domingo, 17 de março de 2024

Proposta de redação sobre Bullying

 Texto I
As leis são suficientes para capacitar escolas e educadores para o combate ao bullying? A sociedade está realmente interessada nesse assunto ou o que existe são preocupações pontuais quando o indivíduo é pessoalmente afetado? Só acredito num resultado positivo de combate ao bullying quando toda a sociedade estiver realmente envolvida, em especial a comunidade educativa, que implica pais, alunos, professores, diretores, funcionários. É preciso um empenho real e não apenas verborragia.
E, em primeiro lugar, as escolas precisam admitir que existe bullying dentro delas. Passou o tempo em que se achava que escolas boas eram as que não tinham bullying. Hoje o que se quer é que as escolas reconheçam o bullying e digam que iniciativas e ações estão empreendendo para combatê-lo. E saibam que essa é uma luta de todos os dias! (http://www.bullyingnaoebrincadeira.com.br)

Texto II
Estudantes brasileiros sofrem exposição constante ao bullying
- Sofrem Bullying algumas vezes ao mês: 17,5%
- São alvos de piadas: 9,3%
- Sofreram ameaças: 4,1%
(Fonte: PISA 2015 (OCDE)

PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir do material de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo, em norma padrão da língua portuguesa, sobre o tema: “Bullying: os limites entre a brincadeira e a agressão”. Apresente proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de maneira coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

# CRITÉRIOS DA AVALIAÇÃO DA REDAÇÃO DO ENEM:
1. Demonstrar domínio da norma escrita padrão da língua.
2.  Compreender a proposta e aplicar conceitos para desenvolver o tema, considerando a estrutura do texto dissertativo argumentativo.
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
4.  Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção de uma argumentação.
5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.  

sexta-feira, 1 de março de 2024

Atividade sobre coesão textual / progressão textual / redação nota 10

 
Leia, a seguir, o primeiro parágrafo de uma redação que teve nota máxima no exame do Enem.

A imigração no Brasil

Durante, principalmente, a década de 1980, o Brasil mostrou-se um país de emigração. _____, inúmeros brasileiros deixaram _____ em busca de melhores condições de vida. No século XXI, um fenômeno inverso é evidente: a chegada ao Brasil de grandes contingentes imigratórios, com indivíduos de países subdesenvolvidos latino-americanos. _______ , as condições precárias de vida _____ são desafios _____ para a plena adaptação de todos os cidadãos _____.

Questões:
1. Reescreva o trecho preenchendo as lacunas com as expressões do quadro abaixo:
o país / ao governo e à sociedade brasileira / à nova realidade / Na chamada década perdida / dessas pessoas / no entanto

2. Reveja no texto os seguintes trechos e expressões e indique qual expressão do quadro do item anterior retoma cada um deles.

- "a década de 1980"
- "o Brasil"
- "indivíduos de países subdesenvolvidos latino-americanos"
- "a chegada ao Brasil de grandes contingentes imigratórios"

3. A conjunção “no entanto” expressa que ideia no texto?
a) adição b) adversidade c) explicação d) conclusão

4. Discuta com os colegas e o professor e responda:
a. Qual é a tese (ponto de vista) defendida por esse texto?

b. Quais argumentos e fatos ele utiliza para fundamentar o ponto de vista?