terça-feira, 5 de maio de 2020

Aula sobre Modernismo (3ª fase) - poesia de João Cabral de Melo Neto



# MODERNISMO NO BRASIL (TERCEIRA FASE)
Na terceira fase do modernismo - também chamada de “Geração de 45”, os escritores possuíam uma atitude mais formal, em oposição ao espírito radical, contestador e de liberdade desenvolvido na Semana de 1922.

# Características
As principais características da terceira geração modernista são: academicismo; retorno ao passado; oposição à liberdade formal; experimentações artísticas (ficção experimental); realismo fantástico (contos fantásticos); retorno à forma poética (valorização da métrica e da rima); influência do Parnasianismo e Simbolismo; inovações linguísticas e metalinguagem; regionalismo universal; temática social e humana; linguagem mais objetiva.

O texto abaixo é uma do poema "O relógio", do poeta João Cabral de Melo Neto, da Terceira Fase do Modernismo. Nota-se que cada estrofe é composta por quatro versos (linhas), o que demonstra a preocupação do poeta com o rigor formal.

Ao redor da vida do homem
há certas caixas de vidro,
dentro das quais, como em jaula,
se ouve palpitar um bicho.

Se são jaulas não é certo;
mais perto estão das gaiolas
ao menos, pelo tamanho
e quadradiço de forma.

Uma vezes, tais gaiolas
vão penduradas nos muros;
outras vezes, mais privadas,
vão num bolso, num dos pulsos.

Mas onde esteja: a gaiola
será de pássaro ou pássara:
é alada a palpitação,
a saltação que ela guarda;

e de pássaro cantor,
não pássaro de plumagem:
pois delas se emite um canto
de uma tal continuidade

que continua cantando
se deixa de ouvi-lo a gente:
como a gente às vezes canta
para sentir-se existente.

# Questões:
1. Nas duas primeiras estrofes, o poeta usa duas metáforas para se referir ao "relógio": "jaula" e "gaiola". Isso ocorre porque essas duas palavras possuem ideia de
a) conexão
b) prisão
c) ciclo
d) vida
RESPOSTA

2. Nos versos "se ouve um bicho... / de pássaro cantor", as palavras "bicho" e "pássaro se referem a que parte do relógio?
a) os ponteiros
b) a que produz som
c) as várias engrenagens
d) a pulseira
RESPOSTA
 
3. O que podemos interpretar nos versos "a gente às vezes canta / para sentir-se existente"?
a) às vezes o homem tenta se expressar simplesmente para sentir que está vivo
b) o poeta procurar destacar o fato de sempre pensar em sobrevir ao tempo
RESPOSTA

4. Qual o nível de linguagem predominante neste poema?
a) informal
b) coloquial
c) culto
d) cotidiano
RESPOSTA

5. Considerando a rigidez da estrutura do poema (estrofes e versos) e pelo emprego fiel da pontuação, podemos afirmar que o poeta faz uso de
a) versos livres
b) versos padrões
RESPOSTA

6. No verso "se deixa de ouvi-lo a gente" (última estrofe), o pronome "lo" se refere a qual palavra expressa anteriormente?
a) bolso
b) homem
c) pássaro
d) bicho
RESPOSTA
 
7. No verso "pois delas se emite um canto" (penúltima estrofe), a conjunção "pois" indica ideia de
a) oposição
b) conclusão
c) explicação
d) adição
RESPOSTA
 
8. No verso "Como a gente às vezes canta" (último verso), a conjunção "como" indica a ideia de
a) causa
b) comparação
c) condição
d) conformidade

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