sábado, 2 de abril de 2022

Atividade de produção de uma "Carta Aberta" (produção textual)



HORA DE ESCREVER

Escreva uma carta aberta, individualmente ou em grupo, conforme a orientação do professor. 

O assunto da carta pode ser um problema que esteja afligindo a comunidade da escola ou um dos que seguem.

- Um comportamento inadequado nas dependências da instituição - carta aberta dirigida aos colegas da classe ou da escola toda.
- Um comportamento exemplar, observado nas dependências da instituição, que mereça ser enaltecido - dirigida aos colegas da classe ou da escola toda.
- Uma decisão tomada sem consulta aos alunos e que você(s) gostaria(m) de discutir - destinada à direção da escola.
- Parabenização por uma decisão da direção da escola tomada em conjunto com os alunos para resolver um problema coletivo - destinada à própria direção da escola.
- Questionamento ou elogio de uma atitude de político(s) ou pessoa(s) formadora(s) de opinião - dirigida a autoridades da cidade.
- Concordância ou discordância em relação a um comportamento ou a uma conduta de personalidade nacional - dirigida à própria pessoa.

ANTES DE ESCREVER

Planeje a carta aberta, seguindo estas orientações:
- Tenha clareza quanto ao assunto da carta e a quem ela será dirigida.
- Caso ela seja dirigida a um interlocutor específico, procure deixar claro por que foi feita a opção pela carta aberta, e não por uma carta pessoal.
- Tenha clareza quanto ao ponto central a ser abordado na carta, isto é, quanto ao objetivo com que ela vai ser escrita.
- Procure fundamentar seu ponto de vista com argumentos objetivos e concretos, mencionando fatos, autoridades, situações do cotidiano.
- Caso se trate de um assunto diretamente ligado a você, apresente relatos de fatos de sua experiência pessoal como exemplos para fundamentar sua argumentação.
- Deixe claro para os leitores que, mesmo envolvendo interesses pessoais, estes têm relação também com o bem comum.
- Procure esclarecer que seu objetivo não é polemizar, mas apresentar uma visão sensata e equilibrada sobre o assunto em questão; para isso, deixe claro que leva em conta outras opiniões e outras perspectivas.
- Procure adequar a linguagem ao assunto e aos interlocutores, empregando, conforme for conveniente, linguagem menos ou mais formal.
- Dê um título chamativo ao seu texto. 

Fonte: Português: Linguagens, William Cereja et al.

Nenhum comentário:

Postar um comentário