terça-feira, 29 de setembro de 2015

Atividade com propaganda do biscoito Club Social (anúncio publicitário)


Quando desejamos convencer alguém sobre a importância de um produto ou de uma informação, utilizamos o recurso da propaganda. Observe a propaganda abaixo, do biscoito Club Social, e responda:
# Exercícios:
1. O que a propaganda divulga?

2. Qual foi a imagem utilizada no anúncio? Por que o anunciante escolheu essa imagem?

3. O que o texto verbal diz ao leitor?

4. O que há em comum entre a imagem e o texto do anúncio?

5. A qual leitor se dirige o anúncio?

6. Que argumento foi utilizado no anúncio para convencer o leitor?

7. Por que o anúncio pode convencer o leitor?

8. Para convencer os leitores, os anunciantes utilizam estratégias especiais. Qual foi a estratégia utilizada neste anúncio? Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 27 de setembro de 2015

Atividade com propaganda do produto Nescau Cereal (anúncio publicitário)



Quando desejamos convencer alguém sobre a importância de um produto ou de uma informação, utilizamos o recurso da propaganda. Observe a propaganda abaixo, do Nescau Cereal, e responda:
# Exercícios:
1. O que a propaganda divulga?

2. Qual foi a imagem utilizada no anúncio? Por que o anunciante escolheu essa imagem?

3. O que o texto verbal diz ao leitor?

4. O que há em comum entre a imagem e o texto do anúncio?

5. A qual leitor se dirige o anúncio?

6. Que argumento foi utilizado no anúncio para convencer o leitor?

7. Por que o anúncio pode convencer o leitor?

8. Para convencer os leitores, os anunciantes utilizam estratégias especiais. Qual foi a estratégia utilizada neste anúncio? Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Atividade a partir do romance "A culpa é das estrelas", de John Green



Leia o texto abaixo, um fragmento do livro "A culpa é das estrelas", de John Green:

- Augustus, talvez você queira falar de seus medos para o grupo.
- Meus medos?
- É
- Eu tenho medo de ser esquecido - disse de sem querer um momento de pausa. (...)
Olhei na direção do Augustus Waters, que me devolveu o olhar. Quase dava para ver através dos olhos  dele, de tão azuis que eram.
- Vai chegar um dia - eu disse - (...) Vai chegar um dia em que não vai sobrar nenhum ser humano sequer para lembrar que alguém já existiu ou que nossa espécie fez qualquer coisa nesse mundo.
Não vai sobrar ninguém para se lembrar de Aristóteles ou de Cleópatra, quanto mais de você. Tudo o que fizemos, construímos, escrevemos, pensamos e descobrimos vai ser esquecido e tudo isso aqui - fiz um gesto abrangente - vai ter sido inútil. Pode ser que esse dia chegue logo e pode ser que demore milhões de anos, mas, mesmo que o mundo sobreviva a uma explosão do Sol, não vamos viver para sempre. (...) E se a inevitabilidade do esquecimento humano preocupa você, sugiro que deixe esse assunto para lá. (...)
Assim que terminei fez-se um longo silêncio, e eu pude ver um sorriso se abrindo de um canto ao outro no rosto do Augusto – não o tipo de sorriso (...) do garoto tentando (...) me encarar, mas um sorriso sincero, quase maior que a cara dele. 
- Caramba – disse ele baixinho – Não é que você é mesmo demais?

# Exercícios:
1. De acordo com esse texto, o medo de Augustus era
a) o fim da espécie humana
b) o silêncio
c) ser esquecido
d) sobreviver à explosão do Sol

2. Na expressão "- Caramba!", o ponto de exclamação reforça a ideia de
a) admiração
b) constrangimento
c) crítica
d) desconfiança

3. De acordo com esse texto, era possível ver através dos olhos de Augustus porque
a) encaravam a narradora
b) eram maiores que o rosto
c) eram muito azuis
d) pareciam sinceros

4. O trecho "Vai chegar um dia em que não vai sobrar nenhum ser humano sequer para lembrar que alguém já existiu ou que nossa espécie fez qualquer coisa nesse mundo.", foi construído a partir de qual recurso estilístico?
a) Exagero de uma ideia
b) Humanização de um sentimento
c) Jogo de palavras
d) Repetição de sons parecidos

5. Qual é o trecho que apresenta ideia de tempo?
a) "Augustus, talvez você queira falar de seus medos"
b) "Quase dava para ver através dos olhos  dele"
c) "Assim que terminei fez-se um longo silêncio"
d) "sorriso se abrindo de um canto ao outro no rosto"

6. A linguagem utilizada no trecho "-Caramba! - disse ele baixinho - Não é que você é mesmo demais?" é
a) culta     b) informal     c) regional     d) técnica

7. A que gênero textual pertence a obra "A culpa é das estrelas"?
a) conto     b) fábula     c) romance     d) crônica


domingo, 13 de setembro de 2015

Atividade a partir de um anúncio da "Batavo"


1)    No anúncio diz: “Use saia. Saia de dia, saia de noite, saia de si.” A palavra “saia” se repete quatro vezes. Quanto a isso podemos afirmar que:
a)    A palavra saia aparece sempre com o mesmo valor semântico.
b)    A palavra saia aparece apenas uma vez com o mesmo valor semântico de peça de vestuário.
c)    A palavra saia nunca aparece duas vezes com o mesmo valor semântico.
d)    A palavra saia aparece quatro vezes com o mesmo valor semântico.

2)    O termo “saia de si” tem um sentido:
a)    Denotativo, pois está no sentido figurado.
b)    Conotativo, pois está no sentido figurado.
c)    Denotativo, pois o verbo sair está no sentido dicionarizado.
d)    Conotativo, pois o verbo sair está no sentido dicionarizado.

3)    Sobre a relação entre a frase do anúncio e a imagem ao lado da placa podemos afirmar que:
a)    Apenas a palavra saia como substantivo se relaciona com a saia e a expressão corporal da modelo.
b)    Apenas a palavra saia como verbo se relaciona com a saia e a expressão corporal da modelo.
c)    A palavra saia como verbo não tem relação com a saia e a expressão corporal da modelo.
d)    A palavra saia como substantivo e o termo “saia de si” se relacionam com a saia e a expressão corporal da modelo.

4)    Veja o suporte no qual estão escritas as frases principais do anúncio. Sobre esse suporte, podemos afirmar que:
a)    Está em uma placa de trânsito que sinaliza atenção.
b)    Está em uma placa de trânsito que sinaliza pare.
c)    Está em um outdoor.
d)    Está em um cartaz.

5)    Veja as seguintes frases do anúncio: “Não se reprima. Pense light”. Podemos afirmar que essas frases do anúncio indicam:
a)    Leveza
b)    Contradição
c)    Perfeição
d)    Engajamento

Fonte: https://profsimonepaulino.wordpress.com Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Exercícios sobre intertextualidade em poesias de Drummond, Chico e Adélia Prado



Leia os seguintes versos e responda as questões propostas.

Quando nasci, um anjo torto
desses que vivem na sombra
disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida.
(Trecho de “Poema de sete faces” de Carlos Drummond de Andrade)

Quando nasci um anjo esbelto,
desses que tocam trombeta, anunciou:
vai carregar bandeira.
(Trecho de “Com lincença poética” de Adélia Prado)

Quando nasci veio um anjo safado
O chato do querubim
E decretou que eu estava predestinado
A ser errado assim 
(Trecho de “Até o fim” de Chico Buarque)

# Questões:
1) Nos três textos temos a figura de um anjo que anuncia o destino do eu lírico.

a) Como é o anjo da poesia de Drummond e qual é o destino anunciado para o eu poético?

b) Como é o anjo da poesia de Adélia Prado e qual é o destino anunciado para o eu poético?

c) Como é o anjo da poesia de Chico Buarque e qual é o destino anunciado para o eu poético?

2) Tendo em vista que a palavra “gauche” significa “Indivíduo tímido, incapaz, sem muita aptidão”, qual a relação intertextual entre o texto de Drummond e de Chico Buarque?

3) Observe a figura do anjo no texto de Drummond e de Adélia Prado. Qual a relação intertextual entre estes dois textos? Por quê?

Fonte: https://profsimonepaulino.wordpress.com Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 12 de setembro de 2015

Atividade de interpretação a partir do romance "Frankenstein", de Mary Shelley


# Questões a partir de um trecho do livro "Frankenstein", de Mary Shelley, em que o personagem  Victor Frankenstein (médico) narra o momento em que toma conhecimento sobre a eletricidade e passa a ter ideias intrigantes:

"...abandonei de pronto as minhas prévias ocupações; desembaracei-me da história natural e toda a sua gênese, como se fossem criaturas disformes e abortivas ... Nesse estado de espírito, eu me dediquei à matemática e aos ramos de estudo dela derivados, por estarem apoiados em sólidos estudos e, portanto, serem dignos de minha consideração.
...Em retrospecto, me parece que esta mudança quase milagrosa em minha inclinação e vontade foi sugestão imediata do meu anjo da guarda — o último esforço do espírito de preservação para impedir a tormenta que mesmo naquele momento formava-se nos céus, pronta para me atingir... mas foi em vão. O destino era por demais potente, e as suas leis imutáveis haviam decretado minha mais absoluta destruição".

# Questões:
1. O trecho acima tem relação com que ideia da palavra "romance": relacionamento amoroso ou narrativa longa e fictícia? Explique sua resposta.

2. O que você conhece ou já ouviu falar sobre o personagem "Frankenstein"?

3. Qual o foco narrativo utilizado: narrador personagem ou narrador observador? Explique sua resposta.

4. Qual o discurso usado: direto ou indireto? Explique sua resposta.

5. Reconheça os valores semânticos das orações retiradas do trecho do livro:
a) "... como se fossem criaturas disformes e abortivas"

b) "... portanto, serem dignos de minha consideração"

c) "... mas foi em vão"

d) "... e as suas leis imutáveis haviam decretado minha mais absoluta destruição"

# RESPOSTAS (GABARITO)   Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Atividade de interpretação a partir do romance "Jogos Vorazes", de Suzanne Collins



Leia o trecho do livro "Jogos Vorazes" (de Suzanne Collins), em que Peeta Mellark (um participante dos "Jogos") é entrevistado por Caesar (entrevistador do "Jogos").

"- Ela tem outro cara? - Pergunta Caesar. 
- Eu não sei, mas muitos outros garotos gostam dela - diz Peeta. 
- Então, faça o seguinte. Ganhe, volte para casa. Ela não pode te recusar então, hein? - diz Caesar. 
- Eu não acho que vai funcionar. Ganhar... não vai ajudar no meu caso - diz Peeta. 
- Por que não? - diz Caesar, perplexo. 
Peeta cora um tom de beterraba e gagueja. -Porque... porque... ela veio aqui comigo." 

# Questões:
1. Qual o gênero textual que pertence o livro "Jogos Vorazes". Justifique com suas próprias palavras.

2. A partir do trecho lido:
a) Qual é a situação conflituosa vivenciada pelo personagem Peeta?

b) E qual o propósito do personagem Caesar com essa situação?

c) Sabendo-se que, pelas regras dos "Jogos", apenas um participante sobrevive até o final, por que Peeta diz que não adiantaria ganhar a competição?

4. Na sua opinião, esse trecho faz uma crítica à diversão da classe dominante à custa do sacrifício dos menos favorecidos? Em, no mínimo 5 linhas, desenvolva uma análise sobre isso.

5. Identifique no texto:
a) Uma frase em discurso direto

b) uma frase em discurso indireto

c) uma oração indicando oposição

d) uma oração indicando explicação Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...