segunda-feira, 7 de novembro de 2022

Atividade a partir de um trecho do romance "Macunaíma", de Mário de Andrade


Macunaíma, de Mário de Andrade, é um livro modernista, publicado, pela primeira vez, em 1928. Conta a história de Macunaíma, o herói sem nenhum caráter. Índio nascido na Floresta Amazônica, depois de perder a muiraquitã dada por sua companheira, Ci, a Mãe do Mato, ele decide viajar até a cidade de São Paulo para recuperar o amuleto.

Leia o início do romance:

"No fundo do mato-virgem nasceu Macunaíma, herói de nossa gente. Era preto retinto e filho do medo da noite. Houve um momento em que o silêncio foi tão grande escutando o murmurejo do Uraricoera, que a índia tapanhumas pariu uma criança feia. Essa criança é que chamaram de Macunaíma.

Já na meninice fez coisas de sarapantar. De primeiro passou mais de seis anos não falando. Si o incitavam a falar exclamava:

– Ai! que preguiça!...

e não dizia mais nada. ficava no canto da maloca, trepado no jirau de paxiúba, espiando o trabalho dos outros e principalmente os dois manos que tinha, Maanape já velhinho e Jiguê na força de homem. O divertimento dele era decepar cabeça de saúva. Vivia deitado mas si punha os olhos em dinheiro, Macunaíma dandava pra ganhar vintém. E também espertava quando a família ia tomar banho no rio, todos juntos e nus. Passava o tempo do banho dando mergulho, e as mulheres soltavam gritos gozados por causa dos guaimuns diz-que habitando a água-doce por lá. No mucambo si alguma cunhatã se aproximava dele pra fazer festinha. Macunaíma punha a mão nas graças dela, cunhatã se afastava. Nos machos guspia na cara. Porém respeitava os velhos e frequentava com aplicação a murua a poracê o torê o bacorocô a cucuicogue, todas essas danças religiosas da tribo." (Mário de Andrade. Macunaíma)

# Questões:
1. "Era preto retinto..." Macunaíma é um índio negro. No capítulo V, de pois de banhar-se numa lagoa, ele fica branco. Considerando essas informações, o que Macunaíma pode simbolizar?

2. Que frase do texto lido comprova a intenção do autor ao criar esse símbolo?

3. Identifique nos trechos abaixo os principais traços do caráter do Macunaíma:
a) "_ Ai! Que preguiça!..."

b) "O divertimento dele era decepar cabeça de saúva."

c) "Macunaíma dandava pra ganhar vintém."

d) "Macunaíma punha a mão nas graças dela, cunhatã se afastava."


segunda-feira, 24 de outubro de 2022

Atividade sobre funções da linguagem a partir de um poema de Mário Quintana


Leia o poema abaixo de Mário Quintana:

De gramática e de linguagem

E havia uma gramática que dizia assim:
“Substantivo (concreto) é tudo quanto indica
Pessoa, animal ou cousa: João, sabiá, caneta”.
Eu gosto é das cousas. As cousas, sim!...
As pessoas atrapalham. Estão em toda parte.
Multiplicam-se em excesso.
As cousas são quietas. Bastam-se. Não se metem com ninguém.
Uma pedra. Um armário. Um ovo. (Ovo, nem sempre,
Ovo pode estar choco: é inquietante...)
As cousas vivem metidas com as suas cousas.
E não exigem nada.
Apenas que não as tirem do lugar onde estão.
E João pode neste mesmo instante vir bater à nossa porta.
Para quê? não importa: João vem!
E há-de estar triste ou alegre, reticente ou falastrão,

Amigo ou adverso... João só será definitivo
Quando esticar a canela. Morre, João...
Mas o bom, mesmo, são os adjetivos,
Os puros adjetivos isentos de qualquer objeto.
Verde. Macio. Áspero. Rente. Escuro. Luminoso.
Sonoro. Lento. Eu sonho
Com uma linguagem composta unicamente de adjetivos
Como decerto é a linguagem das plantas e dos animais.

Ainda mais:
Eu sonho com um poema
Cujas palavras sumarentas escorram
Como a polpa de um fruto maduro em tua boca,
Um poema que te mate de amor
Antes mesmo que tu saibas o misterioso sentido:

Basta provares o seu gosto...
QUINTANA, Mario. Apontamentos de História Sobrenatural.

# Questões:
1. Considerando o título do poema, comente a que se refere o par de versos a seguir.

‘Substantivo (concreto) é tudo quanto indica
Pessoa, animal ou cousa: João, sabiá, caneta.’

2. No início do poema, quando define substantivo concreto, o eu lírico expressa uma preferência. Qual é e por quê?

3. Que hipótese é levantada pelo eu lírico a respeito da linguagem das plantas e dos animais? Qual é a classe de palavras que compõe o sonho do eu lírico?

4. Por que, para o eu lírico, essa classe de palavras é privilegiada?

5. Para o eu lírico, qual é o sentido privilegiado no poema de seus sonhos? Como a linguagem nele se manifesta? Converse com os colegas e o professor.

6. Um texto pode cumprir mais de uma função, ainda que uma delas prevaleça. Quais são as funções de linguagem presentes nesse poema? Explique.


Fonte: Português: trilhas e tramas, Graça, Ivone, Márcia e Rozário.

Atividade sobre funções de linguagem a partir de um anúncio publicitário


Leia o texto abaixo:

# Questões:
1. Antes de ler o texto, e a partir de sua disposição no papel e do emprego de um signo não verbal, você imaginou que se tratasse de que gênero?

2. Depois de feita a leitura, identifique o gênero e o objetivo do texto.

3 Os publicitários costumam empregar diferentes recursos para convencer o leitor a consumir os produtos e serviços anunciados. Com o objetivo de vender produtos, serviços ou divulgar ideias para determinado público, os publicitários empregam argumentos relacionados ao:
• senso prático: apelo ao interesse pessoal e objetivo relacionado à saúde, ao conforto, à estabilidade econômica, à segurança do consumidor etc.
• senso ético: apelo a valores políticos, religiosos, ideológicos, deveres e responsabilidades sociais, familiares e comunitárias.
• sentimento de prazer: apelo à satisfação emocional, à satisfação física, à apreciação da beleza, ao desejo de fruição, de sucesso, de fama e de diversão.

O anúncio intitulado “Sr. Barata” emprega argumentos relacionados ao senso prático, ao senso ético ou ao sentimento de prazer?

4 Registre no caderno a alternativa que não se refere à construção desse anúncio:
a) Remete a um anúncio funerário de forma humorística.
b) Apela para a tradição da empresa.
c) Relaciona o anúncio funerário à eficácia do serviço.
d) Usa palavras e expressões que expressam ordem para direcionar as ações do leitor.


Fonte: Português: trilhas e tramas, Graça, Ivone, Márcia e Rozário.

Atividade sobre funções da linguagem a partir de um poema de Sebastião Nunes


Leia um poema de Sebastião Nunes, poeta e publicitário mineiro.

A felicidade bate à sua porta

Todo mundo é feliz
nos anúncios de cigarro.
Todo mundo é feliz
nos anúncios de bebida.
Todo mundo é feliz
nos anúncios de carro.
Todo mundo é feliz
nos anúncios de tudo.

A melhor garota propaganda
da publicidade
é a felicidade.
(NUNES, Sebastião. Somos todos assassinos)

# Questões:
1. Baseando-se nas informações acima, responda:
a) Quantos versos e quantas estrofes tem o poema “A felicidade bate à sua porta”?

b) Esse poema contém rimas? Quais?

2. Qual é o tema do poema?

3. Entre as alternativas abaixo, qual não se refere ao poema de Sebastião Nunes?
a) São usados recursos poéticos como repetição, ritmo, sonoridade.
b) Uma das funções desse poema é convencer o leitor dos aspectos negativos da publicidade.
c) Trata-se de um poema lírico, pois a voz que fala (o eu poético) expressa emoções e sentimentos pessoais.
d) O eu poético tem a intenção de negar a promessa de felicidade anunciada no título do poema.

4. Segundo o poema “A felicidade bate à sua porta”, qual é o argumento predominante na publicidade?

5. No poema, o que a aquisição dos produtos anunciados representa?


Fonte: Português: trilhas e tramas, Graça, Ivone, Márcia e Rozário.

domingo, 23 de outubro de 2022

Atividade sobre cartum a partir de um texto do cartunista Nani


Leia o cartum “Vereda tropical”, de Nani, publicado no jornal Estado de Minas:
Estado de Minas, Belo Horizonte, 27 ago. 2000. Cultura/Quadrinhos, p. 8. 

# Questões:
1. No cartum “Vereda tropical”, quem são os interlocutores? Justifique sua resposta com elementos do cartum.

2.  Que pessoas ou grupos sociais a imagem e a fala de cada um deles pode representar? Justifique.

3. Como você interpreta o comentário do segundo interlocutor?

4. Qual dos interlocutores se refere a um contexto social e econômico mais amplo? E qual deles se refere a um contexto pessoal?


Fonte: Português: trilhas e tramas, Graça, Ivone, Márcia e Rozário.

Atividade sobre igualdade, fraternidade e liberdade a partir de um cartum de Lor


Liberdade, Igualdade e Fraternidade são os princípios universais proclamados pela Revolução Francesa, ocorrida entre 1789 e 1799 e considerada o evento histórico que marca o início da Idade Contemporânea. Eventos importantes como esse sempre são citados na mídia, tanto na impressa como na digital. É o caso do cartum que você vai ler a seguir.

Exemplos de igualdade, fraternidade e liberdade?

Leia o cartum abaixo do cartunista Lor: 
LOR. Os desmandamentos. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1992. 

# Questões:
1. Interlocutor é cada uma das pessoas que participam de uma situação de comunicação. No cartum que você leu, quem são os interlocutores? Justifique sua resposta com elementos do cartum.

2. As respostas dos alunos foram as esperadas pela professora? Justifique.

3. Em que consiste o humor do cartum?

4. Em sua opinião, o que pode ter motivado os alunos a darem essas respostas?


Fonte: Português: trilhas e tramas, Graça, Ivone, Márcia e Rozário.

terça-feira, 4 de outubro de 2022

Atividade sobre o artigo: "Brasil é o 2º país com maior proporção de jovens sem trabalhar e sem estudar"


Leia a matéria jornalística a seguir:

Brasil é o 2º país com maior proporção de jovens sem trabalhar e sem estudar

Por Isabella Palhares

O Brasil é o segundo país com a maior proporção de jovens, com idade entre 18 e 24 anos, que não conseguem nem emprego nem continuar os estudos. Os dados são do relatório "Education at a Glance 2022", da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), divulgado nesta segunda-feira (3).

Segundo o documento, 35,9% dos jovens estão nessa situação no país. A proporção brasileira é o dobro da média dos países membros da OCDE, que é de 16,6% de pessoas dessa faixa etária sem trabalhar e estudar. (...)

Conforme o relatório, o elevado percentual de pessoas excluídas desse processo de transição indica o alto risco de se distanciarem cada vez mais do mercado de trabalho.

"Esse grupo, dos que não trabalham e não estudam, deveria ser uma grande preocupação para os governos, já que alertam para uma situação negativa de desemprego e desigualdades sociais", analisa o relatório. "É essencial que os países tenham políticas para prevenir que os jovens se tornem parte desse grupo ou que busquem ajudá-los a encontrar um emprego ou voltem a estudar", continua. (...)

O relatório destaca ainda que, no Brasil, só 33% daqueles que acessam o ensino superior conseguem terminar a graduação dentro do tempo previsto. Quase metade (49%) só conclui o curso depois de três anos do prazo programado. O restante desiste da graduação ou termina em um tempo ainda maior.
(Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/)

# Questões:
1. Qual é o assunto central do texto?

2. O que os números apresentados na pesquisa apontam em relação aos de outros países? 

3. Segundo a análise da pesquisa, por que esses números apresentados são tão preocupantes?

4. A pesquisa ainda aponta dados preocupantes sobre o acesso de jovens no ensino superior. Quais são esses dados?

5. Indique o valor semântico das conjunções destacadas nos trechos abaixo:
a) "... não conseguem nem emprego nem continuar os estudos."

b) "Segundo o documento..."

c) "Conforme o relatório..."

d) "...já que alertam para uma situação negativa..." 

e) "...ou voltem a estudar."

6. Escreva um parágrafo dissertativo sobre o tema "a importância de políticas públicas para auxilar o jovem a conseguir trabalho ou retomar aos estudos".

terça-feira, 20 de setembro de 2022

Atividade com texto do ENEM-2017 - "A ascensão social por meio do esporte"


 
Fotos: Gabriel Jesus em 2014 e em 2018
Leia o texto dissertativo abaixo, retirado do ENEM-2017, para responder às questões 1 a 5:

A ascensão social por meio do esporte mexe com o imaginário das pessoas, pois em poucos anos um adolescente pode se tornar milionário caso tenha um bom desempenho esportivo. Muitos meninos de famílias pobres jogam com o objetivo de conseguir dinheiro para oferecer uma boa qualidade de vida à família. Isso aproximou mais ainda o futebol das camadas mais pobres da sociedade, tornando-o cada vez mais popular.

Acontece que esses jovens sonham com fama e dinheiro, enxergando no futebol o único caminho possível para o sucesso. No entanto, eles não sabem da grande dificuldade que existe no início dessa jornada em que a minoria alcança a carreira profissional. Esses garotos abandonam a escola pela ilusão de vencer no futebol, à qual a maioria sucumbe.

O caminho até o profissionalismo acontece por meio de um longo processo seletivo que os jovens têm de percorrer. Caso não seja selecionado, esse atleta poderá ter que abandonar a carreira involuntariamente por falta de uma equipe que o acolha. Alguns podem acabar em subempregos, à margem da sociedade, ou até mesmo em vícios decorrentes desse fracasso e dessa desilusão. Isso acontece porque no auge da sua formação escolar e na condição juvenil de desenvolvimento, eles não se preparam e não são devidamente orientados para buscar alternativas de experiências mais amplas de ocupação fora e além do futebol.
BALZANO, O. N.; MORAIS, J. S. A formação do jogador de futebol e sua relação com a escola. EFDeportes, n. 172, sei. 2012 (adaptado).

1. (ENEM-2017) Ao abordar o fato de, no Brasil, muitos jovens depositarem suas esperanças de futuro no futebol, o texto critica o(a)
a) despreparo dos jogadores de futebol para ajudarem suas famílias a superar a miséria.
b) garantia de ascensão social dos jovens pela carreira de jogador de futebol.
c) falta de investimento dos clubes para que os atletas possam atuar profissionalmente e viver do futebol.
d) investimento reduzido dos atletas profissionais em sua formação escolar, gerando frustração e desilusão profissional no esporte.
e) despreocupação dos sujeitos com uma formação paralela à esportiva, para habilitá-los a atuar em outros setores da vida. 

