terça-feira, 2 de abril de 2002

Gabarito: Atividade com o gênero textual "carta aberta" - Texto "Carta aberta aos brancos pró-movimento negro"



 # Respostas:
1. 
a. Resposta: Os destinatários da carta.

b. Resposta: Às pessoas brancas que são a favor do movimento negro.

c. Resposta: Entre as opções possíveis: "Carta aberta sobre o protagonismo na luta contra o racismo".

d. Resposta: Porque em páginas da Internet a escrita não é de próprio punho e há, na página, indicação de data e autoria.

e. Resposta: A data viria no início do texto, acompanhada do local onde a carta foi escrita. A assinatura viria no final do texto.

2. 
a. Resposta: você, si, se, te, sua, seus

b. Resposta: A singularização do interlocutor torna a argumentação mais forte, pois direciona o discurso para cada pessoa que lê a carta, fazendo todos se sentirem pessoalmente tocados por ela. Por meio desse recurso é criada a impressão de o autor estar falando diretamente com quem lê.

3.
a. Resposta: comigo, minha, eu, meu, me

b. Respostas corretas: prepotentes x conscientes; privilegiados x desrespeitados; acolhidos x desamparados; legitimados x desprestigiados; opressores x oprimidos.

4. 
a. Resposta: O de as pessoas brancas quererem tomar para si também o protagonismo, ou seja, a liderança, na luta contra o preconceito racial.

b. Resposta: Porque exercer o protagonismo na luta contra o racismo é uma forma de impedir que os negros falem por si próprios; acaba por silenciá-los, já que se trata de uma voz que, conforme o ponto de vista do autor, tem mais prestígio social.

c. Resposta: A de essas pessoas se conscientizarem de que, ao quererem ser a voz principal nessa luta, elas atrapalham, apesar da boa intenção que têm. Assim, sugere que silenciem quando chamadas a falar sobre o assunto e abdiquem do seu lugar de fala privilegiada, deixando que os negros falem por eles mesmos.

5. Resposta: Em estabelecimentos comerciais, os seguranças seguem os negros por desconfiar, apenas em razão da cor da pele, que eles possam roubar; a polícia militar abusa do poder, batendo, prendendo e matando negros, apenas em razão da cor da pele; os negros sofrem de baixa autoestima causada por práticas racistas desde os navios negreiros.

6. Resposta: Porque o autor, sendo negro, apresenta-se como uma voz de autoridade que determina um comportamento a ser seguido pelos brancos. Ele se coloca em posição de superioridade em relação aos brancos nessa questão, por ser alguém que detém um conhecimento que os brancos não têm e, desse modo, deixa de estar em situação de inferioridade.

7. 
Resposta: Mais próximos da fala: a, c, e, f, h; mais próximos da escrita: b, d, g, i.

8. 
a.Resposta: Porque, ainda que tenha um tom pouco formal, a linguagem do texto segue, em geral, a norma-padrão, o que não acontece nesse trecho.

b. Resposta: Para chamar a atenção do leitor com uma frase que remete à identidade de um grupo social composto geralmente por pessoas com origem nas periferias das grandes cidades, onde grande parte da população é negra.

c. Resposta: Então, amiga, seja menos.

d. Resposta: A frase tem um sentido de provocação e ironia, pois utiliza uma variedade típica de um grupo específico e, portanto, é como se excluísse aqueles que não fazem parte desse grupo - os brancos de classes privilegiadas. Com isso, a frase reforça a ideia de inversão relativa à situação de serem os negros os excluídos.

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