sexta-feira, 22 de abril de 2022

Atividade sobre literatura portuguesa a partir de um soneto de Camões



"Retrato de uma jovem" (1485), Domenino Ghirlandaio 
Você vai ler um texto de Luis de Camões, o principal poeta do Classicismo português e um dos grandes escritores da literatura universal. Trata-se de um poema lírico.

Quem vê, Senhora, claro e manifesto
o lindo ser de vossos olhos belos,
se não perder a vista só em vê-los,
já não paga o que deve a vosso gesto.

Este me parecia preço honesto;
mas eu, por de vantagem merecê-los,
dei mais a vida e alma por querê-los,
donde já me não fica mais de resto.

Assi que a vida e alma e esperança
e tudo quanto tenho, tudo é vosso,
e o proveito disso eu só o levo.

Porque é tamanha bem-aventurança
o dar-vos quanto tenho e quanto posso,
que, quanto mais vos pago, mais vos devo.
(Sonetos de Luís de Camões. São Paulo: Ateliê, 2001. p. 62.)

# Questões:
1. Ao retornar da Itália, em 1527, Sá de Miranda passou a divulgar no seu país certas formas poéticas cultivadas pelos humanistas, entre eles Dante e Petrarca. O poeta trouxe um novo tipo de verso, mais flexível que as redondilhas, que, em Portugal, foi chamado de "medida nova".
a. Faça a escansão do primeiro verso dos textos 1 e 2 e depois responda: Qual é a métrica da medida nova?

b. O "soneto italiano" também chegou a Portugal por meio de Sá de Miranda. O texto 2 é um soneto. Observe-o e responda: Quantos versos essa forma poética tem? Como esses versos são dispostos nas estrofes?

c. Com base no boxe "O soneto e as rimas", responda: O soneto em estudo apresenta rimas? Se sim, qual é o esquema de rimas?

2. No soneto lido, o eu lírico fala da amada e da devoção que tem por ela.
a. Aos olhos do eu lírico, quais são as características da amada? Comprove sua resposta com elementos do texto.

b. Para o eu lírico, qual é o pagamento justo pela felicidade de poder contemplá-la?

c. Qual pagamento ele fez?

d. Qual é o sentimento do eu lírico em fazer tal pagamento?

3. No Classicismo, o conceito trovadoresco do amor, no qual a mulher é idealizada e inacessível, foi aprofundado e enriquecido com as concepções filosóficas de Platão. Leia o boxe "Uma perspectiva do amor: o neoplatonismo renascentista" e depois responda:
a. Pode-se dizer que o poema lírico de Camões expressa a visão neoplatônica do amor? Por quê?

b. Releia a última estrofe do poema e, tendo em vista as concepções do neoplatonismo renascentista, explique a ideia presente no verso "... quanto mais vos pago, mais vos devo", que encerra o poema.

Fonte: Português: Linguagens, William Cereja et al.

Nenhum comentário:

Postar um comentário