2. A "tese" é o ponto de vista defendido pelo autor em um texto dissertativo. Qual é a "tese" do texto acima?
a) "A ascensão social por meio do esporte mexe com o imaginário das pessoas"
b) "...em poucos anos um adolescente pode se tornar milionário caso tenha um bom desempenho esportivo"
c) "Muitos meninos de famílias pobres jogam com o objetivo de conseguir dinheiro..."
d) "...esses jovens sonham com fama e dinheiro"
e) "eles não sabem da grande dificuldade que existe no início dessa jornada..."

3. O "argumento" é a justificativa feita para fundamentar um ponto de vista. Qual das alternativas abaixo possui um "argumento" para a tese inicial do texto acima?
a) "A ascensão social por meio do esporte mexe com o imaginário das pessoas"
b) "...em poucos anos um adolescente pode se tornar milionário caso tenha um bom desempenho esportivo"
c) "Acontece que esses jovens sonham com fama e dinheiro..."
d) "O caminho até o profissionalismo acontece por meio de um longo processo seletivo..."
e) "...esse atleta poderá ter que abandonar a carreira involuntariamente por falta de uma equipe que o acolha"

4. No trecho "...porque... eles não se preparam e não são devidamente orientados...", as conjunções "porque" e "e" expressam, respectivamente, ideia de
a) explicação e oposição
b) conclusão e oposição
c) conclusão e adição
d) explicação e adição
e) oposição e alternância  

5. No trecho "...à qual a maioria sucumbe", a palavra "sucumbe" pode ser substituída por qual outro termo de mesmo sentido?
a) ignora
b) perece
c) cede
d) desiste
e) vence

terça-feira, 13 de setembro de 2022

Atividade sobre "estrangeirismo" a partir de uma crônica esportiva de Sandro Moreyra


Leia a crônica esportiva do jornalista Sandro Moreyra:

Histórias 

De passagem pelo Rio em viagem de treinamento, um grupo de marinheiros ingleses resolveu ir ao Maracană na tarde em que se jogava o sempre agitado clássico Vasco e Flamengo. Com seus uniformes brancos aboletaram-se nas arquibancadas, maravilhados com o espetáculo do estádio repleto, barulhento e embandeirado.

Eram doze e se colocaram do lado esquerdo das tribunas, onde se aloja a torcida rubro-negra. Essa, desconfiada, sem saber a procedência daquela marujada, não parecia muito satisfeita.

"Marinheiro deve ser Vasco" - disse um. - "Vasco foi Almirante e eles são ligados a coisas do mar".

Mas inicia-se o jogo e logo os ingleses interessados começam a torcer: "Foul" berravam em coro, depois de uma entrada violenta em Bebeto. E pouco depois outro grito unânime: "Hands! hands!" Gritaram também "corner" e "off-side".

De repente, Nunes entra pela área vascaína e leva um rapa, caindo. A galera rubro-negra levanta-se, num impulso só, a reclamar pênalti e junto com ela os doze ingleses, mãos em concha na boca, gritando ao mesmo tempo: "penalty, penalty!"

Foi quando um humilde torcedor, bandeira na mão, fitinha na testa, vira-se para o parceiro ao lado e diz surpreso: "Ué, eles falam a nossa língua!" (Fonte: Jornal do Brasil)

# Questões:
1. No texto, a torcida do Flamengo se mostrou desconfiada com a presença de 12 marinheiros ingleses na arquibancada do Maracanã. Que justificativa foi usada para sustentar essa desconfiança?

2. Sobre as palavras gritadas pelos marinheiros ingleses:
a) Transcreva-as.

b) Qual o significado em português de cada uma delas?

3. Qual foi a grande surpresa após o jogador Nunes ser derrubado dentro da área pela defesa do Vasco?

4. Sobre a fala do humilde torcedor no último parágrafo:
a) Qual foi a conclusão dele?

b) A conclusão dele corresponde à realidade? Explique sua resposta.

5. Identifique no texto as seguintes orações adverbiais:
a) adição

b) oposição

c) tempo

segunda-feira, 12 de setembro de 2022

Atividade a partir de trecho do romance "O Cortiço", de Aluísio Azevedo; Questão do ENEM 2011


Leia o trecho do romance "O Cortiço", de Aluísio Azevedo. Uma obra do movimento literário "Naturalismo".

"Abatidos pelo fadinho harmonioso e nostálgico dos desterrados, iam todos, até mesmo os brasileiros, se concentrando e caindo em tristeza; mas, de repente, o cavaquinho de Porfiro, acompanhado pelo violão do Firmo, romperam vibrantemente com um chorado baiano. Nada mais que os primeiros acordes da música crioula para que o sangue de toda aquela gente despertasse logo, como se alguém lhe fustigasse o corpo com urtigas bravas. E seguiram-se outra notas, e outras, cada vez mais ardentes e mais delirantes. Já não eram dois instrumentos que soavam, eram lúbricos gemidos e suspiros soltos em torrente, a correrem serpenteando, como cobras numa floresta incendiada; eram ais convulsos, chorados em frenesi de amor: música feita de beijos e soluços gostosos; carícia de fera, carícia de doer, fazendo estalar de gozo." - AZEVEDO, A. O Cortiço . São Paulo: Ática, 1983 (fragmento).

1. (ENEM-2011) No romance O Cortiço (1890), de Aluísio Azevedo, as personagens são observadas como elementos coletivos caracterizados por condicionantes de origem social, sexo e etnia. Na passagem transcrita, o confronto entre brasileiros e portugueses revela prevalência do elemento brasileiro, pois
A - destaca o nome de personagens brasileiras e omite o de personagens portuguesas.
B - exalta a força do cenário natural brasileiro e considera o do português inexpressivo.
C - mostra o poder envolvente da música brasileira, que cala o fado português.
D - destaca o sentimentalismo brasileiro, contrário à tristeza dos portugueses.
E - atribui aos brasileiros uma habilidade maior com instrumentos musicais.

2. O romance "O Cortiço" pertence ao movimento literário "Naturalismo" porque expressa
a) a análise crítica dos valores sociais e religiosos.
b) a idealização do indivíduo por meio da subjetividade.
c) o indivíduo como determinado pelo ambiente e pela hereditariedade.
d) a busca pela novidade na linguagem e rompimento com o tradicional.

3. Qual trecho de "O Cortiço" melhor exemplifica a ideia do Naturalismo em revelar a animalização dos personagens, sobretudo, pelos instintos sexuais?"
a) "Abatidos pelo fadinho harmonioso e nostálgico dos desterrados"
b) "iam todos... se concentrando e caindo em tristeza"
c) "romperam vibrantemente com um chorado baiano."
d) "eram lúbricos gemidos e suspiros soltos em torrente"

terça-feira, 6 de setembro de 2022

Atividade sobre pronome relativo a partir de uma entrevista sobre "inserção do jovem no mercado de trabalho"


Leia a entrevista publicada no texto "A inserção do jovem no mercado de trabalho":

Entrevista realizada no dia 11 de julho de 2013 com a Assessora Técnica de RH da Fundação Mudes, Cíntia Monteiro.

1. O que o jovem deve levar em conta, no momento de escolher a profissão?
O jovem deve considerar as áreas de conhecimento pelas quais tem afinidade e interesse, levantar informações sobre o mercado de trabalho para esta profissão (exemplo: oferta de oportunidades, competências exigidas, remuneração) e, se possível, ter contato com profissionais que já atuam na profissão almejada.

2. Qual a importância da constante atualização educacional?
A constante atualização educacional possibilita o aperfeiçoamento contínuo, entender melhor o contexto, o ambiente no qual está inserido, e estar a par das inovações e mudanças, troca de conhecimento e experiências no caso de um curso como MBA ou pós-graduação. Essa atualização também influencia na colocação, posição do profissional no mercado de trabalho.
(Fonte: brasilescola)

# Questões:
1. Segundo a entrevistada, o jovem deve considerar apenas a remuneração para escolher a profissão? O que ela orienta?

2. O que a entrevista diz sobre estar sempre se atualizando sobre a profissão escolhida?

3. Reescreva as frases corrigindo o emprego dos pronomes relativos:
a) Medicina é o curso que ela aspira.
Medicina é o curso a que ela aspira.

b) As crianças precisam escolher atividades em que tem interesse. 

c) Minha mãe é a pessoa que mais confio. 

d) A lanchonete que fui é muito boa.

e) Esse é o momento onde devemos ter tranquilidade. 

4. Use pronomes relativos para transformar as duas frases dadas numa só:
a) No jardim há vários bancos. As crianças brincavam nos bancos.
No jardim há vários bancos nos quais as crianças brincavam.

b) O jogador foi convocado pelo treinador. O treinador irá à Copa do Mundo. 

c) Minha irmã comprou o material. Eu precisava desse material. 

segunda-feira, 22 de agosto de 2022

Atividade de português a partir de um texto do ENEM 2018


Leia o texto de R. Freire, usado pela prova do ENEM 2018:

"Aconteceu mais de uma vez: ele me abandonou. Como todos os outros. O quinto. A gente já estava junto há mais de um ano. Parecia que dessa vez seria para sempre. Mas não: ele desapareceu de repente, sem deixar rastro. Quando me dei conta, fiquei horas ligando sem parar – mas só chamava, chamava, e ninguém atendia. E então fiz o que precisava ser feito: bloqueei a linha. A verdade é que nenhum telefone celular me suporta. Já tentei de todas as marcas e operadoras, apenas para descobrir que eles são todos iguais: na primeira oportunidade, dão no pé. Esse último aproveitou que eu estava distraído e não desceu do táxi junto comigo. Ou será que ele já tinha pulado do meu bolso no momento em que eu embarcava no táxi? Tomara que sim. Depois de fazer o que me fez, quero mais é que ele tenha ido parar na sarjeta. […] Se ainda fossem embora do jeito que chegaram, tudo bem. […] Mas já sei o que vou fazer. No caminho da loja de celulares, vou passar numa papelaria. Pensando bem, nenhuma das minhas agendinhas de papel jamais me abandonou". FREIRE, R. Começar de novo. O Estado de S. Paulo, 24 nov. 2006

1. (Enem 2008) Nesse fragmento, a fim de atrair a atenção do leitor e de estabelecer um fio condutor de sentido, o autor utiliza-se de
a) primeira pessoa do singular para imprimir subjetividade ao relato de mais uma desilusão amorosa.
b) ironia para tratar da relação com os celulares na era de produtos altamente descartáveis.
c) frases feitas na apresentação de situações amorosas estereotipadas para construir a ambientação do texto.
d) quebra de expectativa como estratégia argumentativa para ocultar informações.
e) verbos no tempo pretérito para enfatizar uma aproximação com os fatos abordados ao longo do texto.

2. No texto, há o uso da "personificação", figura de linguagem usada para atribuir qualidades humanas a um objeto ou seres irracionais. Reconheça o uso dela no texto.

3. Nesse texto, há também a "quebra de expectativa" para gerar humor. Identifique a frase em que foi revelada a informação que mudou o sentido da história.

4. O texto brinca com frases frequentemente usadas por pessoas que passaram por relacionados mal sucedidos. Transcreva cinco dessas frases.

5. No final do texto, o narrador pensa numa solução para a frustração dele. Qual é essa solução?

6. No trecho "...ele me abandonou", nota-se o uso de um elemento de coesão "catafórico", ou seja, que faz referência a um termo subsequente. Afinal, a que se refere o pronome "ele" nesse trecho?

sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Atividade de gramática a partir de uma questão do ENEM 2013


# A gramática nas provas do Enem
Questão 119, Enem 2013:
Enem 2013
 
1. Nessa charge, o recurso morfossintático que colabora para o efeito de humor está indicado pelo(a)
a) emprego de uma oração adversativa, que orienta a quebra da expectativa ao final.
b) uso de conjunção aditiva, que cria uma relação de causa e efeito entre as ações.
c) retomada do substantivo "mãe", que desfaz a ambiguidade dos sentidos a ele atribuídos.
d) utilização da forma pronominal "la", que reflete um tratamento formal do filho em relação à "mãe".
e) repetição da forma verbal "é", que reforça a relação de adição existente entre as orações.

2. No provérbio "A preguiça é a mãe de todos os vícios", qual palavra melhor substituiria o termo "mãe"?
a) mulher
b) madrasta
c) origem
d) procedência

3. Na tirinha, a palavra de qual oração está sendo retomada pelo pronome "la"?

4. Sobre as orações coordenadas da tirinha:
a) Transcreva-as.

b) Destaque as conjunções delas.   

c) Classifique o valor semântico de cada uma delas.

5. Afinal, o raciocínio do personagem da tirinha é totalmente lógico? Comente a sua resposta.

domingo, 14 de agosto de 2022

Atividade de interpretação a partir de texto do site "Ecoa" sobre "efeito estuda" e "aquecimento global"


Leia o texto abaixo do site Ecoa:

É verdade que puns e arrotos de vaca são um dos maiores poluidores do planeta?

Tudo começou em 1856, quando a estadunidense Eunice N. Foote realizou experimentos isolando gases atmosféricos em cilindros de vidro. Seus estudos são a origem para pesquisas posteriores a respeito do efeito estufa, um fenômeno que explica o aquecimento da Terra. 

(...) o gás metano foi identificado como uma das substâncias relevantes no efeito estufa. Desde então, cientistas das áreas de biologia e agropecuária passaram a integrar o grupo de pessoas atrás de respostas e soluções para a crise climática. Isso porque bovinos soltam metano nos puns e arrotos. (...)

Nesse sentido, será que podemos afirmar que pum e arroto de boi e vaca são umas das principais causas do efeito estufa? A especialista Luana S. Basso, Doutora em Ciências, explica a Ecoa.

Na agropecuária, a digestão dos bovinos é a principal fonte de emissão de gás CH4, o metano. Essa emissão ocorre como resultado de um processo natural da digestão desses animais... É uma quantidade bastante expressiva e lidera o ranking dos relatórios climáticos. (...)

Luana aponta que a superpopulação de bovinos é definitivamente uma das causas para índices tão altos de efeito estufa no Brasil, gerada pelo alto consumo de carne pela população. Por isso, diminuir o consumo de carne e o modo de produção bovina no país reduziria os índices de emissão de gás metano, além de contribuir para a diminuição do desmatamento e queimadas na Amazônia, causados principalmente pelo avanço da agropecuária. (Fonte: Site Ecoa, por Maiara Marinho)

# Questões:
1. Qual é o assunto do texto lido?

2. Qual a principal questão que o texto levanta e gera preocupação entre os cientistas e ambientalistas?

3. Segundo o texto, a superpopulação de bovinos impacta diretamente em quais problemas ambientais?

4. Uma das soluções apontadas pela especialista para conter a superpopulação de bovinos é "diminuir o consumo de carne". Você está ou estaria pronto para esse hábito?

5. Identifique as operações de retomadas a partir dos termos destacados abaixo:
a) "Seus estudos são a origem para pesquisas posteriores..."

b) "Isso porque bovinos soltam metano..."

c) "Essa emissão ocorre"

d) "... um processo natural da digestão desses animais"

6. A partir do texto, transcreva as orações que expressam ideia de
a) tempo

b) explicação

c) adição

d) conclusão

quinta-feira, 11 de agosto de 2022

Atividade de português sobre "operações de retomada no texto" - Análise de questão do Enem-2021


Leia o texto abaixo usado pela Prova do primeiro dia do Enem 2021:

Os velhos papéis, quando não são consumidos pelo fogo, às vezes acordam de seu sono para contar notícias do passado.
É assim que se descobre algo novo de um nome antigo, sobre o qual já se julgava saber tudo, como Machado de Assis.
Por exemplo, você provavelmente não sabe que o autor carioca, morto em 1908, escreveu uma letra do hino nacional em 1867 — e não poderia saber mesmo, porque os versos seguiam inéditos. Até hoje.
Essa letra acaba de ser descoberta, em um jornal antigo de Florianópolis, pelo pesquisador independente Felipe Rissato.
“Das florestas em que habito/ Solto um canto varonil:/ Em honra e glória de Pedro/ O gigante do Brasil”, diz o começo do hino, composto de sete estrofes em redondilhas maiores, ou seja, versos de sete sílabas poéticas. O trecho também é o refrão da música.
O Pedro mencionado é o imperador Dom Pedro II. O bruxo do Cosme Velho compôs a letra para o aniversário de 42 anos do monarca, em 2 de dezembro daquele ano — o hino seria apresentado naquele dia no teatro da cidade de Desterro, antigo nome de Florianópolis. Fonte: Disponível em: www.revistaprosaversoarte.com. Acesso em 4 dez. 2018 (adaptado).

# Questões:
1. Considerando-se as operações de retomada de informações do texto, há interdependência entre as expressões
A. "Os velhos papéis" e "É assim".
B. "algo novo" e "sobre o qual."
C. "um nome antigo" e "Por exemplo."
D. "O gigante do Brasil" e "O Pedro mencionado."
E. "o imperador Dom Pedro II" e "O bruxo do Cosme Velho".

2. Explique com suas palavras o sentido da frase:
"Os velhos papéis, quando não são consumidos pelo fogo, às vezes acordam de seu sono para contar notícias do passado."

3. O texto fala sobre a descoberta de um pesquisador independente. Qual é essa descoberta?

4. Levante hipóteses: Por que esse fato deve ter ficado esquecido pelo tempo?

5. Identifique o elemento de coesão (termo referenciado) de cada expressão destacada abaixo:
a) "...acordam de seu sono..."

b) "o autor carioca... escreveu uma letra do hino nacional"

c) "Essa letra acaba de ser descoberta"

d) "O bruxo do Cosme Velho compôs a letra..."

e) "compôs a letra para o aniversário de 42 anos do monarca"

f) "em 2 de dezembro daquele ano"

6. Identifique no texto as orações que expressam as seguintes ideias:
a) tempo

b) adição

c) explicação

sexta-feira, 5 de agosto de 2022

Atividade de português sobre variedades linguística a partir de uma conversa ao telefone


Leia o texto abaixo - uma conversa ao telefone entre a gerente de um banco e um cliente: 

Gerente – Boa tarde. Em que eu posso ajudá-lo?
Cliente – Estou interessado em financiamento para compra de veículo.
Gerente – Nós dispomos de várias modalidades de crédito. O senhor é nosso cliente?
Cliente – Sou Júlio César Fontoura, também sou funcionário do banco.
Gerente – Julinho, é você, cara? Aqui é a Helena! Cê tá em Brasília? Pensei que você inda tivesse na agência de Uberlândia! Passa aqui pra gente conversar com calma.

# Questões:
1. Sobre o início da conversa ao telefone pelos interlocutores:
a) Qual variedade linguística foi adotada a princípio?
b) Por que foi usada tal variedade?

2. A descoberta de uma informação mudou de repente o nível de linguagem adotado? Que informação foi essa?

3. Sobre a variedade que se passou a usar após a informação revelada:
a) Qual foi essa variedade?
b) Transcreva todos os exemplos dessa variedade?
c) Levante hipóteses: por que se passou a adotar tal variedade?

4. Qual a conclusão que se pode ter sobre como podemos usar as variedades padrão e não padrão da língua?

sexta-feira, 29 de julho de 2022

Atividade sobre variedade linguística a partir de um texto da "Revista Pesquisa"; Questão do ENEM 2021


Leia o texto a seguir: 

"Os linguistas têm notado a expansão do tratamento informal. "Tenho 78 anos e devia ser tratado por senhor, mas meus alunos mais jovens me tratam por você", diz o professor Ataliba Castilho, aparentemente sem se incomodar com a informalidade, inconcebível em seus tempos de estudante. O você, porém, não reinará sozinho. O tu predomina em Porto Alegre e convive com o você no Rio de Janeiro e em Recife, enquanto você é o tratamento predominante em São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte e Salvador. O tu já era mais próximo e menos formal que você nas quase 500 cartas do acervo on-line de uma instituição universitária, quase todas de poetas, políticos e outras personalidades do final do século XIX e início do XX."
Fonte: Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br. Acesso em: 21 abr. 2015 (adaptado).

1. (ENEM-2021) No texto, constata-se que os usos de pronomes variaram ao longo do tempo e que atualmente têm empregos diversos pelas regiões do Brasil. Esse processo revela que
A. a escolha de "você" ou de "tu" está condicionada à idade da pessoa que usa o pronome.
B. a possibilidade de se usar tanto "tu" quanto "você" caracteriza a diversidade da língua.
C. o pronome "tu" tem sido empregado em situações informais por todo o país.
D. a ocorrência simultânea de "tu" e de "você" evidencia a inexistência da distinção entre níveis de formalidade.
E. o emprego de "você" em documentos escritos demonstra que a língua tende a se manter inalterada.

2. Qual foi a constatação do professor Ataliba a respeito do emprego de pronomes de tratamento pelos seus alunos?

3. Pelo texto, o que seria considerado como uso formal de pronomes de tratamento? E o que seria considerado como uso informal?

4. A partir do texto, como funciona a predominância geográfica sobre o uso de pronomes como "tu" e "você"?

5. Identifique no texto orações que indicam ideia de:
a) adição

b) oposição

c) proporção

terça-feira, 26 de julho de 2022

Atividade a partir de um texto dissertativo; Questão do ENEM 2021


Leia o texto "Reaprender a ler notícias", utilizado no ENEM - 2021:

Reaprender a ler notícias


Não dá mais para ler um jornal, revista ou assistir a um telejornal da mesma forma que fazíamos até o surgimento da rede mundial de computadores. O Observatório da Imprensa antecipou isso lá nos idos de 1996 quando cunhou o slogan "Você nunca mais vai ler jornal do mesmo jeito". De fato, hoje já não basta mais ler o que está escrito ou falado para estar bem informado. É preciso conhecer as entrelinhas e saber que não há objetividade e nem isenção absolutas, porque cada ser humano vê o mundo de uma forma diferente. Ter um pé atrás passou a ser a regra básica número um de quem passa os olhos por uma primeira página, capa de revista ou chamadas de um noticiário na TV.

Há uma diferença importante entre desconfiar de tudo e procurar ver o maior número possível de lados de um mesmo fato, dado ou evento. Apenas desconfiar não resolve porque se trata de uma atitude passiva. É claro, tudo começa com a dúvida, mas a partir dela é necessário ser proativo, ou seja, investigar, estudar, procurar os elementos ocultos que sempre existem numa notícia. No começo é um esforço solitário que pode se tornar coletivo à medida que mais pessoas descobrem sua vulnerabilidade informativa.
Fonte: Disponível em: www.observatoriodaimprensa.com.br. Acesso em 30 set. 2015 (adaptado).

1. (ENEM-2021) No texto, os argumentos apresentados permitem inferir que o objetivo do autor é convencer os leitores a
A. buscarem fontes de informação comprometidas com a verdade.
B. privilegiarem notícias veiculadas em jornais de grande circulação.
C. adotarem uma postura crítica em relação às informações recebidas.
D. questionarem a prática jornalística anterior ao surgimento da internet.
E. valorizarem reportagens redigidas com imparcialidade diante dos fatos.

2. O autor do texto orienta os leitores a terem autonomia para questionar as informações que recebem? Comente.

3. O autor sinaliza a necessidade da checagem de informações de forma ativa? Por que isso seria importante?

quarta-feira, 20 de julho de 2022

Atividade a partir de trecho da obra "Os Sertões", de Euclides da Cunha; Questão do ENEM 2015


Leia um fragmento da obra "Os Sertões", de Euclides da Cunha, e, também, um trecho do texto "A Guerra de Canudos":

TEXTO I
Canudos não se rendeu. Exemplo único em toda a história, resistiu até o esgotamento completo. Vencido palmo a palmo, na precisão integral do termo, caiu no dia 5, ao entardecer, quando caíram os seus últimos defensores, que todos morreram. Eram quatro apenas: um velho, dois homens feitos e uma criança, na frente dos quais rugiam raivosamente cinco mil soldados.
CUNHA, E. Os sertões. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1987.

TEXTO II
Na trincheira, no centro do reduto, permaneciam quatro fanáticos sobreviventes do extermínio. Era um velho, coxo por ferimento e usando uniforme da Guarda Católica, um rapaz de 16 a 18 anos, um preto alto e magro, e um caboclo. Ao serem intimados para deporem as armas, investiram com enorme fúria. Assim estava terminada e de maneira tão trágica a sanguinosa guerra, que o banditismo e o fanatismo traziam acesa por longos meses, naquele recanto do território nacional.
SOARES, H. M. A Guerra de Canudos. Rio de Janeiro: Altina, 1902.

1. (ENEM-2015) - Os relatos do último ato da Guerra de Canudos fazem uso de representações que se perpetuariam na memória construída sobre o conflito. Nesse sentido, cada autor caracterizou a atitude dos sertanejos, respectivamente, como fruto da
a) manipulação e incompetência.
b) ignorância e solidariedade.
c) hesitação e obstinação.
d) esperança e valentia.
e) bravura e loucura.

2. No trecho "Vencido palmo a palmo...", a expressão "palmo a palmo" possui o mesmo sentido de
a) estrategicamente
b) rapidamente
c) gradativamente
d) instantaneamente

3. Em 1983, liderados por Antônio Conselheiro, milhares de agricultores pobres, índios e escravos recém-libertos começaram a construir em Canudos uma comunidade igualitária inspirada no trabalho comunitário, solidário, com o qual conseguiu-se que ninguém passasse fome. Diante disso, qual dois textos acima está mais alinhado com essa ideia de sociedade igualitária e inofensiva. Explique sua resposta.

4. A obra "Os Sertões" conta a história da Guerra de Canudos como um conflito armado, no qual o governo republicano enviou exércitos para desapropriar terras assentadas por sertanejos pobres e que sofriam com a exclusão social e econômica. Qual comparação se pode fazer desse conflito com problemas sociais que ocorrem nos dias de hoje? 

5. No trecho "...quando caíram os seus últimos defensores, que todos morreram", a conjunção "quando" indica ideia de
a) consequência
b) causa
c) condição
d) tempo

segunda-feira, 18 de julho de 2022

Atividade a partir de trecho do romance "Triste fim de Policarpo Quaresma", de Lima Barreto; Questão do ENEM 2012


Leia o trecho do romance "Triste fim de Policarpo Quaresma", de Lima Barreto:

"Desde dezoito anos que o tal patriotismo lhe absorvia e por ele fizera a tolice de estudar inutilidades. Que lhe importavam os rios? Eram grandes? Pois que fossem... Em que lhe contribuiria para a felicidade saber o nome dos heróis do Brasil? Em nada... O importante é que ele tivesse sido feliz. Foi? Não. Lembrou-se das coisas do tupi, do folk-lore, das suas tentativas agrícolas... Restava disso tudo em sua alma uma satisfação? Nenhuma! Nenhuma!

O tupi encontrou a incredulidade geral, o riso, a mofa, o escárnio; e levou-o à loucura. Uma decepção. E a agricultura? Nada. As terras não eram ferazes e ela não era fácil como diziam os livros. Outra decepção. E, quando o seu patriotismo se fizera combatente, o que achara? Decepções. Onde estava a doçura de nossa gente? Pois ele não a viu combater como feras? Pois não a via matar prisioneiros, inúmeros? Outra decepção. A sua vida era uma decepção, uma série, melhor, um encadeamento de decepções.

A pátria que quisera ter era um mito; um fantasma criado por ele no silêncio de seu gabinete."
BARRETO, L. Triste fim de Policarpo Quaresma. Disponível em: www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 8 nov. 2011.

1. (ENEM-2012) O romance Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, foi publicado em 1911. No fragmento destacado, a reação do personagem aos desdobramentos de suas iniciativas patrióticas evidencia que
A) a dedicação de Policarpo Quaresma ao conhecimento da natureza brasileira levou-o a estudar inutilidades, mas possibilitou-lhe uma visão mais ampla do país.
B) a curiosidade em relação aos heróis da pátria levou-o ao ideal de prosperidade e democracia que o personagem encontra no contexto republicano.
C) a construção de uma pátria a partir de elemento míticos, como a cordialidade do povo, a riqueza do solo e a pureza linguística, conduz à frustração ideológica.
D) a propensão do brasileiro ao riso, ao escárnio, justifica a reação de decepção e desistência de Policarpo Quaresma, que prefere resguardar-se em seu gabinete.
E) a certeza da fertilidade da terra e da produção agrícola incondicional faz parte de um projeto ideológico salvacionista, tal como foi difundido na época do autor.

2. A partir do trecho lido, qual é o tipo de narrador adotado pelo autor da obra "Triste fim..."?

3. O trecho lido revela que características do personagem Policarpo Quaresma? 

4. Na trama do livro, Policarpo Quaresma mergulha em estudar a cultura indígena. Em meio a isso, ele acaba sugerindo à Assembleia Legislativa Republicana que alterassem a língua oficial do Brasil, de português para tupi. O que o trecho acima revela sobre as consequências dessa sugestão dele?

5. Que outras decepções patrióticas também sentidas por Policarpo Quaresma são mencionadas no trecho lido?

segunda-feira, 11 de julho de 2022

Atividade de português com uma tirinha do Maurício de Sousa - Questão do ENEM 2020


Leia a tira em quadrinhos do personagem Papa-Capim, do cartunista Maurício de Sousa
1. (ENEM 2020) A ironia expressa na tirinha representa uma crítica à seguinte relação entre
sociedade e natureza
a) Perseguição étnica indígena.
b) Crescimento econômico predatório.
c) Modificação de práticas colonizadoras.
d) Comprometimento de jazidas minerais.
e) Desenvolvimento de reservas extrativistas.​

2. Levante hipótese: quem seriam os Caraíbas mencionados pelo Papa-Capim na tirinha acima?

3. Qual reflexão é possível ter a partir da leitura da tirinha do Papa-Capim? 

4. Na sua opinião, a tirinha de Papa-Capim contribui para ilustrar a importância dos povos que vivem nas florestas?

5. A tira em quadrinhos é um gênero que explora só a linguagem verbal, só a linguagem não-verbal, ou a linguagem mista? Explique.

sexta-feira, 1 de julho de 2022

Atividade de português com uma tirinha do cartunista Laerte - Questão do ENEM 2012


Leia a tira em quadrinhos do cartunista Laerte:

# Questões:
1. (ENEM 2012) Que estratégia argumentativa leva o personagem do terceiro quadrinho a persuadir sua interlocutora?
A. Prova concreta, ao expor o produto ao consumidor.
B. Consenso, ao sugerir que todo vendedor tem técnica.
C. Raciocínio lógico, ao relacionar uma fruta com um produto eletrônico.
D. Comparação, ao enfatizar que os produtos apresentados anteriormente são inferiores.
E. Indução, ao elaborar o discurso de acordo com os anseios do consumidor.

2. Nos dois primeiros quadros, há referências a outros dois textos conhecidos pela cultura mundial.
a) Qual a referência existente no primeiro quadro?

b) E no segundo quadro?

3. No último quadro, o personagem fala em "Questão de técnica". 
a) Afinal, qual técnica é essa?

b) E essa técnica foi eficiente na tirinha acima?

4. O fato desse texto dialogar com outros dois textos populares evidencia o uso de  qual recurso de sentido?
a) polissemia
b) ironia
c) intertextualidade
d) ambiguidade

quinta-feira, 30 de junho de 2022

Atividade sobre "gírias" a partir de uma tirinha do Níquel Náusea, de Fernando Gonsales


Leia a tira em quadrinhos do "Níquel Náusea", criado pelo cartunista Fernando Gonsales:

# Exercícios de interpretação de texto:
1. Se dividirmos as personagens da tira em dois grupos, conforme suas características linguísticas, como ficaria? Justifique sua resposta.
Resposta: Os três primeiros da esquerda são adeptos às gírias, enquanto que o personagem baixinho e da direita prefere uma linguagem mais formal.

2. Por que a personagem de menor tamanho usa óculos? O que isso acrescenta ao sentido da tira?
Resposta: Ele usa óculos como um tipo de esterótipo de uma pessoa inteligente.

3. A propósito: Onde está a graça do texto?
Resposta: A graça do texto está na quebra de expectativa causada pela fala formal do personagem mais baixo e de óculos.

4. Sobre a expressão “Fala sério!’' empregado no primeiro e no último quadrinho:
a) Elas possuem o mesmo sentido?
Resposta: Não.

b) Qual o sentido de "fala sério" empregado no primeiro quadrinho?
Resposta: No primeiro, a expressão "fala sério" tem um sentido figurado de "não acredito" ou "mentira". 

c) E qual o sentido de "fala sério" empregado no último quadrinho?
No último quadro tem sentido real, como se dizendo "fale a verdade" ou "fale o certo".

terça-feira, 28 de junho de 2022

Atividade de português a partir de uma tirinha do Chico Bento, de Maurício de Sousa


Leia a tira em quadrinhos do personagem Chico Bento, criado pelo cartunista Maurício de Sousa:

# Exercícios de interpretação de texto:
1. No primeiro quadro, o Chico Bento pergunta "Eu posso repiti?":
a) Ele deixa a entender que usou o verbo "repetir" com que sentido?
Resposta: No sentido de "repetir o prato de comida", ou seja, comer mais de uma vez.

b) A mãe do Chico Bento compreendeu dessa forma?
Resposta: Sim.

2. No entanto, no último quadro se revela uma informação que quebra a expectativa:
a) Qual é essa nova informação?
Resposta: De que Chico havia tirado notas baixas na escola e que, por isso, não sabia se passaria de ano.

b) Portanto, qual foi a real sentido do Chico ao usar a palavra "repetir"?
Resposta: No sentido de "Repetir de ano", ou seja, ser reprovado na escola.

3. Compare a reação da mãe em cada quadrinho. Como ela lida com as falas do Chico Bento?
Resposta: Nos dois primeiros quadrinhos, a mãe demonstra satisfação em perceber o filho com vontade de repetir o prato de comida. Mas, no último quadro, ela reage com espanto ao saber que o filho poderia "repetir de ano".

4. Na tirinha de Chico Bento, há várias palavras empregadas em desacordo com a norma padrão da língua. Transcreva todas as falas palavras passando para a variedade padrão.
Resposta: 
CHICO - Ei, mãe! Eu posso repetir?  
MÃE - Claro, filho! Que pergunta!
CHICO - "Ai, que bom! Porque com as notas que eu tirei, acho que não consigo passar de ano!


Atividade de português 6º ano, 7º ano, 8º ano e 9º ano.
atividade lingua portuguesa - atividades de ensino fundamental

segunda-feira, 27 de junho de 2022

Atividade de interpretação a partir da tirinha do "Menino Maluquinho", de Ziraldo


Leia a tira em quadrinhos do cartunista Ziraldo:
# Questões:
1. No primeiro quadro, o Menino Maluquinho diz ao pai "Me ensina a pescar, pai?":
a) Qual foi o sentido pretendido pelo menino ao empregar a palavra "pescar"?

b) O pai interpretou da mesma forma pretendida pelo filho?

2. No segundo quadro, o Menino Maluquinho diz "Eu tentei". Para quem ele dirigiu essas palavras e com que intenção?

3. No último quadro, o Menino Maluquinho diz "Então, me dá o peixe":
a) Qual o sentido da palavra "peixe" nessa frase?

b) Pela fisionomia e gestos do pai, ele percebeu esse sentido da palavra "peixe"?

4. Esse sentido figurado da palavra "peixe" é originário de um provérbio chinês. 
a) Qual é esse provérbio?

b) Qual o sentido desse provérbio?


Atividade de português 6º ano, 7º ano, 8º ano e 9º ano.
atividade lingua portuguesa - atividades de ensino fundamental

domingo, 26 de junho de 2022

Atividade de cartum sobre o tema "o excesso de TV na vida das pessoas"


Leia o cartum do cartunista Hector, publicada no perfil do instagram "hector_cartunista":

# Atividade de leitura:
1. Qual é o tema abordado pelo cartum?

2. Qual é o objetivo deste cartum?

3. O “cartum” é um gênero que explora só a linguagem verbal, só a linguagem não-verbal, ou a linguagem mista? Explique.

4. Analisando o cartum em questão, você considera eficiente o modo como o cartunista abordou o tema, ou seja, ele conseguiu chamar a atenção da sociedade para o problema do impacto negativo do excesso à televisão para a vida das pessoas?

5. Qual o nível de linguagem utilizado nesta charge?
a) culto
b) coloquial
c) técnico
d) literário

ATIVIDADE DE PRODUÇÃO TEXTUAL
6) Que tal mobilizar uma discussão sobre o tema "impacto da TV na vida das pessoas" na sua escola? Produzam um cartum que tenha como objetivo incentivar a comunidade escolar a refletir sobre essa questão

domingo, 19 de junho de 2022

Atividade sobre o gênero textual debate regrado a partir de um texto sobre "namoro entre jovens" da revista "Pais&Teens"



Como você sabe, os adolescentes dos anos 1990 encontraram uma nova forma de se relacionar e de vivenciar as primeiras experiências afetivas com outros jovens. É o "ficar", um relacionamento sem compromisso que, na opinião de alguns, é uma conquista social, na de outros, uma atitude de recusa de assumir responsabilidades. A convite da revista "Pais&Teens", alguns jovens debateram o tema. O texto que segue é parte desse debate. Leia-o e responda às questões propostas.

PAIS&TEENS O que é ficar? Que tal cada um de vocês dar uma definição, dizer o que acha?
Veruska - Eu acho que existem dois jeitos de ficar. Muita gente fica por ficar, e muita gente fica com o sentimento. No meu ponto de vista, o ficar tem que ter um sentimento, nem que for de atração. Ou sentimento mais forte, quando você gosta: ou de amor ou de paixão. Não necessariamente, mas só pelo fato de você estar atraído, já é um sentimento, e então aí você pode começar a gostar da pessoa através do ficar.

Débora - Eu concordo com a Veruska, eu acho que ninguém deve ficar por ficar. Porque às vezes, por exemplo, se eu gosto de alguém e essa pessoa fica comigo por ficar, eu posso ficar chateada, posso me decepcionar. Eu acho que, como a Veruska falou, tem que ter alguma atração, algum sentimento para que, quem sabe, possa rolar alguma coisa.

Max - Eu discordo, porque pra mim ficar é só para dar uns beijos e, se você quer um negócio mais sério, você tem que namorar a 6 pessoa ou ficar de rolo com ela. Fernando Esse negócio de ficar, pra mim não tem essa: você tem que sentir alguma coisa pela pessoa. Eu discordo do Max, eu acho que essa é uma atitude meio impensada dele. Tanto é que eu namoro há nove meses (palmas e risos) e gosto muito da minha namorada, e acho que não tem nada a ver esse negócio da moda, o ficar.

Melissa - Eu acho que é ficando que você começa a namorar, que você conhece a pessoa, conhece o jeito dela ser e, se você vai se apaixonar por ela, vai ter alguma coisa mais séria. Acho que é bom ficar com as pessoas, mas tem que ter vontade, tem que estar a fim da pessoa para você não ficar por ficar à toa, só para dizer "fiquei com ele", só porque é o cara mais bonito da rodinha, só para ter nome com as amigas. Acho que isso não tem nada a ver, acho que tem que ter, sim, um sentimento para você ficar com a pessoa.

Thiago - Pra mim ficar é simplesmente suprir a necessidade momentânea de conforto emocional (risadas). Essa é a minha opinião. 

Luciana - Eu concordo com o Max, eu acho que hoje quem sai para sair não tá saindo atrás do príncipe, tá saindo pra ficar, ficar por ficar, dar uns beijos... Ninguém tá indo atrás de sentimento, que é diferente de você já conhecer a pessoa e naquela hora pintar um clima e ficar. Talvez poderá vir um sentimento, porque você não sabe se vai se encontrar de novo com aquela pessoa, depende, às vezes até pede o telefone, quando gostou, pode até ter um relacionamento. Mas, geralmente, quando sai, nem vê mais a pessoa, entendeu, isso que eu acho errado.

Denise - O que ela tá querendo dizer é que ninguém sai assim: "Hoje eu vou encontrar o homem da minha vida". Você sai pra zoar com os seus amigos, tanto é que a maioria dos homens que namoram, os amigos ligam: "E aí, vamos sair?" - "Vou dar um jeito de dispensar minha namorada". Você quer o quê? Você quer zoar, entendeu. Muitos caras querem dispensar a namorada, eu tou mentindo?

PAIS&TEENS Ficar é um encontro inocente, ou pode rolar sexo também? 
Luciana - Uma amiga minha ficou grávida de um cara que ela conheceu uma noite e nunca mais viu. Chega e transa. Depende muito da menina, da liberdade que ela dá pra ele. É claro que, se a menina fica por ficar, ele vai tentar, e rola transa sim, depende da menina. Não é sempre, depende do lugar também.

Bruno - Eu queria colocar uma coisa, que esse negócio de ficar hoje em dia é perigoso, porque, muitas vezes, vai acabar em transa e, muitas vezes, você não conhece a pessoa... Tem um amigo meu, ele mora numa cidade do interior, e ele foi na discoteca, conheceu uma menina, e essa menina foi pro carro dele, e dentro do carro mesmo eles fizeram. Só que ele não conhecia a menina, não conhecia ela direito, só tinha o nome e o telefone. A meni na tinha AIDS, e ele engravidou a menina, então ele pegou AIDS e o filho dele vai nascer com AIDS. Ele tem 13 anos, tá com AIDS.
(Fonte: Pais&Teens, fev/mar/abr. 1997)

# Questões:
1. Respondendo à 1ª pergunta feita pela revista, Veruska inicia o debate, introduzindo o ponto de divergência que vai alimentar toda a discussão. Segundo a adolescente, existem duas formas de ficar.
a) Quais são elas? 

b Em que elas se diferenciam?

2. Como Veruska, Débora também acha que o "ficar" deve envolver sentimentos. E apresenta um motivo, uma razão pela qual ela pensa assim. Qual é essa razão? 

3. Em sua exposição, Melissa aponta algumas das razões que levam certos adolescentes a "ficarem", mesmo sem sentimentos. Quais são elas? 

4. Entre as opiniões que circulam nos meios de comunicação, é mais ou menos consensual o ponto de vista de que, num relacionamento afetivo, as garotas são mais sentimentais do que os rapazes, e estes, mais frios, racionais e práticos. Considerando as duas formas de "ficar" apontadas  por Veruska, "ficar por ficar" e "ficar com sentimento", responda: 
a) Qual delas é preferida pelos rapazes que respondem à 12 pergunta ficar com sentimento" é preferido 

b) Qual delas é preferida pelas meninas que respondem à pergunta? 

c) Conclua: nesse grupo os resultados coincidem ou não com a opinião consensual? Por quê?

5. A continuidade ou andamento do debate depende de retomadas que os participantes fazem de aspectos da fala dos demais. Veja um exemplo na fala de Débora: "Eu acho que, como a Veruska falou, tem que ter alguma atração". Identifique retomadas nas falas de Fernando, Luciana e Denise. 

6. O texto lido é a transcrição de um debate regrado público. Como é próprio desse tipo de situação, nele as pessoas expressam oralmente suas opiniões acerca de um assunto. Por essa razão, a linguagem frequentemente apresenta marcas de oralidade, como "né?, pra, tá, o uso constante do pronome você, etc., além de expressões que introduzem a opinião pessoal, como eu acho, na minha opinião, no meu modo de ver, etc". Identifique no texto:
a) marcas da linguagem oral; 

b) marcas que introduzem a opinião pessoal.

7. Apesar de, nos últimos anos, com o apoio das escolas e dos meios de comunicação, o governo ter intensificado a campanha de conscientização entre os jovens sobre os riscos de contaminação com AIDS ou da ocorrência de uma gravidez indesejada, o Sistema Único de Saúde (SUS) informa que 54% das adolescentes sem escolaridade já engravidaram e, entre 1990 e 1996, os casos de AIDS em adolescentes brasileiros causados por relações sexuais aumentaram em 200%.
a) Na sua opinião, você e seus colegas têm informações suficientes sobre como evitar AIDS e gravidez? 

b) Você conhece ou já ouviu falar de alguma garota que, embora tivesse o mesmo grau de escolaridade e o mesmo nível social que você, tenha engravidado? 

c) Com base nas respostas de Luciana e Bruno, por que você acha que os jovens a que se referem os dados apresentados pelo SUS engravidaram ou contraíram AIDS? O que poderia ter impedido essas consequências? 

Fonte: Português: Linguagens