sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Gabarito: Atividade sobre coesão e coerência a partir de um texto de Drummond



 # Respostas:
1. o, ele, ele

2. Um dia; na semana seguinte

3. O fato de a mãe pôr o menino de castigo se opôr ao fato de ele continuar tendo ideias sonhadoras, já que o esperado era que ele mudasse de atitude.

4. O sentido fica comprometido.

Gabarito - Atividade sobre substantivo e adjetivo


# Respostas:
1.
A) Coração

B) Razão

Resposta comentada: Esta questão tem como objetivo fixar o conceito de substantivo (nomear os seres) . Com base nas características das quadrinhas, o aluno terá condições de nomear, no item a, o substantivo coração e, no item b, o substantivo razão.

2. Esta questão testa a habilidade de escrever de acordo com a língua padrão as diversas palavras que permeiam o uso social da linguagem.
E que pena que você foi embora pra mim estava tão bom aqui
Com a nega mais teimosa e a mais linda que eu já vi
Dividindo o edredom e um filminho na TV
Chocolate quente, meus olhares eram só pra você,
Mas você não quis, eu era muito feliz e nem sabia

3. O vocábulo quente é o adjetivo que caracteriza o substantivo chocolate.
a) desprezo
b) carinho
c) tamanho

Gabarito - Atividade sobre mensagens instantâneas (e-mail, post e torpedo)


# Respostas:
1.
(C)
(A)
(B)

2. O texto da imagem 1 fala sobre o cancelamento do ENEM (exame nacional do ensino médio) e o texto da imagem 2 fala de uma pessoa que deseja ingressar no mestrado.

3. Nos dois casos, foi utilizada a linguagem formal. O primeiro por tratar de um exame nacional e o segundo por se tratar de um meio acadêmico, onde normalmente se usa a linguagem formal.

4. Esta atividade tem resposta pessoal. O importante é perceber se o aluno consegue usar as diferentes linguagens de acordo com o meio em que está. Resposta possível: Amigos, hoje tem uma sessão de cinema especial para adolescentes às 14h. O que vocês acham? Vai ser uma beleza! Confirmem a presença. Valeu

Gabarito: Atividade sobre poema a partir de Cecília Meireles



 # Respostas:

1. 15 versos

2. 4 estrofes 

3.
a)   Nas palavras rama, remo, rima e rumo.

b)  Da mudança de consoantes: r e l.

c)  Lima-lima.

d)   Limeira.

e)   Identifique os versos da última estrofe que mostram o pregão do vendedor de lima.
Principalmente o 3º e o 4º versos. É da lima-lima / lima da limeira.

4.
a) Da palavra aroma.

b)   Aroma e ar.

c) Ao olfato.

5.
a) Refere-se à cor da lima.
b) Do ouro: a cor amarela da fruta; de ouro: cheiro gostoso, especial, que tem a fruta madura.

Gabarito - Atividade sobre o gênero textual Bilhete (II)


# Respostas: 

1.
a) Bilhete

2.
a) Espera-se que o aluno perceba que o texto é formal. Expressões como “cara professora” e “avisar-lhe” marcam a formalidade

b) É importante que o aluno note que a formalidade advém da falta de intimidade entre a mãe que envia o bilhete e a professora que vai recebê-lo. Por isso, o uso de expressões que seguem rigorosamente os princípios gramaticais

3.
As respostas da questão 3 são pessoais. É o momento de avaliar se o aluno colocará em prática tanto os conceitos que caracterizam o gênero quanto os que diferenciam a formalidade da informalidade

Gabarito: Atividade sobre pronomes a partir do poema "Foca", de Vinícius de Moraes



# Respostas:
1.
a)  É espetar ela.
b) É espetá-la.

2.
a) "Quer ver a foca"  - Quer vê-la.
b) "É pôr uma bola/ no seu nariz." É pô-la no seu nariz.
c) "É dar a ela/ uma sardinha". É dar-lhe uma sardinha.

Gabarito - Atividade sobre o gênero textual Bilhete


# Respostas:

1. O texto I é caracterizado como bilhete por conter os elementos caracterizadores do
mesmo, tais como destinatário (Letícia), remetente (Lorenna), uma mensagem curta
(“No sábado, eu vou ao cinema com a minha mãe. Vamos sair mais ou menos às treze
horas. Você quer vir com a gente?”) e despedida (“Beijos”).

2. A reposta da questão anterior ajuda a responder esta. É importante que o aluno
perceba que o texto 2 não deixa claro quem escreveu o “bilhete” e quem vai recebê-lo.
Além disso, vale destacar que, embora haja uma mensagem, ela está em forma de
poema.

3. O aluno deve perceber que o assunto do texto 1 é um convite entre amigas para ir ao
cinema, enquanto, no texto 2, o assunto é o pedido de um eu lírico para que sua
amada não anuncie o amor que há entre eles para outras pessoas.

Gabarito: Atividade sobre notícia falada a partir do Jornal Nacional



 # Resposta:
1 - O quê: a convocação dos donos de 1.100 carros para verificação dos freios; quem: a Volkswagen; quando: na ocasião da divulgação da notícia.

02 –  A 2ª e 3ª frases da notícia e o endereço eletrônico na tela.

03 – 
a)   Sim.

b)   Não.

c)   Alguns segundos.

04 –
a)   A variedade padrão da língua.

b)  A notícia falada deve usar esse tipo de linguagem par atingir o grande público, fazendo-se entender por crianças e adultos, letrados e iletrados, pessoas que empregam todos os tipos de variedades da língua.

05 – Resposta pessoal do aluno.

06 –Resposta pessoal do aluno.

Gabarito: Atividade sobre Verbo de ligação e predicativo do sujeito - 7º ano



 # Resposta:
1. 
a) Um home ou um menino
b) O eu lírico está à beira-mar, durante o dia.

2. 
a)  Porque ele está boiando nas águas do mar.
b) nuvem à toa / uma boa
c) agradável, ótima, maravilhosa

 3. 
a) Porque o céu pode ser mar, e o mar, céu.
b) Porque o céu e o mar se confundem e ele pode ser ave e peixe.

4. 
a) “Mergulho em mim mesmo.”
b) Paz.

5. 

a) 
 • Meu cachorro é faminto.
b) Resposta pessoal
c) Resposta pessoal. Sugestão: Eu sou uma pessoa alegre.

Atividade sobre tipos de sujeito a partir da tirinha do Hagar



 # Respostas:

1. Esta comida / comida

2. você e seus amigos / você, amigos

3. nós

4.
a) Porque o normal seria ele recolher os pratos, pedir desculpas ou oferecer outra comida.
b) Ele os está chamando de animais.


Gabarito: Atividade sobre sujeito e predicado a partir de um poema de Cecília Meireles



 # Respostas:
1.  A roda do carro; a roda das danças; A roda; crianças, respectivamente.

2. A roda na rua rodava no barro.

3. Porque está concordando com o sujeito da oração, crianças, que está no plural.

4. 
a)  
Na 1ª, na 2ª e na 3ª estrofes.

b) 
Na 1ª e na 2ª estrofes.

5. Parte do veículo, círculo formado por crianças que brincam de roda e o movimento das ruas, na expressão roda da rua, entre outras possibilidades.

6. Resposta pessoal do aluno. Sugestão: É possível que seja o próprio verbo rodar, ou então estar ou ficar.
 
7. A repetição do som /R/ sugere o barulho do motor do carro.

Gabarito: Atividade sobre sujeito e predicado a partir de um poema de Queneau



 # Respostas:
1. 
a)  
O fato de passar um cachorro preto mancando.

b)   
Porque é uma espécie de explicação do que aconteceu: as pessoas ficaram olhando o cachorro e se esqueceram de dar o sinal para o motorista do ônibus.

2. 
a)  (Esperavam).

b)   (Esperavam).

3.
a)  
A respeito de o senhor.

b)   
Esperava o ônibus.

4.
a)   
Senhor.

b)   
Esperava.

Gabarito: Atividade sobre papel dos conectores a partir de uma tira da Mafalda



 # Respostas:
1.
a) É a força que move alguma coisa. No caso da bicicleta de Mafalda, o pedal faz rodar a roda da frente; no caso da bicicleta de Filipe, a corrente faz rodar a roda de trás.
b) Ela e Filipe, pois eles é que fazem força para mover as bicicletas.

2. Come

3.
a) Que as mulheres não entendem nada de veículos nem de mecânica.
b) Ele não tinha como rebater os argumentos de Mafalda.

4. 
a) porém / entretanto / contudo
b) - Introduzir uma ideia contrária ao que Filipe tinha dito antes.

5. - Uma ideia de adição ou acréscimo ao que foi dito antes.

6. pois

Gabarito: Atividade sobre colocação pronominal a partir do texto "Continho", de Paulo Mendes Campos



 # Respostas:

1. 

a) Verbo + sujeito + adjunto adverbial

b) o sujeito "um gordo vigário"

c) A inversão enfatiza o verbo


2. Na primeira

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Gabarito - Atividade sobre o gênero textual Charge


# Respostas:
1. Resposta comentada: Ao considerarmos que o discurso presente nas charges tem por
finalidade retratar uma crítica ligada aos fatos sociais, podemos perceber que o fato
social alvo de crítica é a educação, que a cada dia vem sendo desqualificada e
colocada em segundo pleno pela sociedade, seja ela os políticos (“aqueles que tem o
poder para fazer a diferença”) ou o cidadão comum.

2. Reposta comentada: Ensino de qualidade seria a inscrição adequada ao padrão culto da língua.

3. Reposta comentada: É importante que o aluno perceba que o humor encontra-se na
oposição mencionada no enunciado, já que se a educação fosse de qualidade, as
pessoas fariam o uso correto da ortografia.

Gabarito - Atividade sobre a Charge "Protesto/Pretexto"


# Respostas:
1. d) charge

2.  Talvez por vivermos uma época marcadamente visual e virtual, a charge seja um “texto” que motive uma análise temporal, rápida e dinâmica. É provável que o aluno perceba que no quadro 1 há a imagem do protesto por direitos de cidadão, caracterizado pela camisa do Brasil, pela sugestão corporal e pela cor verde(símbolo da esperança) na letra da palavra protesto; já no quadro 2 a imagem
sugere que as pessoas usam as manifestações como pretexto para vandalizar e agir com ações que não dialogam com situações de protestos.

3. Resposta comentada: Estabelecendo uma relação de significado entre as palavras protesto e pretexto, pode-se aferir questão parônimos considerando que são parecidas na escrita e na pronúncia, mas apresentam significados diferentes.

Gabarito: Atividade sobre concordância verbal a partir de uma tirinha do Hagar



 # Respostas:
1.
a) O verbo "ser" está no plural porque quando há uma porcentagem no sujeito da oração e esta é seguida do substantivo, o verbo deve concordar com o próprio substantivo.

b) O verbo continuaria da mesma forma pois concordaria com o substantivo, isto é, "problemas de saúde".

c) O sujeito é oculto, entretanto, levando em consideração o contexto da frase anterior, podemos dizer que o sujeito é "problemas de saúde".

d) Na concordância verbal o verbo deve sempre concordar com o substantivo. Se nos casos acima a porcentagem não fosse seguida de substantivo, o verbo concordaria com o numeral. Veja:

50% são psicossomáticos. (porque é mais de um)
1% é psicossomático.

2. Não, pois, pelo que se vê no segundo quadrinho, Hagar tem problemas físicos reais. 

Gabarito: Atividade sobre figuras de sintaxe I


 # Respostas:
1. 
a) Uma favela.
b) Um paisagem real, comum em grandes cidades do país.

2.
a) "vejo"
b) zeugma

3.
a) da casa; elipse
b) "matar a criança", "que está dentro": zeugma
c) Polissíndeto; reforça a indignação do eu lírico diante dessas casas que não casas.

4. 
a) O autor emprega a palavra "casa" com dois sentidos, com sentido de "moradia" (substantivo) e de "combinar" (verbo)
b) indignação

5.
a) Pequeno, insuficiente e desorganizado.
b) A qualidade de vida das pessoas é ruim, pois elas vivem amontoadas.

Gabarito: Atividade sobre Orações subordinadas adjetivas


 # Respostas:
1. A de uma receita de bolo.

2.
a) Sim; é narrativa pois conta uma história.
b) Uma história que acontece com um casal: o marido chega tarde e possivelmente bêbado; a mulher pergunta-lhe sobre o atraso e, por isso, apanha; ela chora e ele adormece. 

3.
a) Todos são representados pela palavra "que", que aparece em quase todos os versos.
b) sujeito
c) restritivas

4.
a) O título é irônico, pois o que se vê do relacionamento não serve de receita para ninguém. O poeta sugere ironicamente a receita pra um casamento ruim.
b) Resposta pessoal.

5. 
As alternativas "a", "c", "d"

6. O relacionamento entre marido e mulher é restrito, pobre e ruim.

Gabarito: Atividade de revisão de Classes Gramaticais



# Respostas:
a) três substantivos - tecnologia, telefone, lançamento

b) dois adjetivos - necessária, móvel

c) dois artigos - a, o

d) um pronome - essa

e) três verbos - desenvolver, aconteceu, foi

f) dois advérbios - propriamente, antes

g) duas preposições - com, em 

h) duas conjunções - e, mas

i) dois numerais - 16, 1956

Gabarito: Atividade sobre preposição a partir de uma tirinha



 # Respostas:

1) Nas três cenas os personagens estão mentindo.

2) d) desonestidade

3) Que não podemos esperar honestidade dos políticos se somos desonestos.

4) a) ao (a + o), b) para, c) dos

5) a) posse, b) causa, c) assunto, d) instrumento, e) modo, f) matéria, g) lugar, h) meio

Gabarito: Exercícios sobre Discurso Direto e Indireto


# Respostas:
1) Que podia ficar invisível.

2) Cometer qualquer crime sem ser detectado.

3) Porque as roupas não eram invisíveis, ele seria descoberto.

4) Não, porque a mãe o pegou mexendo no pote de biscoitos.

5) Biscoitos. Está escrito "Biscoistos"

6) Calvin de repente exclamou:
- Há há! Eu me tornei invisível.
Depois, tirando suas peças de roupa, disse:
- Se eu remover... escapar de tudo!
Mas sua mãe o descobre e grita:
- Calvin! Que diabos você está fazendo sem roupas, mexendo no pote de biscoitos?

7) Calvin disse, de repente, que se tornou invisível e que se removesse suas roupas, poderia conter qualquer crime sem ser visto, que era completamente livre e poderia escapar de tudo. Mas sua mãe o descobre e pergunta o que ele está fazendo sem roupas mexendo no pote de biscoitos.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Gabarito: Exercícios: Período Simples e Período Composto


# Respostas:
1. 
a) "Aposto", "vai achar", "vamos virar"
b) Três orações
c) "que", "e"

2. 
a) "é"
b) Uma oração

3. 
a) O filme é "101 dálmatas"
b) Confeccionar casacos usando peles dos dálmatas.

