Leia este anúncio da marca de moto Harley-Davidson:
FONTE: (Disponível em: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhHe2g0AJZ8nPFymBmamKn6UISESOQZZd1hqDiPHr5ShyrigDjDOcUhcVa1-JJuWfg3SGsJwSXoJTGe3blx_EWo6E2f5CSGMtKsRLyxqwHHkVAJMzoGig78N8aze3yBFCLInm3ARMZ1KGZV/s1600-h/8731.jpg. Acesso em: 13/8/2015.) CRÉDITOS: Loducca22
1. O enunciado principal do anúncio lembra textos de enciclopédia, pois informa sobre determinada palavra.
a. Qual é essa palavra?
b. Qual é o trecho do enunciado que se assemelha a textos de enciclopédia?
c. Tendo em vista essa semelhança, qual função da linguagem predominante se espera que o texto teria? Justifique sua resposta.
2. O trecho "um cara que tava louco pra comprar uma coisa", do enunciado, é compatível com o tom que, em geral, é utilizado em enciclopédias? Justifique sua resposta com elementos do enunciado.
3. Para os fãs do motociclismo, a moto anunciada é um ícone, um mito, e por sua tradição está entre as mais cobiçadas por eles. Seus primeiros modelos foram produzidos para competir em corridas no começo do século XX, mas, com o passar do tempo, ela passou a ser utilizada também nas cidades. No enunciado inferior do anúncio, lê-se:
"Street Rod. Nascida nas pistas. Criada nas ruas."
a. Levante hipóteses: Qual relação se pode estabelecer entre os verbos nascer e criar utilizados nesse enunciado?
b. Que imagem da moto a utilização desses verbos transmite?
4. Levante hipóteses: A informação dada no enunciado principal sobre a origem da palavra mencionada corresponde à realidade? Justifique sua resposta.
5. Considere a parte não verbal do anúncio.
a. Que elementos compõem a imagem que a constitui?
b. Levante hipóteses: Que sentidos essa imagem procura associar ao produto anunciado?
6. Considerando o anúncio no conjunto, responda:
a. Qual é a sua finalidade principal?
b. Assim, que função da linguagem predomina nesse texto?
7. Tendo em vista as respostas das questões anteriores, conclua:
a. Qual estratégia o anúncio utiliza para tentar atingir seu objetivo?
b. Que imagem essa estratégia ajuda a construir e a associar ao produto anunciado?
Nenhum comentário:
Postar um comentário