sábado, 2 de abril de 2022

Atividade sobre pontuação a partir de um trecho do romance "Os Maias", de Eça de Queirós



LEGENDA: Os amantes (1875), de Pierre Auguste Renoir.

Leia o parágrafo que segue, extraído do romance "Os Maias", do escritor português Eça de Queirós:

"A carruagem parara no Ramalhete. Ega subiu como costumava, pela escada particular de Carlos. Tudo estava apagado e mudo. Acendeu a sua palmatória; entreabriu o reposteiro dos aposentos de Carlos; deu alguns passos tímidos no tapete, que pareceram já soar tristemente. Um reflexo de espelho alvejou ao fundo, na sombra da alcova. E a luz caiu sobre o leito intato, com a sua longa colcha lisa, entre os cortinados de seda. Então a ideia que Carlos estava àquela hora na Rua de S. Francisco, dormindo com uma mulher que era sua irmã, atravessou-o com uma cruel nitidez, numa imagem material, tão viva e real, que ele viu-os claramente, de braços enlaçados, e em camisa... Toda a beleza de Maria, todo o requinte de Carlos, desapareciam. Ficavam só dois animais, nascidos do mesmo ventre, juntando-se a um canto como cães, sob o impulso bruto do cio!"

1. No início desse parágrafo, há três frases curtas.
a. Que outra redação poderia ter sido dada a essas frases, fazendo uso apenas de sinais de pontuação diferentes?

b. Compare essa outra redação à de Eça de Queirós e levante hipóteses: Que efeito de sentido buscava o narrador ao escolher essa pontuação?

2. Observe agora este trecho do parágrafo:

"Acendeu a sua palmatória; entreabriu o reposteiro dos aposentos de Carlos; deu alguns passos tímidos no tapete, que pareceram já soar tristemente."

Note que, nesse trecho, o ponto e vírgula foi empregado três vezes para dividir as partes da frase.
a. Identifique as partes.

b. Levante hipóteses: O que pode explicar o emprego de ponto e vírgula, em vez de ponto?

c. Também seria possível dividir as três partes desse período com vírgulas, mas o autor preferiu empregar o ponto e vírgula. Levante um argumento que possa explicar essa opção, tendo em vista a clareza e a precisão do texto.

3. Observe o emprego das reticências e do ponto de exclamação neste trecho:

"Então a ideia que Carlos estava àquela hora na Rua de S. Francisco, dormindo com uma mulher que era sua irmã, atravessou-o com uma cruel nitidez, numa imagem material, tão viva e real, que ele viu-os claramente, de braços enlaçados, e em camisa... Toda a beleza de Maria, todo o requinte de Carlos, desapareciam. Ficavam só dois animais, nascidos do mesmo ventre, juntando-se a um canto como cães, sob o impulso bruto do cio!"

Note que, no lugar das reticências, o autor poderia ter empregado o ponto de exclamação, e vice-versa. Levante hipóteses: Qual era o efeito de sentido pretendido pelo autor ao optar por esses sinais de pontuação no lugar em que foram empregados?

Fonte: Português: Linguagens, William Cereja et al.

Nenhum comentário:

Postar um comentário