domingo, 10 de abril de 2022

Atividade sobre variedades linguísticas (textos variados)



1. Leia os textos e, com base em quando, por quem e onde foram provavelmente produzidos, relacione, em seu caderno, cada um dos itens a seguir.

Texto 1
Poeta, cantô da rua,
Que na cidade nasceu,
Cante a cidade que é sua,
Que eu canto o sertão que é meu.

Se aí você teve estudo,
Aqui, Deus me ensinou tudo,

Sem de livro precisá
Por favô, não mêxa aqui,
Que eu também não mexo aí,
Cante lá, que eu canto cá.
[...]
(Patativa do Assaré. Cante lá que eu canto cá. Filosofia de um trovador nordestino. 16ª ed. Petrópolis: Vozes, 1978.)

Texto 2
Tão gostoso e saudável para seus filhos! Porque o refrescante e inigualável Guaraná Brahma é feito com o genuíno guaraná natural da impressionante selva amazônica!
(Disponível em: http://brechosdacris.blogspot.com.br/2013/06/jornal-das-mocas.html. Acesso em: 20/5/2015.)

Texto 3
Guaraná Antártica. Todo mundo quer. Só a gente tem.
(Disponível em: http://marquesmarketing.com.br/tag/refrigerante/. Acesso em: 20/5/2015.)

Texto 4
- Neksetá?
- Tokicocê
- Nôndikikocê?
- Trazdocêssô
- Faverdadsô. Oncocetá?
- Eu toonkocetá
- Maonkotô?
- Onkocetássô??? Cetáonkotô!
- Numtotivenusô!
- To-inaí!
[...]
(Disponível em: http://angelorigon.com.br/2014/05/21/ um-apelo-ao-juliano-e-beija-flor/. Acesso em: 14/8/2015.)

Texto 5
- Mas bah! Tá frio viu!
- Tchê, mas aquele minuano de ontem tava de renguear cusco.
- Barbaridade!
(Disponível em: http://andreanunes.blogspot.com.br/ search?q=Mas+bah!+T%C3%A1+frio+viu!. Acesso em: 20/5/2015.)

a. propaganda de guaraná da década de 1950

b. sátira de dois mineiros conversando por celular

c. diálogo tipicamente gaúcho

d. poema de Patativa do Assaré, poeta popular nordestino, de 1978

e. propaganda de guaraná, de 2014

2. Nem sempre as regras da norma-padrão podem ser aplicadas aos usos cotidianos da língua. Todas as construções abaixo seguem as regras da norma-padrão, embora algumas delas possam soar estranhas até mesmo a falantes mais escolarizados. Leia-as.

Alugam-se apartamentos.
Fá-lo-ei se assim quiser.
Vi-a passar por mim ontem.
Prefiro legumes a verduras.

Os brasileiros estamos insatisfeitos.
Houve muitas brigas na sala.
Aprendamos todos os preceitos.
A reforma com cujo plano não concordei foi realizada.

a. Quais construções soam estranhas para você?

b. Discuta com os colegas e o professor: Quais outras construções equivalem às apresentadas?

Fonte: Português: Linguagens, William Cereja et al.

Nenhum comentário:

Postar um comentário