4. 
a) Na fotografia, uma imagem negativa é  conseguida através da inversão de cores de uma imagem normal, tal como ocorre com a pelagem do dálmata com pele preta com manchas brancas.
b) No contexto da tira ocorre de o dálmata com cor invertida (de pele negra com manchas brancas) ser negativo (pessimista) com a possibilidade de eles serem vítimas da Malvada. 

Gabarito: Atividade de cartum sobre o tema "Rumos da educação no Brasil"



# Respostas:

1. Esse cartum tem como tema os rumos desconhecidos da educação no nosso país.

2. Esse cartum pretende chamar a atenção das pessoas sobre a falta de projetos dos governantes do Brasil para alavancar a educação no país.

3. Linguagem mista porque mistura imagens com palavras.

4. Resposta pessoal

5. 
a) culto

6. Resposta pessoal

7) Resposta pessoal.

Gabarito: Atividade sobre o gênero textual “Manifesto” (Saerjinho, 3º ano)


# Respostas:
1. C
2. E
3. D
4. A
5. E
6. D  
7. B

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Gabarito: Exercícios sobre o gênero textual notícia televisiva (quadrinhos)



 # Respostas:
1. A notícia é um gênero textual (impresso ou áudio-visual) utilizado para informar dados ou acontecimentos do interessante de um público-alvo.  

2. 
a) Sobre noticiários da TV.

b) Passa a imagem de que muitas vezes os noticiários transmitem notícias vistas como negativas pela opinião pública.

c) Aparelhos de TV.

d) Informar notícias do dia a dia de forma áudio-visual.

e) Em telejornais (via TV), jornais (impressos), noticiários radiofônicos, sites de notícias, etc.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Gabarito: Aula sobre Carta Formal



# Respostas:
1. A carta é sobre um grupo de alunos do 9º ano fazendo reivindicações ao diretor da escola onde estudam.  

2. D

3. C

4.
a) O uso do destinatário e do remetente, vocativos adequados, desfechos, etc.
b) o nível de linguagem, já que a carta formal precisa sempre ser formal e a carta pessoal nem sempre precisa ser formal. 

5.
(3)
(4)
(2)
(1)

6.
(4)
(5)
(3)
(1)
(2)
(4)

Gabarito: Atividades com Tirinhas (2)



 # Respostas:
1.
a) Sentimento de bravo
b) No armário do guarda-roupa, porque geralmente onde as mães geralmente guardam as roupas dos filhos.
c) A exclamação: sentimento de alívio ou surpresa. A pergunta: Sentimento de bravo de novo.
d) Resposta pessoal
e) Resposta pessoal

Gabarito: Atividade sobre Resenha Crítica - álbum "Bang" de Anitta


# Respostas:
1. Fala sobre as músicas do álbum, sobre as participações especiais, os produtores.

2. 
a) Há aspectos positivos, mas faz ressalvas negativas.
b) "Bang", "Deixa ela sofrer", "Pode chegar" e "Gosto assim"
c) Em parte sim, quando diz que uma música "parece sobrar de Seu Jorge.

3. 
a) Tempo presente: "ouve", "prepara", "espera"
b) Que é um álbum que está sendo lançado naquele período em que a resenha foi publicada.
c) Predomina a variedade padrão por se tratar de uma publicação em um veículo sério (site G1), mas há algumas passagens com linguagem informal como "discursinho" e "aí é para matar" 
d) Sim, porque se trata de uma crítica publicada num veículo sério, mas que busca interagir com o público adolescente.

4. 
a) Sim, porque procura mostrar ao leitor do seu texto os momentos bons e os momentos ruins do álbum.
b) Impessoal.

5. 
a) Sim
b) Sim, porque reforça mais os aspectos positivos do álbum: "início poderoso", "faixas explosivas" 

Gabarito: Atividade com a poesia "Telegrama", de Carlos Drummond de Andrade


1 – Algo ruim.

02 – Carteiro.

03 – O eu-lírico quis dar a entender que a notícia trazida pelo estafeta poderia lhe causar a morte, pois uma mensagem trazida às pressas geralmente não é boa. 

04 – Murmúrios e cochichos, suposições de algo ruim, sofrimento antecipado, precisa. 

05 – Dia natalício se refere ao dia de nascimento e dia natalino, ao dia de Natal.

06 – Há emoção na cidade pela chegada de um telegrama com uma notícia inusitada que desperta a curiosidade das pessoas. 

07 – Os vizinhos.

08 – Usa a expressão “papel dobrado”.

09 – O verso “Não sopra a ninguém”, 3ª estrofe.

10 – A repetição mostra o anúncio entre as pessoas da vizinhança que viram o estafeta chegar, alarmando umas às outras. 

11 – Além de dar sonoridade ao poema, ele destaca a letra T, reforçando o título e o objeto que serviu de tema para o texto (Telegrama).

12 – Era o remetente do telegrama, um candidato a deputado federal.

13 – Parabenizar Chico Brito pela passagem do aniversário e aproveitar para fazer campanha política.

Fonte: armazemdetexto

domingo, 26 de dezembro de 2010

Gabarito: Atividade sobre cartum com temática "luta por direitos das mulheres"

# Respostas: 
1. A luta das meninas e das mulheres pela ruptura a um padrão pré-estabelecido imposto a elas pela sociedade. Que as mulheres tem sim o direito de seguir suas próprias escolhas.

2. Levar as pessoas a refletirem sobre o fato de meninas terem sim o direito de seguir suas próprias escolhas. 
 
3. O cartum faz uso da linguagem mista, porque mistura imagens com palavras. 
 
4. Resposta pessoal 

5. Resposta pessoal 
 
6. Resposta pessoal

Gabarito: Exercícios sobre Orações Subordinadas Adverbiais (2)


 # Respostas:
1.
a) duas
b) Escondi meus doces na caixinha de música / mas eles sumiram

2.
a) eu (sujeito desinencial)
b) objeto direto e adjunto adverbial de lugar, respectivamente

3.
a) eles
b) verbo intransitivo

4. 
a)Não; as duas são completas do ponto de vista sintático, isto é, apresentam sujeito e predicado. 
b) São independentes sintaticamente

5. b) moposição

Gabarito: Atividades sobre Orações coordenadas (9º ano)


# Respostas:

1. 
a) Certamente é um adulto, porque faz referência a filhos e compromissos sociais. Pode ser homem ou mulher.
b) Representa uma experiência geral, pois todos podem um dia passar por essa experiência.

2. 
a) preconceito, estatuto, lei, vestimenta, imposto, aluguel.
b) Vice fechada, sem troca de afeto e sem diálogo aberto com as pessoas do meio.
c) A gaiola: "a vida era a gaiola"

3. 
a) Enfatiza a ideia de que a vida era uma prisão.
b) Sugere que a vida da pessoa é confusa, sem pausa, sem descanso.
c) Confirma, porque era como se a própria palavra "vida" estivesse aprisionada pela palavra gaiola.

4. 
a) É a conjunção coordenativa aditiva "e"
b) O papel de ligar palavras e orações.
c) ligando palavras: "a família e a aliança" / ligando orações: "e era a vida e a vida era a gaiola"
d)Ela enfatiza a ideia de cotidiano massacrante, de que tudo se repete de forma infindável.  

5. 
a) A repetição da conjunção "e" contribui para dar ao texto um sentido de oposição entre o ser humano e o meio social. 
b) O valor adversativo da conjunção "mas": "e era a vida, mas a vida era a gaiola"

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Gabarito: Atividade de linguagem a partir de um anúncio da marca Amanco


 # Respostas:
1. A empresa Amanco. Ela fabrica canos PVC.

2. 
a) Tricolor pode ser um clube de futebol (Fluminense, São Paulo) e o Tigre também um time de futebol.
b) um jogo esportivo.

3. Resposta pessoal.

4. Espera-se que o aluno que conheça a marca consiga encontrar nas pesquisas pela internet a marca conhecida no mercado.

5. 
a) O sentido da marca Amanco, que possui três cores (azul, verde e branco).
b) O sentido da marca Tigre, concorrente direta da marca Amanco.
c) A vitória em termos de vendas em relação a marca concorrente.

6. A imagem de uma marca que pode superar a outra marca líder do mercado. 

7. 
a) Resposta pessoal.
b) Não
c) Informações ligadas à situação de comunicação, isto é, quem produziu o texto, para quem, quando foi publicado e a que ele se refere.

sábado, 25 de dezembro de 2010

Gabarito: Atividade com propaganda do refrigerante Coca-Cola / Especial Natal (anúncio publicitário)


# Respostas:
1. A propaganda divulga o refrigerante da marca "Coca-Cola"

2. As imagens de um urso polar, de uma foca e do Papai Noel se confraternizando. Essas imagens possivelmente foram usadas porque são figuras simbólicas do Pólo Norte e, por isso, são associadas ao simbolismo do Natal.   

3. O texto verbal transmite a mensagem para o leitor do anúncio vivencie o Natal ao lado de seus familiares por meio da magia da Coca-Cola e, ainda, propõe a ele que contagie o mundo com coisas boas. 

4. A imagem das figuras que representam o Pólo Norte associada ao Natal combina com a mensagem  natalina por escrito propondo vivenciar momentos mágicos e contagiantes nesta data do ano.

5. O anúncio se dirige às pessoas em geral que se reúnem com seus familiares nas festividades do Natal.

6. Implicitamente, o argumento que foi usado foi de que as pessoas que consumirem a bebida Coca-Cola vivenciarão um Natal mágico e contagiante ao lado de seus familiares.

7. Convence porque nesta data do ano as pessoas, em geral, se sentem mais contagiadas com o simbolismo natalino. Assim senso, esse simbolismo associado à marca do refrigerante anunciado costuma ser uma propaganda eficiente.

8. A estratégia usada pelo anunciante foi de associar à marca do refrigerante Coca-Cola aos simbolismos representados pelo Natal.

Gabarito: Aula sobre Estrutura das palavras (atividades)



# Respostas:
# Questão - Identifique o radical das palavras abaixo:
a) pequenino - "pequen-"    
b) infeliz - "-feliz"              
c) amável - "ama-"           
d) desestruturado - "-estrutur-"          
e) empobrecido - "-pobr-"

# Questão - Identifique o prefixo e o sufixo das palavras abaixo:
a) ilegalmente  - "i-" (prefixo) / "-mente" (sufixo)                
b) prosseguimento - "pro-" (prefixo) e "-mento" (sufixo)        
c) predominante - "pre-" (prefixo) e "-nte" (sufixo)             
d) desfigurado - "des-" (prefixo) e "-ado" (sufixo)        
e) apaixonado - "a-" (prefixo) e "-ado" (sufixo)

# Questão - Identifique a vogal temática das palavras abaixo:
a) viajar - "a"   
b) bebendo - "e"   
c) sorrir - "i"   
d) folhagem - "a"   
e) sabedoria - "e"   
f) medo - "o"

 # Questão - Identifique as desinências das palavras abaixo:
a) aluna - "-a" (desinência de gênero feminino)               
b) escolas  - "-a" (desinência de gênero feminino) e "-s" (desinência de número plural)    
c) professoras - "-a" (desinência de gênero feminino) e "-s" (desinência de número plural)    
d) amamos "-mos" (desinência verbal de primeira pessoa do plural)         
e) amam "-m" (desinência verbal de terceira pessoa do plural)             
f) amou "-u" (desinência do pretérito perfeito do indicativo)     
g) amarei "-ei" (desinência do futuro do presente do indicativo)

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Gabarito: Atividade sobre o gênero entrevista - "Entrevista com o coronavírus"



# Respostas:

1. 
a) cartum

2. Entrevistador é o cartunista e o entrevistado é o Vírus.

3. O entrevistado é aquele que entra sem ser convidado, porque a covid-19 é um vírus traiçoeiro e entra organismo das pessoas de forma despercebida. 

4. Porque o entrevistador reconhece que esse vírus é perigoso e que se manter distância dele.

5. A expressão "lavaram as mãos" possui um sentido mais amplo neste terceiro quadrinho, que corresponde a "não fazer nada", "não se preocupar", "não assumir a responsabilidade" em relação ao vírus.

6. Esse vírus é descrito como "reconhecido mundialmente" porque ele causou uma pandemia que resultou em mortes em todos os continentes do mundo.

7. Resposta pessoal.

Gabarito: Atividade sobre o texto "Quando a guerra parou para se comemorar o Natal"?


 # Respostas:

1.  A trégua do Natal do dia 24/12/1914 durante a Primeira Grande Guerra, em que os soldados deram uma pausa nos combates a fim de confraternizar o Natal.

2. Porque os soldados que participaram dessa trégua romperam com as normas de seus superiores a fim de se juntarem para uma paz improvisada.  

3. Alguns soldados dedicaram cânticos de Natal aos adversários. Outros emergiram para dar apertos de mão e partilhar cigarros. Cada lado ajudou o outro a cavar sepulturas e a realizar homenagens fúnebres. Os soldados partilharam comida e presentes.

4. Que aqueles soldados estavam lutando por uma guerra que não duvidavam da necessidade dela. 

5. Resposta pessoal.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

RESPOSTA - LETRA E


LETRA E

Gabarito: Atividade - reorganizando uma história policial


OS ACONTECIMENTOS ABAIXO COMPÕEM UMA HISTÓRIA POLICIAL E ESTÃO APRESENTADOS FORA DE ORDEM. COLE-OS NO CADERNO NA ORDEM CORRETA.

Coronel Mostarda, dona Branca e Sr. Marinho estão reunidos na casa de campo da Srta. Rosa para um fim de semana. O mordomo e uma cozinheira também estão presentes.

Na tarde de sábado, o Sr. Mostarda discute com a Srta. Rosa no salão jogos. Ela lhe cobrava uma dívida, que ele prometera pagar meses atrás.

Na noite de sábado, é servido um jantar no salão oval. Depois do jantar todos se recolhem a seus quartos.

À meia-noite, o Sr. Mostarda entra no quarto da Srta. Rosa e a mata batendo com um candelabro na sua cabeça.

Na saída do quarto, o Sr. Mostarda esbarra com o candelabro em um espelho. Ouve-se o barulho de vidro quebrado.

 No dia seguinte, o candelabro é encontrado no quarto do mordomo, que passa a ser o principal suspeito do crime.

O detetive, no entanto, não está convencido de que o mordomo seja o culpado, já que ele não teria motivos para assassinar sua patroa.

Finalmente, descobre-se que o Sr. Mostarda é o assassino, pois são encontrados pequenos cacos de espelho em suas roupas.

" Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Gabarito: Atividade de análise da música "Índios", Legião Urbana


# Respostas:

1) Colonizado. "Quem me dera ao menos uma vez Ter de volta todo o ouro que entreguei a quem Conseguiu me convencer que era prova de amizade Se alguém levasse embora até o que eu não tinha" 

2) "Não ser atacado por ser inocente"; Ter de volta todo ouro levado pelo colonizador; O fato do colonizador ter imposto um Deus aos índios; "nos deram espelhos vindo de um mundo doente"; a ganância trazida pelos colonizadores.  

3)
a. O fato de o colonizador ter "ensinado" a cultura dele aos índios (deram espelhos), os povos indígenas se viram refletidos na cultura europeia, adsorvendo as qualidades negativas (de um mundo doente), tais como a ganância, a inveja, a traição, a escravidão, o sofrimento, etc. 
b. Sim 

4)
a. O período em que os portugueses "descobriram" e colonizaram o Brasil 
b. Significa o óbvio, os portugueses vieram até o Brasil e ofereceram coisas banais aos índios em troca das riquezas naturais do território brasileiro, ou seja, levaram tudo que acharam de importante no Brasil para Portugal.

Gabarito: Aula sobre o gênero Tiras em Quadrinhos


# Respostas: 

1. B

2. 
Enquanto o pai só consegue realizar uma atividade de cada vez (falar com o filho), o filho consegue realizar várias atividades ao mesmo tempo (escutar o pai, mexer no celular, ouvir música pelo fone de ouvido, etc)

3. C

4. A

Gabarito: Atividade com tirinha da Mônica - Tema Especial Natal


 # Respostas:
1. A

2. C

3. 
Linguagem mista, porque mistura palavras com imagens.

4. 
É surpreendente e engraçado porque a personagem Mônica se rebela contra o mundo dos quadrinhos do cartunista Maurício de Sousa que sempre a desenhou com um coelhinho de pelúcia azul como brinquedo. Ela tenta quebrar essa "ordem natural" pedindo um presente diferente para o Papai Noel. 

Gabarito: Aula sobre o gênero textual Manifesto - Texto "Manifesto contra a violência doméstica"


 # Respostas:
1.
Solicitar à Justiça que atue melhor, mais rapidamente, com transparência e protegendo efetivamente as mulheres de situações de risco

2.
A Associação de Mulheres contra a violência (AMCV), a Justiça e a sociedade de forma geral.

3.
É argumentação, porque o autor do manifesto se posiciona sobre um tema e, em seguida, enumera argumentos para fundamentar o seu posicionamento.

4. 
Respostas pessoais.

Gabarito: Atividade sobre o manifesto "Amo minha raça e luto pela cor", do atleta Gérson


# Respostas:
1. 
O objetivo do manifesto é se posicionar contra atos racistas.

2. 
Ele diz que no futebol ou fora dele não podem ser aceitas frases como "cala boca, negro".

3. 
Espera-se que o leitor entenda que o termo "negro" empregado na frase em questão foi dito de forma pejorativa e inaceitável.  

4. 
Ele diz que o Racismo é crime e deve ser tratado desta maneira em todos os ambientes, inclusive no futebol.

5. 
É argumentativo, porque o autor do manifesto se posiciona sobre um tema e, em seguida, enumera argumentos para fundamentar o seu posicionamento.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Gabarito: Atividade com o texto "Bilhete do Futuro", de Affonso Romano de Sant´Anna


# Respostas:
1- c, 2- e, 3- a, 4- c, 5- d, 6- b, 7- b, 8- a, 9- d, 10- e

Gabarito: Atividade sobre cartum com temática "o Natal em época de pandemia"


# Respostas:
1. A ansiedade de muitas pessoas pela disponibilidade da vacina capaz de combater o avanço da covid-19.

2. Levar as pessoas a refletirem sobre o fato de uma vacina contra a covid-19 ainda estar longe de estar disponível para todos e que, por isso, precisamos continuar nos cuidando. 

3. O cartum faz uso da linguagem mista, porque mistura imagens com palavras.

4. Resposta pessoal

5.  Resposta pessoal

6. Resposta pessoal

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Gabarito: Atividade sobre Elementos da Comunicação


# Respostas: 
1.
a) O código empregado foi a língua portuguesa.
b) Já o referente, seria a expropriação iminente das terras indígenas pelos colonizadores.

2.

3.
a) Os gestos não foram suficientes para estabelecer plenamente a comunicação, um vez que os colonizadores não conseguiram entender o que os índios queriam dizer e, assim, não puderam saber sobre a existência de metais preciosos.

b) Os portugueses e os indígenas não falavam a mesma língua, ou seja, não dominavam o mesmo código.

Gabarito: Atividade sobre denotação e conotação


# Respostas:
1.
a) imagem 3
b) imagem 2
c) imagem 1

2. As imagens se retratam os ditados literalmente, portanto, de maneira denotativa.

3.
Pendurar as chuteiras - Dar uma pausa; aposentar-se.
Engolir sapo - Fazer algo contrariado; ser alvo de insultos ou injustiças sem revidar.
Pisar em ovos - Agir com cautela, ter cuidado

4.
O humor da tirinha está relacionado ao fato de a palvra canhão ter sido empregada denotativamente por Caminha, significando “peça de artilharia”, e ter sido entendida conotativamente pelo rei.

Gabarito: Atividade com tirinha - sobre Formação de Palavras


# Respostas:
1. Pernilongo é uma palavra composta (perna+ longa), portanto, uma composição, e já que perdeu elemento fonético em sua formação, é uma composição por aglutinação.

2.
a)  Por meio do sufixo -eiro agregado `a palavra vaca, foi formada a palavra vaqueiro, sendo portanto a opção correta, letra B

b) Como foi mencionado na questão anterior, a palavra primitiva que deu origem à palavra vaqueiro é vaca.

c) O sufixo –eiro é muito produtivo em nossa língua, palavras como lixeiro, padeiro, sorveteiro, engenheiro, pedreiro, são alguns exemplos de palavras derivadas que agregam a ideia de ofício, ocupação.

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Gabarito: Atividade sobre artigo enciclopédico "Guarará da Amazônia"


# Respostas: 

1.
a.  Da Amazônia.
b. Paullinia Cupana Kunth.
c.  Narana, guaranaúva, guaranaína.
d.  Por ser estimulante.
e. Tem casca vermelha e quando maduro deixa aparecer a polpa branca e suas sementes, assemelhando-se com olhos. Seus frutos formam cachos.
f. Os índios consideravam o guaraná sagrado e utilizavam sua pasta como remédio.

2. A linguagem formal é marcada pelo uso adequado à gramática dos tremo e orações que compõem o texto. Qualquer frase ou período pode ser utilizado como exemplo.

3.  A opção correta é a letra B, já que o texto traz ao leitor uma
informação sobre o guaraná da Amazônia.

4. 
Objetivo do texto? Transmitir uma informação.
Linguagem utilizada? Linguagem formal.
Tipo de leitor? Qualquer pessoa que deseja obter informação sobre determinado assunto.

Gabarito: Atividade sobre conectores (relações de sentido das conjunções)


# Respostas:

1.

a) O conector que marca a concessão é o vocábulo embora.
b)  As expressões “ainda que”, “apesar de” e “mesmo que” são exemplos de conectores concessivos.

2.  “Conforme” e “segundo” são exemplos de conectivos que expressam conformidade.

3. Além disso é um exemplo de expressão aditiva, desse modo a alternativa correta é a A.

4.
"porque" - explicação
"mas" - oposição
"caso" - condição

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Gabarito: Atividade: Entrevista com Isadora Faber: 'Só porque é escola pública tem que ser ruim?'


# Respostas:

1.
a) Isadora Faber.
b) Jornal O Globo.

2.
O título 'Só porque é escola pública tem que ser ruim?' foiutilizado por causa da notoriedade que a entrevistada teve ao relatar fatos de suaescola, é uma fala da própria Isadora Faber.

3. trazer dados pessoais do entrevistado: o que faz no cotidiano eo que fez de especial para ser motivo de uma entrevista.

4.
a) sim, pois foram direto ao ponto e respeitaram a sua idade.

b) para o fato que gerou notícia: a escola onde estuda, os problemas divulgados pela entrevistada em seu blog.

c)Os assuntos se tornaram polêmicos porque muitos não aceitaram as críticas e a divulgação, através de fotos, do que acontecia dentro da escola. Muitas autoridades, pais e alunos discordaram da blogueira mirim.

5. em função da idade da entrevistada, foram utilizadas perguntas abertas.

6.  as perguntas têm uma variedade padrão, mas as respostas têm variedade informal.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Gabarito: Interpretação de texto sobre Infância Perdida (problema social)


# Respostas:
1.
a) “Vou fazer um apelo. É o caso de um menino desaparecido.”
b) A identificação da pessoa desaparecida, seguida da descrição dela, incluindo-se: vestuário e traços físicos e psicológicos.

2.
a) Tem 11 anos, 30 quilos, é brasileiro, olhos pretos de tamanho desproporcional ao tamanho do rosto.
b) Estava descalço, usava roupas de segunda mão, calças curtas de caróa, suspensórios de elástico, camisa branca, boné.
c) Tinha uma pipa na mão.
d) Era um menino pobre.

3.
a)
- árvore, estilingue, pássaro preto, pipa, bola.
- o amor pela professora não correspondido.
- a ideia de que o mundo pode ser um lugar de sofrimento ou um lugar de prazeres (inferno ou badalação).

b) Dom quixote.

4. Trata-se de uma visão de infância marcada pela carência, “desaparecida” tanto no espaço quanto na visão das autoridades e das famílias, responsáveis pelo bem-estar das crianças.

5.
a) O tema do texto é a pouca atenção que se dá á infância no Brasil, pois há no país grande número de crianças pobres, desnutridas, se escola e sem receber os cuidados necessários.

b)
- (Primeiro trecho) O paralelismo de termos quantificáveis (anos, quilos) é quebrado por um termo não quantificável: brasileiro.

-  (Segundo trecho) Não é possível alguém ter uma idade diferente da que tem na realidade.

- (Terceiro trecho) Inversão de expectativa: a ideia de a pipa empinar o menino, e não o inverso.

6.
a) A de que o menino procurado é o menino que o narrador do texto foi um dia e que ele perdeu.
b) O menino se perdeu no tempo, mas ficou no passado do narrador.

7.
a) Sugerimos abrir uma discussão com a classe. Entre outras possibilidades, parece que a infância sofrida foi a base de tudo oque o narrador se tornou. Reencontrar-se com o passado é uma forma de reafirmar seus próprios caminhos e confirmar sua identidade.
b) Ele pode representar um desaparecimento no sentido figurado, pois o menino pode ter desaparecido dentro do adulto que o narrador se tornou.

8. A finalidade de fazer uma crítica ao descaso com que as crianças são tratadas por certas famílias e pelas autoridades.

Gabarito: Atividade sobre adjunto adverbial com poema de Mário Quintana (Veranico)


# Respostas:

1.
a) É o meio-dia. o início da tarde.
b) Porque é um momento de intenso calor, como se fosse um pequeno verão.
c) Trata-se de uma cidade pequena. talvez uma cidade do interior. pois o poeta emprega a palavra cidadezinha.

2. Com o sol a pino, as sombras se formam exatamente embaixo das coisas sobre as quais a luz do sol incide.

3. A cidade toda entra num estado de sonolência irresistível.

4.
a) lugar, lugar, causa, modo.
b) As circunstâncias de lugar, modo e causa são importantes porque o poema descreve como está a cidade (lugar) ao meio-dia, como as coisas acontecem nesse momento (modo) e o que o intenso calor provoca nas pessoas (causa).

5.
a) Refere-se à palavra vida.
b) A função de adjunto adnominal.
c) O acréscimo do sufixo -mente, que a transformaria em indiferentemente.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Gabarito - Atividade sobre substantivo na construção do texto



# Respostas:
1.
a) rosa - palácio; gota d´água – lago; pauzinho – navio; grilo – rinoceronte; espinho – espada; pingo de chuva – mar; bico de pão – corcovado; grãos de sal – ovelhinhas.
b) à classe dos substantivos
c) Não

2.
a) Porque o texto trata das coisas materiais que estão no mundo, ora na visão do homem, ora na visão da formiga. Essas coisas nomeadas referem-se a seres em geral (substantivos comuns) e reais (substantivos concretos).
b) Existe o substantivo comum “corcovado” e o substantivo próprio “Corcovado”, no Rio de Janeiro.

3. Resposta pessoal. Sugestão: folha, caroço de fruta, pena, fio de cabelo, pedra, prego.  

terça-feira, 23 de novembro de 2010

GABARITO - Atividade sobre coletivos – cartum de Ozzy


# Respostas:

1.
a) O fato de Ozzy estar pregando na parede e exposto, como se também fosse um inseto.
b) Resposta pessoal: Sugestão: Talvez por se identificar com os insetos.

2. São substantivos concretos e, com exceção de Ozzy, que é substantivo próprio, todas as demais são substantivos comuns.

3. Nuvem ou praga. Uma nuvem de gafanhotos invadiu a cidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Gabarito - Atividade sobre substantivo – texto “Como é feito o chiclete?”



# Respostas:
1. letra a

2.
a) borracha, goma, base, resinas, óleos, substâncias, açúcar, corantes, aromas, ácidos, xarope, essências
b) chiclete, mistura, tipos, massa, sabor, casquinha

3.
a) colher, panela, faca, fogão
b) bola, chuteira, camisa, calção
c) pedra, areia, cimento, tijolo, colher de pedreiro
d) sapato, vestido, brinco, saia, calça
e) estetoscópio, termômetro, luvas, remédio
f) capacete, mangueira, escada, extintor
g) régua, esquadro, capacete, papel
h) pincel, tinta, lixa, parede

4.
a) tristeza, alegria, raiva, amizade, preocupação, etc
b) à classe dos substantivos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Gabarito: Exercícios sobre Substantivos (atividades)



# Respostas:

1.
a) A imagem dela com as mãos na frente do corpo, um olhar apaixonado e a afirmação de que o segredo de seu pescoço foi descoberto.
b) Ele vomita

2.
a) Na visão dela, o segredo era sua beleza, seu charme, seu pescoço bonito e bem tratado.
b) O creme hidratante misturado com óleo de quiabo que tinha sido usado pela sua vítima, causando-lhe desgosto.


3. O título faz referência ao vômito de Drácula. Hugo é uma palavra cujos sons lembram o de alguém vomitando.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Gabarito: Atividade sobre significação das palavras


# Respostas: 

1.
a) doei
b) demonstrava
c) produz
d) oferece
e) dedica
f) oferecer
g) batia
h) atinaram

2.
a) construir ou montar
b) produz ou grava
c) gera
d) produz ou causa
e) gera
f) fingiu-se
g) forcei
h) conceber

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Gabarito: Atividade de cartum sobre o tema "Posse de armas"


# Respostas:
1. Regularização da posse de armas para toda a sociedade.

2. Levar as pessoas a refletirem sobre a real necessidade de se liberar ou não a posse de armas para toda sociedade.

3. O cartum faz uso da linguagem mista, porque mistura imagens com palavras.

4. Resposta pessoal

5.  Resposta pessoal

6. Resposta pessoal

sábado, 13 de novembro de 2010

GABARITO: Atividade sobre estrutura do verbo (radical, vogal temática e desinências)


# Respostas:

1.
a) 1ª conjugação: estar, cantar, levantar, cantar, roubar; 2ª conjugação: mover, dizer, poder, ser; 3ª conjugação: dormir, abrir.
b) Os verbos estão relacionados com a ção de dormir e, depois, com a ação de acordar.

2.
a)  movas, dorme, abre
b) As vozes são da Noite e do Dia.

3.
a)  dormir, dorm; dizer, diz, cantar, cant.
b) durmo, dormi; digo, disse: canto, cantei.
c) Houve variação em durmo, digo e disse.

4.O Dia vence a luta. pois. conforme o poema, “o Dia rouba o menino! No manto da madrugada...”, ou seja, amanheceu.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

GABARITO: Atividade sobre verbo (I), a partir de quadrinhos


# Respostas:

1.
a)  Na segunda fala do 1º quadrinho (sente) e na fala do 5º quadrinho (sentiu).
b) No 1º quadrinho. no presente no 5º quadrinho. no passado (pretérito perfeito do modo indicativo).

2.
a)  No futuro.
b)  sentirá
3.  perguntou, perguntará

4.  A partícula sent- e a partícula pergunt-.

5.
a)  Ela se sente muito apertada, com um peso grande sofre ela.
b) Não, pois, no 2’ quadrinho. Bonifácio havia colocado sobe si apenas um balde, o que lhe dava uma sensação de leveza.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

GABARITO: Atividade sobre intencionalidade discursiva - Campanha comunitária


# Respostas:

1.
a) Estimular as pessoas a doarem sangue
b) A Fundação Pró-Sangue.
c) A todas as pessoas que queiram e possam doar sangue.

2.
a) É a de jogador de futebol.
b) Correspondem às cores da bandeira brasileira e são as cores usadas no uniforme da seleção brasileira de futebol.
c)  Pode ser o Pelé. que é negro e jogava na seleção brasileira com a camisa número 10.

3.
a) Transferir para alguém alguma coisa ou alguma responsabilidade.
b) Há duas possibilidades: uma é doar sangue a alguém; outra, é estimular um amigo a também doar sangue
c) Principalmente, solidariedade.

4.
a) A ação do jogador reforça a ideia de chutar a bola e passa-la a um amigo.
b) 4b. Vermelho é a cor do sangue; logo, a associação entre os três elementos — sangue. bola e Fundação Pró-Sangue —, pela cor, reforça o sentido principal da campanha:
o de que a bola (ou o sangue) deve ser passada a outros, a fim de colaborar com a Fundação Pró-Sangue.

5. Resposta pessoal.

6. Resposta pessoal. Sugestão: Sim, pois ele é visualmente bonito e atraente e traduz em uma linguagem simples e comunicativa a ideia de solidariedade; por isso, cumpre bem o papel de estimular a doação de sangue.

# RESPOSTAS (GABARITO)

Fonte: Português: Linguagens
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Gabarito: Aula sobre o gênero Carta Pessoal



# Resposta:
1. 
a) remetente - Rodrigão
b) destinatário - Carlinhos
c) local e data - Volta Redonda, 15 de dezembro de 2011
d) palavra que inicia o contato - Alô, 

2. 
a) Profissões; o que ser quando for adulto
b) Abração... 

3. 
a) informal
b) É informal porque os dois interlocutores da carta são amigos, o que permitem uma intimidade maior entre eles, usar expressões cotidianas.

4. 
a) Na frente se escreve informações sobre o destinatário (nome e endereço)
b) No verso as informações do remetente.

5. Respostas pessoal

Gabarito: Atividade a partir do romance "Mar Morto", de Jorge Amado



 # Respostas:

1. D

2. B

3. B

4. C

5. A

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Gabarito: Atividade sobre orações coordenadas



# Respostas:
1.
a) Orações coordenadas assindéticas
b) coordenada sindética adversativa
c) coordenada sindética explicativa
d) oração intercalada

2.
A) o garoto não está bem, pois chorava e gemia baixinho.
b) Havia muito serviço ainda na cozinha; entretanto, de raiva, ninguém trabalhava nem falava.
c) Siga o roteiro proposto ou abandone a competição.
d) Façam silêncio, porque há gente doente.
e) Ele é seu pai: respeite-lhe, pois, a vontade pelo menos desta vez.
f) Dormi tarde, mas acordei cedo.
g) Li e reli seu texto, mas não o entendi.



Gabarito: Atividade sobre colocação pronominal



# Respostas:

1-Resposta:
Que todos são iguais, mesmo se são alunos ou professores ou brancos ou negros.

2-Resposta:
A)O cigarro.
B)Ele fuma muito e já está acostumado.

3-Resposta:
Que a pessoa é viciada naquele cigarro.

4-Resposta:
Irreverências


Gabarito: Atividade sobre o gênero "conto" - SAERJ


 # Respostas:

1. B

2. D

3. C

4. A

5. B

Gabarito: Atividade sobre "Entrevista" (com cineasta Fernando Meirelles)



 # Respostas:

1. C - entrevista

2. D

3. Maria da Paz Trefaut é a entrevistadora; Fernando Meirelles é o entrevistado

4. Sim, porque certamente o perfil dos leitores da revista "Planeta" é de pessoas com consciência ambiental e de interessados com a questão de plantio de árvores.

5. Mudança de postura da sociedade sobre as questões ambientais

6. Linguagem culta

7. A opinião dele é que a nossa sociedade não sabe existir sem crescer, ou seja, não sabe viver sem consumir além do essencial..

8. Ele acredita que há indícios claros de o aquecimento global está aumentando muito mais rapidamente do que se previa no nosso planeta.

9. Mais pra pessimista, porque ele diz que o empenho das pessoas é "muito pouco" para mudar a postura para uma maior consciência ambiental. 

10. Sim. Quando se pergunta sobre "O cinema pode mitigar as emissões de carbono?". O motivo dessa pergunta foi ampliar a discussão do meio ambiente para o público cultural e, talvez, obter uma resposta que mostre que a arte pode ser um importante instrumento para conscientizar as pessoas sobre a questão ambiental.

Gabarito: Atividade sobre o gênero textual "e-mail" - e-mail (Saerj)



 # Respostas:

1. D

2. D

3. B

4. D

5. A

6. C

7. C

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Gabarito: Atividades sobre oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas (I)


 # Respostas:

1. "uma cidade feita de vidro e transparências", com "altas chaminés onde pousem pássaros" e com "arco-íris".

2. a fome

3. resposta pessoal

4.

oxítonas: criar - chaminés - tirar 

paroxítonas: cidade - transparências - fome - diferente

proparoxítonas: pássaros 

Gabarito: Atividade a partir do texto "Felicidade Clandestina", de Clarice Lispector



 # Respostas:

1. A

2. B

3. A

4. B

5. A

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Gabarito: Atividade de cartum sobre o tema "As crianças na pracinha ontem e hoje"



 # Respostas:

1. No primeiro quadro, as crianças se divertem correndo, pulando, jogando bola, brincando com boneca e se socializando umas com as outras no início da década de 1980.

2. No segundo quadro, as crianças são ilustradas todas sentadinhas nos bancos próximo à árvore interagindo com os aparelhos celulares. As crianças não se olham diretamente e não brincam como antes.  

3. No terceiro quadro há a descrição da pracinha toda vazia deixando a entender o reflexo da pandemia da covid-19 sobre as famílias que optaram por respeitar o isolamento social e evitar expor as crianças ao vírus. 

4. A sequência dos três quadrinhos ilustra a evolução do comportamento das crianças através das gerações, apresentando a pracinha como um espaço mais sociável e humano no passado (década de 1980) e mais insociável e sem atividades diversas com a chegada dos aparelhos celulares (segundo quadro) e do coronavírus (terceiro quadro).

5. Resposta pessoal

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

GABARITO - Atividade com o gênero textual Receita - Receita de Pizza Falsa


# Respostas:

1.
a) Porque ela é diferente, uma vez que, no lugar da massa, é utilizado pão de fôrma.
b) Como o nome da pizza é pizza falsa. ao fazê-la, ele a toma uma pizza real.
c) Resposta pessoal. Sugestão: Ou para ver se ela é real, ou para descobrir onde está a diferença entre ela e as pizzas comuns.

2.
a) Receita.
b) Para ensinar as pessoas a fazer determinados pratos.

3.
a) ingredientes e modo de fazer
b) Porque sem conhecermos os ingredientes e sem saber o que fazer com eles é impossível preparar o prato.

4. Em contextos ligados à culinária.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

GABARITO: Atividade sobre vocabulário / dicionário


# Respostas:

1. Em areia de praia

2.
a) arena: parte central dos anfiteatros romanos, coberta de areia, onde eram realizados os espetáculos de luta entre gladiadores. entre gladiadores e —‘ feras ou entre feras; gladiado’. pessoa que, nos circos romanos, lutava contra homens ou feras. para divertimento da plateia: armadura. vestimenta e armas usadas por antigos guerreiros para a proteção do corpo.
b)
c) O anúncio sugere que os confrontos entre os times de Beach Soccer são tão difíceis e emocionantes quanto eram as lutas entre os gladiadores na antiga Roma

3. Suar, transpirar e, também, realizar um trabalho difícil, esforçar.se muito para conquistar o titulo.

4. Promove a marca Penalty e faz uma homenagem ao time brasileiro campeão de Beach Soccer
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

GABARITOS - Atividade sobre consulta ao dicionário - palavras no contexto


# Respostas:

1.
Professor. Sugerimos desenvolver oral e coletivamente estes exercícios e ampliá-los com outros exemplos.

a) A partir da 5 letra.
b)

2.
a)  facial e falhar
b) A palavra facial é a primeira da página; falhar é a última.
c) Elas facilitam a consulta, indicando se a palavra que procuramos se encontra ou não naquela página 

3. 
a) Porque a palavra apresenta significados diferentes 
b) No singular, a pronúncia da vogal oé fechada; no plural, e aberta. 
c)  O feminino é faisoae faisâ o plural é faisõese faisàes. 
d) Com x, 
e)  Entre outras, fadiga. 
fagulha, faiaía, falésia. 
f) Difícil, dificuldade e dificultar


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

GABARITO: Atividade sobre variedade linguística - português do Brasil / português de Portugal


# Respostas:

1.
a)  Em português.
b) Resposta pessoal. Professor: As dificuldades apontadas pelos alunos certamente envolvem o léxico, que será abordado em questões seguintes.

2.
a) camisola
b) roupa de dormir feminina
c) camisa/O fato de o assunto do texto ser futebol e o costume que os jogadoes de futebol têm de trocar camisas entre si.

3.
a) Não.
b) futebolista, golos

4. Professor Seria interessante fazer uma relação dessas gírias, passá-las numa cartolina e expô-las no mural da classe.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

GABARITO: Atividade sobre variedade linguística e "gerundismo"


# Resposta:

1.
a) É o hábito ou vício de empregar no discurso, a toda hora, e sem necessidade, a palavra tipo, criando, assim, um ruído na comunicação.
b) A visão de que a tiponite é um vicio, uma espécie de doença, que prejudica a comunicação.
c) Principalmente os adolescentes e os jovens
d) Resposta pessoal. Professor: O objetivo da questão é abrir a discussão com a classe, a fim de que os alunos reflitam sobre a questão da identidade grupal e linguística.

2.
a) Consiste em empregar sem necessidade o gerúndio para designar uma ação finura.
b) Quando há ideia de continuidade, como, por exemplo, em "Passarei toda a tarde estudando" ou "Quando você chegou, eu estava dormindo'.
c) Hoje eu vou almoçar (ou almoçarei) nesse horário. Mais tarde, vou falar (ou falarei).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

GABARITO: Atividade sobre variação linguística e preconceito linguístico


# Respostas:

1.
a) Zezo usa bermuda, camiseta, tênis e boné, que são roupas informais. gravata, e a mãe, vestido
b) O pai de Zezo usa terno e sapato de salto alto, que são roupas formais.
c) Provavelmente esperava que o filho vestisse uma roupa mais formal, ou seja. ao menos uma calça, uma camisa e um sapato.

2. Não; ele apenas acrescentou uma gravata à roupa que estava usando. A combinação ficou pior, pois a gravata, que é própria de trajes formais, não é compatível com a informalidade das outras peças.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Gabarito: Atividade sobre regência (exercícios de aperfeiçoamento da língua)


# Respostas:

1.
a) Fui à escola.
b) Eles chegaram ao hospital.
c) Prefiro pizza a lasanha.
d) Você pagou ao garçom?
e) O padre perdoou aos fiéis.
f) Agradecemos a todos os clientes.
g) Os filhos obedecem à mãe.
h) A enfermeira assiste o paciente.
i) Os torcedores assistiram ao jogo de futebol.
j) Depois de formados, os estudantes aspiram aos cargos mais altos.
k) As propostas não agradaram ao grupo de trabalhadores.

2.
a – O fumo é prejudicial à saúde.
b – Financiamentos imobiliários tornaram-se acessíveis à população.
c – Seu projeto é passível de reformulações.
d – Esteja atento a tudo que acontece por aqui.
e -  Suas ideias são compatíveis com as minhas.

3.
a) Ele é muito apegado em bens materiais.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Gabarito: Atividade de interpretação com o texto "O mito da criação da noite"


 # Respostas:

1. D

2. D

3. C

4. D

5. D

Gabarito: Atividade sobre Variedades Linguísticas


# Respostas:
1.
a) Provavelmente todas as que o papagaio fala: bicicreta”. cocrete, cardeneta.
b)  bicicleta, croquete. caderneta

2. O papagaio aprende a falar imitando as pessoas com as quais ele convive

3.
a) Ele deve ser o dono anterior do papagaio.
b)A fala do comerciante revela que o papagaio aprendeu a falar com ele, pois ele também emprega a língua de uma forma diferente da norma-padrão.
c) Ela pode estar querendo evitar que pensem que em sua casa se fala como o papagaio.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...