Seguem duas propostas de produção de resenha crítica.
1. Escolha um produto ou um bem cultural que você queira recomendar: um show, um evento, um local, um CD ou um DVD, um filme, um produto de beleza, um jogo, entre outras opções. Escreva uma resenha crítica, fazendo essa recomendação com base em sua experiência pessoal.
2. Escolha um produto ou um bem cultural com o qual você tenha tido uma má experiência, e que, portanto, não queira recomendar: um show, um evento, uma exposição, um CD ou um DVD, um filme, um produto de beleza, um jogo, entre outras opções. Com base em sua experiência pessoal, escreva uma resenha crítica, sugerindo ao leitor que não consuma o produto ou o bem cultural.
ANTES DE ESCREVER
Planeje sua resenha crítica, seguindo estas orientações:
- Decida qual produto ou bem cultural será o objeto da sua resenha e a que público você vai se dirigir.
- Tenha clareza quanto ao objetivo principal do seu texto: recomendar ou não recomendar o produto ou bem cultural.
- Anote pontos positivos e pontos negativos a serem mencionados no texto.
- Decida se a recomendação ou não recomendação que você fará será explícita ou se você prefere deixá-la implícita, por meio de elogios ou de comentários negativos.
- Apresente o produto ou o bem cultural resenhado, situando-o no contexto de que ele faz parte, ou seja, comparando-o com similares a ele.
- Demonstre ter conhecimento sobre o produto ou o bem cultural. Se julgar necessário, leia outros textos com opiniões de especialistas e autoridades no assunto, a fim de fundamentar bem sua opinião.
- Evite fazer spoiler.
- Procure mencionar o conhecimento e a experiência pessoal que você tem e explicar clara e objetivamente os motivos que o levaram a formar sua opinião.
- Ainda que sua opinião não fique explicitada por meio de expressões como Minha opinião é, Penso que ou similares, construa seu texto de maneira que o leitor, ao terminar de lê-lo, tenha clareza quanto ao seu ponto de vista.
- Considerando o público em vista e o contexto de circulação de seu texto, empregue uma linguagem menos ou mais formal.
Fonte: Português: Linguagens, William Cereja et al.
Nenhum comentário:
Postar um comentário