domingo, 29 de julho de 2018

Atividade sobre coerência textual

Leia o texto a seguir e responda às questões propostas:
“João Carlos vivia em uma pequena casa construída no alto de uma colina, cuja frente dava para leste. Desde o pé da colina se espalhava em todas as direções, até o horizonte, uma planície coberta de areia. Na noite em que completava trinta anos, João, sentado nos degraus da escada colocada à frente de sua casa, olhava o sol poente e observava como a sua sombra ia diminuindo no caminho coberto de grama. De repente, viu um cavalo que descia para sua casa. As árvores e as folhagens não o permitiam ver distintamente; entretanto observou que o cavalo era manco. Ao olhar de mais perto verificou que o visitante era seu filho Guilherme, que a vinte anos tinha partido para alistar-se no exército, e, em todo esse tempo, não havia dado sinal de vida. Guilherme, ao ver seu pai, desmontou imediatamente, correu até ele, lançando-se nos seus braços e começando a chorar” (KOCH & TRAVAGLIA, 2003).

Exercícios:
1.O  texto acima é coerente, ou seja, tem sentido?

2.Quais são os problemas que você encontrou no texto? Enumere esses problemas e justifique-os.

3.O texto em estudo foi produzido numa situação escolar. Levando em conta os tipos de incoerência do texto, responda: A que causas podemos atribuir algumas dessas incoerências?

quinta-feira, 26 de julho de 2018

Aula sobre Carta Formal



Aula de análise e interpretação de uma "carta formal"

Leia com atenção o texto abaixo para responder às questões.

Muriaé, 14 de março de 2012. 

Prezado Senhor diretor, 

Nós, alunos do 9° ano A, estamos escrevendo essa carta porque gostaríamos de fazer algumas reivindicações que atendessem às nossas necessidades. 
Em primeiro lugar, gostaríamos de pedir a volta do horário vago porque todas as outras turmas têm, menos a nossa. 
Em segundo lugar, pedimos que nossas aulas de Educação Física sejam na parte da manhã e que meninas e meninos façam as aulas separadamente, uma vez que poderão ocorrer acidentes, já que os meninos geralmente são mais “brutos” e as meninas mais sensíveis, mais frágeis. Além disso, há, por parte das meninas, certo constrangimento em relação ao tipo de roupa utilizado nas aulas por causa da presença dos meninos. 
Terceiro: em virtude do calor intenso, um único bebedouro no primeiro pavimento é muito pouco para atender a todos os alunos. Além disso, esse bebedouro costuma dar choques. 
Quarto: já que a biblioteca dispõe de vários computadores que não são usados, gostaríamos de poder usá-los para pesquisas ou para termos aulas de informática. 
Quinto: como não são todas as pessoas que gostam de suco, pedimos que voltassem a ser vendidos refrigerantes. 
Sexto: seria muito proveitoso para nós que o acervo da biblioteca fosse ampliado. 
Sétimo: gostaríamos de pedir à direção que organizasse neste ano um passeio na Universidade Federal de Viçosa. 
Oitavo: não seria possível trocar as cortinas da nossa sala por outras que bloqueassem melhor a luz? 
Nono: pedimos que o senhor pensasse na possibilidade de abrir uma turma de 1° ano do Ensino Médio em 2013 porque muitos de nós pretendemos fazer cursos no SENAI à tarde. 
E, por último, gostaríamos de pedir que o vestiário da quadra seja liberado para uso dos alunos após as aulas de Educação Física. 

Atenciosamente, 
Alunos do 9° A. 

1) Qual é o assunto dessa carta?

2) Para se dirigir ao diretor da escola, os alunos fizeram uso do vocativo “Prezado senhor diretor”. De acordo com o destinatário da carta formal, um vocativo adequado deve ser utilizado. Com base nesta informação, observe as opções a seguir e marque a alternativa que apresenta um vocativo adequado ao destinatário indicado.
a) Destinatário: empresa de telefonia celular – Vocativo: Excelentíssimos senhores.
b) Destinatário: comandante do batalhão de polícia – Vocativo: Caro comandante.
c) Destinatário: prefeito da cidade – Vocativo: Vossa Majestade Sr. Prefeito.
d) Destinatário: secretária municipal de saúde – Vocativo: Prezada Senhora Secretária de Saúde.

3) Ao terminar a carta, os alunos se despedem com a expressão “Atenciosamente”, por ser uma carta que exige certa formalidade entre emissor e receptor. Pensando nisso, assinale a alternativa que apresenta uma despedida inadequada ao teor uma carta formal:
a) Cordialmente.
b) Grato.
c) Valeu!
d) Desde já, obrigado(a).

4) Agora, comparando as cartas pessoal e formal que estudamos, explique:
a) O que ambas apresentam em comum?

b) O que as diferencia?

5) Relacione adequadamente o vocativo com a despedida, de acordo com o grau de formalidade que expressam.
VOCATIVO DESPEDIDA
( 1 ) Prezado Senhor Secretário de Educação,       (   ) Abraços!
( 2 ) Querida prima Sônia,                                      (   ) Valeu!
( 3 ) Meu velho amigo Eduardo,                             (   ) Beijos!
( 4 ) E, aí, mano, beleza?!                                       (   ) Grato.

6) Agora você vai relacionar adequadamente o pronome de tratamento de acordo  com o cargo que a pessoa citada exerce. Um dos pronomes poderá se referir a duas  pessoas ao mesmo tempo.
PRONOME DE TRATAMENTO CARGO
( 1 ) Vossa Santidade                              (   ) Juiz do STF Joaquim Barbosa
( 2 ) Vossa Magnificência                        (   ) Princesa Kate
( 3 ) Vossa Majestade                             (   ) Rainha Elisabeth
( 4 ) Vossa Excelência                             (   ) Papa Francisco
( 5 ) Vossa Alteza                                    (   ) Reitor da UFF Roberto Salles
                                                                (   ) Presidenta Dilma Rouseff 


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quarta-feira, 25 de julho de 2018

Atividade sobre o gênero Carta do leitor




Questões do Saerjinho de Língua Portuguesa a partir de uma "carta do leitor"

Nesta atividade, propomos que você leia duas cartas do leitor que apresentam  posicionamentos diferentes a respeito dos “Limites ao fumo", em algumas situações. Os dois leitores expõem argumentos que sustentam o que afirmam.

Limites ao fumo 

Carta 1: 
 “Países desenvolvidos estão tentando limitar o fumo até no meio da rua, pois isso afeta os não fumantes. Mas no Rio de Janeiro nem as leis que proíbem o fumo em shopping centers e supermercados (até nas seções de hortifruti) são respeitadas, obrigando quem não fuma ao convívio com essa poluição. Parte da desobediência deve ser creditada aos donos dos estabelecimentos, que não orientam clientes e funcionários”. 
Marcos de Luca Rothen (por e-mail, 13/11), Niterói/RJ 

Carta 2: 
“A proposta de incluir no Código de trânsito a proibição de dirigir fumando só pode ser mais uma tentativa de obter mais dinheiro com multas. Dirijo há quase 30 anos e nunca fui responsável por uma batida. Muitas vezes o cigarro é que mantém o motorista desperto, principalmente quando dirigindo em estrada. Em vez de propor tal absurdo digno de colégio interno, por que não se cuida de meios ou de soluções para desenvolver o país?” 
Carlos Rocque da Motta (por e-mail, 14/11), Rio

1. As cartas 1 e 2 comentam uma mesma reportagem publicada em uma revista sobre os limites impostos aos fumantes. Analise as duas cartas e responda:

a) A carta 1 se apresenta a favor ou contra os limites impostos aos fumantes? Que argumentos o leitor apresenta para fundamentar este posicionamento?
b) A carta 2 se apresenta a favor ou contra os limites impostos aos fumantes? Que argumentos o leitor apresenta para fundamentar este posicionamento?

2. Quanto à variedade de linguagem empregada na carta, responda:
a) A linguagem é formal ou informal?
b) Por que foi utilizado esse tipo de linguagem?

3. Esse é um exemplo de carta pessoal, formal, de apresentação ou do leitor? Justifique sua resposta.

Atividade sobre Carta de Apresentação (Saerjinho, 9º ano)



Questões do Saerjinho de Língua Portuguesa a partir de uma "carta de apresentação"

Leia o texto abaixo:

Ao Departamento de Recursos Humanos
Empresa Fulana de tal Ltda
Rua São Geraldo, 999
São Paulo/SP

     Recém-formado em Administração de Empresas e com estágio na área de Recursos Humanos, adquiri experiência nas principais rotinas dessa área: folha de pagamento, contratação de pessoal e avaliação de desempenho. Sou responsável, dinâmico e dedicado.
     Encaminho meu currículo, candidatando-me à vaga de Auxiliar de Recursos Humanos, conforme anúncio publicado.
     Buscando desenvolvimento profissional, viso a ocupar posições em sua empresa, já que essa é reconhecida pelas oportunidades de crescimento dos seus colaboradores.
     Acredito que meu perfil e experiência possam contribuir diretamente para o crescimento da sua empresa.
     Estou à disposição para quaisquer esclarecimentos.
     Att.
     João da Silva
     João de tal; fone: 99 9999 9999; e-mail: joaodetal@xxx.com.br

# Questões do Saerjinho:
1. Nesse texto, há uma opinião do autor no trecho:
a) "Recém-formado em Administração de Empresas e com estágio na área de Recursos Humanos"
b) "candidatando-me à vaga de Auxiliar de Recursos Humanos, conforme anúncio"
c) "Buscando desenvolvimento profissional, viso a ocupar posições em sua empresa"
d) "Acredito que meu perfil e experiência possam contribuir diretamente para o crescimento da sua empresa'

2. Esse texto pertence ao gênero
a) artigo de opinião
b) carta de apresentação
c) currículo
d) entrevista

3. Segundo esse texto, o autor busca ocupar um cargo na empresa devido
a) à alta posição oferecida pela empresa no anúncio
b) ao desenvolvimento do setor de Recursos Humanos
c) aos estágios oferecidos pela instituição aos recém-formados
d) às oportunidades de crescimento oferecidas aos funcionários

4. O locutor desse texto faz uso de uma linguagem, essencialmente
a) culta
b) jornalística
c) literária
d) técnica

5. No trecho " já que essa é reconhecida pelas oportunidades", o pronome "essa" refere-se à
a) área
b) avaliação
c) empresa
d) experiência

6. Qual dos itens abaixo não é possível de identificar no texto de João da Silva?
a) fecho
b) local e data
c) corpo
d) remetente e destinatário

7. “... conforme anúncio publicado”, a conjunção em destaque expressa
a) consequência
b) causa
c) conformidade
d) comparação

8. “... já que essa é reconhecida...”, o conector destacado indica
a) tempo
b) causa
c) comparação
d) oposição

9. O texto de João da Silva tem como objetivo
a) dar uma informação
b) propor um processo
c) expor uma opinião
d) fazer uma apresentação

10. “... adquiri experiência nas principais rotinas dessa área...”, a expressão “dessa área” se refere a
a) Administração de Empresas
b) Recursos Humanos
c) Auxiliar de Recursos Humanos
d) estágio Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 24 de julho de 2018

Atividade sobre o gênero textual carta (Carlos Drummond de Andrade)




Leia o texto abaixo.

Amado Pae
5ª feira recebi vossa carta-bilhete do dia 29, que me alegrou, pois por ela fui informado que tudo [...] vai na forma costumeira, sem novidades.
Por aqui, a cousa2 é a mesma. Eu já estou restabelecido de todo e não é sem tempo, pois fiquei quatro dias tomando apenas canja, em virtude de prescrição médica. Ora, quatro dias de canja não é nenhuma brincadeira... [...]
Estou muito e muito saudoso, mas o que me consola muito é a certeza de que falta pouco tempo. Estamos quase no fim do ano ginasial. [...] Por hoje basta. Envio-vos saudosíssimos e respeitosos abraços. Beijando-vos a mão, peço a vossa bênção.
O filho muito amoroso.
Carlos.
ANDRADE, C. D. Língua, ano 3, nº 42, abr. 2009

Questões:
1. Esse texto apresenta uma linguagem
A) científica.
B) culta.
C) informal.
D) regional.

2. No segundo parágrafo desse texto, entende-se que Carlos estava
A) ansioso.
B) com preguiça.
C) com raiva.
D) doente.

3. Nesse texto, no trecho “Estamos quase no fim do ano ginasial.”, a expressão destacada indica
uma ideia de
A) causa.
B) lugar.
C) modo.
D) tempo.

4. Nesse texto, o trecho que apresenta uma opinião é:
A) “... fui informado que tudo [...] vai na forma costumeira, sem novidades.”. (ℓ. 2-3)
B) “Por aqui, a cousa é a mesma.”. (ℓ. 4)
C) “Ora, quatro dias de canja não é nenhuma brincadeira...”. (ℓ. 5-6)
D) “Beijando-vos a mão, peço a vossa bênção.”. (ℓ. 9)

5. De acordo com esse texto, Carlos tomou canja por 4 dias porque
A) estava quase no final do ano.
B) estava restabelecido.
C) estava saudoso.
D) estava seguindo ordens médicas. Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 15 de julho de 2018

4 dicas para uma REDAÇÃO NOTA DEZ para o ENEM


Escrever nem sempre é tarefa fácil, mas existem técnicas e dicas de redação que poderão deixá-lo(a) mais perto de uma nota 10.
Dicas de redação: A redação nota 10!

♦ Dica 1: Fique atento ao tema da redação

Nossa primeira dica pode até parecer meio óbvia, mas não é. Muitas pessoas não dão a devida atenção ao tema proposto e acabam cometendo um erro imperdoável: fogem da proposta solicitada e, por isso, têm suas redações zeradas em concursos e vestibulares. Para não fugir do tema, fique atento à coletânea apresentada, pois geralmente são oferecidos textos motivadores que podem auxiliar bastante no momento da escrita, principalmente se o assunto abordado não for tão familiar para você. Leia, releia e faça esse exercício quantas vezes for preciso. Lembre-se de que a pressa, como já dizia o ditado, é inimiga da perfeição.

♦ Dica 2: Planeje seu texto

Dedique alguns minutos para o planejamento de seu texto. Nesse momento, você deverá fazer um esboço daquilo que será abordado, o que facilitará bastante o processo de escrita. Para isso, você pode tomar como exemplo o esquema abaixo. Observe:

1) Tema: assunto geral do texto.

2) Delimitação do tema: aspecto do tema que vai ser tratado.

3) Objetivo: o que você pretende com o seu texto?

4) Ideias do desenvolvimento: argumentos, exemplos, comparações, confrontos e todos os recursos que auxiliarem na sustentação do ponto de vista que será apresentado para o leitor.

♦ Dica 3: Hora de organizar as ideias, hora de escrever!

Planejamento feito, mãos à obra! Os minutos que você dedicou para esquematizar seu texto serão recompensados, haja vista que você já terá os caminhos de sua produção textual praticamente definidos. “Praticamente” porque pode ser que, ao longo do texto, outras ideias surjam, alterando, assim, as ideias iniciais. Surpresas são bem-vindas, pois o planejamento deve ser visto como um aliado e jamais como o responsável pelo engessamento da redação. Para iniciar sua composição, seja ela do gênero ou tipo que for, você deve surpreender o leitor logo na primeira oportunidade. Isso significa que você precisa ter o cuidado de escolher uma frase impactante para iniciá-la para que o leitor fique interessado em suas ideias e argumentos. Você pode fazer uma citação (desde que não seja extensa), pode parafrasear um poema, uma letra de música ou até mesmo estabelecer uma relação de intertextualidade com um texto-fonte. Além disso, você também pode fazer uma pergunta para o leitor (e claro, respondê-la assim que for possível) e concluir o parágrafo sempre que outra ideia se anunciar, afinal de contas, o parágrafo deve ser composto por apenas um tópico frasal.

♦ Dica 4: Evite excessos, seja natural.

Ser “natural” significa fazer escolhas linguísticas que prezem pela inteligibilidade de seu texto, caso contrário, o entendimento da mensagem ficará comprometido. Você deve apresentar um vocabulário preciso e evitar palavras e expressões cujos significados você não conheça. Parece estranho, mas a verdade é que muitas pessoas, na tentativa de impressionar o leitor (e, em especial, o corretor), utilizam o ultrapassado e desnecessário recurso do rebuscamento linguístico para mascarar a falta de conteúdo do texto ou ainda para tentar exibir seu amplo vocabulário, esquecendo-se de que a comunicação deve acontecer de maneira fluida, livre de obstáculos que prejudiquem a comunicação. Para um discurso mais, digamos assim, “natural”, você pode fazer pausas, empregar a voz ativa (o que deixará a construção frasal mais objetiva e concisa), fazer perguntas diretas e utilizar modalizadores do discurso, elemento que permitem uma maior interação entre o autor e o leitor.

Fonte: Mundo Educação

sábado, 7 de julho de 2018

TOP 10: Dicas para fazer a redação do Enem



TOP 10: Dicas para fazer a redação Enem
Ainda resta tempo para se preparar para a redação do Enem. Siga as nossas dicas:

1 – Adquira o hábito de ler
O caminho mais fácil para chegar próximo da perfeição numa redação é criar o hábito de ler, isso será capaz de aperfeiçoar sua escrita, enriquecer seu vocabulário, e assegurar uma boa ortografia, quesito este indispensável em qualquer redação.

2 – Reconheça os pontos fracos
Para saber como escrever bem, o estudante deve identificar os seus pontos fracos, ou seja, se a dificuldade é com pontuação ou acentuação, estude sobre eles.


3 – Peça para alguém ler o seu texto
Outra dica valiosa de como fazer um bom texto é ter alguém com conhecimento específico, seja um professor ou amigo, que possa ler seu material e ajudá-lo a melhorar a cada dia.

4 – Siga uma estrutura
O texto precisa ser composto por introdução, isto é, quando o assunto é abordado pela primeira vez; o desenvolvimento, onde a opinião e os argumentos são colocados no papel e o texto ganha forma; e finalmente a conclusão, ideia que se tira de tudo o que foi dito – ter este conhecimento é o básico para ir bem na redação do ENEM 2018.

5 – Preocupe-se com a coesão e coerência
Coesão e coerência são dois conceitos fundamentais para a compreensão textual. O primeiro trata da articulação que existe entre as palavras e orações, a fim de evitar a redundância de determinados termos. O segundo diz respeito ao sentido e à relação entre os parágrafos.

As palavras, frases e ideias precisam ter um propósito numa redação – decida o que seu texto irá transmitir e o torne interessante e coeso.

6 – Seja claro e objetivo
Ser claro e objetivo também é um desafio, prefira ser entendido ao utilizar palavras difíceis para desenvolver sua redação, pois isso pode fazer com que o foco do texto fique confuso e perca o sentido para o leitor.

7 – Fique por dentro das atualidades
Manter-se sempre bem informado sobre notícias do Brasil e do Mundo é primordial para se preparar para redação Enem 2018, porque as possibilidades de temas são inúmeras, e claro que quanto mais o estudante souber dos acontecimentos a sua volta, mais fácil será se munir de argumentos para defender da maneira correta a suas ideias no tema da redação Enem.

8 – Exercite a escrita
Seria muito interessante escolher alguns temas atuais e treinar – deixe a preguiça de lado e comece agora mesmo a praticar para aumentar suas chances de tirar nota alta no Enem. Lembre-se: para escrever bem é preciso escrever muito.

9 – Sempre revise o texto
No treino para conseguir ser aprovado na redação do Enem, procure sempre organizar as ideias em um rascunho e, depois, realizar uma revisão cuidadosa. Leia com atenção para encontrar possíveis erros gramaticais. Caso esteja em dúvida sobre a grafia de uma palavra, não arrisque. Substitua por um sinônimo.

10 – Inspire-se nas melhores redações
Quem está estudando para o Enem precisa se inspirar nas melhores redações do exame para conseguir produzir um bom texto. Muitos estudantes conquistaram nota máxima porque organizaram bem suas ideias e souberam usar exemplos para enriquecer o conteúdo.

Fonte: Descomplica

# Clique aqui e conheça nossa lista de atividades com cada assunto gramatical:
http://diogoprofessor.blogspot.com/2013/11/indice-para-aulas-sobre-conteudos.html

# Clique aqui e conheça nossa lista de atividades de interpretação com letras de música:
https://diogoprofessor.blogspot.com/2018/06/lista-de-atividades-de-analise-de.html

quarta-feira, 4 de julho de 2018

Aula: Atividade sobre substantivos a partir do texto "Circuito fechado"


Leitura do texto “Circuito Fechado”. Em seguida o professor deverá fazer perguntas para serem respondidas oralmente, como as abaixo:

- Este texto possui algum substantivo?
(R.: Sim, todas as palavras são substantivos)
praticamente
- Alguém poderá dar algum exemplo de substantivo retirado do texto? (Qualquer exemplo do texto estará correto, exceto conetivos e preposições)

- Leia um trecho e pergunte: será que esse texto é formado por substantivos em quase sua totalidade?

- Isso é possível? Conseguimos nos comunicar só com substantivos? (Se a resposta for sim, faça com que argumentem essa ideia; se a resposta for não, pergunte se eles não entenderam nada do texto, leia um trecho e explique, se necessário)

A partir daí o texto deve ser esmiuçado através da leitura e da demonstração de como, se seguirmos uma linha de raciocínio, podemos compreender o seu sentido.

Circuito Fechado Ricardo Ramos

Chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água quente, toalha. Creme para cabelo, pente. Cueca, camisa, abotoaduras, calça, meias, sapatos, telefone, agenda, copo com lápis, caneta, blocos de notas, espátula, pastas, caixa de entrada, de saída, vaso com plantas, quadros, papéis, cigarro, fósforo. Bandeja, xícara pequena. Cigarro e fósforo. Papéis, telefone, relatórios, cartas, notas, vales, cheques, memorandos, bilhetes, telefone, papéis. Relógio. Mesa, cavalete, cinzeiros, cadeiras, esboços de anúncios, fotos, cigarro, fósforo, bloco de papel, caneta, projetos de filmes, xícara, cartaz, lápis, cigarro, fósforo, quadro-negro, giz, papel. Mictório, pia, água. Táxi. Mesa, toalha, cadeiras, copos, pratos, talheres, garrafa, guardanapo. xícara. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Escova de dentes, pasta, água. Mesa e poltrona, papéis, telefone, revista, copo de papel, cigarro, fósforo, telefone interno, gravata, paletó. Carteira, níqueis, documentos, caneta, chaves, lenço, relógio, maço de cigarros, caixa de fósforos. Jornal. Mesa, cadeiras, xícara e pires, prato, bule, talheres, guardanapos. Quadros. Pasta, carro. Cigarro, fósforo. Mesa e poltrona, cadeira, cinzeiro, papéis, externo, papéis, prova de anúncio, caneta e papel, relógio, papel, pasta, cigarro, fósforo, papel e caneta, telefone, caneta e papel, telefone, papéis, folheto, xícara, jornal, cigarro, fósforo, papel e caneta. Carro. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Paletó, gravata. Poltrona, copo, revista. Quadros. Mesa, cadeiras, pratos, talheres, copos, guardanapos. Xícaras, cigarro e fósforo. Poltrona, livro. Cigarro e fósforo. Televisor, poltrona. Cigarro e fósforo. Abotoaduras, camisa, sapatos, meias, calça, cueca, pijama, espuma, água. Chinelos. Coberta, cama, travesseiro. Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

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