terça-feira, 22 de outubro de 2024

Atividade sobre “fake news”

Questões:
1. Na manchete abaixo, há uma informação falsa. Na sua opinião, ela gera discussões construtivas sobre o processo de vacinação? Explique. 
“181 pessoas morreram em razão das vacinas contra covid em apenas duas semanas”, Imprensa Brasil

2. A informação de whatsapp a seguir promove a desinformação? Por quê?
“Profissional da saúde afirma que reutiliza agulha por até 10 vezes”, sem fonte

3. A informação de whatsapp mais ajudou ou atrapalhou na ajuda? Comente. 
“SOS RS. A Secretaria da Fazenda do estado está proibindo de entrar ajuda humanitária!", sem fonte

4. O que de positivo ou negativo pode causar a informação abaixo?
“Suco de inhame cura dengue”, sem fonte

5. Muitos vídeos de saúde na internet são usados para vender produtos milagrosos. Comente o caso abaixo.
“Diabetes são causadas por vermes”, um nutricionista do YouTube

6. O que são fake news e quais os seus impactos negativos?   

sexta-feira, 11 de outubro de 2024

Atividade sobre advérbios

Elabore frases com as seguintes classificações advérbios, não esquecer de iniciar com letra maiúscula e terminar com ponto final.
1. advérbios de tempo
a) agora
b) de repente
c) de vez em quando

2. advérbios de intensidade
a) muito
b) demais
c) mais

3. advérbios de lugar
a) ao lado
b) longe
c) por fora

4. advérbios de modo:
a) à toa
b) depressa
c) mal

5. advérbios de afirmação
a) com certeza
b) sem dúvida

6. advérbios de negação
a) não
b) de maneira alguma

7. advérbios de dúvida
a) possivelmente
b) talvez
c) provavelmente

terça-feira, 8 de outubro de 2024

Atividade sobre o gênero textual enquete

Uma enquete é uma ferramenta utilizada para coletar opiniões e informações de um grupo de pessoas sobre um determinado assunto. O resultado costuma ser apresentado por meio de um gráfico ilustrativo.

Leia um exemplo de enquete a seguir: 
Fonte: Site Campo Grande News

# Elabore uma enquete sobre um assunto do seu interesse e colete as respostas com seus próprios colegas. Em seguida, ilustre a enquete por meio de um gráfico.

quarta-feira, 4 de setembro de 2024

Atividade sobre "Morte e Vida Severina", de João Cabral de Melo Neto

 # Literatura do Modernismo (3ª fase) 

- Geração de 45
- preocupação com a realidade

Leitura de “Morte e Vida Severina”, 
De João Cabral de Melo Neto

Sinopse: Pode que narra a história de um pobre nordestino que foge da seca e da miséria do sertão e parte em busca de trabalho na cidade.

“Morte e Vida Severina”
João Cabral de Melo Neto

— Muito bom dia senhora,
que nessa janela está
sabe dizer se é possível
algum trabalho encontrar?
— Trabalho aqui nunca falta
a quem sabe trabalhar
o que fazia o compadre
na sua terra de lá?
— Pois fui sempre lavrador,
lavrador de terra má
não há espécie de terra
que eu não possa cultivar.
— Isso aqui de nada adianta,
poucos existe o que lavrar
mas diga-me, retirante,
o que mais fazia por lá?

# Questão:
1. Que tipo de poesia é “Morte Vida Severina”? 

2. O trecho lido resume bem a história da poesia. O que é narrada? 

quinta-feira, 29 de agosto de 2024

Atividade sobre o emprego da crase

Assunto “Emprego da crase”

Analise as frases abaixo:

“Vou ao colégio.”

“Vou à escola.”

“Vou para a escola.”

# Reflexão: Afinal, quando se emprega o acento da crase “à”?

# Exercícios:
1. Empregue o acento da crase quando necessário:
à – às – a – as – ao - aos

a) ___ aluna foi ____ banheiro.
b) O aluno se dirigiu ____ biblioteca.
c) ____ tarde o professor vai explicar ___ matéria ____ alunas.
d) ___ lado da minha casa, há alunos indo ____ escola.
e) Devolva ........ fichas ......... alunos.
g) Entregue ............. prova ............ professoras.
h) O rapaz disse .............. namorada que voltaria tarde.

2. Empregue o acento da crase quando necessário:
a) Vou ____ Barra Mansa.
b) Vou ____ Bahia.
c) Vou ____ Minas Gerais. 
d) Vou ____ Santa Catarina.
e) Vou ____ Itália.
f) Vou ____ França.

3. Elabore uma frase para cada locução adverbial abaixo:
a) à praia
b) à escola
c) à meia-noite
d) à tarde
e) às claras
f) à esquerda
g) às vezes
h) às escondidas
i) à vontade

terça-feira, 6 de agosto de 2024

Atividades sobre erros comuns cometidos em redações do ENEM

Leia o primeiro parágrafo de uma redação do ENEM sobre o tema “A dificuldade de o jovem conseguir o primeiro emprego”

“Apesar de ser muito comum na sociedade, isso não deveria acontecer, muitas vezes os jovens não estão preocupado. Os jovens só vai ter conciencia quando for mais velho e isso vai ser uma doideira para esse jovem.”

# Questões:
1. Ficou claro se o autor do texto seguiu o tema proposto pela prova? Comente. 

2. Considerando que: 
I. “isso não deveria acontecer” (ponto de vista)
II. “muitas vezes os jovens não estão preocupado” (argumento)

Entre o “ponto de vista” e o “argumento” faltou um elemento de coesão. Que conjunção poderia ser adicionada entre eles?

3. O pronome “isso” deveria retomar uma palavra ou ideia anterior. Essa retomada ocorreu?

4. Há dois casos de concordância (uma verbal e outra nominal) inadequadas. Identifique-as.

5. Reconheça uma palavra em que a ortografia e a acentuação não foram empregadas de forma padrão. Identifique e faça a correção dela.

6. Identifique no texto uma palavra de vocabulário impróprio para uma redação do enem. Proponha uma outra mais adequada.

7. A palavra “jovens” foi empregada em excesso. Quais outros sinônimos poderiam ter sido usados?

8. Reescreva todo o parágrafo, refazendo todas as ocorrências inadequadas.


domingo, 28 de julho de 2024

Interpretação do texto "Histórias de brasileiros nas Olimpíadas de Paris 2024"

Histórias de brasileiros nas Olimpíadas de Paris 2024 

Rayssa Leal – Conhecida como “fadinha”, a skatista de 16 anos do interior do Maranhão conquistou o coração do público com suas habilidades e carisma. Aos 7 anos, ela viralizou no YouTube ao aparecer num vídeo realizando complexas manobras de skate. Após isso, ela ganhou o mundo e, desde os 11 anos, passou a competir e já acumulou vários títulos mundiais e duas medalhas olímpicas.  

Alison dos Santos – Aos 24 anos, Alison é o maior nome do atletismo brasileiro em Paris 2024. Na prova de 400m com barreira, ele foi campeão mundial em 2022 e medalhista olímpico em Tóquio 2020. Por trás de tantas conquistas, há uma história de superação. Aos 10 meses de idade, Alisson sofreu um acidente doméstico com uma panela de óleo quente que deixou uma grande cicatriz em sua cabeça e outras menores no braço esquerdo e no peito. Devido a isso, ele possui uma falha no cabelo que lhe faz aparentar ter mais idade. Ele é um dos favoritos à medalha em Paris.

Rebeca Andrade – Aos 25 anos, ela é o principal nome da ginástica do Brasil. Rebeca e seus sete irmãos foram criados por sua mãe solteira, Rosa, que trabalhou como faxineira para poder pagar pelo treinamento da filha. A jovem ginasta acumula várias medalhas de ouro, incluindo três em campeonatos mundiais e uma nas olimpíadas de Tóquio 2020. Ela tem chances de subir ao pódio em cinco aparelhos em Paris 2024. 
(Por Diogo de Oliveira Paula)

# Exercícios:
1. Para além do esporte, o que se destaca na história da skatista Rayssa Leal?

2. Qual o exemplo de superação contido na história do atleta Alison dos Santos?

3. O que a história da ginasta Rebeca Andrade pode nos ensinar?

4. Levante hipóteses: o que possibilitou que esses atletas fossem campeões mundiais mesmo sendo de origem de famílias menos favorecidas? 

5. Levante hipóteses: você acredita que o espírito olímpico seja um sentimento que demonstre o quanto todas as pessoas são iguais, independente de cor ou condição social? Explique sua resposta.

6. Você acredita que o esporte seja capaz de mudar a vida de uma pessoa? Por quê? 

7. Para você competir é superar os seus limites ou é vencer de qualquer forma? Por quê?

8. Você conhece alguma história de superação de outro atleta nas Olimpíadas de Paris 2024? Conte-nos.

quinta-feira, 25 de julho de 2024

Atividade sobre "mapas mentais"

# Mapas mentais

1. O que é um mapa mental?

2. Em que situações ele pode ser utilizado?

3. Qual é o assunto central do mapa mental do exemplo da aula?

4. Analise as ramificações. Quais os subtemas associados ao tema central?

5. Quais informações são usadas para ilustrar cada subtema?

6. No exemplo usado, há mistura de linguagem verbal e não verbal? Como foi feito?

7. Faça um mapa mental sobre um tema de seu maior interesse? Gêneros de filmes, games, tipos de esportes, empregos, etc. 

domingo, 21 de julho de 2024

Atividadee sobre infográfico - "Os males do tabagismo"


Leia o infográfico sobre “Os Males do Tabagismo” (Ministério da Saúde):

1. Como se chama o gênero desse texto?

2. Qual a finalidade do texto?

3. Onde é comum encontrar esse tipo de texto?

4. Qual a informação principal trazida pelo texto?

5. Cite duas informações secundárias apresentadas no texto.

6. Quais são os órgãos responsáveis pelo texto e pela veracidade das informações apresentadas?

7. Cite, pelo menos, duas informações responsáveis em trazer um forte impacto ao leitor e convencê-lo a não fazer uso de tabaco.

8. Que elementos não verbais são responsáveis por tornar o texto mais atrativo e despertar a atenção do leitor?

9. Reescreva o trecho “Os males do tabagismo” substituindo as expressões grifadas por sinônimos, sem prejudicar o sentido original do texto.
“Os danos do fumo”

10. Em sua opinião, por que é importante incentivar campanhas publicitárias para combater o uso de cigarros na sociedade?

Fonte: https://www.tudosaladeaula.com/

domingo, 14 de abril de 2024

Atividade a partir de uma postagem sobre as datas de isenção de taxa para o Enem 2024

 
Fonte: Instagram Secretaria de Educação-RJ (@seeducrj)
Leia o texto abaixo: uma postagem no instagram da Seeduc-RJ:

Quer fazer o Enem 2024 sem pagar taxa? A oportunidade está chegando!

A partir do dia 15/4 até o dia 26/4, você poderá solicitar a isenção da taxa de inscrição. Acesse o link na nossa bio do perfil para saber mais detalhes e garantir sua participação nessa jornada educacional.

Mas, afinal, quem pode fazer o Enem de graça? O Inep prevê a gratuidade para pessoas que se enquadram nos seguintes perfis:

💢 Matriculados na 3ª série do ensino médio (neste ano de 2024), em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;

💢 Quem fez todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada;

💢 Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem membros de família de baixa renda – com registro no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico).

Não perca essa chance de investir no seu futuro! 
(Fonte: Instagram @seeducrj)

# Questões:
1. Qual é o tema central desse texto?

2. O objetivo desse texto seria apenas informar algo? Explique sua resposta.

3. Quais expressões evidenciam que o texto é persuasivo, ou seja, tem o objetivo de convencer sobre algo?

4. Sobre a gratuidade na inscrição do Enem:
a) Todos os alunos concluintes do ensino médio em 2024 poderão fazê-la de graça?

b) Apenas os alunos concluintes do ensino médio poderão fazê-la gratuitamente? 

5. Você pretende fazer a inscrição para a prova do Enem deste ano? Justifique sua resposta.

domingo, 17 de março de 2024

Proposta de redação sobre Bullying

 Texto I
As leis são suficientes para capacitar escolas e educadores para o combate ao bullying? A sociedade está realmente interessada nesse assunto ou o que existe são preocupações pontuais quando o indivíduo é pessoalmente afetado? Só acredito num resultado positivo de combate ao bullying quando toda a sociedade estiver realmente envolvida, em especial a comunidade educativa, que implica pais, alunos, professores, diretores, funcionários. É preciso um empenho real e não apenas verborragia.
E, em primeiro lugar, as escolas precisam admitir que existe bullying dentro delas. Passou o tempo em que se achava que escolas boas eram as que não tinham bullying. Hoje o que se quer é que as escolas reconheçam o bullying e digam que iniciativas e ações estão empreendendo para combatê-lo. E saibam que essa é uma luta de todos os dias! (http://www.bullyingnaoebrincadeira.com.br)

Texto II
Estudantes brasileiros sofrem exposição constante ao bullying
- Sofrem Bullying algumas vezes ao mês: 17,5%
- São alvos de piadas: 9,3%
- Sofreram ameaças: 4,1%
(Fonte: PISA 2015 (OCDE)

PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir do material de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo, em norma padrão da língua portuguesa, sobre o tema: “Bullying: os limites entre a brincadeira e a agressão”. Apresente proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de maneira coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

# CRITÉRIOS DA AVALIAÇÃO DA REDAÇÃO DO ENEM:
1. Demonstrar domínio da norma escrita padrão da língua.
2.  Compreender a proposta e aplicar conceitos para desenvolver o tema, considerando a estrutura do texto dissertativo argumentativo.
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
4.  Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção de uma argumentação.
5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.  

sexta-feira, 1 de março de 2024

Atividade sobre coesão textual / progressão textual / redação nota 10

 
Leia, a seguir, o primeiro parágrafo de uma redação que teve nota máxima no exame do Enem.

A imigração no Brasil

Durante, principalmente, a década de 1980, o Brasil mostrou-se um país de emigração. _____, inúmeros brasileiros deixaram _____ em busca de melhores condições de vida. No século XXI, um fenômeno inverso é evidente: a chegada ao Brasil de grandes contingentes imigratórios, com indivíduos de países subdesenvolvidos latino-americanos. _______ , as condições precárias de vida _____ são desafios _____ para a plena adaptação de todos os cidadãos _____.

Questões:
1. Reescreva o trecho preenchendo as lacunas com as expressões do quadro abaixo:
o país / ao governo e à sociedade brasileira / à nova realidade / Na chamada década perdida / dessas pessoas / no entanto

2. Reveja no texto os seguintes trechos e expressões e indique qual expressão do quadro do item anterior retoma cada um deles.

- "a década de 1980"
- "o Brasil"
- "indivíduos de países subdesenvolvidos latino-americanos"
- "a chegada ao Brasil de grandes contingentes imigratórios"

3. A conjunção “no entanto” expressa que ideia no texto?
a) adição b) adversidade c) explicação d) conclusão

4. Discuta com os colegas e o professor e responda:
a. Qual é a tese (ponto de vista) defendida por esse texto?

b. Quais argumentos e fatos ele utiliza para fundamentar o ponto de vista?

sábado, 24 de fevereiro de 2024

Atividade sobre notícia a partir do texto "Programa Pé-de-Meia: secretarias de educação têm até..."

Leia o texto abaixo:

Programa Pé-de-Meia: secretarias de educação têm até o próximo dia 25 para aderir
Por Goodanderson Gomes Publicado em 20/02/2024 

O prazo para a subscrição do compromisso das redes de ensino com o Programa Pé-de-Meia termina no próximo domingo (25). O compromisso abarca as redes de ensino federais, estaduais, municipais e distrital. Este programa, concebido pelo governo federal, atua como uma espécie de reserva que estimula os estudantes de baixa renda a concluírem o ensino médio.

Os procedimentos, por sua vez, devem ser realizados pelas secretarias de Educação, utilizando o módulo “Pé-de-Meia” do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec).

Ao subscrever o termo, as autoridades designam os responsáveis pelo envio mensal das informações dos alunos ao Ministério da Educação (MEC).

Tal cooperação entre os sistemas de ensino possibilitará que os alunos matriculados acessem o incentivo financeiro-educacional, conforme detalhado pela pasta. 

Ao efetuar a matrícula no início do ano letivo, o estudante do ensino médio receberá R$ 200 em sua conta poupança. Com a comprovação de frequência, terá direito a receber R$ 1,8 mil ao longo do ano, distribuídos em nove parcelas de R$ 200.

Somando-se aos R$ 200 da matrícula, os valores atingem a cifra de R$ 2 mil anuais. Concluindo a última série do ensino médio, o “terceiro ano”, o aluno receberá mais R$ 3 mil em sua conta poupança, equivalente a R$ 1 mil por série. Aqueles que forem participar do Enem receberão R$ 200. Portanto, se o estudante cumprir todos os requisitos estabelecidos ao longo dos três anos, ele receberá um total de R$ 9,2 mil.

Contudo, esses recursos serão depositados em uma conta em nome do estudante beneficiário, de natureza pessoal e intransferível, podendo ser do tipo poupança social digital. Ou seja, não poderão ser movimentadas livremente.

O programa é destinado a jovens de baixa renda que estejam regularmente matriculados no ensino médio na rede pública e que sejam oriundos de famílias que estejam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
* Com informações da EBC – Agência Brasil

# Questões:
1. O texto lido é uma notícia ou uma reportagem? Explique sua resposta.

2. Qual é o assunto do texto?

3. O texto apresenta detalhes de como funcionará o Programa "Pé-de-Meia para os estudantes que aderirem?

4. Segundo o texto, qual a importância desse Programa para os estudantes de baixa renda?

5. Na cultura popular, qual o sentido da expressão pé-de-meia"?

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

Atividade sobre o texto "Veja as maiores bilheterias do cinema em 2023"


Veja as maiores bilheterias de 2023

O ano de 2023 fechou com chave cor de rosa nos cinemas. “Barbie”, de Greta Gerwig, foi a maior bilheteria do ano, arrecadando US$ 1,44 bilhão.

A produção bateu diversos recordes. É o filme de maior sucesso lançado pela Warner Bros. e a maior bilheteria de uma cineasta mulher.

O longa sobre boneca da Mattel foi lançado nas telonas em julho – levou milhares de pessoas às salas de cinema e travou uma disputa com uma figura histórica: Robert Oppenheimer, que ganhou um filme sob comando de Christopher Nolan.

A produção sobre físico arrecadou US$ 952 milhões, conquistando o 3º lugar. Entre “Barbie” e “Oppenheimer” ficou a animação “Super Mario Bros. O Filme“, que, assim como o longa de Gerwig, ficou na faixa do bilhão.

Outra animação que garantiu seu lugar no Top 10 foi “Elementos”, da Pixar. A produção teve um bom desempenho nas telonas e arrecadou US$ 496 milhões em 2023.

Assim como nos últimos anos, a Marvel garantiu seu lugar entre as principais bilheterias do ano. Neste ano, “Guardiões de Galáxia Vol. 3” garantiu o quarto lugar e “Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania” fechou o Top 10.

Os dados são do Box Office Mojo, plataforma do iMDb.

As maiores bilheterias de 2023
Barbie – US$ 1,44 bilhão
Super Mario Bros. O Filme – US$ 1,36 bilhão
Oppenheimer – US$ 952 milhões
Guardiões da Galáxia Vol. 3 – US$ 845 milhões
Velozes e Furiosos 10 – US$ 704 milhões
Homem-Aranha: Através do Aranhaverso – US$ 690 milhões
A Pequena Sereia – US$ 569 milhões
Missão Impossível: Acerto de Contas Parte 1 – US$ 567 milhões
Elementos – US$ 496 milhões
Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania – US$ 476 milhões
John Wick 4: Baba Yaga – US$ 440 milhões
Transformers: O Despertar das Feras – US$ 438 milhões
Megatubarão 2 – US$ 395 milhões
Wonka – US$ 387 milhões
Indiana Jones e a Relíquia do Destino – US$ 383 milhões
(Fonte: www.cnnbrasil.com.br)

Leitura do texto “Veja as melhores bilheterias de 2023”, do site “cnnbrasil”:

# Questões:
1. A que gênero textual pertence o texto lido? Por quê?

2. O texto trata sobre algum outro gênero textual? Qual?

3. No primeiro parágrafo, o texto fala que “o ano fechou com chave cor de rosa no cinema”.
a) Por qual motivo?

b) “Fechar com chave cor de rosa” é uma referência a que outra expressão popular?

4. Segundo o texto, quais foram os outros destaques de bilheteria nos cinemas em 2023?

5. O gênero textual filme pode ser classificado por diferentes gêneros. Classifique os 15 filmes citados no texto.

a) Ação – 
b) Aventura – 
c) Comédia – 
d) Drama - 
e) Romântico – 
f) Suspense – 
g) Terror – 
h) Ficção científica - 
i) Fantasia –