segunda-feira, 5 de março de 2012
Aula sobre o gênero Charge
ATIVIDADES DE LEITURA
1. Qual é a ironia explorada pelo autor do texto por meio do contraste entre a mensagem enviada pelo menino e a situação ilustrada na charge?
2. A “Charge” é um gênero que explora só a linguagem verbal, só a linguagem não-verbal, ou a linguagem mista? Explique.
ATIVIDADE DE USO DA LÍNGUA
3. Reconheça quais elementos exercem a função de núcleo (circulando-os) e quais exercem a função de determinante (sublinhando-os) nos seguintes sintagmas nominais, retirados na charge acima:
a) a Hora do Planeta
b) o planeta
c) minha contribuição
d) o esgotamento dos recursos naturais
e) os recursos naturais
Atividades de Leitura
4. Qual a ironia explorada nesse texto por meio das atitudes do menino?
a) a oposição entre não gastar energia e salvar o planeta
b) a conscietização a respeito de como esgotar os recursos naturais do planeta
c) a não conscientização de como salvar o planeta
d) a contradição entre salvar o planeta e gastar muita energia
Atividade de uso da Língua
5. No texto verbal da charge, a palavra “acabar” adquire o sentido de:
a) destruir
b) concluir
c) impedir
d) encerrar
ATIVIDADE DE PRODUÇÃO TEXTUAL
6) Que tal mobilizar a sua escola em prol do meio ambiente? Produzam uma charge que tenha como objetivo incentivar a comunidade escolar a reduzir o consumo de água, luz e papel em sua escola.
b) Publiquem as propagandas e charges produzidas pela turma numa rede social (como Orkut, Facebook, Blogs).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário