Leia a tira do cartunista Laerte:
FONTE: (Disponível em: http:// uhull.virgula.uol.com.br/ wp-content/uploads/ 2008/08/tira18.gif. Acesso em: 20/7/15.) CRÉDITOS: Laerte
1. Onomatopeia é um recurso de linguagem que consiste na representação gráfica de um som. ~
a. Identifique a onomatopeia empregada na tira.
b. Qual som essa onomatopeia reproduz?
2. A propósito dos três primeiros quadrinhos, responda:
a. Com qual atividade o homem que aparece na tira está se ocupando?
b. Como está sua expressão facial?
3. Releia as falas do homem: "Eulália, a campainha." / "A campainha, Eulália!!!".
Há, nessas falas, um dado implícito, que só pode ser percebido se considerada a situação de comunicação em que elas ocorrem.
a. Reescreva essas falas, explicitando a intenção do homem.
b. Em relação à polidez, isto é, à cortesia, educação, como você avalia essas falas da tira?
c. O que se espera que a mulher vá fazer quando ela passa ao lado do homem no 3º quadrinho?
4. Observe o 4º quadrinho.
a. O que a mulher faz?
b. O que a fisionomia do homem expressa?
5. Entre as personagens da tira, não houve entendimento. Analise as seguintes afirmações sobre a comunicação entre as personagens.
I. O homem fica nervoso por causa da surdez da mulher, que não ouve nem a campainha nem a ordem dele e faz algo diferente do que ele pediu.
II. A mulher certamente ouve a campainha e entende a ordem do homem, mas age de maneira a deixar clara sua discordância em relação à atitude dele.
III. A mulher provavelmente não entende o que o homem disse, porque é muito idosa e já não consegue mais se comunicar com eficiência.
IV. A tira reproduz uma realidade machista da nossa sociedade, em que a mulher cumpre as tarefas domésticas, enquanto o homem cuida de seus interesses particulares.
Discuta com o professor e os colegas: Quais afirmações são verdadeiras? Procure justificar seu ponto de vista levando em conta as informações da tira e a relação entre elas e fatos sociais contemporâneos.
6. Conclua: O desentendimento entre as personagens é resultado de desconhecimento da língua e suas regras? Justifique sua resposta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário