quarta-feira, 28 de março de 2012

Gabarito: Atividade a partir de uma resenha crítica do filme "O menino e o mundo"



# Respostas: 
1. Resposta correta: Apresentar de maneira breve o enredo do filme e expor um ponto de vista crítico sobre ele.

2. 
I. apresentação do contexto em que o filme se insere;
Resposta: parágrafos de 1 a 3
II. breve resumo da história e descrição de algumas cenas do filme, entremeadas por elogios;
Resposta: parágrafos de 4 a 9
III. ressalva aos pontos positivos e referência a um ponto negativo do filme;
Resposta: parágrafo 10
IV. conclusão, considerando os dois lados apontados.
Resposta: parágrafo 11

a. Respostas acima.

b. Resposta: "o belíssimo", "sua maior força", "poética e sensível sem ser sentimental", "com sua própria beleza"

c. Resposta: "o excesso de trilha sonora", "A música torna-se excessiva", "satura"

d. Resposta: Prevalece a crítica positiva, que faz elogios ao filme, pois estes aparecem ao longo da maior parte do texto.

3. 
- menção a nomes de autoridades na área cinematográfica;
Resposta: 2º parágrafo: "Walt Disney, Tex Avery, Chuck Jones e Alexander Ptushko", "Hayao Miyazaki"; 5º parágrafo: "Michaël Dudok".

- descrição detalhada de uma ou mais cenas do filme;
Resposta: 6º parágrafo: "Em alguns momentos, a tela se enche de cores"; 8º parágrafo: "Em sua aventurosa busca, o menino se depara com procissões... sonho e até um Carnaval"

- uso de termos ou explicações de caráter mais técnico.
Resposta: 4º parágrafo: "O traço simples segue a compreensão ... colagens)"; 6º parágrafo: "como numa aquarela... fauvista"

a. Respostas acima.

b. Resposta: O de conferir autoridade e credibilidade ao autor do texto que, ao demonstrar conhecer nomes importantes da área cinematográfica, bem como o próprio filme e as técnicas utilizadas em outros filmes do gênero, comprova ter domínio suficiente do assunto para fazer sua crítica.

4. 
a. Respostas corretas: "Convém esquecermos por um instante o clima de Copa do Mundo criado com a indicação de 'O Menino e o Mundo' para o Oscar de animação."; "Alê Abreu sobe mais um degrau no longo caminho a ser percorrido para entrar no rol de gigantes."; "A narrativa é poética e sensível sem ser sentimental, semelhante à de outro fera da animação"; "um dos músicos participantes é o craque Naná Vasconcelos".

b. Resposta: Maior proximidade com o público leitor, que tem a impressão de estar conversando com o autor e tende a simpatizar com suas ideias.

c. Resposta: Ao tratar autoridades renomadas com palavras como fera, pequeno e craque, o autor da resenha se situa como íntimo desses grandes nomes, e tal fato lhe confere mais credibilidade, pois faz pensar que ele tem muito conhecimento e que, portanto, suas observações são confiáveis.

5. 
a. Resposta: Faz uma crítica negativa.

b. Há várias possibilidades de resposta, entre elas: "O excesso de trilha sonora é extremamente prejudicial ao filme, mesmo levando em conta que um dos músicos participantes é o craque Naná Vasconcelos. A música, muito forte, mostra-se exagerada e acaba por cansar os espectadores".

c. Resposta: Um tom ameno, indireto, que não prejudica a audiência ou a popularidade do filme.

6. Resposta pessoal. Seja a opção pelo sim ou pelo não, espera-se que os alunos justifiquem sua opinião com trechos do texto que, por algum motivo, lhes chamaram a atenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário