Escola é lugar de celular?
Escola é muito mais que um lugar para aprender matemática, história e português. É o espaço público primordial do estudante, onde ele adquire habilidades importantíssimas, como autoconhecimento, empatia, capacidade de comunicação, colaboração, solução de problemas, foco e persistência, leitura e interpretação de textos longos, além de contato com artes, esportes e muito mais. A presença do celular no recreio e na sala de aula perturba tanto a aquisição dessas habilidades sociais, executivas e interpessoais, quanto o aprendizado das matérias formais.
A exceção seria o uso da tecnologia como uma ferramenta de ensino, inclusive para debater com os alunos justamente sobre as vantagens e os riscos do uso da internet móvel e das redes. Debater sobre fake news, golpes, privacidade, intolerância e preconceito, doutrinação e outros perigos. E fazer uma curadoria de conteúdo, mostrando que se pode usar as telas para aprender e se divertir de forma saudável.
Tudo isso pode e deve ser feito a partir das experiências trazidas pelos adolescentes. Muitos têm o que contar. Histórias de bullying, tristeza exacerbada, automutilação e depressão não faltam.
A relação com as telas não pode recair apenas nos ombros das famílias nem da escola. Precisamos responsabilizar as grandes corporações que geram o vício e lucram com ele. Controlar os grupos políticos extremistas que seguem criando um mar de mentiras e intolerância, disfarçadas de “liberdade de expressão”.
Diante de toda essa complexidade e do imenso impacto na saúde mental e no aprendizado, é preciso iniciar um debate nacional sobre educação digital, em que participem autoridades de educação, gestores, especialistas, escolas, famílias. Precisamos com urgência de políticas públicas, campanhas informativas e educação de crianças, adolescentes e adultos.
(Fonte: https://oglobo.globo.com/blogs/daniel-becker)
# Questões:
1. Qual a tese (ponto de vista) do texto lido?
2. Que argumentos o autor usa no 1º parágrafo para defender o seu ponto de vista?
3. No 2º parágrafo, o autor expõe um contra-argumento a sua tese inicial. Qual é esse posicionamento?
4. No 2º e no 3º parágrafo, o autor sugere alguns temas que podem ser debatidos em sala de aula a partir do uso didático do celular? Quais seriam esses temas?
5. No 4º parágrafo, o autor aumenta o tom das críticas. A quem ele aponta como principais responsáveis por esse problema do uso excessivo de celular nas escolas?
6. No último parágrafo, o autor propõe qual tipo de intervenção para solucionar esse problema do celular na escola?