domingo, 10 de agosto de 2025

# Particípio regular x Particípio irregular

# Transcrição de um vídeo do Titoker Matheus Costa trolando o seu pai Seu Zé:

(Antes)
Matheus: Pessoal, meu pai é neurótico com erro de português. Eu vou falar uma palavra super errada e a gente vai ver a reação dele.

(Durante)
Matheus: (fingindo falar com um amigo ao telefone) Essa loja de açaí é muito cara. Se tivessem abrido uma lanchonete...
Seu Zé: Se tivessem...?
Matheus: Ham?
Seu Zé: Se tivessem o quê?
Matheus: Abrido.
Seu Zé: “Abrido”, Matheus? “Abrido” não existe! Pelo Amor de Deus.
Matheus: “Abrido” não tá certo não?
Seu Zé: “Abrido” não existe, cara!
Matheus: Se tivessem abrido uma lanchonete...
Seu Zé: “Abrido” não existe! Tá louco?
Matheus: “Aberto”?
Seu Zé: Poxa!

# Algumas construções aceitas e outras não:
1. “Ele tinha aceitado a ajuda.” (particípio regular) 
2. “A ajuda foi aceita por ele.” (particípio irregular)

# Atividade:
Elabore frases com as formas do particípio adequadas dos verbos a seguir:
a) descobrir – “O roubo foi descoberto pelo patrão.” 
b) dizer
c) fazer
d) pôr
e) ver
f) escrever
g) ganhar
h) pagar
i) reabrir
j) refazer
k) traz
l) pegar
m) chegar

domingo, 3 de agosto de 2025

# Atividade sobre gramática de uso da língua:

Exercícios:
1. Diga de uma maneira mais educada ou gentil, que mostre mais consideração da sua parte para com a pessoa a quem você se dirige: 
a) Você é um animal!

b) Sai da minha frente!

c) Cala a sua boca!

d) Ande logo, seu pamonha!

e) Desembucha logo!

f) Isso é besteira!

g) Não tenho tempo para isso!

h) Eu sou assim e pronto!

i) “Eu te avisei”

j) Eu sei que estou certo”

k) “Isso não é problema meu”

domingo, 18 de maio de 2025

Atividade sobre reportagem com assunto vagas ociosas do Prouni

Leitura da reportagem "Prouni tem 85% de ociosidade no 2º semestre 2024 e acumula 2,5 milhões de bolsas não preenchidas em 12 anos", publicada no site g1.com em 18/5/2025:

 # Questões:

1. O que é o Prouni?

2. Qual é o assunto central do texto envolvendo o Prouni?

3. Quais os três critérios citados no texto para que o candidato possa se inscrever no Prouni?

4. Como é calculada a nota do Enem para usá-la no Prouni?

5. Qual motivo é mencionado no texto para a ociosidade no preenchimento de vagas para o Prouni?

6. Na sua opinião, quais vantagens e desvantagens de cursar uma Universidade via Prouni? 

domingo, 11 de maio de 2025

Quais são os critérios de correção da redação do ENEM?

 # Quais são os critérios de correção da redação do ENEM?

Competência I: Domínio da norma culta da Língua Portuguesa (gramática).

Competência II: Compreensão da proposta de redação (texto dissertativo-argumentativo) e aplicação das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema (repertório).

Competência III: Seleção, relação, organização e interpretação de informações, fatos, opiniões e argumentos na defesa de um ponto de vista (qualidade dos argumentos).

Competência IV: Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação (coesão e coerência).

Competência V: Elaboração da proposta de solução ao problema apresentado. Respeito aos valores e direitos humanos e à diversidade sociocultural.

domingo, 30 de março de 2025

Atividade sobre Coesão e coerência

Questão 132 da prova cinza do segundo dia do Enem 2014 
 
Reciclar é só parte da solução

O lixo é um grande problema da sustentabilidade. Literalmente: todos os anos, cada brasileiro produz 385 kg de resíduos — dá 61 milhões de toneladas no total. O certo seria tentar diminuir ao máximo essa quantidade de lixo. Ou seja, em vez de ter objetos recicláveis, o ideal seria produzir sempre objetos reutilizáveis, o que diminui os resíduos. Mas, enquanto isso não acontece, temos que nos contentar com a reciclagem. E é aí que vem um detalhe perigoso: reciclar o lixo também polui o ambiente e gasta energia. Reciclar vidro, por exemplo, é 15% mais caro do que produzi-lo a partir de matérias-primas virgens. Afinal, é feito basicamente de areia, soda e calcário, que são abundantes na natureza. Então, nenhuma empresa tem interesse em reciclá-lo. Já o alumínio é um supernegócio, porque economiza muita energia.
HORTA, M. Disponível em: http://super.abril.com.br. Acesso em: 25 maio 2012.

O emprego adequado dos elementos de coesão contribui para a construção de um texto argumentativo e para que os objetivos pretendidos pelo autor possam ser alcançados. A análise desses elementos no texto mostra que o conectivo
A) “ou seja” introduz um esclarecimento sobre a diminuição da quantidade de lixo.
B) “mas” instaura justificativas para a criação de novos tipos de reciclagem.
C) “também” antecede um argumento a favor da reciclagem.
D) “afinal” retoma uma finalidade para o uso de matérias primas.
E) “então” reforça a ideia de escassez de matérias-primas na natureza.

# Questões:
1. Identifique o tópico frasal do texto?

2. Qual é o assunto central do texto?

3. De acordo com o texto, qual seria a melhor solução para resolver o problema do lixo na sociedade? 

4. Segundo o texto, em quais situações é vantagem e/ou desvantagem fazer a reciclagem do lixo?

5. No trecho “... nenhuma empresa tem interesse em reciclá-lo”, o pronome “lo” se refere a que palavra?

6. Identifique no texto, uma oração que expressa ideia de:
a) “oposição”

b) “explicação”

c) “tempo”

d) “adição”

e) “conclusão”