quinta-feira, 15 de março de 2012

Aula sobre Estrutura e Formação de Palavras



Observe a seguinte palavra:

escol-a
escol-ar
escol-arização
escol-arizar
sub-escol-arização

RADICAL – informa o significado da palavra. É a parte invariável.


PREFIXOS – antes do radical
AFIXOS
SUFIXOS – depois do radical


NOMINAIS – informam o gênero e o número dos nomes. Ex: lind o s / lind a s
DESINÊNCIAS
VERBAIS – informam o modo, o tempo, o número e a pessoa dos verbos:
Ex: brindá sse mos


VOGAL TEMÁTICA: vogal que, nos verbos, une o radical às desinências e indica a conjugação a que pertencem.
Ex: Cant a mos
Faz e ndo
Part i a

TEMA: parte constituída pelo radical e pela vogal temática.

PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS
DERIVAÇÃO – consiste em formar uma palavra derivada, a partir de outra, chamada primitiva.
a) Derivação prefixal: acréscimo de um prefixo. Ex: Infeliz
b) Derivação sufixal: acréscimo de um sufixo. Ex: felizmente
c) Derivação parassintética: acréscimo simultâneo de prefixo e sufixo. Ex: infelicidade
d) Derivação regressiva: quando há eliminação de morfemas (desinências, sufixos, etc) no final da palavra.
Ex: falar = fala / combater = combate / pular = pulo
e) Derivação imprópria: ocorre quando há mudança no sentido e na classe gramatical da palavra.
Ex: O monstro do filme não é tão feio. / Houve um comício monstro.
Subst. Adjetivo

O jantar está servido. / Vamos jantar?
Subst. Verbo


COMPOSIÇÃO – formar palavras por meio da união de dois ou mais radicais.
a) Composição por justaposição: não há alteração. Ex: quinta-feira / pé-de-meia / couve-flor
b) Composição por aglutinação: há alteração , há perda de alguns sons nas palavras componentes.
Ex: planalto (plano + alto) / embora (em + boa + hora) / aguardente (água + ardente)

ONOMATOPÉIA – palavras que reproduzem aproximadamente alguns sons. Ex: pingue-pongue / tique-taque / zunzum / cacarejar / miar / latir

ABREVIAÇÃO, SIGLAS E ABREVIATURAS – consiste em apresentar as palavras de modo resumido, para economizar tempo e espaço na comunicação falada e escrita.
a) Siglas – AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) ; OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) ; ONU (Organização das Nações Unidas)
b) Abreviação – as palavras são reduzidas. Ex: moto (motocicleta) / foto (fotografia) / quilo (quilograma) / pneu (pneumático)
c) Abreviaturas – p. (página) / RS (Rio Grande do Sul) / R. (rua)

ATIVIDADES: 
1) A uma ausência
(Antônio Barbosa Bacelar)

Sinto-me, sem sentir, todo abrasado
No rigoroso fogo que me alenta;
O mal, que me consome, me sustenta;
O bem, que me entretém, me dá cuidado.

Ando sem me mover, falo calado;
O que mais perto vejo, se me ausenta,
E o que estou sem ver, mais me atormenta;
Alegro-me de ver-me atormentado.

a) Indique o radical das palavras destacadas em negrito no texto.
b) Forme famílias de palavras (no mínimo 3 palavras) a partir dos radicais das palavras sublinhadas no texto.
c) Indique o radical, a vogal temática e o tema das seguintes formas verbais presentes no texto:
Abrasado:
Atormenta:

2) Leia este texto:

Por que os gagos conseguem cantar normalmente?

Porque o texto e o ritmo da canção já estão memorizados por eles. Assim, o gago não sofre tanto com a expectativa de que vá errar ou não ser entendido pelas outras pessoas a seu redor. Ele não precisa se preocupar com a elaboração do discurso, nem com a reação de quem ouve, e canta com facilidade. (Marcelo Duarte. O guia dos curiosos – Língua Portuguesa. São Paulo, 2003. P.80)

a) Indique o que as desinências destacadas nos nomes e nos verbos a seguir informam. Veja o exemplo:

Ex: memorizad o s: gênero (masculino) e número (plural)

Gag o: Pessoa s: Precisa va m:
Outr a s: Erra r:

3) Indique os itens em que o elemento mórfico destacado está incorretamente analisado:

a) Manobr ista: sufixo
b) Históri a: desinência nominal (gênero)
c) Re avalia sse mos: prefixo, desinência verbal modo-temporal, desinência verbal número-pessoal
d) Sufoc a m: vogal temática
e) Tinta s: desinência verbal número-pessoal

4) Classifique os morfemas destacados no texto abaixo em prefixos ou sufixos, justificando:

A arca desconjuntada Toda querendo sair
Parece que vai ruir (Vinícius de Moraes)
Entre os pulos da bicharada

5) Qual o elemento comum a todas essas palavras? Descreva o processo que formou cada uma delas.
a) Empapelar: b) Papelote: c) papel-jornal

6) Observe as palavras da manchete de jornal e responda ao que se pede:

“DESIGUALDADE: ONG anuncia criação de faculdade com maioria de alunos negros em SP” (Folha de S. Paulo, 08/05/2003)

a) Qual o processo de formação ocorreu na palavra desigualdade?

b) Qual o significado das siglas?

7) Leia este poema
Ceninha caseira

A família reunida
No almoço do domingo:
- Mãe, me dá laranjada.
- A laranja se acabou.
- Mãe, me dá limonada.
- O limão se acabou.

No almoço de domingo
Da família reunida
Ninguém pede amorada,
Que o amor, também se acabou.
(Sérgio Antunes. Relógio da sala. SP: Salesiana, 1986)

a) Qual o processo de formação das palavras laranjada, limonada e amorada?
b) Pelos primeiros versos, o que se espera que signifique amorada?
c) Qual o significado criado pelo poeta?

8) No poema a seguir, quais os dois processos de formação de palavras que predominam?
Enquanto o peixe-martelo
Bate: toque, toque, toque,
Peixe-serra vai serrado:
Roque, roque, roque, roque.
(Milton Camargo. In: Poesia fora da estante. Porto Alegre: Projeto, 1999. p. 67)

9) Encontre no quadro e copie uma palavra que possa exemplificar cada um dos processos de formação indicados:

Girassol coaxar dentista
Zé cabisbaixo supersônico
pesca Embratel emudecer

a) Derivação parassintética: f) derivação sufixal:
b) Abreviação: g) composição por aglutinação:
c) Derivação sufixal: h) composição por justaposição:
d) Sigla: i) derivação regressiva:
e) Onomatopeia:

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