sábado, 8 de janeiro de 2011

Gabarito: Atividade sobre Discurso Indireto Livre a partir de um conto de Lya Luft


 # Respostas:
1. 
a) o discurso direto
b) o travessão
c) O filho, com admiração, disse à mãe que ela estava cada vez mais jovem.

2. 
a) Ao sabor da comida misturava-se o ressaibo dos rancores secretos crescendo como ervas malignas cobrindo as almas.
b) meu filho estava bêbado na sua formatura e eu me sacrifiquei tanto por ele, a mãe enxotou meu namorado por implicar demais com ele, nunca entendi o que minha filha afinal quer da vida, a mãe sempre preferiu a outra, o pai é um medíocre, a mãe uma atrasada...
c) Não
d) Não
e) O efeito é fornecer ao leitor uma espécie de painel dos pensamentos dos membros da família e de seus rancores.

Gabarito: Atividade sobre período simples e composto a partir de um poema de Paul Fort


# Respostas:
1.
a)  A conjunção é subordinativa.

b) Uma ideia de condição.

2.
a)   Dançar uma ciranda.

b)  Sair em barcos, saltando de onda em onda.

3. Que toda gente do mundo queira se dar a mão.

4.
a)   É improvável, mas é possível.

b)  É improvável, mas é possível.

c) Uma hipótese.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Gabarito: Atividade sobre período composto a partir de um texto de Clarice Lispector


 # Respostas:
1.
a) Para mudar de assunto, abandonando o que estava sendo abordado anteriormente. 
b) oposição

2. alternativa "c"

3. 
a) causa
b) porque - valor de causa 

4.
a) Sugestão: "Eu sou um gênio e acho que é tudo concreto."
b) "Este quadro é concreto ou abstrato?"

Gabarito: Atividade sobre período composto a partir de uma tira de Calvin


# Respostas:
1. Período simples, porque há apenas uma oração

2. 
a) mas - conjunção coordenativa adversativa
b) oposição

3. 
a) Período composto por subordinação
b) Tempo

4. Depois / por isso / então / em seguida. 

Gabarito: Atividade sobre Pronomes Pessoais I


 # Respostas:
1. 
a) Ele comeu "ela"...
b) Não foi inadequado pois a situação de uso não pode ser considerada formal, já que são duas crianças amigas conversando informalmente.
c) Ele a comeu.

2. 
a) ... que a comprasse.
b) ... e as convidou para a festa...
c) ... percebeu-a.
d) ... e comentou-o com discrição. 
e) Ama-a intensamente.

3. 
a) Nunca lhe pedi...
b) ... enviou-lhes...
c) Gostaria de solicita-lhes...
d) Mandei-lhes um cartão de Natal.
e) O policial lhe informou...

4.
a)

5. 
a) ele não os convenceu...
b) Já lhe devolvi o livro.
c) Ela nunca lhe revelou...
d) Ofereceram-me um cargo...
e) Ofereci-os a vocês...  

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Gabarito: Atividade sobre período simples e período composto a partir de um poema de Manuel Bandeira


 # Respostas:

1.
a) As ações de uma criança: ela olha o céu, levanta a mão.
b) Um adulto, porque reflete sobre as atitudes de uma criança.

2.
a) Dois períodos.
b) O 1° é simples, e o 2° composto.
c) Duas orações.
d) São orações coordenadas.

3.
a) Possui cinco orações.
b) Por subordinação.

4.
a) Na 1ª estrofe.
b)  Na 2ª estrofe.

5. Porque ela é o próprio céu, ou seja, é a pureza, a leveza, a inocência.

6.
alternativas b e c

Gabarito: Atividade sobre período simples e período composto a partir de uma anedota de Ziraldo


 # Respostas:
1.
Acabou de sentinela no forte de um general americano. 
São amigos?
Estão todos juntos.

2. 
a) Acabou de sentinela no forte de um general americano. / São amigos? / Estão todos juntos. / etc...
b) Um homem, viajando sem destino, foi parar no velho Oeste. / Um dia, ao raiar do sol, o homem descobre um bando de índios que se aproximavam rapidamente do forte. 

3.
a) 2 verbos
b) 2 orações

Gabarito: Atividade sobre vocabulário e coerência


 # Respostas:
1.
a) Estender
b) Depositar
c) Encostar
d) Cravar
e) Expor
f) Estampar
g) Despejar
h) Atarraxar
i) Imergir
j) Introduzir
l) Fitar
m) Pulverizar
n) Apor

2. 
apagaram / paisagem / amarelada / multidão / sair do / o último / 
morre / Ouvirei / criança / apito / rato / assobiando / débeis / dormem.  

Gabarito: Atividade sobre vocabulário - evitando empregar a palavra "coisa"


 # Respostas:
1. 
a) interesses, negócios
b) causa, motivo
c) mistério, enigma
d) mal-estar, um troço
e) há cerca de, há mais ou menos
f) fala sem nexo

2. 
a) instrumento
b) argumentos
c) procedimento
d) hábitos
e) façanhas
f) entretenimento
g) utensílios, ferramentas

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Gabarito: Atividade sobre vocabulário a partir de uma tira da Mafalda


 # Respostas:
1. (sugestão) "Uma receita gostosa?" / "Um prato gostoso?"

2. jornais, revistas, publicações diversas

3.
a) Raiva e indignação, como mostra na expressão do rosto dela nos dois últimos quadrinhos.
b) O fim da liberdade de imprensa, mas o que Mafalda deseja mesmo e não tomar sopa.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Gabarito: Atividade sobre conjunção a partir de um poema de Sérgio Capparelli:


 # Respostas:

1.
a) que nem

b) comparação

c) como

d) Um adolescente, porque picha o muro e emprega linguagem coloquial.

2. Compara à pimenta

Gabarito: Atividade sobre conjunção a partir de uma tira de Laerte


 # Respostas:
1.
a) Vocês pediram / Já servi / Aqui estão
b) Porque os itens do pedido são termo que, na frase, exercem a mesma função sintática (objeto direto).

2.
a) porque / pois
b) À das conjunções
c) A ideia de motivo, razão

Gabarito: Atividade sobre ambiguidade a partir de um poema de Cassiano Ricardo


 # Respostas:
1.
a) Boião de leite e pingos brancos.
b) Boião de leite: vaso com leite e, no contexto, a lua;
Pingos brancos: gotas de líquido que caem e, no contexto, os raios de luz que a lua deixa pelo caminho.

2. O significado de vaso bojudo, de barro ou de vidro, usado para guardar doces, conservas, etc.

3.
c) concessão


Gabarito: Atividade sobre conjunções a partir de um poema de Cecília Meireles


 # Respostas:
1.
a) a palavra "ou"
b) conjunção coordenativa alternativa
c) exclusão

2. de oposição

3. 
a) Relaciona-se com tudo o que foi dito anteriormente.
b) De quebrar a sequência para retomar a ideia geral do texto.

4. 
a) ou
b) mas

5. 

Gabarito: Atividade sobre conjunções a partir de uma tira do Calvin


 # Respostas:
1.
a) será
b) O primeiro e liga duas orações de mesmo valor sintático; o segundo liga dois termos de mesmo valor sintático.

2.
a) conclusão
b)
Vou trabalhar, portanto/logo/por isso/não me esperem.
Se mudarmos a posição das orações, a relação que se estabelecerá é de explicação: Não me esperem, pois/porque vou trabalhar

Gabarito: Atividade sobre conjunção a partir de uma fábula de Esopo


# Respostas: 
1. 
I. e
II. quando
III. porque

2. 
a) No par I
b) No par III
c) No par II

3.
a) oposição
b) explicação
c) adição

domingo, 2 de janeiro de 2011

Ganarito: Atividade sobre pontuação a partir de um poema


 # Resposta:
1.
a) Se consultar a razão,
digo que amo SOLEDADE.
Não Lia, cuja bondade
ser humano não teria.
Não aspiro à mão de Iria,
que não tem pouca beldade.

b) Se consultar a razão,
digo que amo Soledade?
Não! Lia, cuja bondade
ser humano não teria?
Não! Aspiro à mão de IRIA,
que não tem pouca beldade.

c) Se consultar a razão,
digo que amo Soledade?
Não! LIA, cuja bondade
ser humano não teria.
Não aspiro à mão de Iria,
que não tem pouca beldade.

2. Irão. Voltarão? Não. Morrerão.

3. Morte ao diretor? Ele não. É um cara legal!

4. Na 1ª frase, o fato de Regina não ter atendido ao telefone desencadeou algo irreparável.
Na 2ª frase, Regina não atendeu a alguém, por ser tarde da noite.

