Identifique a função da linguagem ( emotiva, referencial, conativa, poética, fática ou metalinguística) predominante nos textos a seguir.
a. TEXTO 1
Envergo, mas não quebro
Se por acaso pareço
E agora já não padeço
Um mal pedaço na vida
Saiba que minha alegria
Não é normal todavia
Com a dor é dividida
Eu sofro igual todo mundo
Eu apenas não me afundo
Em sofrimento infindo
[...]
(Lenine. Disponível em: http://letras.mus.br/lenine/1979026/. Acesso em: 12/6/2015.)
b. TEXTO 2
FONTE: (Disponível em: https://clinicamoove.files.wordpress.com/2012/04/ciclista.jpg. Acesso em: 12/7/2015.) CRÉDITOS: Leo Burnett Tailor Made/Fiat
c. TEXTO 3
Ortografia
Costumava-se distinguir entre creação e criação. Exemplo: a creação de um poema, a criação de galinhas. Era limpo e nítido. Nada de confusões. Mas agora que tudo é um, como diziam os clássicos, ficou irremediavelmente perdido o que escrevi, um dia:
"Deus creou o mundo e o diabo criou o mundo". E agora? Para explicar tudo isso em mais palavras - o que seria um verdadeiro crime - imaginem os circunlóquios que eu teria de fazer... Não faço!
(Mário Quintana. Caderno H. São Paulo: Globo, 2006. p. 245.)
d. TEXTO 4
Por que as teclas do teclado não estão em ordem alfabética?
A distribuição das teclas nos teclados já despertou a dúvida de muita gente: Por que as letras não estão em ordem alfabética? Qual o critério utilizado?
Na verdade, a ordem das letras no teclado é apenas uma cópia do padrão da máquina de escrever, criada e patenteada pelo inventor americano Christopher Scholes. Com o intuito de organizar as teclas aproximando os pares de letras mais usados na língua inglesa, Scholes aperfeiçoou a ideia de James Densmore, seu parceiro comercial, e criou o teclado QWERTY, nome dado devido à disposição das primeiras seis teclas.
A partir daí, o padrão desenvolvido pelo americano se tornou bastante popular em todo o mundo, tendo sido incorporado na grande maioria dos teclados de computadores. No Brasil, cerca de 99% dos teclados estão no padrão QWERTY.
[...]
(Disponível em: http://www.mundoeducacao.com/curiosidades/por-que-as-teclasteclado-nao-estao-ordem-alfabetica.htm. Acesso em: 12/7/2015.)
e. TEXTO 5
f. TEXTO 6
Amar-amaro
Porque amou por que a!mou
se sabia
p r o i b i d o p a s s e a r s e n t i m e n t o s
ternos ou sodarepsesed
nesse museu do pardo indiferente
me diga: mas por que
amar sofrer talvez como se morre
de varíola voluntária vágula ev
idente?
ah PORQUEAMOU
e se queimou
todo por dentro por fora nos cantos nos
[ecos
lúgubres de você mesm(o,a)
irm(ã,o) retrato espéculo por que amou?
se era para
ou era por
como se entretanto todavia
toda via mas toda vida
é indagação do achado e aguda
[espostejação
da carne do conhecimento, ora veja
permita cavalheir(o,a)
amig(o,a) me revele
este malestar
cantarino escarninho piedoso
este querer consolar sem muita convicção
o que é inconsolável de ofício
a morte é esconsolável consolatrix
[consoadíssima
a vida também
tudo também
mas o amor car(o,a) colega este não
[consola nunca de núncaras.
(Carlos Drummond de Andrade. Antologia poética. Rio de Janeiro: José Olympio, 1978. p. 180.)
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