1. O texto a seguir foi adaptado. Suprimimos os pontos, as vírgulas e as aspas.
a. Em seu caderno, reescreva o texto, empregando os sinais de pontuação. Não se esqueça de usar a letra maiúscula no início das frases.
Tem vida inteligente aí?
Estamos cada vez mais perto de esbarrar com ETS inteligentes já sabemos até onde procurar um novo estudo aponta que a morada alienígena mais provável são os aglomerados de estelares eles reúnem milhares até milhões de estrelas muito próximas umas das outras os astrônomos acreditavam que a força gravitacional intensa que existe entre elas fosse um empecilho para a vida alienígena no entanto a proximidade pode ser a grande vantagem o trânsito interplanetário fica mais fácil civilizações inteiras poderiam sobreviver por bilhões de anos viajando pelo espaço e escapando de ameaças cósmicas com essas distâncias tão curtas viagens interestelares se tornam uma coisa completamente diferente teoriza Rosanne di Stefano, do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica responsável pela pesquisa.
(Superinteressante, edição 357.)
b. Compare suas respostas às de seus colegas e observe se há diferenças de pontuação. Verifique se há alterações de sentido, dependendo do sinal de pontuação empregado.
2. Leia o enunciado a seguir.
"Jogador diz que, durante a entrevista, ainda pretende jogar no futebol europeu."
Do modo como está redigido, o enunciado gera ambiguidade.
a. Qual é o termo responsável pela ambiguidade?
b. Discuta com os colegas o sentido da frase e explique por que, do modo como está redigida, ela é absurda.
c. Dê outras duas redações ao enunciado, tornando-o mais preciso, deslocando termos e modificando a pontuação, se necessário.
6. A pontuação do enunciado a seguir apresenta problemas, causando ambiguidade. Leia-o:
"A universidade convocou os estudantes de engenharia que já tinham entrado com o requerimento em maio, para uma conversa com o reitor."
Reescreva o enunciado, tornando-o claro, levando em conta:
a. que todos os alunos de engenharia tinham entrado com o requerimento em maio;
b. que apenas uma parte dos alunos de engenharia tinha entrado com o requerimento em maio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário