quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Aula 05: Variação e adequação linguística




Qual é?

“Essa onda que tu tem...
Qual é?
Esse marra que tu tem...
Qual é?
Qual é, neguim?” (Marcelo D2)

1. Identifique expressões populares e gírias na letra da música de Marcelo D2.

2. Essas expressões e gírias são comuns na de que grupo social?

# Variedades linguísticas são as variações que uma língua apresenta, em razão das condições sociais, culturais e regionais nas quais é utilizada.

a) língua padrão – é a variedade de maior prestígio social.
Ex.: “nós somos”; “a gente vai”; “para eu fazer”.

b) língua não padrão – é o conjunto de todas as variedades linguísticas diferentes da língua padrão.
Ex.: “nós é”; “a gente vamos”; “para mim fazer”.


Variação e adequação linguística

Reflexão – Quando saímos para determinada ocasião. Seja para uma cerimônia de casamento, seja para assistir uma partida de futebol no estádio. Devemos usar o mesmo tipo de roupa? Não, pois existe uma roupa adequada a cada situação.

Devemos adequar a nossa língua de acordo com a situação de uso, portanto:
1) Se estivermos num estádio, assistindo a um jogo de futebol, é aceitável usarmos uma língua informal (não padrão)? Justifique sua resposta com suas palavras.

2) No entanto, se estivermos numa entrevista em busca de um emprego, é recomendável usar a língua formal (padrão)? Justifique.

Exercício:
Reconheça o uso adequado da língua (língua formal ou informal) para elaborar os pequenos textos solicitados abaixo:
a) um telegrama para o diretor do colégio solicitando o certificado de conclusão do ensino fundamental:

b) uma mensagem de orkut para um amigo:

c) um bilhete na porta da geladeira lembrando o horário do médico:

d) um bilhete no final da prova para o professor, solicitando-lhe dedicação especial na hora da correção.
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Aula 07: Leitura "Como sobreviver na escola" (cont.)


Capítulos lidos durante esta segunda aula de leitura de "Como sobreviver na escola":


1. "Tem um professor que não pode me ver";

2. "Não tenho vontade de fazer aula de Educação Física";

3. "Matei aula...";

4. Meus pais vivem pegando no meu pé";

5. "Eu morro de medo de um professor".

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Aula 04: Gênero discursivo "Autobiografia"


A aula foi realizada a partir do conteúdo inicial do livro didático "Português: a arte da palavra", de Rodella, Nigro e Campos. O assunto foi o gênero discursivo "autobiografia". Primeiramente, foi realizada uma reflexão a partir dos significados contidos na palavra "autobiografia", bem como sobre a finalidade deste gênero textual. Em seguida, foi feita a leitura de trechos do texto "Memórias de um aprendiz de escritor", de Moacyr Scliar. E, por fim, exercícios de interpretação sobre o texto lido.

Aula 06: Atividades sobre variedades ´linguísticas



Aula dedicada a atividades de leitura e interpretação de texto sobre variedades linguísticas, a partir do livro "Português: linguagens", de Cereja e Magalhães. Os exercícios são referentes à música "Heavy Metal do Senhor", do compositor Zeca Baleiro, e a um anúncio publicitário da marca Tupperware, recipientes de plásticos para guardar alimentos.

Heavy Metal Do Senhor (Zeca Baleiro)

O cara mais underground
Que eu conheço é o diabo
Que no inferno toca cover
Das canções celestiais
Com sua banda formada
Só por anjos decaídos
A plateia pega fogo
Quando rolam os festivais...

Enquanto isso Deus brinca
De gangorra no playground
Do céu com santos
Que já foram homens de pecado
De repente os santos falam
"Toca Deus um som maneiro"
E Deus fala
"Aguenta vou rolar
Um som pesado"

A banda cover do diabo
Acho que já tá por fora
O mercado tá de olho
É no som que Deus criou
Com trombetas distorcidas
E harpas envenenadas
Mundo inteiro vai pirar
Com o heavy metal do Senhor.. Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

# Exercícios:
1. De forma divertida e bem-humorada, o texto opõe as duas forças que, em nossa cultura, representam o bem e o mal - Deus e o diabo. Essa oposição, no texto, transforma-se numa composição musical.
a) Inicialmente, quem gostava de tocar músicas? Que tipo de música tocava?
b) Posteriormente, quem passou a tocar músicas? Por quem foi motivado?

2. No texto lemos expressões como "trombetas distorcidas" e "harpas envenenadas", empregadas na última estrofe.
a) Dê o sentido das palavras distorcidas e envenenadas nos seguintes contextos:
- Fez um som muito louco com uma guitarra distorcida.
- Tem um motor envenenado que é um perigo.
b) Por que essas palavras provocam humor quando acompanham, respectivamente, trombetas e harpas?

3. Na disputa musical entre Deus e o diabo: no último verso se lê "mundo inteiro vai pirar com o Heavy Metal do Senhor". Observe em suas respostas a que grupos sociais se vinculam palavras como pirar, heavy metal, Senhor, underground, cover, rolar, pega fogo e canções celestiais. Em seguida, responda: o som de Deus vai agradar a todos? Justifique.


Fonte: Português: Linguagens

Aula 05: "Gírias"



A gíria é uma das variedades que uma língua pode apresentar. Quase sempre é criada por um grupo social, como os dos fãs de rap. de heavy metal, o dos praticantes de jiu-jitsu e de capoeira, etc. Quando ligada a profissões, a gíria é chamada de jargão. É o caso do jargão dos jornalistas, dos médicos, dos dentistas e outras profissões.

Proposta:

Em grupos de 4 alunos, elabore um pequeno diálogo teatral entre pessoas utilizando gírias de um grupo social qualquer, tais como:

1. rappers – tá ligado, mina, mano, x9, gogó, rolé, zoar, bolado;
2. internautas – download, hacker, navegar, pc, deletar, fake, caiu, noob;
3. sertanejos (rodeios) – cumpá, escorpião no bolso, chique até, siiiguuura, moiá as palavras, paraguaio, peão macaco-velho;
4. patricinhas – babado, chocar, “hi”, look, miga, more, na night, passado;
5. lutadores de jiu-jtsu – amarelão, cheio de marra, casca grossa, tomar toco, levantar uns pesos;
6. roqueiros – demorou, animal, porradão, cabuloso, sinistro, só lamento, tá show;
7. jogadores de futebol – maria chuteira, ir pro chuveiro, banheira, chocolate, “de letra”, dar o sangue, frango, galera;
8. surfistas – amarradão, arrebentar, brother, casca grossa, kaô, marola, me quebrei, tá show;
9. emos – Xaudade, miguxa, fofo, moxa, moxo, tudi bein cum vuxê, bacaneer, nuss;
10. funkeiro – bolado, bonde, buzum, caô, chapa quente, cumpadi, Falou, já é, maneiro, rolé.

Ao final da aula, cada grupo apresentou os diálogos contendo gírias diante da turma.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Aula 03: Anedota "Telegrama inesperado", Ziraldo


Telegrama inesperado

O cara estava viajando pela Europa, quando recebeu um telegrama do seu caseiro, no Rio de Janeiro, seu velho amigo Manoel Joaquim. O telegrama dizia apenas:

“Seu gato morreu pt”

O turista ficou uma fera. Levou o maior susto, pois ele amava o gato.

Aí, quando voltou ao Brasil falou pro Manuel:

– Manuel, tu quase me matas de susto. Não é assim que se faz, Manoe. Teu gato morreu! É um choque. Você devia ter passado primeiro um telegrama me preparando. Por exemplo: “Teu gato caiu do telhado”. Eu começaria a me preparar para o choque, entende? Depois você passava outro: “Teu gato passando muito mal”. E depois, então, quando já estivesse preparado você dava a notícia: “Morreu”.
O Manuel entendeu muito bem. Tanto que, no ano seguinte, quando o dono da casa foi viajar para a Europa de novo, Manuel telegrafou para ele, dando uma terrível notícia com muito cuidado:

“Sua mãe caiu do telhado pt”

(Ziraldo)

Exercícios:
1. Qual o motivo de Manuel ter optado por utilizar o telegrama para dar a notícia da morte do gato do amigo?

2. Analisando a mensagem “Seu gato morreu pt”, podem-se perceber duas características próprias da linguagem do telegrama. Quais são elas?

3. Por que o turista ficou furioso ao receber a mensagem de Manuel?

4. Por que os telegramas costumam ter poucas palavras escritas?

5. Explique o humor contido na mensagem do telegrama - “Sua mãe caiu do telhado pt” - que Manuel enviou ao amigo?
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Aula 04: Leitura do livro "Como sobreviver na escola"


Despertar o jovem aluno para o hábito da leitura é uma tarefa cada vez mais difícil nas aulas. Por esse motivo, eu e a professora Aline, do CE Jayme Camargo, decidimos por escolher livros de leitura com linguagem bem próxima a dos alunos, para trabalhar em cada bimestre nas turmas do 1º ano do Ensino Médio do CEJSC. Neste primeiro bimestre será trabalhado o livro "Como sobreviver na escola", dos autores Beller, R. e Costa-Prades, B.

Sinopse de "Como sobreviver na escola":
"Quem nunca estudou muito e mesmo assim tirou nota baixa, já fugiu de dever de casa, teve professor-carrasco, e se esforçou para ser aceito pelo resto da turma? Pensando nisso, a jornalista Bernadette Costa-Prades, autora da bem-sucedida série juvenil Como sobreviver..., escreveu, em parceria com o psiquiatra infantil e psicanalista Roland Beller, Como sobreviver na escola. Com um linguagem fluida e divertida, mais ilustrações bem-humoradas, o livro é um manual com dicas práticas para a garotada lidar com os eventuais problemas que possam lhes afligir no período escolar, época que ocupa a maior parte do tempo de nossas vidas até o final da juventude, quando ainda somos apenas alunos e alunas, e nada mais!"

Capítulos trabalhados nesta aula:
“Eu me chateio nas aulas...”
“Eu sou o (a) queridinho(a), mas não pedi nada!”
“Me dá um branco quando tenho de falar diante da turma...”
“Não consigo me concentrar nos deveres de casa?”
“Me chamam de intelectual...”
“Eu falsifiquei meu boletim...”
“Eu sou burro(a)!”
"Eu tenho medo do Ensino Médio"

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Aula 03: As variedades linguísticas



Adequar a nossa linguagem à situação de uso da língua. Essa é a competência que todos devem dominar muito bem. Portanto, essa aula sobre as "Variedades linguísticas" se mostra muito importante a fim de refletir sobre o emprego adequado das variedades padrão e não padrão da nossa língua portuguesa.

Qual é?

"Essa onda que tu tem...
Qual é?
Essa marra que tu tem...
Qual é?
Qual é, neguim? Qual é?" (Marcelo D2)

Variedades linguísticas - são as variações que uma língua apresenta, de acordo com as condições sociais, culturais, regionais e históricas em que é utilizada.

Observação - todas as variedades são corretas, desde que cumpram com eficiência o papel fundamental de uma língua - o de permitir a comunicação entre as pessoas.

Variedade padrão ou língua padrão - é a variedade linguística de maior prestígio social.

Variedade não padrão - são todas as variedades linguísticas diferentes da língua padrão.
Ex.: o jargão dos jogadores de futebol, a linguagem dos surfistas, os falares dos caipiras, dos nordestinos e dos cariocas, o falar histórico dos escravos de engenho, etc.

Exercícios sobre variedades linguísticas:
Atividades 1 e 2 (página 19 do livro "Português: Linguagens")
Atividade 1 (página 20 e 21 do mesmo livro)
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Aula 02: O gênero discursivo "Telegrama"



Seguindo os "Conteúdos Mínimos" do 8º ano, orientados pela SEEDUC, a primeira aula sobre o gênero discursivo "Telegrama" nas turmas CE Barão de Aiuruoca se deteve a leituras de exemplos de telegrama nos moldes antigos e atuais, além da explicação sobre sua definição e exercícios.

Telegrama (Música de Exaltasamba)

“Estou a te esperar
A dor ainda está no meu peito
Ah! Nas ruas meu olhar
Fica a te procurar
A dor ainda está no meu peito...

Me liga!
Me manda um telegrama
Uma carta de amor (De Amor!)
Que eu vou até lá
Eu vou!”

Telegrama é um meio de comunicação em que enviamos uma mensagem rápida e urgente via Correio. Caracteriza-se por conter uma linguagem clara e breve (paga-se por cada palavra escrita).

Exemplo de Telegrama nos moldes antigos:

“SOLICITAMOS SUA PRESENCA AO COLEGIO BARAO DE AIURUOCA PT LAH VOSSIA PARTICIPARA DE UMA REUNIAO DO GREMIO ESTUDANTIL PT SDS PT

JOAO GUILHERME
PRESIDENTE DO GREMIO ESTUDANTIL”

Exercício:
1. Transforme o exemplo de telegrama nos moldes antigos em um nos moldes atuais (sem abreviações, com letras minúsculas, acentuação e pontuação adequada).


2. Suponhamos que você tenha o valor de R$5,00 para enviar 5 telegramas, sendo que cada palavra custe R$0,10. Elabore esses 5 telegramas sem deixar sobrar ou faltar dinheiro.
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