o fato de fazerem referência
A) à baixa ocorrência de chuvas.
B) à dificuldade enfrentada pelo comércio.
C) ao alto número de mortes de animais.
D) ao desenvolvimento da agricultura.
E) ao elevado índice de desemprego.

2. O Texto 1 tem o objetivo de
A) dar uma explicação.
B) descrever uma localidade.
C) expor uma opinião.
D) divulgar um passeio.
E) noticiar um acontecimento.

3. O trecho que contém a informação principal do Texto 1 é:
A) “A seca no Nordeste, além de ser um problema climático, é uma situação que gera dificuldades sociais para as pessoas que habitam a região.”. 
B) “E para desespero da população, a água e os investimentos nunca chegam à região Nordeste de forma efetiva,...”. 
C) “A região está localizada em uma área em que as chuvas ocorrem poucas vezes...”. 
D) “Como resultado, a seca provoca a falta de recursos econômicos, gerando fome e miséria no sertão do Nordeste.”. 
E) “O desemprego nesta região também é muito elevado, provocando um êxodo rural.”.
4. De acordo com o Texto 1, torna-se difícil o desenvolvimento da agricultura devido
A) à contaminação da água.
B) à criação de animais na região.
C) à falta de água na região.
D) ao aumento do êxodo rural.
E) ao baixo recurso econômico.
5. No Texto 1, no trecho “... ou seja, faltam medidas...”, o termo em destaque estabelece uma relação de
A) alternância.
B) consequência.
C) explicação.
D) finalidade.
E) oposição.
6. No Texto 1, no trecho “(chuva)”, os parênteses foram utilizados para
A) apresentar um sinônimo para a informação anterior.
B) destacar uma opinião do autor.
C) fragmentar a leitura do texto.
D) indicar o título de uma obra.
E) introduzir uma ideia contrária ao texto apresentado.
7. No Texto 1, no trecho “A região está localizada em uma área...” (ℓ. 6), se a expressão destacada for substituída por “Os estados”, mantendo-se a relação de concordância, a forma verbal presente na frase ficaria
A) está localizado.
B) estão localizado.
C) estão localizados.
D) estava localizado.
E) estavam localizados.

8. O que gera o humor do Texto 2 é o fato de o personagem
A) colocar os guarda-chuvas pendurados.
B) vender guarda-chuvas em um local que chove pouco.
C) continuar em um comércio falido.
D) estar com expressão de desânimo.
E) ficar parado esperando que os clientes apareçam.

9. O texto I é predominantemente:
a) descritivo
b) narrativo
c) dissertativo
d) expositivo
e) injuntivo

10. No trecho "... faltam medidas mais enérgicas para que isso ocorra de forma rápida e eficaz", o conector destacado expressa
a) tempo
b) consequência
c) finalidade
d) causa
e) explicação

segunda-feira, 13 de setembro de 2021

Atividade de interpretação da música "Você É Linda", de Caetano Veloso


Leia o trecho da música "Você É Linda", de Caetano Veloso:

Fonte de mel
Nos olhos de gueixa
Kabuki, máscara
Choque entre o azul
E o cacho de acácias
Luz das acácias
Você é mãe do sol

A sua coisa é toda tão certa
Beleza esperta
Você me deixa a rua deserta
Quando atravessa
E não olha pra trás

Linda
E sabe viver
Você me faz feliz
Esta canção é só pra dizer e diz

Você é linda
Mais que demais
Você é linda sim
Onda do mar, do amor
Que bateu em mim (...)

# Questões:
1. A partir da leitura da canção, quais as características do eu lírico?

2. Como é descrita a mulher idealizada na canção? 

3. O que é expresso nos versos "Você me deixa a rua deserta/ Quando atravessa/ E não olha pra trás"?

4. "Hipérbole" é uma figura de linguagem que expressa exagero. Pode-se afirmar que há um exemplo de hipérbole no refrão "você é linda/ mais que demais/ você é linda sim?" Explique sua resposta.

5. Metalinguagem é uma linguagem que descreve sobre ela mesma. Levante hipóteses, por que podemos afirmar que há metalinguagem nos versos "esta canção é só pra dizer/ e diz"?

segunda-feira, 6 de setembro de 2021

Atividade de operadores argumentativos a partir de frases sobre "Setembro Amarelo"


Para estabelecer a coesão nos períodos a seguir, preencha as lacunas com o operador argumentativo adequado.

1. Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio _____ importante para  a conscientização desse tema.
a) e
b) por isso
c) ou

2. O mês de setembro foi escolhido para a campanha _____, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. 
a) portanto
b) porque
c) no entanto
3. Essa é uma campanha de extrema importância, _____ o suicídio é um problema grave de saúde pública e que, muitas vezes, pode ser evitado.
a) para que
b) embora
c) uma vez que
4. Muitas pessoas pensam que esse ato é uma realidade distante e que afeta poucas pessoas, _____, infelizmente, os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram o contrário.
a) no entanto
b) pois
c) já que
5. As causas do suicídio são variadas e, _____ o Centro de valorização da Vida (CVV), especialistas identificam transtornos mentais na maior parte das pessoas que se suicidam ou que tentam fazê-lo.
a) contudo
b) segundo
c) a fim de que

sábado, 4 de setembro de 2021

Atividade com tirinha sobre campanha "Setembro Amarelo"


Leia a tira em quadrinhos abaixo:

1. A tirinha lida faz parte de uma campanha comum no mês de setembro. Qual é essa campanha?


2. Qual foi o objetivo dessa tirinha?


3. Na sua opinião, por que se faz necessário criar textos como essa tirinha relacionada a uma campanha?  


4. Que argumentos a tirinha analisada usa para reforçar a ideia de que é importante viver?


5. O que você entende na afirmação "Você não está sendo egoísta ou covarde"? 


# RESPOSTAS (GABARITO) 

quarta-feira, 1 de setembro de 2021

Atividade a partir do cartum de Nando Motta sobre o tema "Paralimpíadas"


Leia o texto de Nando Motta:
# Questões:
1. O texto acima é um exemplo de qual gênero textual?
a) história em quadrinhos
b) tira em quadrinhos
c) cartum
d) ilustração
2. Qual a finalidade do texto de Nando Motta?
a) despertar e sensibilizar as pessoas para uma questão importante 
b) contar uma história de pessoas por meio de ilustrações
c) noticiar fatos cotidianos por meio de desenhos
d) apenas apresentar desenhos em formato lúdico
3. O texto de Nando Motta é importante porque
a) valoriza a não inclusão do deficiente físico
b) expressa valores como inclusão, superação e perseverança 
c) reforça o clichê de que "o importante é sempre vencer"
d) apenas mostra atletas paraolímpicos
4. Quais as modalidades esportivas identificadas ao redor do garoto 
a) atletismo, vôlei e ciclismo  
b) basquete, natação e peteca
c) natação, futebol e tênis de mesa
d) atletismo, tênis e handebol
5. Os gêneros textuais em quadrinhos costumam misturar a linguagem verbal e não verbal. No caso do texto de Nando Motta, há uso da linguagem
a) mista
b) apenas verbal
c) apenas não verbal
d) Nenhuma das alternativas anteriores

terça-feira, 31 de agosto de 2021

Análise da música "Fico assim sem você", de Claudinho e Buchecha



Atividade para aula de língua portuguesa com exercícios de análise e interpretação da letra "Fico assim sem você", de Claudinho e Buchecha

Leia a letra "Fico Assim Sem Você", de Claudinho e Buchecha:

Avião sem asa,
Fogueira sem brasa,
Sou eu assim, sem você
Futebol sem bola,
Piu-piu sem Frajola,
Sou eu assim, sem você...

Porque é que tem que ser assim?
Se o meu desejo não tem fim
Eu te quero a todo instante
Nem mil alto-falantes
Vão poder falar por mim...

Amor sem beijinho,
Buchecha sem Claudinho,
Sou eu assim sem você
Circo sem palhaço,
Namoro sem abraço,
Sou eu assim sem você...

Tô louco prá te ver chegar
Tô louco prá te ter nas mãos
Deitar no teu abraço
Retomar o pedaço
Que falta no meu coração...

Eu não existo longe de você
E a solidão é o meu pior castigo
Eu conto as horas pra poder te ver,
Mas o relógio tá de mal comigo...

Por quê? Por quê?
(...)

1. A que gênero textual pertence o texto acima?
a) canção
b) conto
c) carta
d) fábula

2. Por que o eu lírico diz que é “Avião sem asa, fogueira sem brasa”?
a) pois ele brigou com uma amiga
b) porque ele não tem a pessoa amada
c) pois ele está confuso sobre os sentimentos dele
d) porque ele não precisa mais da pessoa amada
3. O que é expresso na letra "Fico assim sem você"?
a) a mágoa causada por alguém que agiu de forma errada 
b) o sentimento de incompletude causado pela ausência da pessoa amada
c) a tristeza motivada por uma presença que não satisfaz o eu lírico
d) a esperança pela plenitude de um sentimento que há de voltar
4. O texto faz uso de diversas metáforas (sentido figurado) para dizer o quanto aquela pessoa é indispensável na vida dela. Em qual dos versos NÃO foi empregada uma metáfora?
a) Avião sem asa
b) Fogueira sem brasa
c) Sou eu assim, sem você
d) Futebol sem bola
5. Qual é o sentido do verso "Mas o relógio tá de mal comigo"?
a) que as horas passam muito rápido
b) que o tempo mais parece uma eternidade
c) que o relógio está com defeito
d) que as horas parecem normais para o eu lírico

segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Atividade de artigo enciclopédico sobre "notícia falsa" ou "fake news"



Leia abaixo um texto retirado do wikipédia:

Notícia falsa
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Notícias falsas (sendo também muito comum o uso do termo em inglês fake news) são uma forma de imprensa marrom que consiste na distribuição deliberada de desinformação ou boatos via jornal impresso, televisão, rádio, ou ainda online, como nas mídias sociais. Este tipo de notícia é escrito e publicado com a intenção de enganar, a fim de que se obtenha ganhos financeiros ou políticos, muitas vezes com manchetes sensacionalistas, exageradas ou evidentemente falsas para chamar a atenção.
Fonte www.wikipedia.org/wiki/Notícia_falsa

1. A que gênero textual pertence o texto “Notícia falsa"?
a) resumo
b) resenha
c) artigo enciclopédico
d) verbete de dicionário
2. Qual o objetivo comunicativo desse texto?
a) Contar histórias
b) Defender uma opinião
c) Explicar sobre um assunto
d) Argumentar
3. Segundo o texto acima, com que intenção esse tipo de texto - "fale news" - é escrito e publicado?
a) prejudicar outros veículos de informação 
b) chamar a atenção e enganar com notícias falsas
c) burlar sistemas com dados inverídicos
d) mentir sobre informações verdadeiras

4. Qual a linguagem empregada nesse texto?
a) informal
b) formal
c) coloquial
d) cotidiana
5. No trecho "...  a fim de que se obtenha ganhos financeiros ou políticos", o conector "a fim de que" indica ideia de
a) finalidade
b) causa
c) condição
d) conformidade

terça-feira, 24 de agosto de 2021

Atividade sobre uso de conjunções em redação dissertativa - Redação Nota 10 (ENEM)


Leia a Redação Nota 10 de um estudante de Ensino Médio:

Tempos de falsa liberdade

O toque de recolher não protege a juventude _____ a sociedade. _____ venha sendo sucessivamente adotado em várias grandes cidades brasileiras, mostra-se como uma medida de eficiência duvidosa que mais esconde que soluciona o problema dos jovens e as noites urbanas do Brasil.

Os primeiros anos do século XXI vêm sendo de dura repressão. Não mais _____ aquela da década de sessenta, tempos de ditadura, _____ é uma repressão velada, o que é pior. Fingindo pôr um fim aos problemas de drogas, alcoolismo e violência relacionados especialmente à juventude, governantes adotam essa lei que apenas tira de alguns o seu principal direito: a liberdade.

E tudo isso é feito ____  tentem esconder a incapacidade das autoridades de resolver essa questão. É evidente que não é necessária apenas uma esquina escura para o uso de drogas e a prostituição juvenil. A violência continua a ocorrer em qualquer hora do dia, mesmo nos locais em que o toque de recolher foi imposto. Assim, os índices de criminalidade entre os menores de dezoito anos permanecem altos, _____ as cidades continuam inseguras.

Esse é um problema que precisa ser resolvido, _____ de forma mais séria. O que é necessário é a inserção da segurança nas ruas brasileiras em todos os momentos do dia, além da tomada de medidas que realmente impeçam o consumo de drogas e prostituição dos jovens, _____ seus direitos não sejam feridos. Destas, a principal é a educação.

1. A partir do PRIMEIRO PARÁGRAFO do texto acima, escolha a alternativa que preenche melhor o emprego das conjunções
a) nem - Embora
b) porque - Por isso 
c) quando - Logo
d) à fim de que - Ou
2. A partir do SEGUNDO PARÁGRAFO, escolha a alternativa que preenche melhor o emprego das conjunções
a) porém - à medida que
b) como - mas
c) portanto - segundo
d) tanto que - para que

3. A partir do TERCEIRO PARÁGRAFO, escolha a alternativa que preenche melhor o emprego das conjunções
a) ora - por conseguinte
b) nem - mesmo que
c) para que - e
d) por isso - depois que
4. A partir do QUARTO PARÁGRAFO, escolha a alternativa que preenche melhor o emprego das conjunções
a) mas - de modo que
b) caso - se bem que
c) visto que -  contudo
d) enquanto - se