quinta-feira, 15 de março de 2012
Aula sobre a Reforma Ortográfica
REFORMA ORTOGRÁFICACynthia Feitosa
Eis aqui um programa de cinco anos para resolver o problema da falta de autoconfiança do brasileiro na sua capacidade gramatical e ortográfica. Em vez de melhorar o ensino, vamos facilitar as coisas, afinal, o português é difícil mesmo. Para não assustar os poucos que sabem escrever, nem deixar mais confusos os que ainda tentam acertar, faremos tudo de forma gradual.
No primeiro ano, o "Ç" vai substituir o "S" e o "C" sibilantes, e o "Z" o "S" suave. Peçoas que açeçam a internet com freqüênçia vão adorar, prinçipalmente os adoleçentes. O "C" duro e o "QU" em que o "U" não é pronunçiado çerão trokados pelo "K", já ke o çom é ekivalente. Iço deve akabar kom a konfuzão, e os teklados de komputador terão uma tekla a menos, olha çó ke koiza prátika e ekonômika.
Haverá um aumento do entuziasmo por parte do públiko no çegundo ano, kuando o problemátiko "H" mudo e todos os acentos, inkluzive o til, seraum eliminados. O "CH" çera çimplifikado para "X" e o "LH" pra "LI" ke da no mesmo e e mais façil. Iço fara kom ke palavras como "onra" fikem 20% mais kurtas e akabara kom o problema de çaber komo çe eskreve xuxu, xa e xatiçe.
Da mesma forma, o "G" ço çera uzado kuando o çom for komo em "gordo", e çem o "U" porke naum çera preçizo, ja ke kuando o çom for igual ao de "G" em "tigela", uza-çe o "J" pra façilitar ainda mais a vida da jente.
No terçeiro ano, a açeitaçaum publika da nova ortografia devera atinjir o estajio em ke mudanças mais komplikadas seraum poçiveis. O governo vai enkorajar a remoçaum de letras dobradas que alem de desneçeçarias çempre foram um problema terivel para as peçoas, que akabam fikando kom teror de soletrar. Alem diço, todos konkordam ke os çinais de pontuaçaum komo virgulas dois pontos kraze aspas e traveçaum tambem çaum difíçeis de uzar e preçizam kair e olia falando çerio já vaum tarde.
No kuarto ano todas as peçoas já çeraum reçeptivas a koizas komo a eliminaçaum do plural nos adjetivo e nos substantivo e a unificaçaum do U nas palavra toda ke termina kom L como fuziu xakau ou kriminau ja ke afinau a jente fala tudo iguau e açim fika mais faciu. Os kariokas talvez naum gostem de akabar com os plurau porke eles gosta de eskrever xxx nos finau das palavra mas vaum akabar entendendo. Os paulista vaum adorar. Os goiano vaum kerer aproveitar pra akabar com o D nos jerundio mas ai tambem ja e eskuliambaçaum.
No kinto ano akaba a ipokrizia de çe kolokar R no finau dakelas palavra no infinitivo ja ke ningem fala mesmo e tambem U ou I no meio das palavra ke ningem pronunçia komo por exemplo roba toca e enjenhero e de uzar O ou E em palavra ke todo mundo pronunçia como U ou I, i ai im vez di çi iskreve pur ezemplu kem ker falar kom ele vamu iskreve kem ke fala kum eli ki e muito milio çertu ? os çinau di interogaçaum i di isklamaçaum kontinuam pra jente çabe kuandu algem ta fazendu uma pergunta ou ta isclamandu ou gritandu kom a jenti e o pontu pra jenti sabe kuandu a fraze akabo.
Naum vai te mais problema ningem vai te mais eça barera pra çua açençaum çoçiau e çegurança pçikolojika todu mundu vai iskreve sempre çertu i çi intende muitu melio i di forma mais façiu e finaumenti todu mundu no Braziu vai çabe iskreve direitu ate us jornalista us publiçitario us blogeru us adivogado us eskrito i ate us politiko i u prezidenti olia ço ki maravilia.
Exercícios:1) A crônica acima é narrativa ou argumentativa?
2) Na sua opinião, a autora está fazendo uma proposta séria ou está sendo irônica?
3) O texto tem a peculiaridade de ir aplicando, à medida que avançam os parágrafos, as novas regras de simplificação propostas. Você achou fácil a leitura do último parágrafo, onde estão presentes todas essas regras?
4) Reescreva, em seu caderno, o último parágrafo aplicando a ele a norma-padrão.
5) O texto começa dizendo que o português é uma língua difícil. Você concorda com essa afirmação? Quais são suas maiores dificuldades na escrita da Língua Portuguesa?
6) A blogueira dá "alfinetadas" na pronúncia de cariocas, paulistas e goianos.
a) Segundo a autora, como os cariocas pronunciam o plural? E os paulistas?
b) O que significa acabar com o "d" do gerúndio? Dê exemplos, seguindo o raciocínio da autora, de como os goianos pronunciam o gerúndio.
c) Você acha que essas características da fala estão relacionadas apenas a esses estados? Na sua região, como é pronunciado o plural? E os gerúndios? E os infinitivos são pronunciados com ou sem o "r"?
POSTADO POR FABI BEHLING, in "http://atividadeslinguaportuguesa.blogspot.com/"
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Sim, Diogo. As atividades que não apresento fonte, foram atividades criadas por mim e publicadas no Blog. Não me causaste nenhum mal, e eu também não vistoriei todo o seu blog, como percebo que talvez vistoriaste o meu. Simplesmente me chamou a atenção a quantidade de atividades (últimas) que publicaste e que são exatamente iguais, sem nenhuma informação de onde tiraste. E é chato ver isso porque simplesmente parece cópia e creio que também não gostarias de que tudo o que postas aqui sejam simplesmente reproduzidas em um blog de igual proposta. Mas, cada um age conforme o que acredita... abraços e desculpe pelo comentário, estou excluindo-o
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