# Respostas:
1.
a. Resposta: O crescente interesse das famílias brasileiras por animais de estimação.
b. Resposta: O de que grande número de casais prefere ter animais de estimação a filhos.
c. Resposta: Entre elas, quando filhos insistem com os pais na ideia de ter um animal de estimação e, pela insistência, os levam a ceder; podem estes, então, dizer: "Ok, vocês venceram, vamos ter um animalzinho". Pode ser considerada também uma fala da própria revista direcionada aos leitores, como se ela dissesse a eles: "Ok, vocês venceram! Já que é um assunto do seu interesse, vamos falar sobre ele". Pode ser considerada, ainda, como direcionada aos próprios cães, como se a revista dissesse a eles: "Ok, bichinhos, vocês venceram e muitas famílias preferem vocês às crianças".
2.
a. Resposta: Pelo fato de o remetente ocupar um cargo importante em uma área diretamente relacionada ao assunto da matéria.
b. Resposta: Porque, provavelmente, ele não informou o local de origem de sua carta.
c. Resposta: Por e-mail, por correio, por tablets.
d. Resposta: Mostrar que a revista tem um grande alcance nacional e é lida por pessoas em Estados e em regiões diferentes do país.
e. Resposta: Dependendo do teor dos comentários feitos na carta e da matéria comentada, podem ser dados relevantes a idade do leitor, o bairro onde mora, a empresa em que trabalha, a composição de sua família, a orientação sexual, etc.
3.
a. Resposta: A 1ª, a 2ª e a 5ª.
b. Resposta: A 3ª, a 4ª e a 6ª (a última).
4.
a. Resposta: V
b. Resposta: III
c. Resposta: II
d.Resposta: IV
e. Resposta: I
5.
a. Resposta: Contrário.
b. Resposta: Não, pois eles são utilizados como força de expressão. No texto, dez não se refere a uma quantidade exata, mas a um número grande, equivalendo a "muitos". Da mesma forma, um não corresponde a um dado estatístico, mas é utilizado para complementar a comparação de que um único filho não poderia ser substituído por nenhuma quantidade de cachorros, qualquer que ela fosse.
6.
a. Resposta: A 4ª carta.
b. Resposta: Trechos como "o absurdo dos absurdos"; o uso do ponto de exclamação e de reticências, que dão à linguagem um tom oral, respectivamente, de indignação e de frustração; o chamamento "Acorda, povo!".
c. Resposta: A carta se torna mais enfática que as outras, apresenta um sentido mais passional, como se a leitora a tivesse escrito sem a preocupação de fazer uma reflexão ponderada sobre o assunto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário