domingo, 13 de março de 2016

Atividade de charge (cartum) sobre o tema "combate à dengue"


Leia a charge abaixo, divulgada nas redes sociais:

ATIVIDADES DE LEITURA
1. Qual é o tema abordado pela charge?

2. Qual é o objetivo desta charge?

3. A “charge” é um gênero que explora só a linguagem verbal, só a linguagem não-verbal, ou a linguagem mista? Explique.

4. Analisando a charge em questão, você considera eficiente o modo como o chargista abordou o tema, ou seja, ele conseguiu chamar a atenção da sociedade para o problema da dengue?

5. Qual o nível de linguagem utilizado nesta charge?
a) culto
b) coloquial
c) técnico
d) literário

ATIVIDADE DE PRODUÇÃO TEXTUAL

6) Que tal mobilizar uma discussão sobre o tema "combate à dengue" na sua escola? Produzam uma charge que tenha como objetivo incentivar a comunidade escolar a refletir sobre essa questão
b) Publiquem as propagandas e charges produzidas pela turma numa rede social (como Orkut, Facebook, Blogs). Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sugestão de Aula Inaugural de Língua Portuguesa - Gêneros Textuais



Primeiro dia de aula foi mais para conhecer as turmas e falar um pouco sobre a metodologia do professor durante o ano letivo.

Foi realizada uma dinâmica de apresentação dos alunos em que eles tiveram que fazer 5 desenhos que ilustrassem atividades que gostam de fazer no dia a dia deles. Aproveitei para falar sobre os gêneros discursivos, isto é, as diferentes formas sociais de nos comunicarmos com o outro por meio de textos, para que pudessem acrescentá-los aos desenhos.

Ao final da aula, foram apresentados os desenhos (foto) dos estudantes, os quais desenharam os seguintes gêneros textuais que fazem parte do cotidiano deles: música, textos literários, e-mail, torpedo, poesia, filme, novela, reportagens de revistas e jornais, etc. 

# Aula inaugural

O que são gêneros textuais?

São as diferentes formas de linguagem empregadas nos textos que nos deparamos no dia a dia, seja escrita ou falada.

Alguns exemplos: 
carta, bilhete, mensagem virtual, piada, receita, bula de remédio, relato de viagem, diário, música, poesia, conto, fábula, lenda, teatro, filme, novela, história em quadrinhos, tirinha, notícia, reportagem, entrevista, propaganda.

# Para conhecermos um pouco sobre você, elabore 10 desenhos que ilustram o seu dia a dia: 5 gêneros textuais e 5 outras atividades (dormir, comer, praticar esporte, atividade cultural, etc). 

# Agora que você sabe reconhecer os gêneros textuais, monte um abecedário a partir da primeira letra dos gêneros.
Exemplo:
A - Artigo de opinião, abaixo-assinado, atestado
B - Boletim, bula, bilhete
C - Cartum, conto, charge, currículo, carta
D - Diário, diploma, 
E - e-mail, entrevista
F - Fábula, filme, folheto
G - Gráfico, Guia
H - História em quadrinhos
I - Infográfico, Instrução
J - Justificativa
K -
L - lendas, lista de compras
M - Música, memorando
N - Novela, notícia
O - Ofício, Outdoors
P - poesia, piada, propaganda
Q - Quadrinhos
R - romance, reportagem, relatório
S - sms, série
T - teatro
U - 
V - verbete de dicionário
X - 
Y -
W - whatsapp*

Z - zap*