quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Gabarito: Atividade sobre Flexão dos substantivos e dos adjetivos - grau (III)


 # Respostas:
1.
a) a segunda cena

b) "Frangote" também pode apresentar sentido de "jovem" e "fraco"

2. 
a) Não

b) "Frangalho" pode ter sentido de "esfarrapado" ou "pobre" 

3. A partir do segundo, com o "frangote" usando roupas, mas fica mais evidente na terceira cena, com o "frangalho" usando roupa, chapéu e pedindo esmola.

4. "franguinho"

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Exercícios sobre Substantivos (1)



1) Leia esta tira:

a) Classifique os seguintes substantivos da tira: temeridade, intrepidez.
b) Consulte o dicionário e responda: As duas palavras são sinônimas?
c) No exemplo dado por Hagar, no último quadrinho, você acha que ele foi mais temerário ou intrépido? Por quê?

2) Que substantivos próprios complementam as frases a seguir, considerando-se o contexto?
a) O *adverte: evite fumar na presença de crianças.
b) O escritor português renascentista * escreveu o conhecido poema épico Os lusíadas.
c) Os únicos países sul-americanos que não fazem fronteira com o Brasil são * e *.
d) * é o Estado que mais produz ferro no Brasil, graças à presença de grandes jazidas de ferro e manganês em seu solo.
e) No rio * , encontra-se *, a maior usina hidrelétrica do mundo.

3) Substitua nas frases a seguir a palavra que e o verbo destacado por um substantivo abstrato, fazendo as adaptações necessárias. Veja um exemplo:

O juiz exigiu que a partida terminasse. / O juiz exigiu o término da partida.

a) O piloto espera que os passageiros compreendam.
b) Os alunos esperam ansiosos que as férias cheguem.
c) Ela só queria que os filhos se divertissem.
d) O general exigia que seus soldados retornassem imediatamente.
e) Ele exigiu que todos os atletas comparecessem à cerimônia de abertura dos jogos intermunicipais.
f) A locadora pede aos sócios que devolvam as fitas de vídeo até as 18 horas.
g) A loja exigiu que a distribuidora de material esportivo rescindisse o contrato.
h) O juiz exigiu que os sem-terra devolvessem a seu legítimo dono as terras invadidas.

4) Responda às questões a seguir, empregando um substantivo coletivo. Veja o exemplo:

— O fazendeiro leiloou apenas um boi? / —Não, toda a manada.

a) A empresa liquidou apenas um carro?
b) A polícia prendeu apenas um ladrão?
c) Os cientistas pesquisaram apenas estes animais e plantas da região?
d) A bibliotecária pediu que fizessem apenas o levantamento dos livros de referência?
e) Na feira, exporão apenas este jornal e esta revista?
f) Somente um ator ficará hospedado aqui?
g) O que é exigido no exame: conhecer apenas duas ou três leis sobre o trânsito?

5) Qual das frases a seguir está de acordo com a variedade padrão da língua? Por quê?
a) Comprei duzentas gramas de presunto cozido.
b) Comprei duzentos gramas de presunto cozido.

6) Indique os itens em que um dos substantivos se pluralizou em desacordo com a variedade padrão da língua. A seguir, dê a forma adequada.
a) males, fósseis, barris, projéteis
b) caracteres, dólares, éteres
c) espiões, demãos, razões, cidadões, pães, capitães
d) pãezinhos, papeizitos, anelzinhos, pinceizinhos
e) jornaizinhos, limõezinhos, botõezinhos
f) Cirurgiões-dentistas, más-línguas, boas-vindas, abaixos-assinados

Leia também:
Exercícios sobre Substantivos (2)
Exercícios sobre substantivos (3)
Exercícios sobre adjetivos
Aula com exercícios sobre verbos
Aula sobre Pronomes
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Exercícios sobre Adjetivos



1) Tanto no enunciado da parte superior do anúncio quanto no da parte inferior, destaca-se o emprego de adjetivos ou de locuções adjetivas.
a) Identifique os adjetivos e locuções adjetivas empregados nos dois enunciados.
b) Considerando a intencionalidade do texto, isto é, a finalidade com que ele foi criado, justifique o predomínio dessa classe gramatical.

2) O enunciado da parte superior do anúncio apresenta intencionalmente uma ambiguidade. Sem levar em conta a imagem, responda.
a) Qual parece ser, em princípio, “o sonho de toda mulher”?
b) Cruzando o texto com a imagem, que novo sentido ganha esse sonho?

3) Os adjetivos bonito e gostoso e a locução adjetiva com recheio participam da construção da ambiguidade, pois podem se referir tanto a uma pessoa quanto a um alimento. Supondo que se refiram a uma pessoa, o que seria uma pessoa “com recheio”?

4) O adjetivo incrível significa “aquilo que não é crível, isto é, aquilo em que não se pode crer”. No entanto o uso constante dessa palavra, principalmente em anúncios publicitários, tem modificado o seu sentido original. Que outros sentidos essa palavra pode apresentar na expressão “incrível calda de morango”

5) No canto esquerdo inferior, abaixo da vaquinha, se lê: “ a mais tenra tentação”.
a) Como é próprio da linguagem publicitária, o texto é econômico, não explicitando a que substantivo se refere o enunciado. No entanto é preciso depreendê-lo pelo contexto. Qual é esse substantivo?
b) Em que grau está o adjetivo tenra?
c) Por que esse grau é comum em textos publicitários?

# RESPOSTAS (GABARITO)

Português - linguagens:volume 2/ Willian Roberto Cereja, Thereza Cochar Magalhães. - 7. ed.reform. - São Paulo: Saraiva, 2010.


Leia também:
Exercício sobre flexão dos adjetivos
Exercícios sobre adjetivos
Exercícios sobre flexão de adjetivos e substantivos
Atividades sobre adjetivos - 6º ano Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Aula de Interpretação do conto "A origem das estrelas"




A ORIGEM DAS ESTRELAS
Os índios bororós de Mato Grosso explicam a origem das estrelas da seguinte maneira: há muito tempo, as mulheres de uma tribo saíram à procura de milho e levaram, em sua companhia, um menino. Acharam grande quantidade de espigas maduras. Debulharam, então, as espigas e socaram o milho, com o fim de fazer pão e bolo para os homens que tinham ido à caça.
O menino conseguiu subtrair uma porção de milho em grãos e, para esconder o furto,
encheu umas taquaras que havia preparado para isso. Voltando à sua cabana, entregou o milho à avó, dizendo:
- Nossas mães estão na mata fazendo pão de milho. Faz um para mim, pois desejo comê-lo com meus amigos.
A avó satisfez o neto. Quando o pão ficou pronto, ele e seus amigos o comeram. Depois, para não serem denunciados, amarraram os braços e prenderam a língua da velha. Em seguida, cortaram a língua do papagaio da casa e puseram em liberdade todos os pássaros criados na aldeia.
Temendo a ira de seus pais, os meninos resolveram fugir para o céu. Dirigiram-se para a floresta e chamaram o colibri. Colocaram no bico do passarinho uma corda muito comprida, dizendo-lhe:
- Pega esta corda e amarra a ponta neste cipó. A outra extremidade prenderás lá em cima, no céu.
O colibri fez o que foi pedido. Então, os meninos, um após o outro, foram subindo, primeiro pelo cipó e, depois, pela corda que o pássaro tinha amarrado na ponta do cipó.
Nesse momento, as mães voltaram e, não achando os filhos, perguntaram por eles à velha e ao papagaio. Não obtiveram, porém, nenhuma resposta. Nisso, uma das mães viu uma corda que chegava até as nuvens e nela pendurada uma longa fila de meninos, que subia para o céu.
Ela avisou logo às outras mulheres, e todas correram para a mata. Imploraram, chorando, aos filhos para que voltassem para casa, mas não foram atendidas. Os meninos continuaram a subir. Então, as mulheres, vendo que seus rogos eram inúteis, começaram também a subir pelo cipó e, em seguida pela corda.
O menino que tinha roubado o milho era o último da fila e foi, portanto, o último a chegar ao céu. Quando viu todas as mães agarradas à corda, cortou-a. As mulheres caíram umas sobre as outras e, ao atingirem a terra, transformaram-se em animais selvagens.
Como castigo pela sua monstruosa malvadeza, os meninos foram condenados a olhar, todas as noites, fixamente para a terra, para ver o que acontecera a suas mães. Seus olhos são as estrelas.

In: SANTOS, Theobaldo Miranda – Lendas e mitos do Brasil. São Paulo : Companhia Editora Nacional, 2004.

# Questões:
1) Revendo o primeiro parágrafo é possível determinar em que tribo e em que época aconteceram os fatos narrados? Por quê?

2) Ainda no primeiro parágrafo, o que é possível descobrir sobre a organização social em uma tribo?

3) Observe que, a partir do segundo parágrafo, surge um elemento desestabilizador, ou seja, algo que determinará um novo rumo para a narrativa. O que acontece?

4) A possibilidade de receber um castigo leva os meninos a cometer erros ainda mais graves do que o primeiro. Qual sua opinião sobre os atos praticados pelas crianças?

5) A história explica o surgimento das estrelas como resultado de um castigo. A que os meninos foram condenados?

6) É adequado afirmar que a única intenção dessa história é explicar a origem das estrelas? Explique sua resposta.

# RESPOSTAS (GABARITO)

Língua portuguesa, 6º ano/Cristina Soares de Lara Azeredo; ilustrações: Circus Projetos Criativos... [ET. AL] – Curitiba: Ed. Positivo; 2009. Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Gabarito: Atividade de interpretação da música "Você É Linda", de Caetano Veloso


# Respostas:
1. O eu lírico da música "Você É Linda" é alguém apaixonado que está expressando suas emoções, sentimentos e impressões por uma pessoas querida.

2. A mulher idealizada na canção é descrita por meio de vários adjetivos, tais como "linda", "beleza/esperta", "certa", "feliz", e várias expressões duplas (Fonte de mel; olhos de gueixa; Luz das acácias; mãe do sol.

3. Nesses versos é expressa uma distância ou uma barreira que o eu lírico enfrenta em relação à mulher amada.

4. Com certeza, podemos afirmar que há uma hipérbole na exaltação à beleza da mulher e da felicidade que ela o traz nos versos mencionados, em especial na expressão "você é linda/ mais que demais".

5. Há metalinguagem nos versos "esta canção é só pra dizer/ e diz" porque ele menciona sobre sua própria arte "fazer canções" dentro da canção que havia composto, ou seja, ele tratou a canção dele dentro da própria canção composta.