quinta-feira, 28 de outubro de 2010
GABARITO: Atividade sobre informatividade e senso comum no texto dissertativo-argumentativo
# Respostas:
1.
a) No terceiro parágrafo; são apontadas como causas: crises econômicas problemas mentais, uso de drogas.
b) Não; são apenas mencionadas.
c) Revelam insegurança e pouco conhecimento do assunto.
2.
a) Não; desde o início o autor afirma ser praticamente impossível eliminar a violência da sociedade.
b) Apenas a de se precaver, não sendo sugerida concretamente nenhuma medida.
c) Resposta pessoal. Espera-se que o aluno perceba que a sugestão não é satisfatória.
3.
a) Não, pois o texto não consegue fazer uma análise das causas e consequências do problema nem apontar soluções.
b) A insatisfação do leitor deve-se à baixíssima informatividade do texto, responsável pela fragilidade deste quanto ao conteúdo.
4.
a) Não; estruturalmente ele é coerente.
b) Não, pois o texto precisa apresentar um nível adequado de informatividade, isto é, aprofundar adequadamente as ideias que fundamentam o ponto de vista do autor.
quarta-feira, 27 de outubro de 2010
Gabarito: Atividade com textos dissertativos sobre "participação da mulher na sociedade"
# Respostas:
1. A
2. B
3. D
4. C
5. B
6. D
sábado, 23 de outubro de 2010
sexta-feira, 22 de outubro de 2010
Gabarito: Atividade sobre o gênero textual "Meme de Internet"
# Respostas:
1- "Romeu e Julieta".
2- William Shakespeare.
3- Porque ela representa a marca Xbox e ele, a marca Playstation. Essas marcas são concorrentes no mercado atual. O meme está fazendo uma analogia ao amor proibido de Romeu e Julieta e às suas famílias, que viviam brigando.
4- Redes sociais, internet. Textos publicitários.
5. Em geral para criar uma mensagem de humor. Eles também são utilizados como uma forma de criar uma imagem de inteligência ou modismo.
quinta-feira, 21 de outubro de 2010
Gabarito: Atividade com propaganda de O Boticário (anúncio publicitário) intertextualidade com "Chapeuzinho Vermelho"
# Respostas:
1. A propaganda divulga os produtos da marca "O Boticário"
2. Intertextualidade com a obra "O Chapeuzinho Vermelho"
3. A imagem de Chapeuzinho Vermelho como uma mulher bem cuidada, forte, independente e determinada.
4. O texto verbal apresenta que Chapeuzinho Vermelho não é submissa ao Lobo Mau, pelo contrário.
5. Que em ambos os textos Chapeuzinho Vermelho é apresentado como uma mulher forte, independente e determinada.
6. Às mulheres adultas
7. Implicitamente, o argumento que foi usado foi de que as mulheres devem usar os produtos de O Boticário para ficarem lindas e fortes.
8. Convence porque toda mulher se sente bem ao ser associada a uma personagem dos contos de fadas (princesas, branca de neve, cinderela, Chapeuzinho Vermelho).
9. A imagem de uma bela mulher, bem maquiada e sensual.
quarta-feira, 20 de outubro de 2010
Gabarito: Atividade sobre literatura de cordel
# Respostas:
quinta-feira, 14 de outubro de 2010
GABARITO: Atividade sobre ambiguidade II
Resposta:
a) "... o uso comum de pentes e escovas pode ser transmitido."
"... e se o parasita picar outra espécie que não seja a sua, morre(...)"
b) "... o uso comum de pentes e escovas pode transmiti-lo".
"... e se o parasita picar outra espécie que não seja o seu hospedeiro habitual, morre".
c) Não é o uso de pentes que se transmite, e sim o piolho.
Aula sobre coerência
Leia o texto a seguir e responda às questões propostas:
“João Carlos vivia em uma pequena casa construída no alto de uma colina, cuja frente dava para leste. Desde o pé da colina se espalhava em todas as direções, até o horizonte, uma planície coberta de areia. Na noite em que completava trinta anos, João, sentado nos degraus da escada colocada à frente de sua casa, olhava o sol poente e observava como a sua sombra ia diminuindo no caminho coberto de grama. De repente, viu um cavalo que descia para sua casa. As árvores e as folhagens não o permitiam ver distintamente; entretanto observou que o cavalo era manco. Ao olhar de mais perto verificou que o visitante era seu filho Guilherme, que a vinte anos tinha partido para alistar-se no exército, e, em todo esse tempo, não havia dado sinal de vida. Guilherme, ao ver seu pai, desmontou imediatamente, correu até ele, lançando-se nos seus braços e começando a chorar” (KOCH & TRAVAGLIA, 2003).
Exercícios:
terça-feira, 12 de outubro de 2010
Gabarito: Atividade sobre ambiguidade
Resposta:
a) "A portaria proíbe ainda os menores de 18 anos de irem a motéis e rodeios sem a companhia ou autorização dos pais."
b) Que menores de 18 anos só podem ir a motéis com os pais.
c) A portaria proíbe ainda os menores de 18 anos de irem a motéis sem autorização dos pais ou a rodeios sem a companhia ou autorização da família.
sexta-feira, 8 de outubro de 2010
Gabarito: Atividade sobre variedade padrão e não padrão a partir do compositor Adoniran Barbosa
quarta-feira, 6 de outubro de 2010
Gabarito: Atividade a partir de um poema de Patativa do Assaré | Variedades linguísticas
# Respostas:
1. B
2. D
3. “Escute o que estou dizendo,
Senhor doutor, senhor coronel:
De fome, estão padecendo
meus filhos e minha mulher.
Sem briga, nem guerra,
Consiga nesta grande terra
um trabalho para mim!
Tenha pena do agregado
Não me deixe deserdado
Daquilo que Deus me deu”.
sexta-feira, 1 de outubro de 2010
Gabarito: Atividades sobre Variedades Linguísticas (2)
# Respostas:
1.
a) "Olá, Orelha!"
b) "Tudo bem, amigo!"
2. Que o personagem Orelha possui um vocabulário pouco variado na sua comunicação do dia a dia, comum ao grupo social a que ele pertence.
3. O humor reside no fato de que Luke, quando perguntado o que havia achado do Orelha, respondeu apenas "Cabeça", ou seja, respondeu seguindo o padrão da comunicação do Orelha. E a palavra "Cabeça" é uma gíria que significa "gente boa".
4.
a) Sim, a linguagem usada por eles é adequada porque faz parte do grupo social com o qual eles convivem.
b) O Orelha poderia ter estranhado o jeito diferente que o amigo havia lhe cumprimentado, por considerá-lo muito formal.