quinta-feira, 28 de abril de 2011

Gabarito - Atividade especial para o Dia da Educação - 28 de abril



# Respostas: 
1. A importância da leitura e da educação para possibilitar que o jovem tenha uma chance de obter uma formação melhor para a sua vida.

2. Levar as pessoas a refletirem sobre a importância da educação como solução para ajudar os jovens a crescerem como cidadãos com boa formação para a vida.
 
3. O cartum faz uso da linguagem mista, porque mistura imagens com palavras. 
 
4. Resposta pessoal 

5. Resposta pessoal 
 
6. Resposta pessoal

terça-feira, 19 de abril de 2011

Gabarito: Atividade sobre cartum com temática "desmatamento e respeito aos direitos indígenas"



# Respostas: 
1. A necessidade de os governantes se empenharem mais na luta contra o desmatamento das florestas brasileiras e a favor da preservação dos direitos indígenas.

2. Levar as pessoas a refletirem sobre a importância de nos engajarmos contra o desmatamento e a favor da causa dos cidadãos indígenas. 
 
3. O cartum faz uso da linguagem mista, porque mistura imagens com palavras. 
 
4. Resposta pessoal 

5. Resposta pessoal 
 
6. Resposta pessoal

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Aula sobre Oração, Sujeito e Predicado



Veja esta oração:
O rei ama a rainha
A oração é formada por palavras que encerram um sentido completo. Não há oração sem verbo.
Uma ou várias orações formam um período.
Um período pode ser simples ou composto.

Período Simples• O período simples é formado por uma só oração.
Exemplo: o rei casou-se com a rainha.

Período Composto• O período composto é formado por mais de uma oração.
Exemplo: O rei casou-se com a rainha, ama sua filha e vive feliz.
Nesse exemplo, há três verbos e, portanto, três orações.
As orações são formadas por sujeito e predicado.
O rei enfrentou mil perigos.
↓ ↓
Sujeito predicado
Esta frase é uma oração. Portanto, tem sujeito e predicado.

Sujeito
Sujeito é o ser que pratica a ação, é i ser do qual dizemos alguma coisa.
Para acharmos o sujeito de uma oração, geralmente perguntamos ao verbo: quem?
Quem enfrentou mil perigos?
O rei → sujeito.

Núcleo do sujeito
Núcleo do sujeito é o substantivo ou pronome que o forma. Não consideramos os artigos, os adjetivos, etc.
No caso da oração acima, o núcleo do sujeito é “rei” .

Sujeito simplesO sujeito é simples quando possui apenas um núcleo.
Exemplo: O rei enfrentou mil perigos.

núcleo do sujeito

Sujeito simples: o rei
Núcleo do sujeito: rei

Sujeito compostoo sujeito é composto quando possui mais de um núcleo.
Exemplo: O rei e a rainha enfrentaram mil perigos.
↓ ↓
núcleo núcleo

Sujeito composto: o rei e a rainha.
Núcleos do sujeito: rei, rainha.

PredicadoPredicado é tudo aquilo que declaramos sobre o sujeito da oração.
Tirando o sujeito da oração, o que sobre é o predicado.
No predicado, sempre há verbo.
Para acharmos o predicado, geralmente perguntamos ao sujeito: o que?
A resposta é o predicado.
O que fez o rei?
Enfrentou mil perigos → predicado.

Exercitando o que você aprendeu:

1) Sublinhe o sujeito da oração e circule o predicado:
a) O rei derrotou os monstros.
Sujeito: _______________________
Predicado: ______________________________
b) Nós conhecemos histórias antigas.
Sujeito: __________________________
Predicado: ________________________
c) Eles tinham saúde.
Sujeito: __________________
Predicado: ______________________________________
d) Eu e meus colegas aprendemos a lição de hoje.
Sujeito: _________________
Predicado: ______________________________
e) Candinho e Naná não são nada bobos.
Sujeito: ________________
Predicado: ___________________________
f) Nilson Doido é muito bom de violão e outros instrumentos de corda.
Sujeito: _________________
Predicado: ____________________________________________.
g) O Candim, o Naná, o Doreto e a Maria pandá, são apelidos que eu e meus irmãos recebemos.
Sujeito: ______________________________________________.
Predicado: ____________________________________________.

  Leia também:
Atividade sobre sujeito e predicado - 7º ano
Exercícios sobre sujeito e predicado
Atividade sobre tipos de sujeito (I) - 8º ano
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Aula: introduzindo o assunto Sujeito e Predicado



Os alunos deverão se organizar em círculo. O professor enunciará ordens que deverão ser praticadas pelos alunos indicados. Por exemplo: "Os alunos de tênis branco trocam de lugar." As frases vão sendo escritas no quadro-negro. Sugestões de frase:

Os baixinhos levantam as mãos.
Os gremistas dão um rodopio.
Os colorados batem palmas.
Todas as meninas desfilam na sala.
Os alunos com óculos escrevem seu nome no quadro.
Os meninos de calça preta e as meninas de blusa branca se cumprimentam.
Subam na cadeira aqueles que se consideram magros.

Os alunos devem continuar, criando suas próprias frases, até que todos tenham elaborado uma ou, sendo uma turma grande, até que a atividade se esgote.

A professora apresenta as frases enunciadas por ela no quadro (ou retroprojetor, cartaz, etc.), já deixando com alguma separação entre sujeito e predicado. Deverá então fazer perguntas, direcionando para a conclusão da diferença entre os dois termos. Sugestões de perguntas:

- O que tem em comum esses conjuntos de palavras que aparecem no início das frases que trabalhamos (referindo-se ao sujeito)?
- Elas podem estar indicando quem deveria agir na tarefa?
- E o restante da frase apresenta algo em comum entre elas?
- Elas diziam o que deveríamos fazer, ou seja, era a ação praticada?
- Essa palavra “ação” lembra alguma classe gramatical?
- Em qual parte da frase aparece o verbo?
- Então o verbo faz parte do predicado?
- Então todas as frases apresentadas são, na verdade, uma oração?

A professora, com ajuda dos alunos, deve construir um significado para sujeito e predicado e anotar no quadro negro.

Na sequência, é importante oferecer exercícios de identificação de sujeito e predicado.

Sugestões de exercícios:
- Ligar sujeito ao predicado conforme o sentido das orações;
- Separar sujeito e predicado;
- Completar com um sujeito ou predicado;
- Desembaralhar orações e identificar o que é sujeito e o que é predicado;
- Identificar o verbo nas orações...

  Leia também:
Atividade sobre sujeito e predicado - 7º ano
Exercícios sobre sujeito e predicado
Atividade sobre tipos de sujeito (I) - 8º ano
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Exercícios sobre Ortografia - mas ou mais

1- Leia a frase abaixo:
A chegava cada vez mais perto das flores para sentir melhor o seu perfume.
a) Que expressão transmite o sentido oposto ao da expressão em destaque?
b) Assinale a palavra que tem sentido oposto ao da palavra mais.
( ) Bastante.
( ) Menos.



2- Reescreva as frases, substituindo a palavra destacada pela palavra de sentido oposto.
a) Algumas histórias foram recontadas com mais modificações.
b) Na floresta, há menos perigos que na cidade.
c) As crianças fizeram mais barulho na hora de dormir.

3- Leia o trecho abaixo:
Os alunos não se comportaram na hora do recreio, mas fizeram a lição em silêncio na aula de Português.
a) No primeiro momento (recreio), como os alunos agiram?
b) Depois, como eles passaram a se comportar?
c) Assinale a mudança ocorrida na atitude dos alunos:
( ) De comportados para não comportados.
( ) De não comportados para comportados.
( ) Não houve mudança de atitude.
d) Você acha que a palavra mas ajuda a mostrar a mudança de atitude dos alunos?

e) Qual é o significado da palavra mas?
f) Qual é a diferença de sentido e de escrita entre a palavra mas e mais?

4- Termine de escrever as frases, acrescentando uma idéia oposta.
a) O menino precisava de um pouco de sal, mas_________________
b) Eu estava com um resfriado terrível, porém _____________
c) Eu tentei não espirrar, entretanto _________________

5- Complete usando mas ou mais:
a) O menino lembrou-se da receita _______ deliciosa de todas.
b) Bati à porta da casa de madeira, _______ ninguém veio atender.
c) O lobo soprou, _______ a casa não caiu.
d) O paciente desmaiou _______ uma vez. Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Dinâmica com o assunto substantivos



# Proposta:
Entregue aos alunos uma pequena folha que conterá um item a partir do qual o aluno deverá criar 6 palavras. Os itens devem ser os que seguem abaixo, de forma que cada item fique com um aluno e itens repetidos fiquem com alunos que sentem distantes.

1- Nomes de atores preferidos
2- Nomes de lugares que conheço
3- Nomes de animais
4- Nomes dos sentimentos que me fazem chorar
5- Nomes de emoções que gosto de sentir
6- Nomes de ações que gosto de praticar
7- Nomes de profissões
8- Nomes de palavras que posso formar a partir da palavra “flor” (ex. floreira)
9- Nomes de palavras formadas por duas outras palavras (ex.: guarda-chuva)
10- Nomes de frutas favoritas
11- Nomes de esportes que pratico
12- Nomes de objetos que tenho em casa


Repare que cada um deles vai gerar listas de substantivos de diferentes classificações.

Dê cerca de 10 a 15 minutos para que os alunos completem suas listas recebidas. O professor deverá preencher os itens no quadro, deixando espaço para preencher as palavras. Os alunos deverão explanar seis resultados, enquanto o professor coloca no quadro, buscando orientar para que todas as palavras sejam substantivos. Assim, se por exemplo em "Nome de ações que gosto de praticar" os aluno disser "dançar", deve ser indicado que o NOME da ação é "dança". Após o preenchmento, o professor deve conduzir sua aula de modo que os alunos percebam que por mais diferentes que possam parecer aquelas palavras elas têm algo em comum: servem para dar nomes às coisas. Chegando a essa conclusão, o professor explica que se tratam de substantivos e registra um conceito, preferencialmente, aproveitando as contribuições dos alunos. Para completar, deve-se salientar e registrar os diferentes tipos de substantivos, utilizando-se os exemplos levantados pelos alunos. Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Aula: análise da música "Bola de meia, bola de gude"


Bola de meia, bola de gude

Há um menino,
Há um moleque
Morando sempre no meu coração
Toda vez que o adulto balança
Ele vem pra me dar a mão

Há um passado
No meu presente
Um sol bem quente lá no meu quintal
Toda vez que a bruxa me assombra
O menino me dá a mão

E me fala de coisas bonitas
Que eu acredito
Que não deixarão de existir
Amizade, palavra, respeito, caráter, bondade, alegria e amor
Pois não posso, não devo, não quero
Viver como toda essa gente insiste em viver
E não posso aceitar sossegado
Qualquer sacanagem ser coisa normal

Bola de meia, bola de gude
O solitário não quer solidão
Toda vez que a tristeza me alcança
O menino me dá a mão

Há um menino,
Há um moleque
Morando sempre no meu coração
Toda vez que o adulto fraqueja
Ele vem pra me dar a mão.


NASCIMENTO, Milton

1) O “eu poético” é um adulto que diz ter uma criança habitando seu coração. Em que momento da vida do adulto a criança se faz presente?
2) Que referências do texto dizem respeito ao mundo da criança?
3) Releia estes versos: “Há um passado no meu presente/ Um sol bem quente lá no meu quintal”.
a) Como você explica a expressão destacada?
b) Com base nesse raciocínio, qual o significado do segundo verso?
4) O “eu poético” diz: “Pois não posso, não devo, não quero / Viver como toda essa gente insiste em viver”.
a) Quem é “essa gente” a quem ele se refere?
b) Ao dizer “não posso, não devo, não quero”, o “eu poético” assume uma atitude diante das coisas que ele considera erradas. Como ele quer viver?
5) O que o menino representa para o adulto nessa canção?
6) Pode-se dizer que o menino também representa para o adulto um amigo, aquele em quem ele busca apoio em sua caminhada pela vida? Explique. Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Aula: Análise da música "Veja bem, meu bem", de Los Hermanos



Veja bem, meu bem (Los Hermanos)
Composição: Marcelo Camelo

Veja bem, meu bem
Sinto te informar que arranjei alguém
pra me confortar.
Este alguém está quando você sai
E eu só posso crer, pois sem ter você
nestes braços tais.

Veja bem, amor.
Onde está você?
Somos no papel, mas não no viver.
Viajar sem mim, me deixar assim.
Tive que arranjar alguém pra passar os dias ruins.

Enquanto isso, navegando vou sem paz.
Sem ter um porto, quase morto, sem um cais.

E eu nunca vou te esquecer amor,
Mas a solidão deixa o coração neste leva e traz.

Veja bem além destes fatos vis.
Saiba, traições são bem mais sutis.
Se eu te troquei não foi por maldade.
Amor, veja bem, arranjei alguém
chamado saudade.


Exercícios:
1. A palavra “bem” aparece duas vezes no título da música. Explique em que sentido ela é usada em cada uma dessas vezes.

2. Como você acha que o “eu” da canção está se sentindo? Que passagens do texto te levaram a concluir isso?

3. O eu da música insinua que está se relacionando com uma outra pessoa. Explique de que maneira o compositor constrói essa expectativa e como ele rompe com ela.

4. Explique o verso: “Somos no papel, mas não no viver”.

5. No primeiro verso da quinta estrofe da canção, o autor faz referência a “fatos vis”. Na sua opinião o que seria um fato vil e quais deles são apontados na música?

6. A música trata de uma separação? Justifique sua resposta.

7. Você acha que o relato presente na música foi de fato realizado diante de uma pessoa concreta ou aconteceu de outra maneira? Qual? Justifique sua resposta.

8. Se você fosse o interlocutor desse texto, quais seriam suas reações no decorrer da leitura e como você responderia a ele? Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Exercício de interpretação do poema "Amar", de Drummond


Amar
Que pode uma criatura senão,
entre criaturas, amar?
amar e esquecer,
amar e malamar,
amar, desamar, amar?
sempre, e até de olhos vidrados, amar?

Que pode, pergunto, o ser amoroso,
sozinho, em rotação universal, senão
rodar também, e amar?
amar o que o mar traz à praia,
e o que ele sepulta, e o que, na brisa marinha,
é sal, ou precisão de amor, ou simples ânsia?

Amar solenemente as palmas do deserto,
o que é entrega ou adoração expectante,
e amar o inóspito, o áspero,
um vaso sem flor, um chão de ferro,
e o peito inerte, e a rua vista em sonho, e uma ave de rapina.

Este o nosso destino: amor sem conta,
distribuído pelas coisas pérfidas ou nulas,
doação ilimitada a uma completa ingratidão,
e na concha vazia do amor a procura medrosa,
paciente, de mais e mais amor.

Amar a nossa falta mesma de amor, e na secura nossa
amar a água implícita, e o beijo tácito, e a sede infinita.

Carlos Drummond de Andrade

Exercícios:1) Analise, inicialmente, a primeira estrofe.

a) Segundo o “eu poético”, o ato de amar é uma vocação. Que versos sugerem essa ideia?

b) É possível perceber que, segundo o “eu poético”, o ato de amar acontece quando o indivíduo se encontra em uma determinada circunstância. Que circunstância é essa?

c) Amar, de acordo com o poema, é uma atitude finita? Justifique sua resposta.

2) Na segunda estrofe, o “eu poético” diz que o ser amoroso, em rotação universal, também pode amar.

a) Qual é o sentido da expressão “ser amoroso"?

b) Na estrofe inicial, foi mencionado que o ato de amar acontece em um determinado contexto, ou seja, entre criaturas. Na segunda estrofe, há uma palavra que se opõe a essa ideia. Que palavra é essa?

c) Mesmo mencionando essa palavra, pode-se dizer que ainda prevalece a ideia da existência do amor somente entre as criaturas? Justifique a sua resposta.

3) Ainda na segunda estrofe, ao empregar a palavra mar, o “eu poético” estabeleceu uma relação de semelhança gráfica e sonora com a palavra amar.

a) A palavra mar também reforça a ideia do movimento cíclico do amor. De que forma isso está sugerido nessa estrofe?

b) Releia o último verso da estrofe: “é sal, ou precisão de amor, ou simples ânsia?” De maneira figurada, o “eu poético” revela três diferentes forma de amar. O que você consegue apreender com base nos elementos citados?

4) Observe que na terceira estrofe o “eu poético”, usando a linguagem figurada, fala em amar aquilo que é áspero ou inóspito, sem vida ou vazio.

a) A as idéias “um vaso sem flor”, “um chão vazio”, “o inóspito”, “o áspero” e “as palmas do deserto” apresentadas no poema podem ser consideradas elementos figurados que representam características ou atitudes humanas? Em caso afirmativo, que características elas apresentam?

b) Note que o “eu poético” ainda fala em amar “o que é entrega ou adoração expectante” [que espera], “a a rua vista em sonho” e “uma ave de rapina”. Esses elementos parecem não ter relação de sentido com os mencionados na questão anterior. Assim, responda: o que é possível afirmar sobre esses elementos, refletindo sobre o ato de amar?

5) Na quarta estrofe, o “eu poético” diz que o destino do ser humano é amar sem conta, ou seja, de maneira ilimitada, como uma forma de doação.

a) O que significa no poema “doação ilimitada a uma completa ingratidão”? O “eu poético” está se referindo ao amor não correspondido ou estaria falando sobre o amor desinteressado, de pura entrega?

b) Em que versos dessa estrofe o “eu poético” sugere novamente a ideia do movimento cíclico do amor?

c) Ao falar em “concha vazia do amor”, o “eu poético” remete novamente para a figura do mar, mencionada na segunda estrofe. No contexto do poema, o que essa imagem pode estar representando?

6) Releia a última estrofe e observe que novamente ele remete para a ideia de que amar é um sentimento inesgotável. Que expressão está sugerindo essa forma de pensar do “eu poético”? Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Aula sobre o gênero História em Quadrinhos



Leia o texto abaixo:
O lobo e o cão
Ruth Rocha
Certo dia, um Lobo só pele e osso encontrou um cão gordo, forte e com o pêlo muito lustroso enquanto andava pela estrada. Via-se bem que não passava fome. O Lobo, admirado, quis saber onde é que ele conseguia obter tanta comida.
- Se me seguires ficarás tão forte como eu - respondeu o cão. - O homem dar-te-á restos saborosos.
- Mas o que preciso fazer em troca? - quis saber o Lobo.
- Muito pouco, na verdade - respondeu o Cão. - Uivar aos intrusos, agradar ao dono e adular os seus amigos. Só por isto receberás carne e outras iguarias muito bem cozinhadas. De vez em quando, receberás também festas no dorso.
O Lobo ficou encantado com a ideia e meteram-se ambos ao caminho. A dada altura, o Lobo reparou que o cão tinha o pescoço esfolado.
- O que tens no pescoço? - perguntou.
- Nada de grave. É da argola com que me prendem - explicou o Cão.
- Preso? Então não podes correr quando queres?- exclamou o Lobo. - Esse é um preço demasiado elevado: não troco a minha liberdade por toda a comida do mundo.
Dito isto, desatou a correr o mais depressa que pode para bem longe dali.
Moral da história:
A tua liberdade não tem preço.


Proposta de produção de uma história em quadrinhos:
1) Você seria capaz de contar essa fábula de maneira diferente? Tente contá-la no formato de história em quadrinhos. Para facilitar, primeiro faça um ROTEIRO colocando no papel como será a história toda.Veja o exemplo:

1-Primeiro quadrinho:
Desenho – O Lobo esfomeado encontra o Cão forte e alimentado na estrada e pergunta ao cachorro onde ele conseguia alimento.
Balão: – Onde achas tanta comida?
2-Segundo quadrinho:
Desenho – O Cão responde ao Lobo.
Balão: - Venha comigo, terás comida à vontade, terás afeto e carinho na boa casa em que vivo!
3-Terceiro quadrinho:
Desenho - O Lobo concorda com a idéia e segue o Cão pelo caminho.
Balão: – Vou com você!
4-Quarto quadrinho:
Desenho – O Lobo percebe que o Cão tem o pescoço esfolado.
Balão: – Que tens no pescoço?
5-Quinto quadrinho:
Desenho – O cachorro explica.
Balão: - É que, às vezes, me deixam amarrado durante o dia.
Depois, calcule quantos quadrinhos você vai precisar para contar sua história. Tente descobrir quantas páginas vai utilizar.
Exemplo: 12 quadrinhos. Você pode colocar em 2 páginas, 6 quadrinhos em cada uma.


Para fazer cada quadrinho, comece pelo texto (balões dos personagens). Use letras maiúsculas. Se preferir, destaque palavras importantes ou gritos com cores mais fortes. Escreva as letras antes de fazer o balão. Fazendo assim, você garante o espaço para o texto. Depois faça os desenhos. Se você acha difícil desenhar, não fique preocupado. Faça desenhos simples. A cena parece complicada demais para desenhar? Pense em outra. Sempre há uma solução mais simples...
Agora, você faz o quadrinho. Não esqueça de escrever o título da história e colocar a palavra “fim” no último quadrinho.

Leia mais:
Aula sobre o gênero Tira em Quadrinhos
Atividade com Tirinhas (1)
Atividade com Tirinhas (2)
Atividade com Tirinhas (3)
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domingo, 10 de abril de 2011

Gabarito: Atividade sobre cartum com temática "livros x armas"

# Respostas: 
1. A necessidade de os governantes se empenharem em facilitar o acesso a livros para as crianças em vez de diminuir as tributações na compra de armas. 

2. Levar as pessoas a refletirem sobre a importância de reduzir a taxação na compra de livros pela sociedade para que as crianças e jovens possam ter um acesso maior à leitura e não de armas.
 
3. O cartum faz uso da linguagem mista, porque mistura imagens com palavras. 
 
4. Resposta pessoal 

5. Resposta pessoal 
 
6. Resposta pessoal

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Gabarito: Atividade sobre o uso dos porques para 9º ano do ensino fundamental


1.
a) Calvin usa a expressão por que não?.
b) A mãe usa a palavra porque.
c) Para perguntas usa-se por que(separado, sem acento), e para respostas, porque (junto, sem acento).

2.
a) No segundo quadrinho: "Gosto das manhãs de segunda-feira, sabe por quê?" No terceiro quadrinho: "Porque não tenho que ir trabalhar."
b) Na primeira fala, usa-se por quê, pois trata-se de uma pergunta em final de frase. Na segunda fala, porque indica uma explicação e é uma resposta. Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 5 de abril de 2011

Aula 11: "Charada de Einstein"



Dizem que o próprio Einstein bolou o enigma abaixo, em 1918, e que pouca gente, além dele, conseguiria resolvê-lo. Então, esta é a sua chance de se comparar à genialidade do mestre. Queime a mufa!
Numa rua há cinco casas de cinco cores diferentes e em cada uma mora uma pessoa de uma nacionalidade. Cada morador tem sua bebida, seu tipo de fruta e seu animal de estimação.
A questão é: quem é que tem um peixe? Siga as dicas abaixo:
1) Sabe-se que o inglês vive na casa vermelha; o suíço tem cachorros; o dinamarquês bebe chá.
2) A casa verde fica à esquerda da casa branca; quem come goiaba cria pássaros; o dono da casa amarela prefere laranja.
3) O dono da casa verde bebe café; o da casa do centro bebe leite; e o norueguês vive na primeira casa.
4) O homem que gosta de abacate vive ao lado do que tem gatos; o que cria cavalos vive ao lado do que come laranja; e o que adora abacaxi bebe cerveja.
5) O francês só compra maçã; o norueguês vive do lado da casa azul; e quem traz abacate da feira é vizinho do que bebe água. Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Aula 12: Gênero discursivo "Texto Didático"



Definição – é um texto que visa a instruir, que tem finalidades pedagógicas, que está relacionado ao ensino das ciências, das artes, das técnicas, etc.


Características:

a) apresenta termos próprios de cada área (ex.: texto didático de química a presenta termos da tabela periódica);

b) é plenamente conceitual (linguagem denotativa e não figurada);

c) frequentemente apresenta conectores como: “assim”, “por exemplo”, “mas”, “já”, “por isso”;

d) variedade padrão da língua.


Veja um trecho de um texto didático:

“A energia nuclear apresenta vários aspectos positivos como, por exemplo, requer poucos recursos naturais. Sendo assim, é uma forma de energia fundamental para países que não possuem tais recursos. Mas estudos mais aprofundados devem ser realizados para que a energia nuclear possa representar maior segurança à população” (Brasil Escola).

Aula 10: Expandindo o significado dos advérbios

Objetivo da aula: expandir o enunciado com elementos circunstanciais (advérbios, expressões adverbiais e orações adverbiais), usando, quando necessário, conectivos. Exercícios: 1. Faça a expansão do enunciado a partir dos advérbios destacados: a) Na prova do SAERJ de 2010, os alunos agiram bem, b) Na sala de aula, muitos alunos preferem se sentar atrás, c) O professor aplicará uma prova surpresa hoje, d) O aluno espera repetir de ano nunca mais, e) O estudante passará de ano provavelmente, f) Preciso estudar bastante, g) O professor e o aluno precisam se respeitar sim, 2. Elabore a expansão do enunciado a partir das locuções adverbiais destacadas: a) No Rock in Rio 2011, Capital Inicial será atração em show à noite, b) Rihanna promete espetáculo com efeitos à distância, c) Ivete Sangalo quer deixar o público bem à vontade, d) Shakira estará no evento com certeza, e) Cláudia Leitte não aceita ficar fora do evento de forma alguma, f) Quem sabe Nx Zero supere a banda Hed Hot Chili Peppers, 3. Expanda o enunciado a partir das orações adverbiais abaixo: a) Já que o Fluminense foi o campeão brasileiro, b) À medida que o Flamengo vai se superando, c) Assim como o Botafogo é favorito, d) Se o Vasco não se classificar para as finais, e) Conforme Ronaldinho escolheu, f) Embora o Fluminense tenha um timaço, g) Para que o Botofogo seja campeão, h) Depois que o Vasco trocou de técnico,