terça-feira, 19 de junho de 2012

Gabarito: Atividade sobre o gênero textual "debate regrado" a partir de um texto sobre "relacionamentos entre jovens" da revista "Pais&Teens"



# Respostas:
1. 
a) Resposta: "Ficar por ficar" e "ficar com sentimento"

b)  Resposta: "Ficar por ficar" sena uma atitude sem compromisso, uma curiosidade ou uma "necessidade momentânea de conforto emocional", nas palavras de Thiago No ficar com sentimento", haveria algum tipo de interesse mais verdadeiro, mesmo que fosse apenas atração.

2. Resposta: Ela se sentiria decepcionada caso alguém ficasse" com ela sem sentir algo de verdadeiro.

3. Resposta: Melissa aponta o desejo do jovem de se destacar entre os membros do grupo, sugerindo haver competição e certa pressão entre eles

4.
a) Resposta: Dos três rapazes o ficar por ficar é preferido por dois Max e Thiago

b) Resposta: O "ficar por sentimento" é o preferido por três das cinco meninas 

c) Resposta: Sim, pois a maioria das meninas (3 em 5) prioriza o sentimento ao passo que, entre os rapazes, apenas um (Fernando) procede assim.

5. Resposta: Fernando Eu discordo do Max, eu acho que essa é uma atitude meio impensada dele". Luciana "Eu concordo com o Max". Denise "O que ela tá querendo dizer [ ]"

6. 
a)Resposta: Palavras como "rolar", "pra", "ta", "tar", "zoar" e expressões como cara mais bonito da rodinha", "atras do príncipe" "pintar um clima "esse negócio de [..]". etc. Há também o uso frequente de você com intenção generalizadora (por ex., "e ficando que você começa a namorar, que você conhece a pessoa")

b) Resposta: "Eu acho que" (1, 2, 5 respostas). "No meu ponto de vista (17 resposta): "eu discordo" (3º e 4º respostas). "Eu acho que (5 resposta): "Eu concordo" (2 e 7º respos tas), "Eu queria colocar uma coisa" (10 resposta).

7. 
a) Resposta pessoal.

b) Resposta pessoal,

c) Resposta pessoal. Professor: Ao responderem à questão 7, provavelmente os alunos relatarão casos de gravidez ou AIDS dos quais tomaram conhecimento. Aproveite para lembrá-los dos cuidados necessários para evitar esses problemas - por exemplo, usar camisinha, evitar promiscuidade sexual e troca de seringas e discutir com eles as causas (familiares, sociais, pessoais) pelas quais jovens, mesmo os mais bem-informados, têm engravidado ou contraído AIDS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário