segunda-feira, 22 de abril de 2002

Gabarito: Atividade sobre literatura portuguesa a partir de versos de "Os Lusíadas", de Camões



 # Respostas:
1. 
a. Resposta: É um cabo, situado no extremo sul do continente africano.

b. Resposta: Foi chamado, primeiramente, de cabo das Tormentas, pelo navegador Bartolomeu Dias; depois, foi rebatizado como cabo da Boa Esperança, pelo rei D. João II.

c. Resposta: "Eu sou aquele oculto e grande Cabo / A quem chamais vós outros Tormentório, / Que nunca a Ptolomeu, Pompónio, Estrabo, / Plínio, e quantos passaram, fui notório. / Aqui toda a Africana costa acabo / Neste meu nunca visto Promontório."

2. 
a. Resposta: Tal como Encélado, Egeu e o Centimano, Adamastor era um dos Gigantes, um dos filhos da Terra (Gaia): "Fui dos filhos aspérrimos da Terra, / Qual Encélado, Egeu e o Centimano".

b. Resposta: Contra Júpiter: "... e fui na guerra / Contra o que vibra os raios de Vulcano"; e contra Netuno: "Fui capitão do mar, por onde andava / A armada de Neptuno, que eu buscava".

3. 
a. Resposta: Ele decidiu tomar Thetis pela força das armas, estando, assim, prestes a provocar mais guerras no oceano.

b. Resposta: Thetis e Dóris enganaram Adamastor, alimentando nele desejos e esperanças de realizar seu amor: "Encheram-me, com grandes abondanças, / O peito de desejos e esperanças".

c. Resposta: Adamastor correu na direção dela para abraçá-la, beijá-la e, acreditando tê-la nos braços, viu-se, na verdade, abraçado a um penedo e logo foi, também, transformado em um ("E, junto dum penedo, outro penedo!").

4. Resposta: Porque sua amada, Thetis, ninfa do mar, abraça-o, toca-o pelas águas, mas ele, na forma imóvel de um cabo, sofre o eterno suplício de jamais poder tocá-la.

5. Resposta: Não, ao contrário. A última atitude de Adamastor consistiu em um "medonho choro", o que, ao mesmo tempo, expunha sua fraqueza e neutralizava seu furor, e no seu afastamento, possibilitando a passagem da esquadra de Vasco da Gama.

6. Resposta: O cristianismo se manifesta por meio das crenças do herói Vasco da Gama: ele crê que os anjos os guiaram tão longe e pede a Deus - e não aos deuses - que os poupe das horrendas predições feitas por Adamastor ("... os duros / Casos, que Adamastor contou futuros").

7. 
a. Resposta: Representa o triunfo do homem diante das forças brutas da natureza e a superação dos próprios medos, dos próprios limites.

b. Resposta: Antropocêntrica, pois Camões mostra uma situação em que o ser humano é capaz de superar os mais difíceis obstáculos sem a ajuda divina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário