# Respostas:
1. O cartunista faz uma sátira com uma expressão muito utilizada atualmente na fala de algumas pessoas. Relacione as falas ao desenho das personagens:
a. Resposta: Meio e meio que.
b. Resposta: Elas foram desenhadas pela metade, apenas da barriga para baixo, sem tronco e cabeça.
c. Resposta: Nesse caso, meio significa "metade".
2.
a. Resposta: Respectivamente, complexo (adjetivo) e confuso (adjetivo).
b.Resposta: Em parte, parcialmente, um pouco.
c.
- Resposta: É uma situação meio complexa.
- Resposta: Andamos meio confusos.
- Resposta: Ando meio confusa.
d. Resposta: Não.
e. Resposta: Advérbio.
3.
a. pessoas que utiliza mais essa expressão? Justifique sua resposta.
Resposta: Em contextos menos formais, na fala de pessoas jovens, em sua maioria, pois se trata de uma expressão que funciona como uma gíria.
b. Resposta: Em todas as ocorrências, ela enfraquece o conteúdo da frase, pois dá uma ideia de dúvida, de menos compromisso com o que é dito, como se a novela não fosse de fato um passatempo, ou se as pessoas não estivessem mesmo testando, ou se a divulgação não ajudasse realmente.
4. Resposta: A crítica de que esse uso do termo meio que está se tornando algo como um vício de linguagem e ocorre mesmo em situações em que ele não caberia, apenas por hábito.
5. Resposta: O título faz referência a uma "Terra do Meio", um lugar onde supostamente todos os habitantes utilizam indiscriminadamente a palavra meio e a expressão meio que em todas as suas falas. Por isso, todos são pessoas pela metade, isto é, não são completas, não têm opiniões firmes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário