# Respostas:
1.
a. Resposta: Ele é contrário à greve.
b. Resposta: Ele defende que a greve na universidade atinge apenas os alunos, e não o governo federal, que é o "patrão" dos professores universitários de universidades federais.
2.
a. Resposta: Tem uma conotação épica, heroica, de combate à opressão.
b. Resposta pessoal. Entre outras possibilidades, a exclamação pode atribuir apenas um valor enfático ao enunciado, e não necessariamente o tom heroico que ele menciona; poderia ter um sentido de lamentação, ou de indignação, ou de resistência, como se fosse um absurdo o governo não ceder às reivindicações dos grevistas.
c. Resposta pessoal.
d. Resposta: Entre outras possibilidades, destacaria a ideia de continuidade, ou seja, algo como "mais uma vez, a greve continua", como se a continuidade da greve tivesse sido votada várias vezes.
3.
a. Resposta: Em todas as frases.
b. Resposta pessoal. Entre outras possibilidades, respectivamente: Vamos viajar no final do ano!, Saia da frente! e O dinheiro sumiu da conta!.
4. Resposta: No primeiro parágrafo, foram empregados para dar uma informação complementar, no caso explicar o que é a Andes. No último parágrafo, foram empregados para especificar a que "direitos" ele se refere, ou seja, tanto o direito do grevista quanto o do estudante.
5. Resposta: Nos três casos, as aspas marcam a reprodução de um discurso alheio. Nos dois primeiros, reproduzem o texto fiel do comunicado e a hipótese de ele estar sem o ponto de exclamação; no terceiro caso, reproduz a suposta fala de um grevista.
6.
a. Resposta: Há uma sequência de três elementos, todos subordinados ao termo épicos tons de.
b. Resposta: Também há uma sequência de elementos, todos subordinados ao termo arremetida contra.
c. Resposta: A expressão sem ponto de exclamação reforça o modo como a frase seria escrita; a expressão não mais que isso é um comentário introduzido pelo autor.
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