Leia o texto transcrito abaixo - em que um jovem de 15 anos enviou uma mensagem instantânea de whatsapp para um colega da escola que faltara à aula naquele dia e, com isso, havia perdido a refeição escolar oferecida.
"Oh, meu... Tu 'rateou' em ter faltado a aula, 'parça'. Tu 'rateou' muito, muito, muito, muito, meu. Oh, logo hoje que tu faltou, filho, foi chuchu ao molho branco, iscas de frango, arroz e feijão, salada de tomate e banana na sobremesa."
"Mano, tu 'rateou", cara. Eu e o Cauã, a gente comeu três 'concha', três 'concha' de galinha, filho. Primeiro, a tia serviu lá pra gente só duas 'concha', mais dois 'pedação' de galinha, assim, né, pra cada um. Aí quando a tia saiu do 'bagulho' da concha lá, aí quando ela ia se sentar, a gente correu, foi, pegou a concha e tacou-lhe três 'conchada' de galinha, filho. Oh, três conchada de galinha, meu. Repito: três 'conchada' de galinha. Tinha que ver. Oh, 'saímo' de lá embuchado, meu."
# Exercícios:
1. Por que motivo esse texto chamou a atenção nas redes sociais?
2. Esse texto é
A) um bilhete.
B) um convite.
C) uma mensagem instantânea.
D) uma postagem de blog.
3. Qual a linguagem utilizada nesse texto?
A) formal
B) coloquial
C) técnica
D) literária
4. Qual deve ter sido o suporte textual utilizado para enviar as mensagens do texto?
A) um computador
B) um celular
C) um telefone
D) uma TV
5. O jovem que enviou esses áudios empregou algumas expressões bem curiosas. Qual seria o significado das expressões abaixo usadas por ele?
a) "rateou"
b) "parça"
c) "bagulho"
d) "embuchado"
6. Reescreva no seu caderno todo o texto dos áudios passando-os para a norma padrão da língua.