Leia este texto de Roberto Pompeu de Toledo:
FONTE: Nelson Provazi
A farsa cruel de um ponto de exclamação
A greve continua! Assim terminava o comunicado expedido na segunda-feira passada pelo comando de greve do Andes - o Sindicato Nacional dos Docentes de Ensino Superior -, dando conta das últimas notícias do movimento deflagrado já lá iam mais de oitenta dias nas universidades federais. O ponto de exclamação ao fim da frase dizia mais de suas intenções do que as palavras. Caso estivesse escrito "A greve continua", sem ponto de exclamação, se trataria de uma informação, não mais que isso, aos associados.
O ponto de exclamação mudava tudo. Conferia à frase épicos tons de heroísmo, de ardor pela causa, de brado retumbante. Não, a questão não era apenas que a greve continuava. Era que a greve continua!
O ponto de exclamação, até pela forma, representava uma espada desembainhada contra o inimigo. En garde! Era um convite à arremetida contra o tirano, o opressor, o infiel. Ele vai ver só! Quem vai ver? Quando há greve numa fábrica, quem "vai ver só" é o patrão, que sentirá seus efeitos no bolso. Numa greve em universidade, com perdão para repisar no óbvio, são os alunos. É contra eles, ao fim e ao cabo, que se produzem seus resultados.
[...]
[...] "A greve continua!" é irmã gêmea de "A luta continua!". Que por sua vez é prima de "o povo unido jamais será vencido!" e cunhada de "Abaixo a ditadura!". Pertencem todas a uma família de slogans apropriados ao combate contra os regimes castradores de direitos e opressores do povo. Tiveram seu papel durante o regime militar. Na democracia devem ser usados com cuidado. Quando menos, o cuidado de verificar se o direito de um - o de greve, da parte do docente - não fere o do outro - o de ter aulas, da parte do estudante. [...] (Veja, edição 1933)
# Questões:
1. O texto é parte de um artigo de opinião que tem, como tema, a greve em universidades federais.
a. Qual é a posição do autor a respeito do movimento?
b. Qual é o principal argumento utilizado pelo autor para justificar seu ponto de vista?
2. O autor introduz seu texto de forma curiosa, explorando o sentido do ponto de exclamação empregado na frase "A greve continua!". Segundo ele, "o ponto de exclamação ao fim da frase dizia mais de suas intenções do que as palavras".
a. Para ele, que conotação tem o ponto de exclamação nessa frase?
b. Na sua opinião, que outros sentidos poderiam ser atribuídos ao ponto de exclamação, na mesma situação descrita pelo autor?
c. Para o autor, se no comunicado estivesse escrito "A greve continua", a frase seria apenas uma informação, não mais do que isso. Você concorda com a opinião do autor? Justifique sua resposta.
d. Que novo sentido o enunciado teria, caso terminasse com reticências?
3. Há, no texto, outras situações em que o ponto de exclamação também foi utilizado. Observe:
- "Ele vai ver só!"
- "o povo unido jamais será vencido!"
- "Abaixo a ditadura!"
- "A luta continua!"
a. Em qual ou quais dessas frases o sentido expresso pelo ponto de exclamação é igual ao daquele empregado na frase "A greve continua!"?
b. Crie duas frases empregando o ponto de exclamação, de modo que ele expresse, respectivamente: alegria, ordem, surpresa.
4. No primeiro e no último parágrafo, o autor fez uso de travessões. Em geral, os travessões são usados para adicionar uma informação complementar, ou para esclarecer, explicar ou ampliar o sentido de uma palavra ou ideia anteriormente expressa. Observe o emprego desse sinal de pontuação e conclua: Com que função eles foram utilizados no texto?
5. As aspas também foram empregadas em algumas situações do texto, como:
- "A greve continua!"
- "A greve continua"
- "vai ver só"
Compare as três situações e conclua: Com que finalidade as aspas foram empregadas?
6. Observe o emprego da vírgula nestes trechos do texto:
- "Conferia à frase épicos tons de heroísmo, de ardor pela causa, de brado retumbante."
- "Era um convite à arremetida contra o tirano, o opressor, o infiel."
- "Caso estivesse escrito 'A greve continua', sem ponto de exclamação, se trataria de uma informação, não mais que isso, aos associados."
a. O que justifica o emprego das vírgulas no primeiro enunciado?
b. E no segundo enunciado?
c. No terceiro enunciado, as expressões sem ponto de exclamação e não mais que isso foram empregadas entre vírgulas. O que justifica o emprego das vírgulas nesses casos?
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