segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Atividades sobre Verbo - Semântica do Verbo



Atividade para aula de Língua Portuguesa sobre a classe de palavra "verbo"

1. Leia a tira:
 A tira apresenta uma situação de sala de aula.
a) O que as personagens estão fazendo nos dois primeiros quadrinhos?
 b) No último quadrinho, Mafalda faz um comentário. Relacione-o com a situação anterior e responda: Por que esse comentário provoca humor?

2. Observe o verbo deste enunciado:
Seu quarto está uma bagunça. 

a) Em que tempo e modo está o verbo?
 b) Suponha que o quarto a que o enunciado faz referência seja o seu. E que quem faz a você essa afirmação seja sua mãe. Pode-se dizer que, apesar de sua mãe ter empregado o verbo no indicativo, a frase, na verdade, tem uma intenção imperativa, isto é, a intenção de transmitir um pedido ou dar uma ordem. Fazendo uso de um verbo no imperativo, escreva uma frase em que fique clara a verdadeira intenção da mãe.

3. Ao responder à questão anterior, você observou que as frases podem ganhar novos sentidos, dependendo do contexto em que são empregadas. Há, a seguir, duas frases. Em relação a cada uma delas, imagine duas situações, de modo que cada situação corresponda a um determinado sentido.
a) A janela está aberta.
 b) A geladeira está vazia. Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Atividade sobre Verbos - O Verbo no Texto


Atividade para aula de Língua Portuguesa sobre a classe de palavra "verbo"

Leia o anúncio a seguir e responda às questões de 1 a 3.

1. Como a maior parte dos anúncios, esse também é constituído por imagem e texto verbal.
a) O que as moças da foto estão fazendo?
 b) O texto verbal confirma ou nega o conteúdo da imagem? Por quê?

2. Na parte verbal do anúncio, a conjugação do verbo comprar é propositalmente interrompida, na 3ª pessoa do singular, pelo surgimento de outro verbo: agradecer.
a) Em que tempo e modo verbal estão conjugados esses verbos?
 b) Observe a parte do anúncio em que o pronome ela aparece com grande destaque. A quem esse pronome se refere na expressão ela agradece?

3. Relacione estes três elementos: as imagens, a conjugação do verbo comprar e a expressão ela agradece.
a) O que o anunciante pretende dizer por meio desse jogo de verbos e imagens?
b) Na sua opinião, essa é uma forma inteligente de fazer propaganda? Por quê? Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Atividades sobre verbos - Flexões do Verbo




Atividade para aula de Língua Portuguesa sobre "flexões do verbo"

Leia estes quadrinhos, do cartunista argentino Quino:

1. Esses quadrinhos apresentam uma sequência de sete situações. Nelas, você pode observar, com clareza, as três pessoas do discurso e as flexões de número e de pessoa dos verbos.
a) Quais são os verbos e pronomes que indicam a 1ª pessoa?
 b) Quais indicam a 2ª pessoa?
 c) E quais indicam a 3ª pessoa?

2. Identifique o tempo (presente, pretérito ou futuro) em que estão as formas verbais destacadas neste texto:
 NAS ONDAS DO RÁDIO 
     Antes de existir televisão, as novelas faziam o maior sucesso no rádio. Como não havia imagem, os atores tinham de caprichar na voz. [...] 
     Você também pode se divertir fazendo um programa de rádio com seus amigos. Primeiro, escrevam uma história com vários personagens, dividindo os papéis com os colegas. É legal reunir meninos e meninas, para ter vozes diferentes. 
     Se vocês conseguirem um gravador, a brincadeira fica melhor ainda, pois o programa poderá ser gravado. 
     Depois de decidir quem serão os atores, escolham quem vai cuidar da música do programa e qual turma fará os efeitos sonoros. 
     Lembrem-se também dos amigos que sabem imitar animais e personagens famosos e podem dar um toque divertido à história. Depois, é só apresentar o programa para todo mundo. (Recreio)

3. Observe as frases:
Ontem, eu cheguei atrasado. E eles, também chegaram? (verbo chegar
Amanhã, eu chegarei atrasado. E eles, também chegarão?

 Será que você é capaz de fazer o mesmo? Então, em seu caderno, complete as frases que seguem, sempre colocando os verbos primeiramente no passado e, depois, no futuro.
a) Ontem, eu ___ ao cinema. E eles, também ? (ir) Amanhã, eu ao cinema. E eles, também ___? (ir)
 b) Ontem, nós ___ à tevê. E eles, também ? (assistir) Amanhã, nós à tevê. E eles, também ___? (assistir)
 c) Ontem, eu ___ a camisa. E eles, também ? (suar) Amanhã, nós a camisa. E eles, também ___? (suar)
 d) Ontem, eu ___ o desfile de carnaval. E eles, também ? (ver) Amanhã, eu o desfile de carnaval. E eles, também ___? (ver)
 e) Ontem, nós ___ a verdade. E eles, também ? (falar) Amanhã, eu a verdade. E eles, também ___? (falar) Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

# RESPOSTAS (GABARITO)

Fonte: Português: Linguagens

Atividades sobre Verbo, Modo Imperativo, Texto Instrucional



1. Você já brincou de detetive? É muito divertido e requer que aprendamos alguns truques. Por exemplo, usar tinta invisível. Você sabe como fazer tinta desse tipo? É só seguir estas instruções:

Você vai precisar de:
• suco de limão;
• papel branco;
• um palito ou pincel fino.

TINTA INVISÍVEL 
Coloque o suco de limão em um potinho. Cuidado para não deixar cair em sua pele, porque o suco de limão pode causar manchas.
Molhe o pincel ou o palito no suco e escreva o recado no papel branco. Entregue a mensagem a um amigo. Para ler, ele vai ter de aproximar o papel de uma lâmpada acesa, até que o calor faça as letras aparecerem. (Recreio, nº 14.) 

a) Reconheça os modos em que estão as formas verbais destacadas.
 b) A forma vai precisar, utilizada no texto do quadro lateral, é uma locução verbal. Que forma verbal simples (de uma única palavra) corresponde a essa locução?
 c) A que modo pertence essa locução verbal ou essa forma verbal simples?

2. As palavras e as frases podem ganhar novos sentidos, dependendo do contexto em que são empregadas. Por exemplo, suponha que você esteja indo à casa de um amigo e não saiba se ele e a família estão lá ou se viajaram. Ao se aproximar da casa, nota luz na sala e diz: “A luz está acesa”. No caso, você não estaria desejando informar que a luz está acesa e, sim, que o seu amigo e os familiares dele estão em casa.
 A seguir, você vai ler a descrição de três situações em que a mesma frase é dita por diferentes pessoas. Levando em conta o contexto, descubra o que realmente a pessoa pretende informar com essa frase.
a) Um funcionário da companhia de eletricidade, depois de fazer o serviço de ligação de energia, diz: “A luz está acesa”. O que, de fato, ele quer dizer?
 b) Dois amigos que moram na mesma rua têm o hábito de se encontrar, após o jantar, para conversar e contar piadas. Então combinam um código: quando um deles acender a luz da varanda é porque já terminou de jantar e espera o outro em casa. Um deles olha para a casa do amigo e diz para a irmã: “A luz está acesa”. O que, realmente, ele quer dizer?

3. Imagine agora uma situação e uma frase em que, apesar de o verbo ser empregado no indicativo, haja uma nítida intenção imperativa.

4. Você gosta de mitologia? Então leia o texto a seguir, que fala de duas figuras da mitologia egípcia.
 O MITO DE HÓRUS E OSÍRIS
    Segundo a mitologia egípcia, Hórus era o filho de Osíris, deus da natureza, que governou o Egito com a ajuda de sua mulher e irmã Ísis. Osíris teria sido morto e esquartejado (feito em pedaços) por seu ciumento irmão Set, que espalhou as partes do corpo por todo o Egito. Mas a fiel Ísis teria recolhido os membros e reconstituído o corpo, ressuscitando Osíris, que se tornou deus do Mundo dos mortos.
     Então coube a Hórus disputar o domínio sobre o Egito com seu tio Set em um grande combate do qual Hórus saiu vitorioso. É por isso que os faraós eram considerados encarnações do deus Hórus. E é por isso também que acreditavam que se uniriam a Osíris no outro mundo. (Recreio, nº 49.)

 Dos verbos destacados nesse texto, quais indicam:
a) estado?
 b) mudança de estado?
 c) ação? Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Fonte: Português: Linguagens

Atividades sobre Verbo - Tempos Verbais



Atividade para aula de língua portuguesa com exercícios sobre a classe gramatical "verbo".

1. Identifique o modo dos verbos destacados neste anúncio:

2. Reconheça o tempo (presente, pretérito ou futuro) em que estão os verbos destacados nestas frases:
a) “Hoje, mais de 200 pescadores, que antes destruíam os ovos e matavam as fêmeas, são contratados pelo Tamar [...]”
 b) “A música do Centro-Oeste poderá mostrar a força de sua expressão no festival Canta Cerrado promovido pela Rede Globo e TV Anhanguera, de Goiânia.” (Jornal de Brasília)
 c) “Pelé pede punição para torcidas e dirigentes” (Estado de Minas)
 d) “Ex-aidético diz que se curou com remédio natural” (Hoje em dia)
 e) “Declaração do IR virá preenchida” (Jornal de Brasília)

3. Leia este poema de Sylvia Orthof:
infinito amor 
Vamos 
brincar 
de 
amor? 
Eu 
te 
amo,
 tu
 me
 amas... 
— Pra
 sempre? 
— Por
 três
 semanas! 
(A poesia é uma pulga. São Paulo: Atual, 1991. p. 11.) 

Dê continuidade ao poema, conjugando o verbo amar até a 3ª pessoa do plural. No final, dê uma conclusão surpreendente, que rime com “eles amam”.

4. As três frases abaixo contêm verbos no modo imperativo. Apesar disso, apresentam diferenças de sentido. Observe:
• Apague a luz!      • Apague a luz, já!      • Apague a luz, por favor! 
 
a) Em qual das frases o pedido ou a ordem é feita de modo mais educado e gentil?
 b) Em qual das frases o tom de quem fala parece ser mais autoritário e grosseiro?

5. Observe o verbo desta frase:
A luz está acesa. 

a) Em que modo e tempo está o verbo?
 b) Suponha que você tenha ido até o banheiro e deixado a luz acesa. Sua mãe, então, lhe diz a frase acima. Pode-se dizer que, apesar de ela ter empregado o verbo no indicativo, a frase, na verdade, tem uma intenção imperativa, isto é, a intenção de fazer um pedido ou dar uma ordem. Fazendo uso de um verbo no imperativo, escreva outra frase que transmita a mesma informação, de acordo com a intenção da mãe.

Fonte: Português: Linguagens    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Atividades sobre Verbo - O que os verbos expressam?


Atividade para aula de língua portuguesa com exercícios sobre a classe gramatical "verbo".

1. Observe estas três figuras:

Dê o maior número possível de verbos que traduzam as ações das pessoas em cada uma das figuras.

2. Reconheça as formas verbais presentes neste texto e identifique o que elas expressam: ação, estado, mudança de estado, fenômeno meteorológico.
“Quem diria que um garoto franzino de onze anos, cujo sonho é mudar-se para a cidade e frequentar a escola, viria a tornar-se o ‘Águia’, um escoteiro corajoso que desbarata uma quadrilha de assaltantes de bancos? Esta é a história de Bila, Nilson, o cachorro Plutão e o cavalo Relâmpago.” (Catálogo da Atual Editora) 

3. Reconheça os verbos do texto abaixo e identifique o modo em que cada um está:  
BumBum firme   
Ajoelhe-se, apoie o corpo sobre os antebraços e  eleve uma perna flexionada. Suba e desça essa perna  por trinta segundos. Repita do outro lado. (Claudia, ago. 1994.) 

Fonte: Português: Linguagens Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 26 de janeiro de 2014

Atividade sobre substantivos no texto (gramática no texto) II


Atividade para aula de língua portuguesa com exercícios sobre a classe gramatical "substantivo".

Leia este anúncio e responda às questões de 1 a 7.

1. Todo anúncio publicitário tem a finalidade de promover um produto ou uma ideia. Leia o enunciado da parte superior do anúncio. O que o anúncio promove: um produto ou uma ideia? Qual?

2. Os anúncios geralmente são constituídos por uma parte visual e uma parte verbal (com palavras). Observe a parte visual do anúncio: o desenho traçado com giz sugere uma brincadeira infantil.
 a) Qual é essa brincadeira?
b) Você já participou dessa brincadeira alguma vez? Se sim, conte para os colegas como é esse jogo, explicando de onde se sai, aonde se chega, onde ficam o céu e o inferno e como se pode ganhar o jogo.

3. O jogo real tem dez casas, identificadas com números de 1 a 10. No jogo do anúncio, entretanto, as casas são identificadas com palavras.
a) A que classe gramatical essas palavras pertencem?
 b) O que elas indicam, no jogo do trabalho infantil?

4. Suponha que uma criança entre no jogo do trabalho infantil pela casa “Trabalho”, o ponto de partida do jogo.
a) A que outras casas essa criança pode ser levada?
 b) O que essas etapas representam para o cidadão que essa criança será no futuro?

5. No topo do desenho está o céu, identificado pela expressão “exclusão social”.
a) Troque ideias com os colegas e com o professor: O que é ser excluído socialmente?
b) De acordo com o ponto de vista do anúncio, uma criança que começa a trabalhar antes da hora será, no futuro, excluída socialmente. Na sua opinião, isso é chegar ao céu? Por quê?

6. Na parte inferior do anúncio, lemos duas frases ambíguas, isto é, com duplo sentido: “Não dê trabalho ao futuro. Dê esperança”.
 a) Quais são os sentidos dessas frases?
 b) Esperança é um substantivo abstrato, pois designa algo que só pode existir nas pessoas. Como só é possível dar o que se tem, quem pode dar esperança às crianças trabalhadoras?

7. Para combater o trabalho infantil, o anúncio se vale da ideia de um jogo. Como conclusão, responda: a) A criança deve participar do jogo do trabalho infantil? b) Então qual é o verdadeiro jogo que a criança deve jogar? Fonte: Português: Linguagens Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Atividades sobre substantivos (gramática no texto)


Atividade para aula de língua portuguesa com exercícios sobre a classe gramatical "substantivo".

Leia o "Poema das Árvores", de Arthur Nestrovski, e responda às questões de 1 a 5.

1. Na primeira parte do poema, são citadas várias árvores existentes no Brasil. Algumas delas fornecem frutos comestíveis, outras fornecem madeira de excelente qualidade para a marcenaria.
a) Quais delas fornecem frutos comestíveis?
 b) Quais fornecem madeira?

2. Os nomes das árvores são substantivos.
a) São comuns ou próprios?
 b) Por que, na sua opinião, os nomes das árvores estão grafados com letra inicial maiúscula?

3. Algumas das árvores citadas são nativas e quando os portugueses chegaram ao Brasil já haviam sido nomeadas pelos índios. Outras foram trazidas pelos colonizadores europeus e, portanto, nomeadas por eles. Observe o som de cada um dos substantivos e tente responder:
 a) Quais deles são de origem indígena?
 b) Quais vieram do português lusitano ou de outras línguas?

4. Segundo o eu lírico, para fazer um poema de árvore não é preciso história, nem metro, nem rima. Basta dizer o nome das árvores e já se tem um poema bonito.
 a) Siga a sugestão do poeta. Leia em voz alta o nome das árvores, na ordem em que aparecem no texto, e observe a sonoridade dessas palavras. Você concorda com a opinião do eu lírico?
b) O que a beleza dos nomes das árvores sugere quanto à beleza das próprias árvores?

5. O Brasil é um país com uma enorme diversidade de árvores, plantas, rios, pássaros, peixes, insetos e outros animais. Conclua: A língua portuguesa do Brasil é rica em substantivos? Por quê?

Atividades sobre substantivos (coletivos)



Atividade para aula de língua portuguesa com exercícios sobre a classe gramatical "substantivo".

1. Alguns substantivos coletivos são muito usados no português do dia a dia. Será que você conhece os coletivos abaixo? Dê o significado deles (se necessário, consulte o dicionário) e, depois, escolha um e empregue-o em uma frase.

2. Escreva em seu caderno pelo menos três substantivos que nomeiam objetos usados por:
 a) médico
 b) engenheiro
 c) marceneiro
 d) motoboy
 e) eletricista
 f) cozinheira
 g) professor
 h) lavrador

3. Todas as pessoas têm nome e sobrenome e, às vezes, apelido.
a) Como eles são grafados na escrita: com letras iniciais minúsculas ou maiúsculas?
 b) Explique por que seu nome e sobrenome são classificados como substantivos próprios.

4. Descubra qual dos coletivos a seguir corresponde à expressão destacada em cada uma das frases abaixo (se necessário, consulte o dicionário). Depois reescreva as frases, substituindo as expressões destacadas pelos coletivos correspondentes a elas.
 acervo - biblioteca - fauna - arquipélago - caravana - flora - esquadrilha - elenco - exército 

a) Um conjunto de viajantes atravessava o deserto.
 b) O conjunto de ilhas das Filipinas é composto de 7 mil ilhas.
 c) O Brasil, como quase todos os países, possui um conjunto de soldados responsável pela segurança nas fronteiras.
 d) Os dois filmes foram interpretados pelo mesmo conjunto de atores.
 e) O Museu de Artes de São Paulo tem um belíssimo conjunto de quadros.
 f ) Minha escola dispõe de um excelente conjunto de livros.
 g) Nas comemorações festivas, é comum um conjunto de aviões se apresentar, fazendo acrobacias.
 h) É maravilhoso conhecer o conjunto de flores e plantas do Pantanal Mato-Grossense.

5. Alguns nomes de objetos de uso escolar, como, por exemplo, lápis, caderno, livro, papel, caneta, deram origem a outros substantivos. Escreva alguns substantivos simples e compostos a partir da palavra papel.   Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 25 de janeiro de 2014

Atividades sobre substantivos (classificação dos substantivos)



Atividade para aula de língua portuguesa com exercícios sobre a classe gramatical "substantivo".

Leia este texto curioso e responda às questões 1 e 2.

1992 Chulé psicológico 

Medicina Uma equipe japonesa do Centro de Pesquisa Shisedo, de Yokohama, foi premiada pelas valiosas pesquisas sobre as causas do chulé. De fato, a pesquisa, em si, é séria. O engraçado foi a conclusão do trabalho, que parece não concluir nada: “Quem acha que tem chulé, sempre tem, e quem acha que não, não tem mesmo”. (Superinteressante, abr. 1995.) 

1. Retire do texto:
a) um substantivo próprio;
 b) um substantivo coletivo;
 c) dois substantivos comuns e simples.

2. A palavra trabalho, que aparece no texto, é um substantivo primitivo, ou seja, ela pode dar origem a um substantivo derivado. Veja:
          trabalho(a)           + -dor     =      trabalhador 
 substantivo primitivo                       substantivo derivado 

Que outra palavra do texto, somada à partícula -dor, dá origem a um substantivo derivado?

3. Observe os substantivos do texto da imagem ao lado.

a) Crie um substantivo derivado para cada um destes substantivos: • Brasil • espaço

b) Quinta-feira é um substantivo composto e designa um dia da semana. Que outros dias da semana também são substantivos compostos?

c) Indique dois substantivos próprios existentes no texto.

Fonte: Português: Linguagens

# RESPOSTAS (GABARITO)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Atividade sobre substantivos (classificação dos substantivos)


Atividade para aula de língua portuguesa com exercícios sobre a classe gramatical "substantivo".

1. Leia esta tira, de Quino:

a) O humor da tira está principalmente no último quadrinho. Explique por quê.
b) Identifique na tira um substantivo simples e um substantivo composto.
 c) O substantivo certeza é concreto ou abstrato? Por quê?

2. Em seu caderno, complete as frases abaixo com substantivos adequados:
a) Os seis são: América, África, Ásia, Europa, Oceania e Antártica.
 b) Diz o provérbio que “a é a última que morre”.
 c) O corpo humano é constituído de três partes: , tronco e .
 d) Os movimentos da são o de rotação e o de translação.

3. Escreva em seu caderno quais são os substantivos que expressam estas profissões:
a) aquele que trabalha com madeira, com móveis
 b) aquele que trabalha com ferro, que faz portões
 c) aquele que projeta casas
 d) o médico que trata de crianças
 e) o médico que faz partos
 f ) o médico que trata de idosos
 g) aquele que conduz o elevador
 h) aquele que conduz a locomotiva de um trem
 i) o responsável por uma biblioteca
 j) aquele que lê as linhas da palma da mão

4. Transforme as palavras destacadas em substantivos abstratos, de acordo com o exemplo:
O rapaz é corajoso
A coragem do rapaz surpreendeu a todos. 

a) Que garotinho habilidoso!
 b) Que animal voraz!
 c) Que menino tímido!
 d) Seu discurso foi claro e transparente.
 e) Esse novo produto é útil e fácil de aplicar.
 f ) A água está pura. Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

# RESPOSTAS (GABARITO)

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Aula de português: atividades sobre substantivos (6º ano) Ensino fundamental




Atividade para aula de língua portuguesa com exercícios sobre a classe gramatical "substantivo".

1. Leia este texto:
     Era uma vez uma linda jovem chamada Fátima, cujo pai era um comerciante rico. Um dia, ele a avisou de que viajariam de navio para uma ilha onde tinha vários amigos com filhos da idade dela. 
     — Talvez você encontre um noivo entre esses rapazes — disse-lhe o pai. Durante a viagem houve uma terrível tempestade em alto-mar. Todos os tripulantes morreram, inclusive o pai de Fátima, e apenas ela conseguiu chegar até a praia, onde adormeceu de tanto cansaço. Quando despertou, não sabendo o que fazer, saiu caminhando pela areia. Uma família de tecelões que passava por ali viu e, sentindo pena daquela moça tão linda e desamparada, convidou Fátima para morar em sua casa. […]
 (Heloísa Prieto. Lá vem história. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1997. p. 40.) 

a) Comerciante é um substantivo derivado. Qual é o substantivo primitivo do qual se origina?
 b) Forme substantivos derivados, a partir de jovem, ilha, filho, rapaz, mar, moça e casa. Respostas

2. Indique o substantivo que designa:
a) aquele que transita pela rua;

b) aquele que anda a pé pelas ruas;

c) aquele que anda de bicicleta;

d) aquele que anda de motocicleta;

e) aquele que dirige veículos;

f ) aquele que conduz um avião;

g) aquele que viaja a passeio. Respostas

3. Observe o emprego do substantivo nota nas situações abaixo e dê o sentido dessa palavra nos diferentes contextos em que foi empregada.
a) Ganhei uma nota vendendo flores no Dia das Mães.
 b) Tirou uma nota baixa porque faltou muito às aulas.
 c) Desafinei nesta passagem da música porque não li a nota direito.
 d) Não tenho nenhuma moeda na carteira, somente notas.
 e) Fiz uma nota no pé da página, chamando a atenção para este detalhe. Respostas

4. Observe o emprego do substantivo homem nestas frases:
• O homem já pisou na Lua e agora deseja chegar a Marte.
 • A diferença entre o homem e a mulher não está apenas na constituição física; está também nas características psicológicas de cada sexo.
 • Esse menino já está ficando homem e ainda não aprendeu a arrumar a cama?
 • Não me desafie! Eu sou muito homem para pegar essa pedra sozinho.

 Que sentido ganha o substantivo homem em cada um desses contextos?Respostas

5. Identifique os substantivos empregados nos trechos de textos a seguir:
a) “A mamãe está me ensinando a soletrar.”
 b) “E eu disse que as regras são bobas e G-A-T-O quer dizer GATO é uma regra estúpida e ultrapassada.”
c) “Mas o Nascimento, emburrado, não disse mais nada. O garçom que entendesse como quisesse. O garçom, também emburrado, foi e voltou trazendo o chope e três pires. Com queijinhos, salaminhos e azeitonas.”
 d) “— A palavra estava dizendo — impacientou-se Nascimento. — Flunfa. Aquela sujeirinha que fica no umbigo.”

# RESPOSTAS (GABARITO)
  Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
# Clique aqui e conheça nossa lista de atividades com cada assunto gramatical:
http://diogoprofessor.blogspot.com/2013/11/indice-para-aulas-sobre-conteudos.html

# Clique aqui e conheça nossa lista de atividades de interpretação com letras de música:
https://diogoprofessor.blogspot.com/2018/06/lista-de-atividades-de-analise-de.html

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Exercícios sobre Pronomes (IV) - semântica



Atividade para aula de língua portuguesa com exercícios sobre a classe gramatical "pronome".

Leia o anúncio a seguir e responda às questões 1 e 2.

1. Na parte superior do anúncio, lemos o enunciado: “Toda renda obtida com a venda da raspadinha vai para projetos sociais”.
a) Qual é o sentido da expressão toda renda, considerando-se que a palavra toda está desacompanhada do artigo a?
b) Que mudança de sentido haveria na expressão, caso o anunciante tivesse empregado toda a renda?

2. O nome raspadinha refere-se a uma loteria. Observe a imagem do anúncio e compare-a com o enunciado verbal.
a) O que é a figura na calçada?
 b) Interprete: Por que essa figura está raspada?

3. Leia esta tira, de Fernando Gonsales:
a) A que se refere o pronome isso?
b) Se o objeto a que o pronome se refere está próximo de quem fala, qual seria a forma adequada, de acordo com a norma-padrão?
c) Na sua opinião, a baratinha gostou do que aconteceu?

4. Leia esta tira, de Angeli:

a) No 1º quadrinho da tira, qual é o sentido do pronome todos na expressão “todos os”?
 b) A palavra todos, no trecho “Vocês demoraram tanto que os pretendentes, cansados, foram todos embora!”, adquire um significado diferente daquele que normalmente tem. Qual é o sentido dessa palavra no contexto?
 c) A palavra nenhum, no trecho “Não sobrou nenhum?”, é pronome indefinido ou pronome interrogativo?

5. As frases a seguir apresentam ambiguidade, isto é, duplo sentido, em razão do emprego inadequado de pronomes. Explique em que consistem essas ambiguidades e reescreva as frases, deixando-as com um só sentido.
 a) As crianças se feriram com os cacos de vidro.
 b) Pedrina mandou um telegrama para sua amiga assim que soube que ela fora aprovada no concurso. Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Atividades sobre Pronomes (III) Pessoais, Tratamento



Atividade para aula de língua portuguesa por meio de exercícios sobre pronomes pessoais e de tratamento.

1. Leia este texto:
Urso de pelúcia 
Em 1902, durante uma viagem para resolver um impasse sobre a fronteira dos estados de Louisiana e Mississípi, o presidente americano Theodore Roosevelt foi convidado a participar de uma caçada. Os anfitriões capturaram um urso e ofereceram-___  ao presidente, para que ___ ___ matasse e levasse um troféu para casa. Roosevelt ___ recusou a atirar no animal. Logo, a exemplar história do urso ___ espalhou por todo o país. Isso incentivou o imigrante russo Morris Michtom, vendedor de brinquedos de Nova York, a fabricar ursos de pelúcia. ___ receberam o nome de “Teddy Bear”. Teddy era o nome da filha de Roosevelt. Outra versão diz que, também impulsionada pela história de Roosevelt, a fabricante de brinquedos alemã Margaret Steiff lançou ursinhos de pelúcia, pouco antes de Michtom. Desde 1880, Margaret — paralítica por causa de uma poliomielite — fazia animaizinhos de feltro. 
(Marcelo Duarte. O livro das invenções. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1997. p. 262-3.) 

Todos os pronomes pessoais do texto foram eliminados. Que pronomes pessoais você supõe que estejam no texto original?

2. Reescreva as frases a seguir, passando para o plural as palavras destacadas e adaptando o que for necessário.
a) Ela trouxe o livro que eu lhe havia emprestado.
 b) Eu não me lembrava mais dessa história.
 c) Ele não quis ir ao cinema comigo.
 d) A criança sai ao meio-dia da escola. Você pode buscá-la para mim?

3. Leia a tira a seguir e identifique os pronomes pessoais (do caso reto ou do caso oblíquo) e de tratamento.


4. Transforme as duas frases de cada item em uma, conforme o exemplo:
Meus amigos vieram me convidar. Eles querem que eu jogue bola com eles.
 Meus amigos vieram me convidar para eu jogar bola com eles. 

 Empregue sempre a preposição para e o pronome reto eu, evitando repetições de palavras.
a) Ele já trouxe os textos que serão publicados no mural da escola. Vou revisar os textos.
b) Preciso de agulha e linha. Vou pregar o botão que caiu de minha camisa.
c) Meus amigos me telefonaram bem cedo. Eles querem almoçar comigo hoje.
d) O professor de Educação Física me chamou. Ele quer que eu treine basquete na seleção da escola.
e) Empreste-me a caneta. Vou escrever um bilhete para ele.

5. Reescreva as frases a seguir, substituindo por pronomes oblíquos as palavras destacadas.
 a) Espero conhecer sua nova amiga em breve.
 b) Quero emprestar este livro a você, assim que eu terminar de ler este livro.
 c) Ana, põe os pratos e os talheres no armário, por favor.
 d) Você não vai cumprimentar seus avós?
 e) Ela não encontrou a amiga na festa.

6. Empregue adequadamente pronomes de tratamento nas frases a seguir, observando as pessoas às quais eles se referem.
a) Só há um caixa aberto e a fila está demorada. O(A) ___ não quer passar na minha frente? (pessoa mais velha)
b) Maria, ___poderia me fazer um favor? (pessoa íntima)
 c) Os funcionários pedem que ___ marque uma reunião para a discussão do projeto. (chefe, autoridade)
d) ___ gostaria de manifestar sua opinião neste momento? (autoridade do governo)

7. Empregue adequadamente pronomes demonstrativos nas frases:
a) ___ lápis aqui estão sem ponta. Não posso usá-los.
 b) ___ pontos no céu parecem estrelas, mas infelizmente são balões.
 c) Adoro ___ teus olhos sorridentes.
 d) O que é ___ que você escondeu?
 e) ___ é o dia mais feliz de minha vida.
 f ) Não encontrei ___ livros que você pediu. Então trouxe ___ aqui. Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

# RESPOSTAS (GABARITO)

Atividades sobre Pronomes Indefinidos e Interrogativos



Atividade para aula de língua portuguesa com exercícios sobre a classe gramatical "pronome".

1. Leia este anúncio:

 a) Identifique no texto da parte superior do anúncio dois pronomes indefinidos.
 b) A palavra nada, no trecho “pra quem não está a fim de fazer nada”, adquire um sentido diferente daquele que normalmente tem. Qual é o sentido dessa palavra no contexto?

2. Identifique os pronomes indefinidos e interrogativos destas frases:
a) “É espantoso que alguém possa subir ao topo do Everest e continuar vivo.” (Superinteressante)
b) “O ciclo de vida das pulgas tem vários estágios. Um deles é no seu cão. Os outros na sua casa”. (anúncio da Bayer)
 c) “Quem eram os centauros?” (Superinteressante)

 Leia o anúncio ao lado e responda às questões 3 e 4.

3. Na parte verbal do anúncio, foi empregado o pronome este, referente à 1ª pessoa. Então, a que ano o anunciante se refere?

4. O anúncio foi publicado no ano de 1999. Nesse ano, o brasileiro Gustavo Kuerten, o Guga, destacou-se nas quadras de tênis do mundo inteiro.
a) Que tipo de bola aparece no anúncio?
 b) Explique o jogo que o anunciante criou entre a bola, o telefone celular e o enunciado verbal.

5. O indefinido nada significa nenhuma coisa. Contudo, em qual das frases a seguir o pronome ganha o sentido de alguma coisa?
a) Não compreendi nada do que a professora falava.
b) O senhor não quer comer nada antes de viajar?
c) Nada do que aconteceu importa.

6. Há diferenças de sentido no emprego do indefinido todo e de todo o. Todo é o mesmo que qualquer, qualquer um, cada um, enquanto todo o significa inteiro. Veja:
Todo país tem direito de participar da ONU. (qualquer país) 
Todo o país ficou triste com a morte do ator. (o país inteiro) 

 Com base nessa diferença, complete com todo ou todo o, no masculino ou no feminino, as frases:
a) Nem ___ cachorro tem pulgas.
 b) ___ casa ficou cheia de pulgas, depois que ganharam um gato.
 c) ___ casa do bairro será revistada pela polícia.
 d) ___ minha casa foi revistada pela polícia.
 e) Esse grupo picha ____ parede que vê pela frente.
 f ) Picharam ___ fachada de pedra daquele prédio.

 7. A posição de certos pronomes indefinidos pode acarretar mudança de sentido e, às vezes, até mudança de classe gramatical. Leia esta frase:
Certo rapaz queria encontrar a garota certa

a) Qual é o sentido da palavra certo em cada uma das situações em que foi empregada?
b) Dependendo da posição em que é empregada, a palavra certo pode ser pronome indefinido ou adjetivo. Identifique a função dessa palavra em cada um dos seus empregos na frase acima.
 c) Crie você também uma frase em que certo seja adjetivo e outra em que seja pronome.

8. Observe as frases abaixo e explique a diferença de sentido que há quando empregamos o artigo o antes da expressão outro dia:
Outro dia bateram à minha porta em plena madrugada. 
O outro dia foi completamente diferente. Parecia até que nunca tínhamos brigado. Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

# RESPOSTAS (GABARITO)

Atividades sobre Pronomes (II)


Atividade para aula de língua portuguesa com exercícios sobre a classe gramatical "pronome".

1. Leia esta tira, de Bill Watterson:

a) Quantas vezes são empregados pronomes possessivos no texto?
 b) No primeiro quadrinho, Calvin diz sua casa, e Susie, a amiga dele, diz minha casa. Nesse quadrinho, eles estão falando de casas diferentes?
 c) Por que, então, eles não empregam o mesmo pronome?
d) Destaque da tira um pronome de tratamento.
 e) Por que, no último quadrinho, é empregado o pronome demonstrativo isso, e não isto ou aquilo?

2. Leia esta piadinha:
Na rua:
— Senhor, seu filho me atirou uma pedra.
— Acertou na senhora?
— Não!
— Então não foi meu filho.

a) No texto são empregados dois pronomes de tratamento. Quais são eles?
 b) O que o uso desses pronomes revela quanto à maneira como as pessoas se tratam?

3. Substitua por pronomes oblíquos as palavras destacadas nas frases:
a) Encontrei as crianças com os pés e as mãos sujos.
 b) Vou enviar para você um exemplar de meu novo livro.
 c) Meu pai conheceu ontem meu novo namorado.
 d) Muito prazer em conhecer você!
 e) Eu nunca prejudiquei meus colegas.
 f ) Joana não cumprimentou as colegas.
 g ) Ele fingiu que não viu a ex-namorada.

4. Empregue adequadamente pronomes demonstrativos nas frases:
a) Por favor, pegue para mim ___ carteira que está aqui na minha bolsa.
b) Cuidado, ___ caneta está caindo do seu bolso.
 c) Está vendo ___ rapaz lá no alto da escada? É meu vizinho.
d) Má escovação causa inflamação na gengiva e ___ todos deviam saber.
 e) Será que ninguém ___ casa me entende?
 f ) ___ meu relógio vive parando.

# RESPOSTAS (GABARITO) Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Atividades sobre Pronomes Oblíquos



Atividade para aula de língua portuguesa com exercícios sobre a classe gramatical "pronome".

1. Leia esta tira: Todos os pronomes pessoais dessa tira foram eliminados. Descubra que pronomes pessoais devem estar no lugar dos quadradinhos e escreva-os em seu caderno, na ordem em que aparecem.

2. Leia as frases abaixo, observando as palavras destacadas. A seguir, para evitar repetição, substitua-as por pronomes, procurando manter o sentido das frases.
a) Carregamos muitas bactérias no corpo e, por mais que a gente tome banho, não se livra das bactérias. Várias vivem na pele, na boca e no intestino. Sem perceber engolimos mais um montão de bactérias todos os dias. Mas, antes de fazer cara feia, é bom saber que as bactérias são necessárias.
 b) Filhos, por que ter filhos?

3. Reescreva as frases a seguir, passando para o plural as palavras destacadas e adaptando o que for necessário:
a) Eu sempre me preocupo com você.
 b) Ele jamais se esquece dos amigos.
c) Eu não o conheço, mas ele trouxe para mim uma bela renda do Ceará.
 d) Eu disse que você não está escutando direito.
e) Ela sempre trabalhou sozinha.

4. Transforme as duas frases de cada item a seguir em uma, fazendo como no modelo:
Meu pai me deu dinheiro. O dinheiro é para comprar um uniforme novo. 
Meu pai me deu dinheiro para eu comprar um uniforme novo. 

 Empregue sempre a preposição para e o pronome reto eu, evitando repetições de palavras.
a) Quero papel e vareta. Vou fazer uma pipa com o papel e com a vareta.
 b) Pedi uma bicicleta no Natal. Eu vou passear com a bicicleta pelo bairro.
 c) Minha mãe me chamou. Ela quer que eu vá almoçar.
 d) Meus amigos vieram me convidar. Eles querem que eu jogue bola com eles.
 e) Empreste-me seu caderno. Eu vou copiar a matéria de seu caderno. P.S. tente roubar Um apagador de lousa para Book 1.indb 30 05/06/12 08:3431

5. Nas frases a seguir, empregue adequadamente pronomes de tratamento, observando as pessoas a quem eles se referem:
a) ___ solicitou esclarecimentos a respeito destes gastos? (ao rei)
 b) Pediram a ___ uma posição da Igreja sobre o desarmamento nuclear. (ao papa)
 c) Esperamos de ___ esclarecimentos sobre essa cobrança indevida o mais rápido possível. (à direção de uma empresa comercial)
 d) ___ participará da próxima campanha para tentar a reeleição? (ao secretário do deputado)
 e) ___ não acha melhor participar da reunião dos cinco maiores países do mundo em outro momento? (ao príncipe) Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Atividades sobre "Pronomes" - Pronomes Oblíquos



Atividade para aula de língua portuguesa com exercícios sobre a classe gramatical "pronome".

1. Leia, abaixo, a tira de Glauco. No último quadrinho, a personagem diz: “Me subiram o preço do tomate”.

a) Retire o pronome oblíquo me dessa frase. Faz alguma falta?
b) Por que você acha que o pronome foi empregado?

2. Descubra a que palavras das frases a seguir os pronomes destacados se referem:
a) “As águas perigosas dos rios Flathead e Kootenai, em Montana, nunca foram tão concorridas. Desde o lançamento do filme O rio selvagem, estrelado pela atriz Meryl Streep, elas entraram na lista dos roteiros de aventura mais procurados.” (Os caminhos da Terra)
 b) “Nos Estados Unidos, onde jogar RPG é uma mania nacional, o Hero Quest é considerado uma inicia- ção. Mas prepare-se para ter dificuldades e ficar fascinado por elas. Com o Hero Quest, que a Estrela está lançando no Brasil, você vive 14 aventuras, além daquelas que você mesmo cria e representa dentro do jogo através de personagens. Uma aventura nunca será igual à outra.” (anúncio da Estrela)
 c) “Pior do que não saber as horas por não ter relógio é ter um relógio quebrado que não as marca.” (Jô Soares)

3. Nos textos a, b e c da questão anterior, os pronomes destacados são pronomes substantivos ou adjetivos?

4. A fim de evitar a repetição das palavras destacadas, substitua-as por pronomes, procurando manter o sentido das frases:
a) Uma pessoa bateu à porta ontem à noite, mas a pessoa foi embora sem que eu a visse.
 b) As verbas públicas serão repassadas aos prefeitos somente se os prefeitos fizerem bom uso das verbas públicas.

5. Leia esta piadinha:
E Cabral descobriu o Brasil. Na madrugada seguinte o grumete foi acordá-lo: 
— Dom Cabral, Dom Cabral, Frei Henrique de Coimbra mandou chamar o senhor para assistir à Primeira Missa! 
E Cabral respondeu: 
— Estou muito cansado. Diga a ele que eu vou na das dez. 
(Ziraldo. Mais anedotinhas do Bichinho da Maçã. São Paulo: Melhoramentos, 1988. p. 13.) Book 1.indb 29 05/06/12 08:3430 
a) A quem se refere o pronome lo?
 b) E a quem se refere o pronome a ele?
 c) O marinheiro emprega o pronome de tratamento senhor para se dirigir a Cabral. O que isso demonstra em relação ao cargo que Cabral ocupava na comitiva que descobriu o Brasil?
d) Desafio: tente descobrir que palavra da anedota substitui a palavra missa. Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Atividades sobre "Numeral" (6º ano) II



Atividade para aula de língua portuguesa com exercícios sobre a classe gramatical "numeral".

1. Leia este quadrinho, de Dik Browne:

a) Às vezes a palavra um é numeral e outras vezes é artigo indefinido. Nos dois empregos acima, você acha que um é artigo ou numeral? Por quê?
 b) Identifique no quadrinho um numeral multiplicativo.
c) Identifique uma palavra que, mesmo sendo substantivo, passa uma noção numérica.

2. Leia a tira abaixo, de Fernando Gonsales. Em certos contextos, a palavra um é numeral; em outros, artigo indefinido.

 a) Na tira acima, nas expressões “uma semente” e “uma espiga”, uma é numeral ou é artigo?
 b) Por que a tira é engraçada?

# RESPOSTAS (GABARITO)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Atividades sobre "Numeral" I


Atividade para aula de língua portuguesa com exercícios sobre a classe gramatical "numeral".

1. Leia o texto deste anúncio:

a) Reconheça numerais existentes no texto.
b) Reconheça artigos existentes no texto.
 c) Qual o sentido da expressão de uma só vez?
 d) Que novos sentidos a frase ganharia se a palavra fosse colocada nestas posições?
 • “Não precisa ler as três de uma vez.”
 • “Não precisa ler as três de uma vez.”

2. Em jornais, é comum vermos algarismos matemáticos empregados em lugar de numerais. Identifique, nas seguintes manchetes de jornal, os algarismos. Em seguida, escreva-os por extenso, transformando-os em numerais, e classifique-os.
 a) “Governo corta 122 mil fantasmas” (Jornal de Brasília)
 b) “Governo Participativo ganha R$ 207 milhões” (Jornal de Brasília)
c) “TAM lucra US$ 250 milhões no primeiro semestre” (Estado de Minas)
d) “Ibama flagra venda ilegal de 2 t de pirarucu” (O Popular)

 2. Classifique os numerais presentes nestas frases:
a) “Shows em dose dupla hoje no projeto Sexta Sintonia” (Estado de Minas)
 b) “Elizabeth Taylor confirma fim do casamento com o sétimo marido” (idem)

3. Escreva por extenso os numerais indicados por algarismos. Consulte a tabela de numerais, se necessário.
a) Já foram contratados 600 homens para iniciar as obras.
 b) Em 60 minutos estaremos aí.
 c) Hoje é 1º de maio, é Dia do Trabalho.
 d) Havia 16 ou 17 pessoas na fila.
 e) No século XIX, os costumes e a moda eram muito diferentes.
 f ) Abram o livro no 12º capítulo.
 g) Fui o 253º na lista dos colocados no concurso.
 h) Em 1969 o homem pisou o solo lunar.
 i ) Estou na 87ª posição da competição.
 j ) Quanto será 1/3 de 50?
 k) Na corrida de São Silvestre, o ex-campeão pegou apenas o 448º lugar.

# RESPOSTAS (GABARITO)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Atividades sobre "Artigo" (6º ano) II


Atividade para aula de língua portuguesa com exercícios sobre a classe gramatical "artigo".

1. Leia esta tira:

No 3º quadrinho, Miguelito opõe as expressões o amigo e um amigo.
a) Explique por que o garoto está triste, com base na diferença de sentido que os artigos o e um provocam.
b) O que Miguelito quer dizer quando afirma que Mafalda “é igual às outras”?

2. Leia esta quadrinha:
Mandei fazer um barquinho 
Da casca do camarão 
O barquinho saiu pequeno 
Só coube meu coração.
(Salatiel Silva, org. Ciranda de cantigas —Quadras. São Paulo: Ciranda Cultural.) 

a) Reconheça e classifique os artigos empregados na quadrinha
b) Que diferença de sentido existe entre um barquinho e o barquinho?

c) Identifique na quadrinha duas contrações do artigo e indique a palavra com a qual o artigo se contraiu.
d) De que tamanho é o coração do eu lírico da quadrinha? Por quê?

3. Identifique nas frases a seguir as palavras substantivadas pelo emprego de artigo.
a) A tartaruga tem um andar lento e cadenciado.
b) A noiva demorou para dizer o sim.
c) O azul dos teus olhos me chama para um mergulho.

Fonte: Português: Linguagens

# RESPOSTAS (GABARITO):

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Atividades sobre "Artigo" (6º ano) I


Atividade para aula de língua portuguesa com exercícios sobre a classe gramatical "artigo".

1. Reconheça os artigos deste texto sobre Batman, herói dos quadrinhos e do cinema. Em seguida, classifique-os em definidos ou indefinidos.
Duas-Caras, uma vez mais, consegue escapar. De volta ao Centro de Controle em Claw Island, o Charada é tomado por uma alegria triunfante ao analisar a sondagem mental de Bruce Wayne obtida durante a festa. A imagem esquemática de um morcego revela que Bruce  Wayne e o Batman são a mesma pessoa! O Charada partilha essa informação com Duas-Caras e, juntos, os dois criminosos arquitetam um plano para derrubar seu inimigo comum de uma vez por todas.
(Batman Forever. Osasco: Abril Panini, s. d. p. 25.) 

2. Nesta frase de Millôr Fernandes, há artigos que estão contraídos, isto é, unidos a outras palavras. Identifique as quatro situações em que isso ocorre.
“De repente a raposa [...] saiu do areal do deserto e caiu na sombra deliciosa do parreiral” 

3.  Leia a piadinha a seguir e tente descobrir a resposta à pergunta:
As frutas saíram de férias e foram para o campo. Só uma fruta resolveu ir para a praia. Que fruta é essa?

4. Reconheça e classifique os artigos empregados na piadinha.

5. Que diferença de sentido existe entre as frutas e uma fruta?

6. Antes de nomes próprios, não é necessário empregar o artigo definido, principalmente se a pessoa for muito conhecida, como Cristo, Napoleão, Tiradentes, etc. Apesar disso, em algumas regiões do Brasil, é comum o emprego do artigo antes de nomes quando se deseja indicar certa familiaridade com a pessoa. Veja:
Será que Marcelo vem à minha festa? (maior formalidade e distanciamento)
Será que o Marcelo vem à minha festa? (maior familiaridade ou afetividade)

a) Em sua região, você normalmente usa artigos definidos antes de nomes próprios ou não?
b) Crie uma frase empregando o nome de um amigo ou de uma amiga da sala com ou sem o artigo definido, conforme o uso da sua região.

Fonte: Português: Linguagens

# RESPOSTAS (GABARITO)Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...