Leia o texto abaixo:
Bullying é aposta de professores para tema da redação do Enem
Exame será aplicado no dia 5 de novembro e, pelo histórico, aborda assuntos sociais em evidência.
O Brasil voltou a falar de bullying neste sábado, por um motivo trágico: o caso do aluno de 14 anos de uma escola em Goiás que atirou dentro da sala de aula, com a arma do pai policial militar, e matou dois colegas. Uma das versões que surgiu é de que ele era vítima dos colegas, que o chamariam de "fedorento". O debate volta à tona às vésperas do Enem e, antes mesmo desse caso, o tema já era uma das apostas de professores em Campo Grande para a redação, prova que gera ansiedade entre os candidatos.
Já é sabido que temas de grande abrangência e polêmica social no Brasil são os mais trabalhados na redação do Enem nos últimos anos. O Campo Grande News conversou com docentes do ensino médio de escolas públicas e privadas, e de cursinhos pré-vestibulares, para saber o que vem sendo especulado entre eles para o dia 5 do mês que vem, quando será aplicada a prova.
A professora Raquel Raminini já acertou o tema da redação quatro vezes consecutivas – de 2013 a 2016. “São inúmeras possibilidades de temas para o Enem, mas minha principal aposta para 2017 é o bullying, tanto o físico, que é vivido por muitos jovens nas escolas e na comunidade, quanto o virtual, aquele que é feito pela internet, em redes sociais”, diz.
Durante o ano todo, Raquel trabalha temas diferentes a cada mês com os alunos, para exercitar textos dissertativos-argumentativos.
"Nessa metodologia, proponho abordagens que estão “inflamando” a sociedade brasileira na atualidade. Ano passado, por exemplo, me recordo que o tema do mês da prova foi intolerância religiosa, justamente o que caiu no Enem”, conta.
(Anahi Gurgel. In: https://www.campograndenews.com.br. 21/10/2017)
# Exercícios:
1. Qual o gênero textual que o texto lido pertence?
a) entrevista
b) reportagem
c) notícia
d) artigo de opinião
2. No 1º parágrafo (lead), temos informações que respondem às perguntas básicas do texto:
a) Qual é o fato?
b) Onde esse fato tem ocorrido?
c) Quando esse fato tem ocorrido?
d) Por que esse fato tem ocorrido?
3. No 2º parágrafo, um fato novo amplia o texto. Que fato é esse?
4. Nos demais parágrafos, o autor do texto faz uso de um recurso muito comum em reportagens. Qual foi esse recurso?
5. O que a fala da entrevistada acrescentou ao texto jornalístico?
6. Qual foi a variedade linguística usada no texto? Ela está adequada?
7. Escreva uma redação dissertativa sobre o tema que, segundo a reportagem, é uma aposta para o ENEM deste ano.