Histórias de brasileiros nas Olimpíadas de Paris 2024
Rayssa Leal – Conhecida como “fadinha”, a skatista de 16 anos do interior do Maranhão conquistou o coração do público com suas habilidades e carisma. Aos 7 anos, ela viralizou no YouTube ao aparecer num vídeo realizando complexas manobras de skate. Após isso, ela ganhou o mundo e, desde os 11 anos, passou a competir e já acumulou vários títulos mundiais e duas medalhas olímpicas.
Alison dos Santos – Aos 24 anos, Alison é o maior nome do atletismo brasileiro em Paris 2024. Na prova de 400m com barreira, ele foi campeão mundial em 2022 e medalhista olímpico em Tóquio 2020. Por trás de tantas conquistas, há uma história de superação. Aos 10 meses de idade, Alisson sofreu um acidente doméstico com uma panela de óleo quente que deixou uma grande cicatriz em sua cabeça e outras menores no braço esquerdo e no peito. Devido a isso, ele possui uma falha no cabelo que lhe faz aparentar ter mais idade. Ele é um dos favoritos à medalha em Paris.
Rebeca Andrade – Aos 25 anos, ela é o principal nome da ginástica do Brasil. Rebeca e seus sete irmãos foram criados por sua mãe solteira, Rosa, que trabalhou como faxineira para poder pagar pelo treinamento da filha. A jovem ginasta acumula várias medalhas de ouro, incluindo três em campeonatos mundiais e uma nas olimpíadas de Tóquio 2020. Ela tem chances de subir ao pódio em cinco aparelhos em Paris 2024.
(Por Diogo de Oliveira Paula)
# Exercícios:
1. Para além do esporte, o que se destaca na história da skatista Rayssa Leal?
2. Qual o exemplo de superação contido na história do atleta Alison dos Santos?
3. O que a história da ginasta Rebeca Andrade pode nos ensinar?
4. Levante hipóteses: o que possibilitou que esses atletas fossem campeões mundiais mesmo sendo de origem de famílias menos favorecidas?
5. Levante hipóteses: você acredita que o espírito olímpico seja um sentimento que demonstre o quanto todas as pessoas são iguais, independente de cor ou condição social? Explique sua resposta.
6. Você acredita que o esporte seja capaz de mudar a vida de uma pessoa? Por quê?
7. Para você competir é superar os seus limites ou é vencer de qualquer forma? Por quê?
8. Você conhece alguma história de superação de outro atleta nas Olimpíadas de Paris 2024? Conte-nos.