sexta-feira, 13 de abril de 2012

Aula sobre Língua Falada e Língua Escrita





A fala e a escrita são duas modalidades diferentes da língua.

A língua escrita é mais elaborada e menos econômica, não dispõe dos recursos próprios da língua falada.

A língua falada é mais expressiva, espontânea e natural, pois recorre à entoação e pausas, além de recursos como gestos, olhares, etc.

Leia o texto abaixo, de Jô Soares:

"Português é fácil de aprender porque é uma língua que se escreve exatamente como se fala."

Pois é. U purtuguêis é muinto fáciu di aprender, purqui é uma língua qui a genti iscrevi ixatamenti cumu si fala. Num é cumu inglêis qui dá até vontadi di ri quandu a genti discobri cumu é qui si iscrevi algumas palavras. Im purtuguêis não. É só prestátenção. U alemão pur exemplu. Qué coisa mais doida? Num bate nada cum nada. Até nu espanhol qui é parecidu, si iscrevi muinto diferenti. Qui bom qui a minha língua é u purtuguêis. Quem soubé falá sabi iscrevê.

Exercícios:
1. Nesse texto, a intenção de Jô é brincar com duas modalidades da nossa linguagem.
a) Quais são elas?
b) Qual a opinião do Jô sobre o uso delas no português?

2. Na sua opinião, o texto de Jô se aproxima mais aos textos de língua falada ou escrita? Explique.

3. Reescreva o texto do Jô, transformando-o num texto com linguagem mais elaborada (formal).

4. Elabore quatro desenhos (4 quadrinhos), ilustrando duas situações em que se emprega a língua falada e duas em que se emprega a língua escrita.

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segunda-feira, 2 de abril de 2012

Gabarito: Atividade sobre pontuação a partir de uma matéria da revista "Superinteressante"



# Respostas
1. 
a. 
Resposta: Estamos cada vez mais perto de esbarrar com ETS inteligentes. já sabemos até onde procurar. um novo estudo aponta que a morada alienígena mais provável são os aglomerados de estelares. eles reúnem milhares, até milhões de estrelas, muito próximas umas das outras. os astrônomos acreditavam que a força gravitacional intensa que existe entre elas fosse um empecilho para a vida alienígena. no entanto, a proximidade pode ser a grande vantagem: o trânsito interplanetário fica mais fácil. civilizações inteiras poderiam sobreviver por bilhões de anos viajando pelo espaço e escapando de ameaças cósmicas com essas distâncias tão curtas "viagens interestelares se tornam uma coisa completamente diferente", teoriza Rosanne di Stefano, do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica, responsável pela pesquisa.

b. Resposta coletiva.

2. 
a. Resposta: É o termo durante a entrevista, que está numa posição inadequada na frase.

b. Resposta: Dá a entender que o jogador pretende jogar no futebol europeu enquanto durar a entrevista, o que é absurdo.

c. Resposta: Durante a entrevista, jogador diz que ainda pretende jogar no futebol europeu.

3. 
a. Resposta: A universidade convocou os estudantes de engenharia, que já tinham entrado com o requerimento em maio, para uma conversa com o reitor. Professor: Reforce com os alunos que o emprego da oração adjetiva entre vírgulas apenas lembra ou reforça uma ideia que já era de conhecimento do interlocutor.

b. Resposta: A universidade convocou os estudantes de engenharia que já tinham entrado com o requerimento em maio para uma conversa com o reitor.

Gabarito: Atividade sobre pontuação a partir de um trecho do romance "Os Maias", de Eça de Queirós



# Respostas:
1. 
a. Resposta: O autor poderia ligá-las com vírgulas ou com ponto e vírgulas.

b. Resposta: Fazendo uso de frases curtas, o narrador consegue valorizar cada uma das ações e criar certo suspense.

2. 
a. Resposta: A primeira parte vai de "Acendeu" até "palmatória"; a segunda, de "entreabriu" até "Carlos"; e a terceira, de "deu" até "tristemente".

b. Resposta: O narrador descreve uma sequência de ações de Ega, que ocorrem uma após a outra, complementando-se; logo, a vírgula e o ponto e vírgula em tese são mais lógicos do que o ponto.

c. Resposta: Na 3ª oração, foi empregada uma vírgula que introduz a oração "que pareceram já soar tristemente", que adjetiva o substantivo passos. Logo, para dar uma ideia de equivalência das três partes e da subordinação da última delas, o autor preferiu separar as três partes com o ponto e vírgula, por estar hierarquicamente acima da vírgula.

3. Resposta: Na primeira situação, as reticências sugerem que havia muito mais a dizer, estimulando o leitor a imaginar a cena. Na segunda situação, o ponto de exclamação exprime a indignação do narrador ao associar a cena de amor incestuoso ao "impulso bruto do cio". Caso houvesse uma troca de posição desses sinais de pontuação, o sentido produzido não seria exatamente o mesmo. 

Gabarito: Atividade sobre pontuação a partir de um anúncio publicitário ("outdoor")



 # Respostas:
1. 
a. Resposta: Estimular a população a cuidar de seus animais durante o período de férias.

b. Resposta: Entidades protetoras dos animais, como Ajapra e Amizade.

c. Resposta: Como o anúncio foi divulgado num outdoor, a todas as pessoas que circulam na rua.

d. Resposta: Porque, nesse período, muitas famílias costumam viajar e abandonar os animais de estimação na rua.

2. 
a. Resposta: É o termo pet, que pode tanto significar "animal de estimação" (do inglês) quanto ser a sigla da resina plástica usada na fabricação de garrafas e frascos em geral. Ao afirmar "que nem todo pet é descartável", o enunciado quebra a expectativa e faz o leitor pensar qual é o pet a que o texto se refere.

b. Resposta: O anúncio mostra a figura de um cachorro, construída com garrafas pet. Logo, visualmente o anúncio também remete aos dois sentidos da palavra pet.

3. 
a. Resposta: Nessa posição, a locução adverbial é destacada, ou seja, ela reforça a ideia de que os pets não devem ser abandonados nas férias, por ser o momento em que isso mais acontece.

b. Atenção professor: Lembre aos alunos que a ordem padrão da oração em português é o sujeito seguido de verbo ou predicado. Logo, a locução adverbial está deslocada de sua posição normal, daí o emprego da vírgula. Fim da observação.

c. Resposta: A frase teria um sentido genérico, que serviria a qualquer momento, sem destacar o período de férias, que é o centro da preocupação da campanha.

d. Resposta: O enunciado poderia adquirir um sentido estranho: o de que alguns animais não são descartáveis nessas férias, mas podem ser em outras.

e. Resposta: Lembre, nessas férias, que nem todo pet é descartável - no caso, a expressão nessas férias deve ficar entre vírgulas.

4. 
a. 
- o dono tenha abandonado o cão;
Resposta: Nas férias, abandonou o cão, o dono.

- o cão tenha abandonado o dono.
Resposta: Nas férias, abandonou, o cão, o dono.

b. Resposta: Colocando na ordem padrão: "O dono abandonou o cão nas férias" ou "O cão abandonou o dono nas férias".

domingo, 1 de abril de 2012

Aula sobre o gênero textual "Crônica"



“Profissões só pra homem”, por Jaguar

Rio - Não faz muito tempo comentei numa crônica, numa entrevista ou numa mesa de bar (hipótese mais provável) que só restavam duas profissões exclusivas para homem: estivador e cartunista. Todas as outras já estavam ocupadas, com mais zelo e competência, pelas mulheres. Exemplo mais expressivo: as presidentas do Brasil e da Alemanha. E quem me garante que a suprema autoridade da China não é uma mulher travestida de homem? Já o Obama, desconfio que não passa de um pau mandado da Michelle, aquele mulherão. Mas voltando a estivador e cartunista. Outro dia comprei uma revista com fotos de mulheres mais musculosas que qualquer halterofilista. A única profissão que sobrava para o (ex) sexo forte era a de cartunista. Um cartum do Siné é um soco na cara gráfico.

E não me falem da Maitena, sucesso na Argentina e adjacências. Comparada a esses monstros, é uma sangria ao lado de um vinho rascante. Até que Laerte, 59, passou a partir de 2009 a usar roupas femininas e comunicou aos amigos e clientes que atende pelo nome de Sônia ou coisa parecida. E isso com o apoio dos filhos e da namorada. Minha tese foi para as cucuias; a senhora em questão produz cartuns geniais. Para mim foi a coisa mais original deste século e até do anterior. Não se trata de um travesti “normal”. Fui o primeiro, com a turma do Pasquim, a entrevistar a Rogéria e saiu na capa do jornal como Mona Lisa. Sônia não tem nada a ver com Rogéria ou Aloma, mais bonitas que a maioria das mulheres.

Ela poderia ser uma das senhoras que encontro do elevador do prédio, carregando sacolas do supermercado. E isso não veio de repente. Lembro que há anos, num festival de humor aqui no Rio, depois de muitas rodadas de “chopes e pastel”, alguém sugeriu que cada um contasse sua mais esquisita experiência. Por sorteio, o primeiro a falar foi o Laerte. “Um amigo de infância foi me visitar. Bebemos um bocado”. “E aí?”, perguntei. “Dormi com ele”. “Não sou homem nem mulher”, declarou numa entrevista. Concordo. Sônia (ou Laerte) é algo fora do comum.
Fonte: JAGUAR. Jornal O dia. In: http://odia.ig.com.br/portal/opiniao/jaguar-profiss%C3%B5es-s%C3%B3-pra-homem-1.420558. Veiculado em 16 de março de 2012. 

Atividade de Leitura
1. Na sua opinião, a crônica “Profissões só para homem”, de Jaguar, possui características estruturais e temáticas que se aproximam mais de uma crônica literária ou de uma crônica jornalística? Explique sua resposta.    

Atividade de Língua
2. Procure captar o sentido de cada uma das expressões destacadas abaixo, empregadas no sentido conotativo, e reescreva-as passando para o sentido denotativo.
Habilidade trabalhada: Identificar o sentido denotativo e conotativo da linguagem.
a) “Obama... é um pau mandado de Michelle”.
b) “Michelle, aquele mulherão”.
c) “Um cartum de Sine é um soco na cara gráfico”.
d) “Minha tese foi para as cucuias”.

Atividade de Língua
3. Quando escrevemos um texto, podemos direcionar o nosso dicurso para qualquer um dos elementos da comunicação para a transmissão de uma mensagem. Dependendo do elemento focalizado, percebemos o predomínio de uma função da linguagem diferente.
Com base nessas informações, observe o verso seguinte:
 “Já o Obama, desconfio que não passa de um pau mandado da Michelle, aquele mulherão”.
E responda:
a) Qual função da linguagem predomina nesta frase?
b) Quais são as características dessa função?

Atividade de Produção textual
4. A crônica é um gênero textual desenvolvido, geralmente, a partir de acontecimentos da atualidade, contudo, sempre permeado pelo ponto de vista de seu autor. Este gênero possui uma classificação própria de acordo com o assunto ou com a sua estrutura. 
A partir desse conceito e das características principais desse gênero textual, escreva uma crônica aproveitando um fato ocorrido recentemente no seu colégio ou no noticiário recente.
Habilidade trabalhada: Produzir uma crônica a partir de notícia de jornal, editando-a, sob a orientação do professor, para publicação em jornal mural ou blog informativo produzido pela turma.

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