Gabarito: Atividade sobre pontuação a partir de uma tirinha do Quino


 # Respostas:
1.
a) Porque ambas são frases interrogativas diretas.
b) Porque esse termo exerce nesta frase a função de vocativo.
c) cretino

2. Indica o estado emocional de indignação e raiva.

3. Não, porque "a gente" é sujeito e "cresce menos do umbigo para baixo" é predicado, e mão se emprega a vírgula entre o sujeito e seu predicado.

4. "Essa" se refere à pergunta "A pessoa cresce mais do umbigo...?" feita pelo Miguelito. 

Gabarito: Atividade sobre coerência e coesão a partir de um texto da revista Superinteressante


 # Respostas:
1. e, quando, e, Como, Mas, quando

2.
a) e / mas
b) por isso / portanto
c) pois / porque
d) mas / porém
e) embora tenha tomado / apesar de ter tomado
f) mas / porém
g) pois / porque

Gabarito: Atividades sobre orações e conjunções a partir de um poema de Ulisses Tavares


 # Respostas:
1.
a)   Sei, mato, desconfio, era, tinha.

b)   Cinco orações.

2. 
a)   Mas e que.

b)   Seu papel é retomar o assunto da frase anterior.

3. 
a)  Mas desconfio / que era a única / que ele tinha.

b) Mas; que; que.

c) Desconfio; era; tinha.

Gabarito: Atividade sobre coerência e coesão a partir de um texto de Mário Quintana


 # Respostas:
1. de

2.
a) e
b) indica adição

3. para que

Gabarito: Atividade sobre aposto e vocativo a partir de uma tira do Laerte


 # Respostas:
1.
a) Chama-os de "gente"
b) A vírgula

2.
a) A garota do circo
b) A Vírgula

3. Não

Gabarito: Atividade sobre o emprego da palavra "porque" a partir de uma tira do Veríssimo


 # Respostas:
1.
a) Ele se considera honesto, correto e, por isso, malsucedido.
b) Talvez um consolo, algo como: Ter sucesso não é importante, o que vale é o caráter. A resposta dela, entretanto, surpreende e cria o humor.

2.
a) No 1º quadrinho
b) "por quê", separado e com acento

3.
a)  "porque" junto e com acento
b) Pelo fato de ela introduzir uma explicação.

Gabarito: Atividade de análise com a música "Paratodos", de Chico Buarque


 # Respostas:

1. Primeira estrofe: pernambucano, baiano, soberano; mineiro, brasileiro.
Segunda estrofe: toada, jornada, enevoada; redondilhas, maravilhas.
Terceira estrofe: cavalheiro, pandeiro; crime, Caymmi;
Quarta estrofe: certo, Gilberto; agreste, conteste, Orestes. 

2. 
a)Dorival Caymmi, Jackson do pandeiro
b) Luiz Gonzaga, Pixinguinha, Noel, Cartola, Orestes, Caetano e João Gilberto.

3. Alternativa b

4. 
a) Rude, áspero
b) Tiro certo, indica eficácia comprovada

5. 
a) A
b) B
c) B
d) A
e) B

sábado, 1 de janeiro de 2011

Gabarito: Atividades sobre Aposto e Vocativo a partir de um poema de Paulo Leminski


 # Respostas:

1. Por um eu lírico adulto, pois os verbos estão no pretérito imperfeito e sua visão dos fatos é distanciada.

2.
a) É a mãe, conforme se comprova no 1º verso.
b) À água, ao ovo e à pia.
c) São vocativos
d) Estão relacionadas às atividades cotidianas de uma dona de casa.

3.
a) tudo
b) é um pronome indefinido, com função sintática de aposto.
c) Concorda com o aposto "tudo"

4. 
a) o modo imperativo
b) e tudo obedecia

5. 
b)
c)

Gabarito: Atividade sobre denotação e conotação a partir de um poema e de um texto informativo


 # Respostas:
1. Os dois textos têm como tema a Lua.

2.
a) No segundo, já que a Lua é conceituada como satélite da Terra.
b) No primeiro, pois a Lua não é um farol; ela apenas tem características que permite a associação.

3.
a) o brilho, a luz, a cor prateada
b) a cor branca

4. 
a) o texto I
b) o texto II

Gabarito: Atividade sobre Discurso Direto e Discurso Indireto - texto de Luís Fernando Veríssimo


 # Respostas:
1. 
a) Ele disse que queria fazer uma tatuagem, mas a mãe não deixava.
b) Ele disse que o ruim da tatuagem era que, se arrependesse, não saía.

2.
(sugestão)
Ela me chamou e disse:
"Não fique triste, mas vovô não irá voltar."
"Ele morreu?"
"Não, mas é como se tivesse."
"Então a gente não vai poder vê-lo nunca mais?"
"Pode, mas não convém."

3.
(Sugestão) A filha disse ao pai que ia usar um maiô de uma peça. O pai elogiou a atitude da filha, dizendo que ela tinha independência e não precisava ser como todas as outras. Achava até que ela ia chamar mais atenção. Ela responde que só não sabia qual das duas peças iria usar. 

Gabarito: Atividade a partir do poema "Cimento Armado", de Paulo Bonfim


 # Respostas:

1.
a) Indeterminado – vida nova: simples.
b) Aos operários que batem as estacas, aos novos moradores, ao movimento do prédio.

2. Um velho parque

3.
a) Um prédio de dez andares.
b) De aço e cimento armado.

4.
a) Na voz passiva analítica
b) Resposta pessoal. Acredita-se que sim.

5.
a) Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Porque provavelmente as pessoas não tem tempo para cuidar do terreno, não se importam com seu abandono ou não têm responsabilidade ecológica.
b) Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Aumento populacional; concentração populacional nas áreas centrais e nobres; valorização de terrenos; interesse financeiro de empresários e governo; aumento de recolhimento de impostos nas prefeituras.

Gabarito: Atividade sobre Vozes Verbais a partir de uma tirinha do Calvin


 # Respostas:
1.
a)Os bebês.

b)Eles.

c)  Você.

2.
a) os bebês
b) eles (os bebês)

3.
a) as cegonhas
b) Um pterodáctilo peludo.
c) À classe das preposições.

4.    Por seu um menino “diferente”, ele achou esse fato incrível e está feliz, maravilhado.

5.    Que o fato de Calvin ter sido trazido por um pterodáctilo peludo e não por uma cegonha, como todas as crianças, explica o modo de ser do garoto, inclusive o entusiasmo dele com a explicação; que uma resposta convencional provavelmente o deixaria insatisfeito ou mais perguntador, etc.

Gabarito: Atividade sobre oração sem sujeito a partir de uma tira do Calvin


 # Respostas:
1.
a) você (desinencial)
b) É sábado!

2. O Calvinbol é um jogo desorganizado, cuja as regras vão sendo inventadas enquanto se joga. Os demais jogos são organizados e possuem regras pré-definidas. 

3.
a) Nenhum esporte
b) Não

Gabarito: Atividade sobre "contexto discursivo" a partir de uma anedota


 # Respostas:

1.

a) No último.

b) Que se trata de uma situação comum, em que um pai acorda o filho (uma criança), que está com sono.

c)
- Qual é esse comportamento?
De querer dormir, em vez de ir para a escola; de ser chamado pelo pai.

- Qual é a informação omitida?
A informação de que ele é adulto.

2.       Reside justamente nessa surpresa. Ao termos a informação, achamos graça por causa da duplicidade de sentidos existente no texto.

Gabarito: Atividades sobre tipos de sujeito (I) - 8º ano


 # Respostas:
1.
a)   Que ela era “a maioral”, uma deusa, isto é, que era uma mulher superior.

b)   Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Provavelmente que ele não a merecia.

c)   A maldade dessa gente.

2. 
a)   No grupo I: Foi: a morena, sujeito simples; Resolveu: ela, sujeito simples.
b)   No grupo II: Quis: eu, sujeito simples.
c)   No grupo III: Falaram, disseram, endureceram, fizeram: sujeito indeterminado.

3. 
b)   Como o sujeito é indeterminado pelo emprego da 3ª pessoa do plural, cria-se uma noção vaga a respeito de quem teria influenciado a morena com ideias negativas sobre o eu lírico.
c)   A indeterminação do sujeito, nesse texto, generaliza a referência àqueles que fizeram comentários negativos sobre o eu lírico; ou seja, podem ser muitos, pode ser uma única pessoa, ele não sabe.

4. 
a) Refere-se às pessoas que fizeram intrigas contra o eu lírico.

b)  Particulariza e generaliza ao mesmo tempo, pois na visão do eu lírico tanto ele quanto os demais homens têm dificuldades para encontrar a mulher ideal.

5.       A fofoca, o diz-que-diz dos outros.