segunda-feira, 1 de junho de 2020
Atividade sobre "discurso direto" e "discurso indireto"
1. Marque (1) para discurso direto e (2) para discurso indireto.
a) ― Não é ninguém, é o padeiro.
b) O diretor confirmou que todos sairão.
c) A mulher disse que não estava bem.
d) ― Qual é o problema do ser humano atualmente? ― perguntou o rapaz.
2. Observe o diálogo da peça “Higienizar as mãos”:
Médica 1 ― Você sabia que o simples gesto de lavar as mãos pode evitar contrair doenças? É imprescindível que as mãos sejam lavadas o maior número de vezes ao dia, e não só quando você acha que está suja, bactérias, fungos e vírus são invisíveis a olho nu, mas bastou pegar uma conjuntivite pra sentir a ação deles.
Paciente 1 ―Mas Doutora, não dá tempo, a correria do dia a dia impede-nos de lembrar que é necessário lavar as mãos sempre.
a) Há, obviamente, a presença do discurso direto. Cite um elemento que comprove isso.
b) A primeira parte da fala da médica está destacada. Passe-a para o discurso indireto.
3. Encontra-se abaixo um pequeno diálogo. Observe o contexto e complete-o com discursos diretos ou indiretos.
― Do que o ser humano precisa para viver?
― O ser humano precisa de muita inteligência e fé.
― Mas isso não fará sentido, se não tivermos força de vontade.
4. Os discursos abaixo são indiretos. Transforme-os em diretos. Siga o exemplo.
Ex.: O estudante falou que a prova está bem fácil.
― A prova estava bem fácil. ― Falou o estudante.
a) A mulher declarou que não ia conseguir subir as escadas.
b) O jovem garantiu que voltaria cedo.
c) O médico solicitou que o paciente ficasse quieto.
d) O gerente garantiu que devolveria o dinheiro.
# RESPOSTAS (GABARITO)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Atividade maravilhosa.
ResponderExcluirParabéns!