# Respostas:
1. Os interlocutores são uma professora de História que dá aula a respeito da Revolução Francesa e seus alunos, que respondem à pergunta feita por ela.
2. Não. Os alunos deram exemplos de fatos que contradizem o que passou a ser garantido como direitos do cidadão a partir da Revolução Francesa, enfatizando a desigualdade, o desrespeito, os privilégios e a impunidade que, segundo eles, caracterizam a realidade dos trabalhadores.
3. O efeito humorístico é provocado pela quebra de expectativa entre a pergunta da professora e as respostas dos alunos.
4. Resposta pessoal. Após ouvir as respostas da turma, comente que os alunos – personagens do cartum – podem ser suficientemente informados e “politizados” para fazer as críticas que fizeram ao capitalismo, ao sistema político e econômico, à justiça, ao funcionamento de determinadas instituições governamentais etc., usando a ironia, mas podem também não ter conhecimentos a respeito da Revolução Francesa que possibilitem entender a fala da professora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário