HORA DE ESCREVER
Como a carta aberta, a carta de leitor também tem um caráter opinativo-argumentativo. A especificidade da carta de leitor e a diferença entre ela e a carta aberta dizem respeito essencialmente aos interlocutores envolvidos. Enquanto na carta aberta se escreve para um público amplo, mesmo que ela seja dirigida a um ou mais remetentes específicos, a carta de leitor tem como principal objetivo o contato direto com o meio de comunicação que veiculou uma notícia ou uma reportagem específica, a fim de fazer um comentário ou sugerir uma nova pauta. Seguem três propostas de produção de cartas de leitor, para publicação no jornal que será montado no final da unidade. Combine com seu professor a melhor maneira de produzi-las.
1. Escolha, individualmente ou em votação pela classe, uma matéria publicada por um veículo de comunicação importante em sua cidade que mereça ser comentada, quer com elogios, quer com uma crítica negativa. Individualmente ou em conjunto com a classe, escreva(m) uma carta de leitor comentando a matéria e aguarde(m) a edição seguinte para ver se ela será publicada. Para decidir se a carta será produzida individualmente, em grupo ou em conjunto pela classe, discuta com os colegas e o professor:
- O que é mais conveniente: cada aluno enviar uma carta individual ou ser enviada uma única carta, assinada em nome da classe?
- O assunto tratado na matéria é do interesse de todos os alunos ou apenas de alguns?
2. Individualmente, escolha uma matéria publicada em uma das revistas produzidas em grupo no projeto da unidade 3 e comente-a em uma carta de leitor. Encaminhe sua carta ao grupo responsável pela revista em que o texto foi publicado.
3. No capítulo 1 desta unidade, você produziu, em grupo, um editorial. Após troca de editoriais entre os grupos, escolha um que você julgue merecer comentários, positivos ou negativos. Escreva uma carta de leitor e a encaminhe ao grupo responsável pelo jornal que publicou o editorial, a fim de que ela seja avaliada para possível publicação no jornal, que o grupo produzirá no projeto desta unidade.
Atenção professor: Se necessário, organize a atividade de modo que todos os grupos recebam ao menos três cartas de leitor direcionadas ao editorial que produziram, para que possam ter material a ser selecionado na edição do jornal. Fim da observação.
ANTES DE ESCREVER
Planeje sua carta de leitor, seguindo estas orientações:
- Leia atentamente a matéria escolhida, selecionando pontos que julga serem merecedores de elogio e pontos que, a seu ver, possam ser alvo de crítica negativa.
Fonte: Português: Linguagens, William Cereja et al.
Nenhum comentário:
Postar um comentário