domingo, 10 de abril de 2022

Atividade sobre Trovadorismo a partir de uma cantiga satírica de D. Pedro



Na cantiga satírica a seguir, D. Pedro, Conde de Portugal, se refere a uma freira que se chamava Mor Martins Camela e a um rabi (líder religioso de comunidade judaica) que tinha o sobrenome Bodalho.

Natura das animalhas
que son dũa semelhança
é de fazeren criança,
mais des que son fodimalhas.
Vej'ora estranho talho
qual nunca cuidei que visse:
que emprenhass' e parisse
a camela do bodalho.

As que son dũa natura
juntan-s' a certas sazões
e fazen sas criações;
mais vejo já criatura
ond'eu non cuidei veê-la;
e poren me maravilho
de bodalho fazer filho,
per natura, na camela.

As que son, per natureza,
corpos dũa parecença
juntan-s' e fazen nacença, -
esto é sa dereiteza:
mais non coidei en mia vida
que camela se juntasse
con bodalh' (e) emprenhasse
(e) demais seer d'el parida.

É próprio dos animais
que da mesma espécie são
fazer filhos: para a função
têm órgãos naturais.
Mas vejo eu um caso raro
o qual não cuidei que visse:
que emprenhasse e que parisse
a camela do bodalho.

Os de idêntica natura
juntam-se em certos momentos
para engendrar seus rebentos;
mais eis que uma criatura
vejo onde não cuidei vê-la
e com tal me maravilho:
Bodalho fazer um filho
naturalmente a camela.

Esses a que a natureza
deu igual conformação
unem-se e nessa união
fazem filhos com justeza.
Mas não vi em minha vida
camela que se juntasse
com bodalho, engravidasse
e dele fosse parida.
(D. Pedro, Conde de Portugal. In: Cantares dos trovadores galego-portugueses, cit., p. 260-1.)

# Questões:
1. Para criticar a relação amorosa da freira com o rabi, o eu lírico faz, ironicamente, um jogo de palavras.
a. Em que consiste esse jogo?

b. Conclua: Na cantiga, as palavras camela e bodalho são empregadas em sentido literal ou figurado?

2. O eu lírico reitera ao longo da cantiga que a camela e o bodalho não são semelhantes por serem de espécies diferentes.
a. Com base na leitura do texto e nas informações dadas sobre a freira e o rabi, responda: Por que eles são considerados de espécies diferentes?

b. O eu lírico sugere que a relação da camela com o bodalho é um desvio da natureza. Que elementos do texto dão sustentação a essa ideia?

3. As cantigas satíricas medievais criticam comportamentos e costumes de personalidades da aristocracia ou de determinados grupos sociais e, ao fazer isso, revelam determinados valores e preconceitos da época.
a. Que críticas são feitas na cantiga de D. Pedro?

b. Que tipo de preconceito a cantiga revela?

Fonte: Português: Linguagens, William Cereja et al.

Nenhum comentário:

Postar um comentário