# Respostas:
1.
a. Resposta: Texto 2
b. Resposta: Texto 4
c. Resposta: Texto 5
d. Resposta: Texto 1
e. Resposta: Texto 3
2.
a.
Resposta pessoal.
Atenção professor: Procure discutir com os alunos por que julgam estranhas uma ou outra construção. Fim da observação.
b.
Atenção professor: Discuta com os alunos as diferenças entre falar e escrever e entre utilizar diferentes meios ou veículos (considere a variação diamésica). Gêneros como bilhete, recado, mensagem de celular e recado em redes sociais permitem subversões à norma-padrão. Além disso, o uso de outros termos e outras estruturas pode evitar tanto o afastamento em relação à norma-padrão quanto a estranheza de construções. Assim, há a opção por: "Apartamentos estão sendo alugados", "Farei isso se assim que quiser", "Ontem, vi que ela passou por mim", "Gosto mais de legumes do que de verduras", "Nós, brasileiros, estamos insatisfeitos", "Ocorreram/aconteceram muitas brigas na sala", "Devemos aprender todos os preceitos", "Não concordei com o plano de reforma, mas ela foi realizada". Fim da observação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário